As 25 melhores comidas típicas de festa junina

por | abr 27, 2022 | Notícias | 0 Comentários


A época junina é uma das datas comemorativas mais divertidas no ano inteiro, onde é aberto a oportunidade de participar de brincadeiras específicas para essa ocasião, fazer decorações lindas com bandeirinhas, além de preparar comidas típicas de festa junina.

Assim, se você vai participar ou até mesmo preparar a festança, um dos pontos mais importantes é justamente as comidas típicas de festa junina. E caso queira fazer algo diferente para este ano, que tal experimentar 25 novas receitas?

Comidas típicas de festa junina

São centenas de pratos diferentes que você pode fazer ou provar em festa junina. Por conta da alta variedade de possibilidades e pelo fato do Brasil ser um país imenso, existem variações de pratos de festa junina em cada região.

As festas juninas são tão legais e para aproveitar ainda mais, além das guloseimas clássicas como pamonha, pipoca e quentão, conheça outras delícias que são tradicionais:

Comidas típicas de festa junina da região norte

No Norte, as populares bandeirinhas e dança de quadrilha dividem o protagonismo com a festa do Boi-Bumbá. Assim, os pratos tradicionais da Festa de São João são bem típicos dessa região.


Maniçoba

A maniçoba tem sua origem indígena, que nada mais do que a feijoada paraense feita com folhas moídas de mandiocas e carnes que costumam ser usadas na tradicional feijoada.

Tacacá

É um prato típico do Amazonas. O tacacá é preparado com tucupi (sumo retirado da raiz da mandioca brava quando descascada), ralada e espremida, goma de mandioca, jambu e camarão.

Tapioca

A tapioca que também é conhecida como Beiju, pode ser acompanhada por queijo de coalho ou manteiga de garrafa, deixando-a deliciosa e livre de gorduras trans, que é um dos grandes problemas na alimentação. Assim, além de ser muito gostosa, a tapioca ganhou fama por ser um prato considerado fitness, e pode ser feito com vários recheios doces ou salgados.

Saiba Mais: Café da manhã saudável: doze ideias imperdíveis

Vatapá

O vatapá também é um prato típico do Nordeste. Ele é feito com camarão, tomate, leite de coco, pimentão, pão molhado e ervas.


Bolo de mandioca

O bolo de mandioca ou melhor, o bolo de macaxeira, como é falado no Norte, é mais uma comida típica que pode ser aproveitada nessa época do ano.

Ainda vale destacar outras receitas da região Norte para a festa junina como: broa de mandioca, cuscuz e mingau de milho.

Comidas típicas de festa junina da região nordeste

No Nordeste, as festas juninas tem um significado ainda maior do que o comum, sendo que em Campina Grande, na Paraíba, há uma das festanças mais tradicionais no mundo.

Dessa forma, as quadrilhas dessa região já foram premiadas diversas vezes por ser bem criativas e pelo fato do profissionalismo durante a performance.

Baião de dois

Receita tipicamente nordestina, e pode ser aproveitado nas festas juninas. Ele pode ser preparado com arroz, linguiça, queijo coalho e feijão.


Canjica

A canjica ou mungunzá como também é chamada, é mais um prato bem tradicional nesse tipo de festa. Geralmente, ele é composto com milho, açúcar, leite de coco, canela, coco ralado e cravo da índia.

Pé de moleque

Preparado com uma mistura de amendoim torrado e rapadura, o pé de moleque é uma das guloseimas mais consumidas no período de festa junina.

Cuscuz

O cuscuz é um dos pratos mais simples de serem feitos e um dos mais gostosos. Basicamente, o cuscuz nordestino só leva o flocos de milho, água e sal.

Caruru

O caruru é uma receita cozida preparada com quiabo e servido com acarajé, carnes, frango ou frutos do mar.

Outros pratos típicos do Nordeste na festa junina são receitas com milho verde, por exemplo, o curau, milho cozido, bolo de milho e pamonha.


Comidas típicas de festa junina da região centro-oeste

O Centro-Oeste também não fica de fora nas tradicionais festas juninas. Até mesmo porque no Goiás surgiram vários hits sertanejos que são tocados nesse tipo de comemoração. Já no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o evento típico é o cururu: um duelo de rimas entre os violeiros da região.

Pamonha

Não tem para onde correr, a pamonha é mesmo um dos pratos mais queridos pelos brasileiros dentro do período junino, independente da região e todo mundo gosta. Vale só destacar que esse prato é ainda mais especial para quem nasce no interior de Goiás, onde a pamonha pode ser consumida em vários momentos durante o ano.

comidas típicas de festa junina - Foto 1Foto: Divulgação/iStock

Broa de fubá

Sabe aquela deliciosa broa de fubá que as avós costumam preparar? Com toda a ambientação de festa junina, parece que essa guloseima fica ainda mais deliciosa. Então, não pode faltar de maneira nenhuma na sua comemoração.

Saiba Mais: Bolos Vulcão: as sete melhores receitas do YouTube


Sopa paraguaia

Apesar do nome, a sopa paraguaia é um tipo de bolo de milho salgado muito tradicional no Paraguai. No Brasil, ele é mais consumido no Mato Grosso do Sul. Ele pode ser preparado a partir da farinha de milho, e usar ingredientes como o leite, óleo, queijo e cebola. Ainda tem cozinheiros que acrescentam tomate seco e orégano.

Arroz doce

Uma festa junina no Centro-Oeste não é completa sem o arroz doce. Esse é um prato que pode ser preparado a partir do arroz doce misturado com leite, canela, raspas de limão e até leite condensado.

Empadão goiano

O empadão goiano é uma espécie de torta com massa de empada recheada. Pode ser preparado com frango, palmito, queijo, linguiça e carne de porco.

Outras comidas típicas da região são o doce de leite e os sorvetes do cerrado.

Comidas típicas de festa junina da região sudeste

No Sudeste, existe a tradição de as quermesses organizarem as festas juninas. Dessa forma, as igrejas são abertas para receber as quadrilhas e as barraquinhas de competições e comidas típicas dessa data comemorativa.


Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é muito consumido em Minas Gerais. Normalmente, ele é preparado com farinha de mandioca, carne, ovo, torresmo e o feijão, claro.

Quentão

Essa bebida tradicional é apenas para os adultos. O quentão pode ser preparado com vinho tinto ou cachaça e consumido principalmente nas noites que estão frias do período em que acontecem estas festas.

Cuscuz paulista

Já foi citado o cuscuz nordestino, que é preparado com poucos ingredientes, o que é bem diferente do cuscuz paulista. Neste caso, o prato leva ervilha, milho, sardinha, ovos, entre vários outros itens, vai depender muito de quem está preparando.

Caldo de feijão

Se você juntar feijão preto, bacon, calabresa, cebola, alho e azeite de oliva vai conseguir preparar um incrível caldo de feijão para servir na sua festa junina. Lembrando que ele também é ótimo para aquecer e afastar o frio.

Pão de queijo

O pão de queijo é famoso do Norte ao Sul do Brasil, é a típica guloseima que dispensa qualquer tipo de apresentação. Só vale ressaltar que esse alimento tem um peso maior para os mineiros, que é tão tradicional nesse estado


Outras receitas tradicionais do Sudeste na festa junina são: hot dog, pizza, pastel, bolinho caipira e espetinho de churrasco

Região Sul

As festas juninas no Sul se diferem bastante das outras regiões do Brasil, isso porque elas possuem suas próprias características. Por exemplo, nas roupas dos homens é possível encontrar a tradicional vestimenta gauchesca, com a bombacha, bota, espora e lenço no pescoço.

Especificamente no Rio Grande do Sul, as festas tradicionais trazem o maçanico, dança típica do estado, e a dança do pezinho, trazida dos açores, em Portugal.

Quentão com vinho

De forma distinta do quentão tradicional do Sudeste, que é elaborado com cachaça, no Sul, é mais comum o quentão ser produzido com vinho.

Salsichão

O salsichão é um dos legados deixado pela colonização alemã na região. Ele geralmente é servido no espeto durante as festas juninas.


Arroz carreteiro

Sem dúvidas um dos pratos gaúchos mais conhecidos por todo o Brasil. Ele é preparado basicamente com charque picado e arroz, acompanhado com vinagrete.

Churrasco

Seria um erro terrível não citar o tradicional churrasco gaúcho, tão tradicional em todo o ano no Sul. Assim, as famosas carnes sulistas não podem faltar em qualquer festival nesse estado, sejam eles servidos na brasa ou no espeto.

Pinhão

O pinhão é a semente da árvore Araucária, bastante cultivada e consumida no Sul, podendo ser preparada assada ou cozida. Esse é um alimento que pode ser utilizado em várias receitas diferentes.

Com o pinhão, você pode fazer ensopado de carne seca com pinhão e farofa, paçoca, arroz e até mesmo pinhão com chocolate. Outras receitas do Sul durante as festas juninas são o churrasquinho, a maçã do amor, o amendoim e bebidas quentes.

Saiba Mais: Feriados 2022: Confira todos os feriados do ano e se programe



Entidades: Istock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.