Feriados 2022: Confira todos os feriados do ano e se programe

por | out 11, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Em 2022 teremos um ano cheio de feriados, então não podemos deixar de ficar por dentro para saber quais são os feriados 2022. É preciso se programar para assim conseguir aproveitar ao máximo todas as datas comemorativas e dias em que você não vai trabalhar e/ou estudar, por exemplo. 

Para que você não precise ficar procurando data por data no calendário, abaixo nós listamos para você todos os feriados 2022 e as datas comemorativas que você não pode perder e deixar de curtir. Caso você queira conferir o calendário completo e saber as comemorações em cada dia, a nossa sugestão é utilizar o site Calendarr, que deixa tudo muito bem organizado e dividido para você.

Assim, sem mais delongas, confira a nossa lista com os feriados 2022:

Saiba mais: Cielo telefone e canais de contato e atendimento

Calendário 2022 – Feriados e datas comemorativas

Neste novo ano, somente nos meses de agosto e setembro não teremos nenhum feriado, porém, esses meses também vão ter datas comemorativas, então fique atento neles. 

Janeiro

  • 1º de janeiro (Sábado) – Feriado: Como já é bem óbvio, o ano já começa em um feriado, sendo o ano novo. Também chamado de Réveillon, não podemos começar um novo ano sem deixar de comemorar essa data. Também no dia primeiro de janeiro é comemorada a Confraternização Universal, sendo este um feriado cívico com o objetivo de desejar a união do povo no novo ano que está entrando.

Saiba mais: Sorocred telefone e canais de atendimento da empresa

Fevereiro

  • 28 de fevereiro (Segunda-Feira) – Feriado: Após o ano novo, o próximo feriado 2022 programado é apenas no final de fevereiro, sendo o ponto facultativo para o Carnaval. 

Março

  • 01 de março (Terça-Feira) – Feriado: O Carnaval 2022 continua sendo comemorado no dia primeiro de março, como mais um ponto facultativo. 
  • 02 de março (Quarta-Feira) – Feriado/Data comemorativa: A quarta-feira de cinzas também é um ponto facultativo que vai até às 14h da tarde. Embora não seja um feriado por si só, por questões culturais, o expediente de trabalho começa somente após às 12h. 

Nesta mesma data também começa a quaresma, que dura 40 dias e termina na semana que antecede a Páscoa, na quinta-feira da Semana Santa. Este é um período de penitência, quando a igreja recorda o período em que Jesus esteve no deserto.

  • 08 de março (Terça-Feira) – Data comemorativa: O Dia Internacional da Mulher também é comemorado em março, sendo uma celebração às conquistas sociais, econômicas e políticas das mulheres ao longo dos anos de luta. Este não é considerado um feriado nacional, mas costuma ser comemorado anualmente. A data foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e logo após por diversos países. 

Abril

  • 10 de abril (Domingo) – Data comemorativa: O Domingo de Ramos não possui um dia fixo, sendo celebrada sempre no domingo anterior à Páscoa. Embora não seja um dos destaques com feriados 2022, essa costuma ser uma data comemorada e que marca o início da Semana Santa. É comemorado a entrada de Jesus em Jerusalém, como o Filho de Deus.
  • 14 de abril (Quinta-Feira) – Data comemorativa: A quinta- feira santa não é um dos feriados nacionais, mas assim como o Domingo de Ramos, ela é comemorada durante a Semana Santa. Também conhecida como Quinta-feira de Endoenças, essa data é uma recordação ao dia em que Jesus e seus Apóstolos jantaram antes de sua morte na sexta-feira santa, refeição essa conhecida como a Última Ceia.
  • 15 de abril (Sexta-Feira) – Feriado: A Sexta-Feira Santa acontece antes da Páscoa, sendo o dia em que a crucificação de Jesus é lembrada pelos cristões. Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, este é um feriado federal determinado pela Lei.
  • 16 de abril (Sábado) – Data comemorativa: Embora o Sábado de Aleluia não seja um dos feriados 2022, ele pode ser considerado como um ponto facultativo, já que faz parte das comemorações de Páscoa.
  • 17 de abril (Domingo) – Feriado: A Páscoa é um dos feriados 2022 celebrado pelos cristões como uma celebração móvel, que muda seu dia a cada ano. Este é um dos feriados mais importantes para o cristões, pois marca a ressurreição de Cristo. 
  • 19 de abril (Terça-Feira) – Data comemorativa: O Dia do Índio é celebrado anualmente no Brasil. Essa data é uma recordação da realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu nesta mesma data em 1940, em Patzcuaro, México.
  • 21 de abril (Quinta-Feira) – Feriado: O Dia de Tiradentes é um feriado nacional que serve para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, o herói histórico conhecido como Tiradentes. Morto nesta mesma data em 1792, Tiradentes se consagrou ao lutar pela independência de Minas Gerais contra os portugueses.
  • 22 de abril (Sexta-Feira) – Data comemorativa: Embora não seja um feriado nacional, o Descobrimento do Brasil é uma data celebrada todo ano, marcando a chegada dos navegadores portugueses em 1500 ao território nacional.

Maio

  • 01 de maio (Domingo) – Feriado: Logo no começo de maio temos a comemoração do Dia do Trabalhador, um feriado nacional. A data serve como uma reflexão entre funcionário e empresa sobre as legislações trabalhistas, normas e regras de trabalho.
  • 08 de maio (Domingo) – Data comemorativa: Uma semana após o Dia do Trabalhador, temos o Dia das Mães, que também é uma data móvel. Essa data é uma homenagem e agradecimento a todas as mães.

Junho

  • 12 de junho (Domingo) – Data comemorativa: Nesta data temos a celebração do Dia dos Namorados, fora do Brasil, como nos Estados Unidos, essa data costuma ser celebrada em fevereiro.
  • 16 de junho (Quinta-Feira) – Feriado: O Corpus Christi é determinado feriado somente nos municípios que assim quiserem, sendo mais um ponto facultativo do que feriado nacional. A comemoração costuma acontecer 60 dias após a Páscoa. 
  • 24 de junho (Sexta-Feira) – Data comemorativa: O Dia de São João também é conhecido como a época das Festas Juninas.

Julho

  • 09 de julho (Sábado) – Data comemorativa: Embora não tenhamos nenhum feriado em julho, vamos ter a comemoração do Dia da Revolução Constitucionalista. Vale ressaltar que esse não é um feriado nacional, mas é somente em São Paulo. Essa data também é conhecida como Dia da Revolução.

Saiba mais: Confira aqui: Banco PAN telefone e outros canais de contato

Agosto

  • 14 de agosto (Domingo) – Data comemorativa: O Dia dos Pais, embora não seja um dos feriados 2022, é comemorado em agosto. Assim como no Dia das Mães, essa é uma data para agradecer e homenagear os pais. 
  • 22 de agosto (Segunda-Feira) – Data comemorativa: Em agosto também temos a comemoração do Dia do Folclore. Essa data serve para comemorar a primeira vez que a palavra “Folclore” foi usada em 1846.
  • 25 de agosto (Quinta-Feira) – Data comemorativa: Nesta data é celebrado o Dia do Soldado, agradecendo os soldados do Exército Brasileiro que trabalham pela nação.

Setembro

  • 07 de setembro (Quarta-Feira) – Feriado: O Dia da Independência do Brasil é comemorado em setembro, celebrando o dia em que o Brasil teve a sua independência de Portugal declarada, em 7 de setembro de 1822.
  • 21 de setembro (Quarta-Feira) – Data comemorativa: Embora não seja feriado, neste mesmo mês também temos a comemoração do Dia da Árvore. O objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância de preservar as florestas e árvores.

Outubro

  • 12 de outubro (Quarta-Feira) – Feriado/Data comemorativa: O Dia das Crianças é uma data que serve para celebrar os direitos de adolescentes e crianças. Assim, as pessoas podem ter consciência dos cuidados necessários durante esta fase da vida.

Nesta mesma data, também é comemorado o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.  O objetivo é homenagear a padroeira do Brasil, também sendo um dos maiores santos do catolicismo.

  • 15 de outubro (Sábado) – Data comemorativa: Em outubro também temos a comemoração do Dia do Professor, que embora não seja um dos feriados 2022, ainda é uma data lembrada. Essa data serve para homenagear uma das profissões mais importantes e dedicando a vida para transferir o conhecimento.
  • 31 de outubro (Segunda-Feira) – Data comemorativa: O Dia das Bruxas, ou Halloween, também não é um dos feriados 2022, mas ainda é uma data bastante comemorada. Mesmo sendo uma data tipicamente vinda do exterior, ela se espalhou por todo o mundo.

Ainda no dia 31 de outubro, também é comemorado o Dia do Saci, celebrando uma das figuras mitológicas mais conhecidas de nossa cultura.

Novembro 

  • 01 de novembro (Terça-Feira) – Data comemorativa: O Dia de Todos os Santos não é um dos feriados 2022, porém é uma data dedicada a homenagear e celebrar os mártires e santos da igreja católica, garantido que eles não sejam esquecidos.
  • 02 de novembro (Quarta-Feira) – Feriado: O chamado Dia dos Mortos, ou Dia dos Finados, é um feriado nacional determinado por lei. Importante para várias religiões, esse dia serve para homenagear entes queridos que já não estão mais vivos. 
  • 15 de novembro (Terça-Feira) – Feriado: Também sendo um feriado nacional determinado por lei, o Dia da Proclamação da República comemora o evento que aconteceu em 1889 quando um grupo militar liderado por Marechal Deodoro da Fonseca aplicou um golpe de estado, livrando o país do Império. Assim, vemos que este é um dos feriados 2022 mais importantes.
  • 19 de novembro (Sábado) – Data comemorativa: O Dia da Bandeira não está entre os feriados 2022, mas ainda é uma data lembrada anualmente. A data recorda o dia em que a bandeira nacional foi instituída como oficial do Brasil em 1889.
  • 20 de novembro (Domingo) – Data comemorativa:  Também conhecido como Dia do Zumbi, o Dia da Consciência Negra não é um dos feriados 2022, mas ainda é uma das datas mais importantes no calendário nacional. Neste dia, temos uma homenagem a Zumbi, que representa a luta dos negros contra a escravidão.
  • 25 de novembro (Sexta-Feira) – Data comemorativa: A Black Friday acontece anualmente um dia depois do Dia de Ação de Graças. A data é conhecida mundial devido às promoções e descontos que vários produtos em lojas e comércios recebem.

Dezembro

feriados 2022

  • 25 de dezembro (Domingo) – Feriado: O Natal é um dos principais feriados 2022, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Essa celebração cristã serve para celebrar o dia em que o menino Jesus nasceu. Com o tempo, a data acabou sendo disseminada para além do âmbito religioso, e diversas pessoas, independente das crenças, celebram a data.
  • 31 de dezembro (Sábado) – Feriado/Ponto Facultativo: Antecedendo a chegada do ano novo, temos a véspera de 2023, que embora não seja um dos feriados 2022 completos, conta como ponto facultativo após às 14h.

Saiba mais: Como enviar dinheiro para o exterior?

Continua depois da publicidade

Entidades: Banco Pan | Sorocred

As 24 melhores dicas para economizar água

As 24 melhores dicas para economizar água

A água não é recurso natural infinito como algumas pessoas podem a vir a achar. Muito pelo contrário, é preciso preservá-la para que não aconteça problemas no futuro ainda mais sérios do que ocorre hoje. Para contribuir de forma benéfica na preservação da água, tornar...

Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Certamente, você já deve ter ouvido falar de sustentabilidade. Mas você sabe o que significa? Até mais do que isso, você prática alguma atividade sustentável? O planeta precisa de ajuda e uma das formas de contribuir é justamente reaproveitando matérias que seriam...

O que é lixo eletrônico e como descartar corretamente?

O que é lixo eletrônico e como descartar corretamente?

Você já ouviu falar e sabe o que é lixo eletrônico e os principais pontos a respeito? Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a definição, o que se encaixa nisso e como descartar o seu lixo eletrônico de forma correta. Caso o descarte não seja feito de forma correta,...

Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar

Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar

Você gosta ou já teve vontade de acampar? Caso você seja um dos amantes do camping ou até mesmo se você nunca achou que isso seria a sua praia, que tal tentar o Glamping, um acampamento em locais mais sofisticados? Com essa opção, você pode ter a experiência de ficar...

Animes de romance: os 11 melhores para assistir a dois

Animes de romance: os 11 melhores para assistir a dois

Tem certos momentos que só queremos sentar e assistir algum entretenimento leve para esquecer da rotina, certo? Então, pensando nisso, uma boa alternativa é assistir aquele anime bacana, que envolve comédia romântica e cenas fofas. Neste post, você vai poder conhecer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest