Como fazer um BO online: Como fazer um boletim de ocorrência

por | jun 17, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você sabe como fazer um BO online sem precisar ir até uma delegacia física? Com o avanço da tecnologia e a modernização de vários serviços, agora temos disponíveis as delegacias online, onde os usuários podem resolver vários problemas, inclusive registrar um boletim de ocorrência (BO) sem precisar sair de casa para ir em uma delegacia mais próxima.

O boletim de ocorrência, ou B.O., é um documento oficial que os órgãos públicos como Polícia Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal, Bombeiros e Policias Militares utilizam para que um crime seja registrado, apesar de outros caminhos também servir para registrar o crime.

É essencial que você saiba como fazer um BO online, já que, caso algo lhe aconteça, você estará protegido e terá os seus direitos garantidos pela lei, como por exemplo, no caso de furtos e roubos de algum dos seus pertences. Neste post, vamos te explicar como fazer um BO online, em quais casos isso pode ser feito e em quais cidades as delegacias virtuais estão disponíveis.

Saiba Mais: Gerador de currículo: como gerar online ou pelo celular

Como fazer um BO online no Brasil?

Para você que quer saber como fazer um BO online no Brasil, saiba que é preciso ter mais de 18 anos, e-mail, telefone, endereço fixo e documentos válidos e, de preferência, sem nenhuma pendência na Justiça Eleitoral. Essas exigências não são à toa, já que com elas a justiça poderá investigar caso um Boletim de Ocorrência falso seja registrado, mas também poderá entrar em contato com cidadão caso tenha dúvidas ou novidades sobre o caso registrado.


Tenha em mente que um boletim de ocorrência não significa que a sua verdade está atestada, a polícia irá fazer o seu dever de investigar todas as possibilidades do caso, assim, seja honesto na hora de fazer o seu B.O. 

Cada região possui a sua delegacia virtual e podem funcionar de um jeito diferente, mas todas possuem a função de registrar boletim de ocorrência. Então você precisa seguir o passo a passo descrito na delegacia virtual da sua região. De forma geral, normalmente só é preciso os seus dados que estão sendo solicitados no site e a descrição exata do que aconteceu na ocorrência.

Saiba Mais: As 19 melhores empresas de empréstimo online

Cidades nas quais você pode saber como fazer um BO online

Como fazer um BO online

Imagem: CDL Joinville

Confira a lista das cidades mais o Distrito Federal e suas delegacias virtuais que permitem aos usuários saber como fazer um BO online.


  • Acre: Se você mora no Acre, acesse a delegacia virtual. Porém, saiba que eles não aceitam boletins de ocorrência por crimes cometidos por menores, roubos de automóveis, arrombamentos, situações envolvendo medicamentos, armas de fogo, munições, produtos químicos ou explosivos.
  • Alagoas: No caso de Alagoas, você também pode saber como fazer um BO online na delegacia virtual. São aceitos boletins de ocorrência apenas de extravio de documentos e objetivos pessoais, além de furtos. Alguns casos de pessoas desaparecidas também podem ser registrados. 
  • Amapá: A delegacia virtual do Amapá trabalha com registros de BO de extravio e furtos de documentos e dispositivos, além de acidentes de trânsito que não tenham vítimas.
  • Amazonas: Você também pode saber como fazer um BO online na delegacia virtual do Amazonas. Ela permite registro de casos furtos e extravio de documentos e objetos, além de roubos. Porém este com restrições de vítimas e valor do item roubado. Denúncias de crimes contra deficiente físico, abandono ao lar, acidentes de trânsito e perturbação da paz também podem ser feitas.
  • Bahia: No caso de registro do boletim de ocorrência online na Bahia, será possível registrar casos de extravio e furtos de dispositivos e documentos, furtos de carros e denúncia de pessoa desaparecida. Basta acessar a delegacia virtual.
  • Ceará: Caso seja sem vítimas, você poderá registrar casos de furto e roubo de dinheiro, documentos e objetos, porém os objetos não podem ser armas de fogo e veículos. Denúncias de difamação e calúnia, injúria, registro de pessoa desaparecida e violação de domicílio também podem ser feitas na delegacia virtual
  • Distrito Federal (DF): A delegacia online do Distrito Federal também permite que o usuário saiba como fazer um BO online. Nela, o usuário pode registrar casos de extravio e furto de documentos ou objetos, ofensas, acidentes de trânsito sem vítimas, calúnia e difamação, maus tratos contra animais, ofensas de cunho racial, fraudes, estelionato e apropriação indevida. 
  • Espírito Santo: Você poderá registrar BO online na delegacia virtual do Espírito Santo, porém as opções são mais limitadas. Os registros de casos são apenas de extravio, roubo e furtos de documentos e objetos. 
  • Goiás: A delegacia virtual do Goiás permite registro de ocorrência nos casos de furto, roubo e perda de documentos e objetos, além de acidentes de trânsito sem vítima e desaparecimento de pessoas. 
  • Maranhão: No caso da delegacia online do Maranhão, podem ser registradas ocorrências de extravio e furto de objetos e documentos, pessoas desaparecidas e casos que não são crimes, mas tem a ver com Preservação de Direitos. 
  • Mato Grosso: Você pode saber como fazer um BO online na delegacia virtual do Mato Grosso. É possível registrar casos de extravio e furtos de objetos e documentos e ainda tem a opção de um pré-registro para casos de roubo, porém, para o registro completo, é preciso ir à delegacia. 
  • Mato Grosso do Sul: Nesta opção de delegacia online, você pode registrar ocorrências de extravio e furtos de pertences e documentos, e também registrar o desaparecimento e a localização de pessoas desaparecidas. 
  • Minas Gerais: Se você é mineiro, a sua delegacia virtual permite o registro de ocorrências para casos de extravio e furtos de dispositivos e documentos, desaparecimento de pessoas, acidentes de trânsito sem vítimas e denúncias de danos simples. 
  • Pará: Para saber como fazer um BO online no Pará, basta ser encaminhado à delegacia virtual. Você pode registrar casos de roubo, perda e furto de pertences e documentos, além de crimes contra mulher e acidentes de trânsito sem vítima. 
  • Paraíba: Neste delegacia virtual, é possível registrar ocorrências de extravio e furtos de pertences e documentos, casos de pessoas desaparecidas e acidentes de trânsito sem vítimas.
  • Paraná: No Paraná, você pode saber como fazer um BO online na delegacia virtual. É possível registrar casos de extravio e furto de pertences, documentos e placas de veículos, além de também receber ocorrências de pessoas desaparecidas.
  • Pernambuco: A delegacia virtual de Pernambuco permite o registro de casos de perda e furto de objetos e documentos, além de pessoas desaparecidas e acidentes de trânsito sem vítimas. 
  • Piauí: Na delegacia eletrônica do Piauí, é possível registrar casos de extravio de documentos e pertences, além de casos de pessoas desaparecidas e acidentes de trânsito sem vítimas. 
  • Rio de Janeiro: A delegacia virtual do Rio de Janeiro possui um sistema que se diferencia dos demais. O seu sistema de boletim de ocorrência online imediato funciona apenas para casos de extravio de pertences e documentos. Porém, para outros casos, você pode fazer um pré-registro de ocorrência online e depois comparecer até a delegacia para finalizar o processo. É possível fazer isso em casos de furto ou roubo de pertences e documentos, agressão física, desaparecimento e encontro de pessoas desaparecidas, violência doméstica, difamação, injúria, calúnia e etc.
  • Rio Grande do Norte: Na delegacia virtual do Rio Grande do Norte é possível registrar vários tipos de casos. Porém ela não aceita boletins de crimes cometidos por menores, roubo de automóveis, arrombamentos, que envolvam armas de fogo, explosivos, medicamentos, munição e produtos químicos.  
  • Rio Grande do Sul: Essa é uma das delegacias online mais completas disponíveis, onde você pode registrar o boletim de ocorrência. Você pode registrar casos de roubo, perda, furto ou encontro de pertences e documentos, além de casos de pessoas desaparecidas e suas localizações, acidentes de trânsito sem vítimas, perturbação da paz, maus tratos de animais, danos simples, abigeato, danos causados pela natureza, ofensas, ameaças, vias de fato e violação de domicílio. 
  • Rondônia: Nesta delegacia virtual é possível registrar casos de extravio, roubo ou furto de pertences e documentos, porém, somente se não tiver havido lesões corporais.
  • Roraima: Nesta delegacia virtual, são permitidos vários tipos de BO, contanto que não envolva roubo de automóveis, armas de fogo, explosivos, medicamentos, produtos químicos, munição, arrombamentos e crimes cometidos por menores. 
  • Santa Catarina: No caso da delegacia virtual de Santa Catarina, é possível registrar ocorrências de furto, extravio, roubo e recuperação de pertences e documentos, além de ameaças, injúria, calúnia, difamação, acidentes de trânsito sem vítimas e danos causados por fenômenos naturais. Uma opção bastante interessante é a possibilidade de fazer denúncias anônimas, que várias delegacias online não possuem. 
  • São Paulo: A própria polícia do estado estimula o uso da delegacia virtual devido o grande registro de casos. Assim, você pode registrar BO sobre furto, roubo ou perda de documentos, veículos e pertences, casos de difamação, calúnia e injúria, localização e desaparecimento de pessoas, acidentes de trânsito sem vítimas e maus tratos contra animais. Empresas também podem registrar o furto de cabos e fios públicos. 
  • Sergipe: Para saber como fazer um BO online em Sergipe, basta ser encaminhado para a delegacia online. Você pode registrar casos de acidentes de trânsito sem vítimas, furto e extravio de documentos e pertences. Também é possível registrar o IMEI do celular para que a polícia fique alerta nos casos de furtos, roubos e perdas. De forma online, também é possível consultar se os objetos estão sob custódia da polícia para ir buscar. 
  • Tocantins: Por último, mas não menos importante quando falamos de como fazer um BO online, temos a delegacia virtual de Tocantins. Nela, é possível registrar casos de furto e extravio de objetos e documentos, além de violência contra o cidadão, acidentes de trânsito sem vítima, pessoas desaparecidas e ainda conferir uma lista de pessoas procuradas pela polícia. 

Saiba Mais: Como vender online? Confira 10 táticas comprovadas

Quais casos permitem e deixam você saber como fazer um BO online?

Como fazer um BO online

Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Agora que você já sabe como fazer um BO online e em quais cidades essa opção está disponível, é preciso saber quais casos permitem o boletim de ocorrência. De forma geral, praticamente todas as delegacias virtuais aceitam BO de casos de menor gravidade, não precisando ir até uma delegacia física.

O BO online é emitido na mesma hora e você terá o documento legal e válido, podendo imprimir ou deixar salvo no seu celular ou computador. Isso acaba adiantando não só a sua vida, mas também a do escrivão e a delegacia.

Normalmente, os casos que são aceitos para BO nas delegacias virtuais são: extravio, furto ou perda de documentos, celular e outros objetivos. Algumas dessas delegacias também permitem que você registre seu boletim de ocorrência no caso de acidentes de trânsito, caso você seja a parte lesada. Porém, é importante que não tenha havido vítimas com lesões corporais graves ou vítimas fatais. 


Alguns sites, não todos, também permitem que o cidadão faça o BO de pessoa desaparecida, alguns também possuem a opção de informar quando a mesma for encontrada. Outros casos também podem ser registrados na maioria das delegacias, mas depende bastante de cada região. 

Saiba Mais: Calculadora de porcentagem: as 6 melhores para usar online


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas