Finger Food: 61 ideias criativas para impressionar e gastar pouco

por | maio 18, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você provavelmente já ouviu falar em Finger Food. Caso não saiba o que são, nada mais é do que pequenas porções de pratos que servem para ser comidos com as mãos. Existe uma grande variedade de Finger Food, que costumam ser mais utilizadas em eventos como casamentos, formaturas, reuniões familiares, reuniões com amigos, festas de aniversários e etc.

As Finger Food podem ser tanto salgadas, como doces e até agridoces, dependendo do cardápio que você escolher para o evento. Você pode até mesmo separar entre comidas salgadas e depois apresentar as Finger Food doces como sobremesas. Neste post, vamos trazer algumas ideias de Finger Food que são baratas e ainda criativas para você se destacar e impressionar nos eventos que organiza. 

Saiba Mais: As 219 ideias de bio para Instagram mais criativas

As melhores ideias de Finger Food simples

Neste post, você poderá conferir as principais Finger Foods para servir seus convidados no potinho, no palito, canapés e até em opções especiais. 

Finger Food Sobremesas

Primeiro, vamos listar os melhores Finger Food de sobremesas para você servir com uma sobremesa em porções individuais de sua preferência. Confira a seguir:


  1. Trufa Vegana: Essa é uma opção excelente para quem gosta de chocolate meio amargo misturado com um sabor mais intenso. Você pode fazer a base da sua trufa com abacate e combinar sabores com framboesa e nibs de cacau com cobertura de chocolate. A opção do abacate é boa, pois ele ajuda na redução do índice glicêmico da sua trufa vegana.
  2. Salada de fruta misturada com hortelã: O que mais se destaca nessa opção de Finger Food é que ela é super simples e rápida de fazer. Você irá misturar o pêssego em calda com recados com prosecco e combinados com morango. Para finalizar, basta cobrir tudo com iogurte natural e comer.
  3. Copinho de prestígio: Outra opção que se destaca por ser super simples de se fazer, você só irá precisar de beijinho cremoso com ganache de chocolate meio amargo. Depois, você irá organizar tudo em camadas, sendo uma de beijinho, seguido com um copinho de ganache como cobertura e coco ralado para finalizar.
  4. Mousse de banana: O mousse de banana é uma das Finger Food de sobremesa mais rápidas, já que você consegue finalizar em apenas 40 minutos. Primeiro, você precisa caramelizar a sua banana com canela e manteiga, flambar com alguma bebida destilada de sua escolha. Depois, utilize um saco de confeiteiro para adicionar a mousse de chocolate amargo, branco ou ao leite nos copinhos e depois acrescente a banana.
  5. Cupcake de iogurte: Essa é uma alternativa que demora mais para ficar pronta por precisar fazer a cobertura e a massa. Mas irá valer cada minuto do seu tempo. Após o cupcake estar pronto, você precisa consumir tudo em até três dias, especialmente devido a cobertura que pode estragar mais facilmente. Já a massa demora cerca de 22 minutos em um forno a 180º para ficar pronta.
  6. Bem-casado: Normalmente, este tipo de Finger Food é mais utilizado em casamentos. Mas nada te impede de oferecer esse doce em aniversários, reuniões e etc. Para fazer, você só precisará de uma massa, calda de açúcar de confeiteiro e recheio de doce de leite. Se você organizar tudo direitinho, ainda terá uma das apresentações mais lindas e simples possíveis.
  7. Brigadeiro de doce de leite: Brigadeiro é um dos doces mais comuns em eventos como aniversários e casamentos. Porém, você pode dar uma inovada na receita e fazer o famoso brigadeiro com diversos sabores diferentes. Uma das melhores opções acaba sendo a de doce de leite no lugar do chocolate.
  8. Frutas com chantilly no espetinho: O próprio nome já explica como essa fácil Finger Food de sobremesa é feita. Você pode escolher as suas frutas preferidas, cortar e montar espetinhos com elas, para melhorar é só bater um chantilly na hora de servir e misturar, ou até mesmo derreter um chocolate para variar os sabores.
  9. Creme de caqui: Essa é uma receita bastante simples de fazer, já que você precisará de apenas quatro ingredientes. Você terá que usar três colheres de nibs de cacau e hortelã para a guarnição dos pratos, oito caquis maduros e uma xícara de creme de leite. Você precisa servir gelado e para misturar os ingredientes pode usar um mixer ou liquidificador.
  10. Torta de limão: A torta de limão já pode ser considerada um clássico. É difícil achar alguém que não goste. Para fazer, você só precisará de um creme de limão, massa  de bolacha e cobertura de marshmallow para organizar em um copinho como um Finger Food. O mais difícil de fazer pode ser o marshmallow, mas é só misturar açúcar, essência de baunilha e claras de ovo. Você ainda pode finalizar com farofa de bolacha com manteiga por cima.
  11. Fudge no palito: Se você quer caprichar na decoração, então esse Finger Food pode ser o mais indicado. Ela pode ser um pouco complicada de fazer, mas se você organizar tudo direitinho, seu ambiente ficará lindo e os convidados ainda terão uma deliciosa sobremesa disponível.

Saiba Mais: Chá revelação: 7 ideias simples para impactar e gastar pouco

Finger Food Especiais

finger food

Além da sobremesa, você pode oferecer alguns Finger Food especiais, como as alternativas que separamos a seguir:

  1. Milho com coalhada: A melhor parte dessa receita é que a coalhada combina com várias coisas na cozinha. Você irá grelhar o milho e utilizar mais três ingredientes para finalizar o prato. Você pode temperar ao seu gosto e utilizar lâminas de pimenta, folhas de coentro e queijo ralado para finalizar o prato.
  2. Bolinhas de frutas secas: Se você está morrendo de vontade de comer açúcar, mas não pode, então essa é a Finger Food ideal para enganar seu corpo. Para começar, você precisa triturar sementes de girassol com ameixas secas e sem caroço. Para finalizar essa parte, misture tudo com aveias em flocos e molde no formato das bolinhas. Para deixar a sua sobremesa ainda mais crocante, passe as bolinhas na aveia.
  3. Rolinhos de berinjela com ricota: Essa é uma receita para quem quer fugir dos carboidratos e ainda comer algo gostoso. Comece fatiando a berinjela e usando as fatias de base. Depois, você irá rechear com pasta de ricota, que você também pode fazer em casa. Você ainda pode usar variações de molhos quente e frios para comer junto dos rolinhos.
  4. Folhadinho caprese: A massa folhada é um ingrediente chave na hora de fazer petiscos na cozinha, aqui não será diferente. Primeiro, você precisa cortar a sua massa folhada no formato de retângulos, depois, você irá cobrir com molho de tomate, manjericão e orégano, levando no forno por somente 10 minutos. Nada mais que isso.
  5. Finger food light: Essa é uma alternativa para quem não quer arriscar engordar ao comer, já que possui poucas calorias. Para fazer é bastante simples, basta espalhar folhas de acelga em um recipiente e usar cubos de frangos grelhados como recheio, finalizando com molho de mostardas. Para fazer esse molho, basta misturar mostarda, iogurte e os temperos que você quiser.
  6. Empadinha de bacalhau: Empadas costumam ser um dos salgados mais presentes em eventos. Então por que não fazer empadinhas de bacalhau? Nessa opção, você não usará frango como recheio da sua empada, mas sim bacalhau, uma opção um pouco diferente, mas ainda deliciosa.
  7. Pastéis de alheira e cogumelos: Essa é uma opção de Finger Food vinda diretamente de Portugal. É um pastel que será recheado com cogumelos frescos na cebola, alheira e hastes de cebolinha picada.
  8. Wrap com folha de couve: O wrap com folha de couve é mais uma alternativa para quem está com dieta. Você pode substituir a massa de wrap por uma folha de couve, usando atum light, requeijão, cenouras raladas e ovos cozidos como recheio.
  9. Provolone desidratado: Essa opção é feita basicamente com queijo. Porém, ela é bastante simples e perfeita para usar em eventos. Para fazer, basta cortar o queijo provolone em finas rodelas e cobrir com duas folhas de papel toalha, para então levar ao microondas em potência máxima.
  10. Bruschettas de queijo com tomates: Para aqueles que são vegetarianos, nem todos os Finger Food podem ser comidos. Mas essa é uma opção que você pode fazer. Para melhorar ainda mais o sabor dessa opção, é preciso usar um tomate marinado no balsâmico. Para finalizar a montagem, utilize um pão firme e algum queijo de sua escolha para complementar o recheio da bruschetta. Ao final da montagem, utilize um cream cheese antes do queijo para melhorar o sabor e evitar que o seu pão murche.
  11. Cestinhas de frango com requeijão: O próprio nome desse Finger Food já diz como você pode cozinhar, uma combinação praticamente perfeita. Você pode aprimorar ainda mais e fazer pequenas cestas com massa de pastel para colocar o seu frango.
  12. Consomé de beterraba com bolinhas de ricota: Esse é um caldo francês que serve muito bem para utilizar em eventos. Para melhorar o sabor, você pode servir o caldo com abóbora, beterraba, batatas, salsão, caldo de galinha e alho poró. Em uma panela de pressão, cozinhe todos os ingredientes juntos por até 30 minutos. Agora, para fazer as suas bolinhas de ricota, é mais fácil ainda, utilize a ricota cortada, creme de ricota, azeite e os temperos que você preferir. Utilize um garfo para amassar tudo, moldar e então oferecer para consumo no seu evento.
  13. Sushi de pão: O sushi de pão é bastante parecido com um sanduíche, para fazer você vai precisar de pão de fôrma como ingrediente principal. Você pode inovar no recheio e escolher o que desejar, seja queijo, frango, ovo e etc. Utilize papel filme para enrolar o pão ao redor do recheio no formato de rolinho, lembrando um sushi. Utilize um gergelim preto e branco para empanar o seu sushi, depois, corte em rodelas para finalizar e servir.
  14. Barquetes de gorgonzola: Outra opção de Finger Food bastante simples e que você pode fazer em alguns minutos. Basta distribuir as barquetes, cobrir com patê feito de gorgonzola e finalizar decorando com damasco cortados e amêndoas.
  15. Chips de batata-doce: Uma alternativa de batata bastante crocante e saborosa, para fazer, basta cortar a sua batata-doce em finas fatias e colocar no forno em temperatura mínima para ficar crocante. Utilize temperos a gosto antes de levar ao forno. Dessa forma, o gosto fica mais profundo.

Saiba Mais: Presente de Dia das Mães 2022: melhores ideias até R$100

Finger Food para o potinho

finger food

Algumas receitas de Finger Food também podem ser servidas em potinhos. Confira as nossas sugestões:

  1. Linguiça caramelizada: Esta é uma receita para quem quer fazer algo simples, poupando assim trabalho. Aqui, você só precisa pegar uma linguiça de sua escolha, picar em rodelas e refogar no azeite. Para caramelizar, você precisará cobrir a linguiça com sidra para que ela reduza e caramelize.
  2. Caldo de casca de camarão com mandioca: Normalmente, as cascas do camarão sempre sobram e são desperdiçadas, porém, você pode usar para fazer um bom Finger Food. Você pode misturar não só as cascas, mas também a cabeça com acompanhamentos como mandioca, pimentões, tomates, cebolinha, salsinha e outros temperos que preferir.
  3. Taboule de couve-flor: Ao invés de utilizar o cuscuz marroquino nessa receita, você irá cozinhar o arroz de couve-flor, de forma bem simples. Basta dourar a cebola e ralar, depois cozinhar a couve-flor com um choque térmico. Após isso, basta temperar tudo, misturar os ingredientes e servir com tomatinhos e hortelã, que são opcionais. 
  4. Creme de batata com alho-poró: Também conhecido como vichyssoise, esse é um creme de origem francesa que você pode fazer facilmente em casa como Finger Food. Além do alho-poró e das batatas, a receita é acompanhada de camarões cozidos no vapor e aromatizados por raspas e suco de limão, além de sal-grosso e tomilho.
  5. Creme de mandioquinha: Se você está fazendo algum evento no inverno, então uma Finger Food bastante indicada é esse creme, por ser servido quente. Você usará leite, azeite, margarina e temperos a gosto para deixar a receita bastante saborosa e cremosa. Para decorar o prato e usar como recheio, a nossa sugestão é o ragu de calabresa.
  6. Ovos na cocotte: O cocotte, para quem não conhece, nada mais é do que as pequenas panelinhas ou ramequins que costumam ser usados especialmente para servir os Finger Food. Você servirá o seu ovo cozido com creme de leite, bacon frito e mussarela. Após cozer tudo, o resultado será um creme que você pode servir com pão ou torrada, por exemplo.
  7. Mini Lasanhas: Você irá montar a sua lasanha como achar melhor, só deve estar atento com o tamanho e formato que vai utilizar. O recheio podem ser vários, como frango, carne, presunto, vegetais ou outros de sua escolha. Porém, é importante lembrar que as últimas camadas devem ser de molho de tomate e queijo, para que sejam gratinados na hora de assar. 
  8. Salada niçoise: Para montar a sua no formato de Finger Food, será preciso atum, alface, ovo cozido, tomate picado, molho vinagrete e azeitonas. Essa é uma boa opção para quem não gosta de alimentos muito pesados e também para tempos quentes.
  9. Bolinho de bacalhau: Embora seja bastante comum, o bolinho de bacalhau continua sendo uma ótima pedida de Finger Food para impressionar sem gastar muito. Você pode utilizar uma massa comum, somente substituindo o recheio por peixe e adicionando parmesão ralado por cima para gratinar na hora de assar.
  10. Escondidinho de aipim com carne e shimeji: Normalmente, as pessoas costumam fazer escondidinho com carne seca/carne de sol, mas você pode fazer uma troca nos ingredientes para gerar uma ótima opção de comida. Você pode usar uma carne da sua escolha, utilizar o aipim amassado como cobertura e acrescentar shimeji para ganhar destaque. Para melhorar ainda mais o sabor, ainda é possível regar tudo com molho shoyo e jogar salsinha picada por cima.
  11. Mini Gratinado de bacalhau: Esse é um prato vindo diretamente de Portugal, que você pode temperar com cebola, tomate, salsinha, azeite e pimentão. Também acrescente creme de leite para deixar a receita ainda mais cremosa, misturando tudo no bacalhau.
  12. Batata recheada: Essa é uma das receitas mais simples e deliciosas que você pode fazer como Finger Food. Primeiro, cozinhe a sua batata com leite e manteiga, também faça o strogonoff de sua escolha, podendo ser de carne ou de frango. Depois, separe os potinhos para montar a sua batata recheada, monte as camadas e finalize com batata palha por cima.
  13. Penette gratinado: Também conhecido como minipenne, você pode servir essa receita em épocas de frio, já que é um prato servido quente. Faça um molho de guacamole para que a sua massa fique mais saborosa, acrescente pimenta e leve para gratinar, para deixar o sabor ainda melhor, jogue queijo parmesão ralado em cima.
  14. Sopa fria de palmito: Se você é uma pessoa que gosta de sopa, mas morre de preguiça de levar ao fogo, então essa opção fria de palmito é ótima como Finger Food. Na verdade, essa opção está mais para um creme, mas você pode comer como sopa. Você precisará misturar creme de palmito, leite e iogurte natural utilizando o liquidificador. Bata até chegar no meio termo entre sólido e líquido, podendo servir em pequenos pratos ou pequenos copinhos.
  15. Maçã caramelizada com paçoca de castanha: Para essa receita, você pode usar tanto maçãs verdes, quanto maçãs vermelhas. Jogue a sua maçã picada em cubos em uma frigideira com quatro colheres de manteiga e meia xícara de açúcar. Assim que o açúcar queimar, acrescente suco de laranja e sirva com acompanhamentos como castanhas, paçocas, açúcar mascavo ou farinha de mandioca. 
  16. Guacamole: Esse é um simples e clássico prato da culinária mexicana. Normalmente, as pessoas costumam servir como molho, mas no caso de Finger Food, essa opção pode fazer sucesso. A parte mais trabalhosa será cortar todos os ingredientes, mas após isso, é só fazer a mistura com polpa de abacate e servir. 

Saiba Mais: As 25 melhores comidas típicas de festa junina


Finger Food Canapés

finger food

Alguns canapés também podem ser ótimas escolhas para servir como Finger Food. Veja as nossas sugestões.

  1. Canapé de linguiça: Essa é uma receita mais adequada para ser feita com a linguiça Blumenau, mais comum de ser achada no Sul do país. Esse tipo de canapé é perfeito para ser feito em happy hours, por exemplo. Pode ser servido com mostarda dijon em grãos e fatias de pão, torradas ou picles para servir de base.
  2. Canapé de queijo coalho com melaço de café: Essa receita é feita especialmente com melaço de café e queijo coalho, já que causa uma mistura agridoce, fugindo do comum durante as refeições. O canapé será o queijo, já o melaço servirá como um complemento e molho para aprimorar o sabor.
  3. Canapé de carpaccio: Por ser uma proteína fresca, o carpaccio é mais indicado para ser servido em dias quentes. Para essa receita, comece espalhando pequenas torradas em uma forma ou bandeja, depois, acrescente o carpaccio em cada uma e finalize com o molho de alcaparras, limão e mostarda. Você ainda pode colocar queijo parmesão ralado, caso assim queira.
  4. Canapé de abobrinha: Se você vai ter convidados veganos, então essa opção de Finger Food é ideal e você pode fazer em menos de 20 minutos. Para deixar o seu prato crocante, frite a sua abobrinha no azeite, para só depois fazer a montagem do canapé.
  5. Canapé de parmesão: Essa opção não é ideal para ser o prato principal, mas você pode servir junto do vinho ou outra bebida como aperitivo. Você pode usar biscoitos amanteigados como base, que são feitos com farinha de trigo, alho assado, manteiga, creme de leite, temperos a gosto e ervas. Já o recheio pode ser feito com tomates assados, ricota e tomilho.
  6. Canapé de polenta brustolada: O segredo para ter uma receita de Finger Food de qualidade é preparar a polenta no capricho. Sirva somente quando ela estiver firme e assim que esfriar, corte em pequenas bolinhas e passe rapidamente em uma frigideira quente. Após isso, é só adicionar os pedaços de linguiça e queijo em cima.
  7. Canapé de carne suína com chutney: Você montará o seu canapé basicamente com abacaxi e carne suína. Você irá fatiar o porco para formar filé mignon que será a base do canapé, já o chutney dará um sabor mais crítico a receita, servido como contraste ao sabor da carne. Depois, sirva tudo em temperatura ambiente.

Saiba Mais: Dia das Mães 2022: as 127 mais belas mensagens

Finger Food para o palito

Por último, mas não menos importante, também trouxemos algumas receitas de Finger Food para serem servidas no palito. Veja a seguir:

  1. Maçã, rúcula e parma: Aqui, você usará maçã caramelizada e rúcula, misturados com presunto de parma, que serve para dar um contraste no sabor. Você servirá no formato de espetinho, sendo algo leve e que pode ser servido em aniversários, formaturas, casamentos e outros eventos.
  2. Batatinha: Essa Finger Food precisa que você corte a sua batata em bolinhas, que podem ser servidas como prato principal e como aperitivo, caso você escolha servir com algum molho como complemento.
  3. Dadinho de tapioca: Mais uma opção de Finger Food para veganos, os dadinhos de tapioca já são um clássico, mas você pode melhorar ainda mais o sabor ao adicionar cerveja na sua massa.
  4. Caprese: Essa é uma salada que serve perfeitamente para ser servida no espetinho, ideal para quem quer fazer um evento mais saudável ou apenas com algumas opções mais saudáveis. Você precisará de apenas alguns minutos do seu dia para montar sua salada, já que ela não precisa ir ao fogo.
  5. Hot Dog/Cachorro quente: Normal de ser encontrado em aniversários e festas juninas, o cachorro quente pode ser adaptado como Finger Food para ser servido no espetinho. Para isso, aconselhamos que você troque o seu pão por uma massa que será feita com farinha de trigo e fubá.
  6. Panqueca no palito: Essa é uma das receitas mais indicadas se você quer surpreender no seu evento. Comece preparando a sua massa de panqueca normalmente, até mesmo no tamanho. Após isso, realize os cortes circulares na massa e utilize os recheios de sua escolha. Depois é só enrolar, colocar nos palitinhos e servir.
  7. Minipão de queijo: Este também é um clássico da culinária brasileira e você pode servir como Finger Food no palitinho. Ideal e seguro para quem quer agradar tanto adultos quanto crianças, você pode usar em encontros familiares, aniversários, reuniões e etc. Você irá fazer os pães de queijo normalmente, tomando cuidado somente para diminuir consideravelmente o seu tamanho e colocar nos palitos.
  8. Tomate, queijo e bacon: Esses são ingredientes que combinam muito bem juntos, utilize o tomate sweet grape, ou tomate cereja, depois pique e frite o seu bacon em cubos, cortando o queijo no mesmo formato. Após isso, é só montar o seu espetinho e servir para os convidados.
  9. Lombo com abacaxi: Uma alternativa mais bonita, porém saborosa, o lombo com abacaxi pode ser um pouco trabalhoso, devido ao tempo de preparo do seu lombo. Assim que ele estiver pronto, basta cortar em cubos ou bolinhas e montar o palitinho com abacaxi.
  10. Almôndega crocante com aveia: Aqui, você irá pegar as clássicas almôndegas de carne e empanar com aveia, levando para fritar e ficar super crocante. Você irá temperar a carne ao seu gosto, passar no ovo para dar liga e então cobrir de farinha de aveia, levando para fritar e colocando no palitinho. 
  11. Almôndega: Se vamos ter almôndega crocante e empanada, então as almôndegas tradicionais não podem ficar de fora. A única diferença é que você não vai empanar a sua carne com farinha de aveia e pode só fritar ou fazer ao molho, adicionando no palito para servir. Para variar, você pode até mesmo servir as bolinhas de carne dos dois jeitos, fritas e ao molho.
  12. Coração de queijo: Essa Finger Food é ideal se você se esqueceu de cozinhar ou está com pouco tempo para fazer algo. Deixe o seu forno pré-aquecido em 200º, depois rale o queijo parmesão ou minas curado em um espessura média, montando o formato do coração e levando para assar. Após isso, é só colocar nos palitinhos, servir e receber os elogios.

Saiba Mais: App para ganhar dinheiro: os 35 melhores aplicativos


Entidades: Instagram | Pinterest

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas