O que é um diagrama unifilar? Saiba como fazer

por | jun 8, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você conhece o diagrama unifilar e sabe para que ele serve? A função dele é mais importante do que imaginamos, pois é um grande auxílio criado pelos eletricistas e que faz parte dos projetos complementares, feito com base nas necessidades elétricas do ambiente em questão.

Utilizado junto com a planta baixa arquitetônica, o diagrama unifilar é um dos mais importantes entre os diagramas elétricos. Embora um arquiteto não precise conhecer este diagrama detalhadamente, é bastante indicado que ele saiba ao menos o básico, para então criar a planta da casa já pensando nisso. 

Assim, neste post, vamos explicar o que é o diagrama unifilar, sua simbologia e os tipos de diagramas elétricos que existem, para que você possa ficar por dentro de tudo a respeito do diagrama unifilar. 

Saiba Mais: App Inner Circle: o que é, quanto custa e dicas de paquera

O que é um diagrama unifilar?

diagrama unifilar

Imagem: Portal da Engenharia


Para os que não conhecem, o diagrama unifilar é um desenho técnico que é feito através de softwares específicos. Normalmente, esses softwares trabalham com a representação gráfica das instalações elétricas da construção. A simbologia deste diagrama é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e ele é feito abaixo de uma planta baixa arquitetônica. 

O diagrama unifilar compõe o projeto complementar elétrico. Nele, todos os locais em que os circuitos elétricos da obra precisam ser instalados são marcados em pontos específicos. Assim, no diagrama unifilar são marcados a localização dos quadros de distribuição, os pontos de energias ou cargas, as características e quantidade de condutores, além do encaminhamento de eletrodutos.

No caso do diagrama unifilar residencial, todos esses pontos são traçados em uma linha, como uma espécie de caminho. Porém, é importante saber que a única linha do diagrama não representa um fio, mas sim toda a afiação do eletroduto em questão.

Saiba Mais: Glow Up: o que é e como cuidar do seu corte

Por que usar o diagrama unifilar?

Até o momento em que publicamos este texto, a forma mais conhecida de representar o circuito elétrico e seus componentes é o diagrama unifilar. No caso dos circuitos mais simples, um simples desenho mostrando o posicionamento dos eletrodutos, interruptores, lâmpadas e a trajetória dos fios basta.


Entretanto, em construção maiores e que necessitam de um projeto mais elaborado, uma representação gráfica completa com diagrama unifilar ou com algum dos outros diagramas disponíveis é necessária. Dessa forma, os responsáveis pela construção vão saber detalhadamente os pontos elétricos mais importantes.

Além de mostrar todos os pontos necessários, o diagrama unifilar também se destaca por ser simples de fazer, assim economizando tempo, trabalho e ainda cumprindo o seu trabalho de detalhar os pontos elétricos. Este cuidado com diagrama também é uma vantagem a longo prazo, já que evita maiores problemas elétricos após a construção estar pronta. 

Este diagrama também garante que não haja um excesso de eletrodutos, evita cruzamento de fios, acúmulo de condutores nas caixas de passagem e ainda deixam as caixas em locais de fácil acesso, caso seja necessário. 

Saiba Mais: Chip anticoncepcional: o que é, vantagens e como funciona?

Simbologia do diagrama unifilar

diagrama unifilar

Imagem: Portal da Engenharia


Quando falamos de diagramas elétricos, inclusive o diagrama unifilar, podemos afirmar que a simbologia dele é uma representação visual universal. Ou seja, em todos os países ele será igual, não importa se o eletricista seja americano, brasileiro, asiático e etc. 

Obviamente, a escrita será adaptada para o idioma de determinado país, porém o fundamento e o significado dos símbolos serão os mesmos. Na imagem acima, você pode conferir a simbologia de um diagrama unifilar onde os traços sempre representam os cabos e eletrodutos. 

Saiba Mais: O que é Extranet e como funciona?

Quais são os tipos de diagramas elétricos?

O diagrama unifilar não é o único diagrama elétrico que existe, outros podem ser usados para ajudar o eletricista a entender uma instalação elétrica de um determinado projeto. Confira a seguir os tipos de diagramas elétricos. 

1. Diagrama funcional

diagrama unifilar

Imagem: eletronicos.etc.br


Este é um diagrama focado na parte da instalação elétrica, representando somente isso, jamais o projeto elétrico completo. A representação neste tipo de diagrama é bastante clara, com apenas os componentes e condutores. Não é mostrado de forma exata o percurso e medidas dos cabos, e nem a posição exata de cada componente. Ele é mais utilizado para explicar como a instalação funciona, não o posicionamento em uma obra.

Saiba Mais: Empregador Web: O que é e como funciona?

2. Diagrama multifilar

diagrama unifilar

Imagem: Portal da Engenharia

No multifilar, a representação dos condutores no diagrama é muito mais detalhada, mostrando todos os componentes e condutores. Mas ao contrário do diagrama funcional, ele traz todos os componentes da instalação em suas posições exatas em uma obra.

Este é um diagrama que é ainda mais complexo e completo do que o diagrama unifilar e muito mais complexo de instalar. Devido a essa complexidade, o multifilar é mais usado nos circuitos elementares.


3. Diagrama trifilar

diagrama unifilar

Imagem: Portal da Engenharia

Por último, temos o diagrama trifilar, sendo mais indicado para uso de representação dos comandos elétricos. Neste diagrama, é mostrada todas as três fases de um sistema elétrico. Além disso, também temos a exibição das possíveis variações do sistema. Eles costumam ser mais usados em projetos industriais, que quase sempre utilizam os circuitos trifásicos.

Saiba Mais: O que é I-doser? É real ou boato?

Diagrama unifilar residencial: como fazer em softwares

Como dito antes, o diagrama unifilar é criado em softwares específicos e, com o avanço cada vez maior e mais rápido da tecnologia, isso tem ficado cada vez mais fácil. Você só precisa inserir o projeto arquitetônico no software escolhido. Depois é só utilizar as ferramentas disponíveis para inserir a simbologia do diagrama unifilar dos componentes nos seus projetos elétricos.

Para criar o seu diagrama seguindo as normas pela ABNT, alguns do softwares mais utilizados e funcionais são:


  • QEletroTech;
  • QiElétrico;
  • AutoCAD (este precisa de um plugin);
  • Woca, AutoCAD Electrical;
  • CadProj Elétrica;
  • PRO-Elétrica.

Saiba Mais: O que é naming? O que é e como usar nos seus projetos


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas