Como fazer laço de fita? 5 dicas e materiais para fazer os seus

Como fazer laço de fita

por Equipe Pink Fire | 22/06/2022 | Notícias | Comentários

Diversas situações do dia a dia podem exigir um laço de fita, especialmente para quem trabalha com artesanatos, eventos, vendas e coisas semelhantes. Assim, saber como fazer laço de fita pode ser extremamente útil, até mesmo para embalagens de presente, enfeites, adereços de roupas e etc.

Então, se você quer utilizar esses laços em algo ou acha que será útil para o seu trabalho, neste post vamos dar algumas dicas e mostrar como fazer laço de fita, além de também mostrar os diferentes tipos de laços que você pode fazer para ter uma variedade.

Saiba Mais: Como fazer um BO online: Como fazer um boletim de ocorrência

Como fazer laço de fita

Antes de saber como fazer laço de fita, você precisa saber que existem diversos tipos diferentes. Além do laço isolado, você pode realizar combinações com miçangas, utilizar mais de um laço, materiais diferentes e etc.

A seguir, separamos cinco tipos diferentes de laço de fita. 

1. Tipo de laço de fita de cetim

O primeiro tipo de laço de fita que separamos é o de cetim, bastante utilizado no mercado de aviamentos e artesanatos. Um detalhe interessante é que, apesar de ser chamado de fita de cetim, elas normalmente são feitas de poliéster. As fitas para laço de cetim podem ser encontradas de vários estilos, sendo dupla face, com brilho em um dos lados ou outros.

Quando usadas em roupas e embalagens, a fita de cetim mais comum é a de face simples, já a dupla face é bastante utilizada em embrulhos de presentes, bordados e outros artigos de decoração. 

2. Tipo de laço de fita de organza

Outro tipo de laço de fita é a de organza, ou seja, um tecido muito mais leve, transparente e delicado. Normalmente, elas estão disponíveis em cores decoradas ou lisas, na maioria das vezes sendo mais largas. Além de ser mais fácil de trabalhar, esse tipo de fita passa uma sensação de sofisticação ao produto.

Outras variações da fita de organza oferecem arames nas bordas, detalhes em cetim, bordas metalizadas e entre outros. Elas são muito utilizadas em cestas de café da manhã e como enfeites de Natal.

3. Tipo de laço de fita de gorgorão

Outra opção que você pode usar quando aprender como fazer laço de fita é o laço de gorgorão, que se destaca por ser um material bem resistente e ideal para ser usado em objetos voltados ao público infantil e que são muito manuseados.

Essas fitas podem ser estampadas ou lisas, dependendo do gosto da pessoa. Elas costumam ser uma ótima opção para usar em presilhas, tiaras e em roupas infantis.

Saiba Mais: Matriz GUT: o que é, para que serve e como fazer?

4. Tipo de laço de fita com juta

O laço de fita com juta acaba sendo uma opção bastante rústica, muito utilizado para decorações em garrafas de vidro, recipientes recicláveis e outros potes. Essa é uma ótima alternativa se você quiser trazer uma sensação de ar livre.

Se você quiser deixar o produto mais leve, pode realizar esse laço de fita com pérolas, renda e cetim, além da juta.  

5. Tipo de laço de fita metalizada

Por último, mas não menos importante, temos o tipo de laço de fita metalizada que, para adquirir esse aspecto, são feitas com materiais sintéticos. Essa fita brilha bastante, além disso, elas estão disponíveis em diversas espessuras, podendo ser utilizadas de várias formas.

Nessa categoria, uma das fitas mais conhecidas é a de fitilho, utilizada na finalização de embalagens e em saquinhos de presentes. 

Saiba Mais: Ensaio fotográfico: quanto custa e dicas de como fazer o seu

Como fazer laço de fita passo a passo e os tipos de laço

Agora que você conhece os principais tipos de laços, vamos mostrar como fazer laço de fita de forma fácil, para que você não tenha mais problemas.

1. Como fazer laço de fita simples?

Como fazer laço de fita

Imagem: Decor Fácil

O primeiro tipo que vamos mostrar como fazer laço de fita é o laço simples, o mais comum para presentes e decorações e também um dos mais simples. Primeiro, tenha a certeza de ter um pedaço de fita que seja grande o suficiente para realizar as voltas necessárias, deixando um certo comprimento livre para que sejam as pontas do laço. 

Ao localizar o meio da fita, faça duas voltas simétricas, às voltas precisam formar um nó no meio. Ajuste cada volta para ficar do tamanho desejado, também cuidando do tamanho das pontas, quando estiver de um tamanho satisfatório, puxem firme para finalizar.

Confira o vídeo tutorial do YouTube a seguir para saber como fazer laço de fita simples.

Como fazer laço de fita duplo?

Como fazer laço de fita

Imagem: YouTube

Outra opção de como fazer laço de fita é o duplo, que como o próprio nome sugere, são praticamente dois laços simples sobrepostos, porém ele é feito de forma diferente. Para fazer isso, você vai precisar de cola quente, ou de silicone, linha, agulhas e, obviamente, dois pedaços de fita. 

Comece colando as duas extremidades da fita, no final ficando no formato de dois círculos fechados. Após isso, junte as duas fitas uma sobre a outra e franzindo o centro, costure-as para formar um laço. Uma segunda maneira para ter o laço duplo é usar os dedos médios e indicadores para dar duas voltas na fita ao redor do dedo, depois amarrando no meio.

Confira a seguir um tutorial de como fazer laço de fita duplo.

Saiba Mais: O que é um diagrama unifilar? Saiba como fazer

Como fazer laço de fita floral?

Como fazer laço de fita

Imagem: CB Atacado

Como o próprio nome sugere, o laço floral deixa o laço de fita semelhante a pétalas de flores. Para começar a saber como fazer laço de fita floral, você vai precisar de um pedaço de papelão firme para usar como suporte. Realize um pequeno corte no papelão, depois encaixe a fita no corte sempre que for dando voltas com a mesma. 

Visualize a fenda do papelão como centro de seu laço e sempre que você der uma volta, uma pétala estará sendo formada. Assim que o laço floral estiver cheio de “pétalas” ou voltas, tire a fita do suporte com cuidado e amarre o centro com algum material que deixará o laço firme, como um arame.

Após isso, dê forma a sua flor como achar melhor para finalizar. Veja o tutorial de como fazer o laço de fita floral. 

Como fazer laço de fita chanel?

Como fazer laço de fita

Imagem: Artesanato Passo a Passo

Se você quer dar um ar mais sofisticado para o seu produto, então o laço de fita chanel acaba sendo o mais indicado. Para fazer esse laço, será preciso fita dupla face, uma fita, tesoura e régua. Comece montando pequenos anéis de fitas, porém eles precisam ter comprimentos diferentes.

Para poder fazer um laço triplo, use as extremidades da fita para montar três anéis, depois cole tudo com fita dupla face ao organizar do menos para o maior. Coloque uma fita sobre as três, com cuidado para não franzir, depois enfeite com um strass, pérola ou algo no centro.

Veja o tutorial de como fazer laço de fita chanel.

Saiba Mais: Oração para o Anjo da Guarda: como fazer para o seu

Como fazer laço de fita com garfo?

Como fazer laço de fita

Imagem: Como fazer em casa

Por último, mas não menos importante, vamos mostrar como fazer laço de fita com garfo, que é uma grande ajuda durante o processo. Os dentes do garfo vão servir como suporte para você apoiar a fita em formato de V, a parte que ficar para trás, você precisará encaixar entre os dedos do garfo.

Na fita que vêm de trás, dê um nó utilizando o menor pedaço da frente. Aperte bem o nó para ficar firme, depois tire do garfo com cuidado e corte as pontas.

Veja como fazer de forma mais detalhada no tutorial a seguir. 

Saiba Mais: Como fazer download de música do YouTube?

PinkFire

Navegue pelo Site

© Pink Fire – Todos os direitos reservados.