Modelo de orçamento: 9 ideias para usar no seu negócio

por | fev 21, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Caso você administre o seu próprio negócio ou trabalhe diretamente com orçamentos, sabe que mexer com números e contas pode ser bem mais complicado do que parece. Mas não entre em pânico, já que utilizar modelo de orçamento pode te ajudar nesses momentos.

A tarefa de trabalhar com gestão de orçamento vai muito além de manter uma organização ou manter preços competitivos no mercado para que um negócio funcione perfeitamente. 

O orçamento, para o vendedor e a empresa, acaba sendo um documento necessário nos início da venda, servindo para mostrar o interesse e a necessidade dos clientes no produto ou serviço que está sendo disponibilizado.

Utilizar um modelo de orçamento ajuda bastante, já que este documento precisa ser preciso e objetivo, sem informações desnecessárias. É preciso sempre deixar tudo registrado e organizado, informando o valor da venda, quantidade do produto, validade da proposta e muito mais. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que você precisa colocar no seu orçamento e separamos o modelo de orçamento para você utilizar em várias situações ou áreas diferentes. Então, confira abaixo para não cometer nenhum erro no seu orçamento.


Saiba Mais: Planner financeiro: 9 modelos para copiar e organizar as finanças

Como fazer um bom orçamento?

Para que o seu orçamento seja considerado bom, algumas informações são essenciais, independente se estamos falando de um orçamento para a empresa ou se você estiver fazendo um orçamento destinado a um cliente. Entre as principais informações, podemos destacar o produto e a quantidade.

Mas o modelo de orçamento e, praticamente todos os tipos de orçamento, não precisam somente disso. Também é necessário informações como: 

  • O valor total e unitário dos produtos;
  • Todas as formas de contato possíveis da empresa;
  • O prazo de validade do orçamento ou da proposta no orçamento e a data de criação do documento;
  • Ter os dados principais do cliente (caso o orçamento esteja sendo feito para um cliente, se for para a própria empresa com o objetivo de organização, não será necessário);
  • Identificação do vendedor ou da pessoa responsável pelo orçamento. 

Os documentos de orçamentos costumam ter um campo chamado “Observações”, utilize esse espaço para:

  • Informar o local de retirada do produto;
  • Informar se a taxa de entrega do produto está incluída ou não no valor (caso a entrega seja solicitada);
  • O tempo necessário de execução para o pedido e as formas de pagamento que são aceitas pela empresa. 

Saiba Mais: Planner 2022 para imprimir: 20 modelos para usar o ano todo


Modelo de orçamento para você utilizar e manter seu negócio organizado

Abaixo, separamos não só um modelo de orçamento para você usar, mas sim 9 diferentes que você pode adaptar para a melhor forma de usar no seu negócio. 

Modelos de orçamento do Programa Nex para gerenciamento de lojas

Primeiro separamos o modelo de orçamento do Programa Nex que, para aqueles que não conhecem, é um sistema de gerenciamento de lojas e automação comercial e é bastante utilizado em diversas empresas e que você pode encontrar modelos bem interessantes de orçamentos. 

Modelo de orçamento 102

modelo de orçamento

Imagem: Programa Nex

O primeiro modelo de orçamento do Programa Nex que você pode utilizar e adaptar para várias áreas de atuação é o Modelo 102, ideal para quem vai utilizar impressoras A4.

De forma destacada, esta versão do documento contém as principais informações da loja, inclusive de contato, nome de quem criou o orçamento e a data de validade do documento. Além disso, esse modelo de orçamento também contém os principais dados do cliente e é uma ótima opção para manter a organização interna da loja. 


Modelo de orçamento 105A

modelo de orçamento

Imagem: Programa Nex

Esse é um modelo de orçamento focado em deixar as informações da loja em destaque e muito mais completas. Nesta versão, você pode até mesmo dedicar um espaço do documento para informar as redes sociais do seu negócio/empresa.

Caso você queira deixar a sua loja mais marcada no cliente, esta é a versão que você busca, já que os dados do cliente também ocuparão menos espaço, consequentemente são mais incompletos e contém apenas informações básicas de contato. 

Modelo de orçamento 105E

modelo de orçamento

Imagem: Programa Nex

Caso você queira, ou haja a necessidade de especificar os produtos no documento, então este é o modelo de orçamento que você busca no Programa Nex, que também pode ser usado fora dele, chamado de 105E.


Nele, você poderá acrescentar uma imagem do produto e observações sobre o mesmo, além de dados como preço e quantidade. Além da observação do produto, essa versão ainda conta com o espaço de observação do próprio orçamento. 

Modelo de orçamento 211 – 58mm

modelo de orçamento

Imagem: Programa Nex

Por último, mas não menos importante quando falamos de modelo de orçamento do Programa Nex, temos a versão 211 de 58mm. Este é um modelo para gerenciamento em bobina, sendo bem eficiente, mas também bastante econômico.

Ele não conta com todas as informações da loja, porém, você pode utilizar o campo “Observações” como vantagem e colocar os dados que faltam sobre a loja e sobre o cliente neste espaço. 

Saiba Mais: Carta de demissão: 5 modelos para você e sua empresa usar


Modelos de orçamento mais específicos

Fora do Programa Nex, você também encontra diversos modelos de orçamentos para adaptar e utilizar no seu negócio. Abaixo, separamos um modelo padrão e explicações de como você pode fazer o seu modelo de orçamento para outras áreas de atuação. 

Modelo de orçamento padrão

modelo de orçamento

Imagem: Cobra Fácil

Antes de falarmos sobre os orçamentos específicos para você utilizar, separamos o modelo de orçamento padrão acima.

Dessa forma, o seu entendimento será facilitado e você saberá com mais detalhes como adaptar para o estilo de orçamento que você precisa. 

Modelo de orçamento odontológico

A nossa primeira sugestão de modelo de orçamento é para a área odontológica, onde o documento precisa passar informações e a sensação de total segurança sobre o serviço oferecido. Isso pois, quando falamos de uma profissão relacionada à saúde, as pessoas tendem a ser mais cuidadosas e a confiança se torna essencial para os clientes.


Entre os principais tópicos que precisam estar presentes neste tipo de orçamento, podemos destacar:

  • Tempo previsto para a conclusão do tratamento;
  • Número de registro do profissional escolhido pelo cliente;
  • Utilizar um desenho da arcada dentária para mostrar quais dentes serão tratados;
  • Flexibilidade do horário de atendimento. 

Modelo de orçamento para escolas

Para as instituições de ensino, independente se for uma escola de línguas, músicas ou de ensino tradicional, precisam sempre ter um bom modelo de orçamento pronto, pois elas precisam atrair novos alunos e passar as principais informações relacionadas a mensalidade. 

Neste caso, o orçamento precisa conter algumas informações essenciais, como:

  • Materiais didáticos necessários;
  • Quantidade de alunos que cada sala terá;
  • Período de aula em que o aluno estudará;
  • Metodologia de ensino da escola;
  • Diferenciais da instituição que servem para mostrar autoridade no assunto e conquistar seu cliente. 

Se for possível, procure deixar o orçamento mais comercial, com algumas fotos da instituição e de aulas ocorrendo no dia-a-dia. Também seria interessante colocar depoimentos de professores e, especialmente, alunos da instituição.

Caso o cliente tenha interesse, pergunte se ele aceita conferir materiais extras como vídeos e fotos que você pode enviar via mail. 


Modelo de orçamento para serviços de Advocacia

No caso dos profissionais da área de Direito, mais especificamente de Advocacia, o orçamento precisa mostrar o funcionamento dos honorários cobrados, já que neste caso, serão serviços bem específicos e você precisa caprichar no modelo de orçamento. Este documento para advogados acaba sendo conhecido como uma proposta de honorários advocatícios.

Entre as informações que não podem faltar nele, podemos destacar as principais, que são:

  • Registro da OAB mostrando a credibilidade do profissional;
  • Honorários e despesas;
  • Descrição dos serviços jurídicos que o profissional realizará para o cliente. 

Modelo de orçamento para agência de viagem

Não esquecemos das agências de viagem, que também podem precisar de um modelo de orçamento bastante único, mais voltado para o lado comercial do que informativo. Isso acontece pois essas agências precisam detalhar todos os aspectos que vão compor a viagem, até mesmo inserir imagens para atrair mais ainda o cliente.

Nos casos normais, a agência de viagem também precisa mostrar o roteiro completo e seus detalhes para que o cliente esteja ciente de tudo antes de fechar a viagem.

Neste caso, não recomendamos o uso de uma folha normal A4, como é utilizado na maioria dos orçamentos, pois você precisa conquistar o seu cliente e atrair sua atenção, além do tamanho do documento que, devido a quantidade de informações, precisaria de um espaço maior.


Para o modelo de orçamento das agências, algumas informações são essenciais e não podem ficar de fora, são elas:

  • Seguro-viagem;
  • Diferenciais, que podemos destacar o atendimento 24 horas;
  • Informações detalhadas sobre o destino da viagem;
  • Informações da agência, como formas de contato e tempo de atuação;
  • Roteiro completo contendo data e hora da ida e vinda da viagem, alimentação, estadia, passeios e traslados;
  • Se possível, você pode até mesmo acrescentar depoimentos de outros clientes. 

Saiba Mais: O que é moodboard e como usar nos seus projetos

Cuidados para ter na hora de entregar um orçamento

Para evitar maiores problemas com o orçamento, sugerimos alguns cuidados na hora da entrega para os seus clientes. Caso o mesmo esteja na loja, pergunte com antecedência se ele gostaria de receber o documento também por e-mail. Dessa forma você garante que o orçamento não será extraviado e que o cliente terá o documento, seja impresso ou via web. 

Com isso, você também mantém registros no e-mail de que o documento foi enviado para o cliente, caso algum problema futuro com o mesmo aconteça e seja relacionado ao pagamento, valor ou diretamente ao orçamento. 

Saiba mais: Crowdfunding: 9 opções de modelo de negócios colaborativos



Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.