Nutap: como funciona a maquininha de cartão do Nubank

por | jun 1, 2022 | Finanças | 0 Comentários


Você já ouviu falar da maquininha Nutap, do cartão do Nubank? Bastante usada por quem possui a conta Pessoa Jurídica (PJ) do banco digital, ela caminha junto de quem possui negócios, auxiliando bastante os empreendedores. A maquininha Nutap funciona diretamente no seu celular de maneira 100% digital. Porém, é preciso usar na sua conta Pessoa Jurídica.

Assim, para usar todos os recursos, você não precisa de outros aparelhos extras e a Nutap também se destaca por deixar o seu negócio mais ágil, seguro e prático. Com a maquininha, é possível fazer cobranças no PIX gratuitamente, crédito ou débito. Além disso, os benefícios da conta Pessoa Jurídica, como TED gratuito e ilimitado, cartão personalizado e áreas de cobranças, também continuam ativos.

Vale ressaltar que os serviços oferecidos pela Nutap são gratuitos e você nem sequer precisa esperar que a maquininha chegue na sua casa para começar a usufruir dos benefícios. Assim que você fizer a solicitação do Nutap, a sua conta passará por uma rápida análise pela Nubank. Caso tudo esteja certo, você poderá usar a Nutap.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre a Nutap.

Saiba Mais: Infinitepay: Quais as taxas, maquininhas e vantagens?


O que é a Nutap?

nutap

Imagem: Tecmundo

Esta é uma maquininha digital do cartão PJ do Nubank, a Nutap e seu funcionamento é bastante simples. Para usar, o cliente só precisa aproximar o seu cartão de débito ou crédito na parte traseira do aparelho celular. Com isso, o pagamento é feito via aproximação, que também pode ser chamado de “Contactless”. Você não precisa se preocupar com a segurança desse tipo de pagamento, já que a senha do seu cartão e todos os seus dados passam por uma criptografia para serem protegidos e nem mesmo os lojistas possuem acesso.

O mesmo processo de pagamento por aproximação também pode ser usado caso o cliente tenha uma carteira digital no relógio digital ou no próprio celular, precisando apenas aproximar do seu Nutap para a confirmação do pagamento. Isso é possível graças à tecnologia de comunicação NFC, que é sem fio e vamos detalhar mais a frente.

Saiba Mais: SumUp maquininha: como contratar, taxas e vantagens

O que é a tecnologia NFC usada pela Nutap?

A Near Field Communication (NFC), que traduzindo para o português significa “comunicação por campo de proximidade”, é o que permite o pagamento por aproximação pela Nutap, sem a necessidade de uma conexão com fio.


Essa tecnologia permite o pagamento por aproximação com cartão de crédito e débito, com Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay, além das carteiras digitais. Você também pode usar a mesma tecnologia para realizar o envio de fotos e outros arquivos, garantindo assim a entrega do comprovante, por exemplo.

Contudo, é importante deixar registrado que o NFC não funcionará em todos os aparelhos e tanto o dispositivo do lojista quanto o seu precisam ter essa tecnologia para que a opção de aproximação funcione.

Saiba Mais: TapTon: Como transformar seu celular em maquininha

Como instalar o Nutap no celular e pedir a sua?

O pedido da sua maquininha Nutap é feito diretamente na sua conta Pessoa Jurídica da Nubank. Assim que você acessar a conta, clique no botão “Conheça o Nutap”, depois siga o passo a passo que vamos descrever a seguir:

Passo 1. Inicialmente, você vai conferir uma página onde poderá conferir todos os benefícios que o Nutap disponibiliza. Após ler tudo e ter a certeza de que quer seguir em frente, clique em “Começar a usar”;


Passo 2. O banco digital irá fazer uma rápida análise no seu celular e em seu sistema para saber se ele é compatível com a tecnologia da Nutap, basta esperar que a análise seja feita;

Passo 3. Após tudo constar como certo, você precisa fazer algumas configurações para usar o Nutap. Você será encaminhado para um nova tela onde será pedido para fazer o download de um novo aplicativo adicional que servirá como auxílio para que as compras sejam processadas. Tenha em mente que o download é feito rapidamente e o app não ocupa muito espaço em seu telefone;

Passo 4. Após o término da instalação, volte a tela inicial da sua conta PJ Nubank e procure pela alternativa de “Cobrar com NuTap” para começar a usar. Vale ressaltar que o app adicional que você instalou não será usado, ele é instalado apenas para que o Nutap funcione com perfeição. Você também não precisa se preocupar em fazer outras configurações no seu aparelho.

Saiba Mais: Maquininha Ton: quais as taxas e como solicitar?

Como fazer cobranças com a Nutap?

Após realizar o processo descrita acima e o botão “Cobrar com NuTap” estiver disponível, basta seguir os passos abaixo para realizar a sua primeira cobrança:


Passo 1. Ao clicar no botão de cobrança, você precisa definir o valor que será cobrado para pagamento;

Passo 2. Depois, você escolherá a forma para a realização do pagamento, seja cartão de crédito ou débito, com carteira digital e etc, à vista ou parcelado, mas o valor mínimo de cada parcela precisa ser de R$5;

Passo 3. Após definir essas informações, você será encaminhado para a tela de pagamento e para finalizar basta que o cliente aproxime o cartão, celular ou smart watch do sensor posicionado atrás do seu celular. Ao final, você também terá a opção de enviar o comprovante de pagamento para o cliente, finalizando a operação.

Saiba Mais: C6 Bank Maquininha: Como funciona o C6 Pay?

Como acompanhar as vendas feitas pela Nutap?

Todas as informações de todas as suas cobranças feitas pelo Nutap estarão disponíveis na sua conta Pessoa Jurídica. Para conferir, basta ir na sessão de “Minhas Vendas” e elas estarão listadas em ordem e discriminadas.


Nessa sessão, você poderá conferir informações como data da operação, taxa de juros que foi aplicada, valor da cobrança e o valor que você recebeu com o desconto aplicado. Além disso, uma outra função bastante interessante é que o aplicativo permite que você veja o valor total que foi faturado com as suas cobranças no mês. Normalmente, é preciso até um dia útil para que as cobranças feitas com Nutap sejam creditadas a apareçam na sua conta PJ.

Saiba Mais: Cartão sem anuidade: os 22 melhores para pedir hoje

A maquininha Nutap tem taxas?

Outra vantagem excelente da Nutap é que para usar, você não precisa pagar nenhuma taxa de aquisição, aluguel da maquininha ou mensalidade de uso. Além disso, as taxas que o Nubank cobra pelas vendas são cerca de 30% mais baixas quando comparadas com outras maquininhas concorrentes do mercado.

No caso das cobranças feitas no crédito e à vista, a taxa cobrada é de 3,19%, já nas vendas feitas no débito, a taxa é de 1,49%. Já nas cobranças que são parceladas, a taxa cobrada em cada parcela irá depender da quantidade de vezes em que a compra foi parcelada. Contudo, a taxa máxima cobrada nas parcelas em até 12 vezes não costuma ser maior do que 12,49%.

A Nutap é segura de usar?

Você não precisa se preocupar com a segurança da Nutap, pois ela passou por diversos testes que garantem a segurança dos dados dos clientes e dos lojistas, assim como todas as maquininhas que estão disponíveis no mercado. Todos os dados da conta e dos cartões envolvidos nas transações são criptografados. Assim, nem os lojistas possuem acesso aos dados dos clientes, e nem os clientes aos dados dos lojistas na hora de receber pagamentos ou fazer pagamentos.


Saiba Mais: Banco BS2 é bom? Vantagens e desvantagens de abrir sua conta

Quem pode ter a Nutap?

Até o momento em que publicamos este post, somente os usuários de celular com sistema Android e que sejam clientes da conta Pessoa Jurídica Nubank com sócio único poderão ter acesso ao Nutap. Além disso, o seu aparelho Android precisa ser compatível com a tecnologia NFC, caso contrário, não será possível ter a maquininha.

Se você não sabe se o seu aparelho possui a tecnologia NFC, não se preocupe, já que é bastante simples conferir. Vá nas configurações do seu aparelho celular e abra a sessão de “Conexões”, você precisa conferir se possui a alternativa “NFC” ou “NFC e pagamentos sem contato”. Caso tenha, é só deixar essa opção ativa para usar a Nutap, se você não encontrou, então seu celular não possui essa tecnologia.  

Você também não precisa se preocupar, já que quando você solicita a maquininha, o próprio Nubank avalia se seu celular possui essa tecnologia para dar continuidade. Caso seu celular não seja compatível ou o botão de solicitação da sua Nutap não estiver disponível para sua conta, basta aguardar algum tempo, já que o Nubank está cada vez mais expandindo o alcance da maquininha.

Saiba Mais: Cashback Petrobras: como funciona para receber dinheiro de volta?



Entidades: Android | Apple | Google | nubank

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas