Como criar uma página no Facebook: aprenda agora em 6 passos

por | mar 3, 2016 | Facebook | 30 Comentários

O Facebook é a rede social mais popular do mundo. E, com a democratização da internet e das redes sociais, a plataforma segue em crescimento. Por esse motivo, saber como criar uma página no Facebook é fundamental para o marketing do seu negócio.

Fundado com o objetivo de conectar pessoas, o Facebook também é um importante canal de relacionamento entre empresas e consumidores.

De grandes corporações a microempresas, a rede social tem ferramentas que auxiliam na divulgação de qualquer tipo de negócio.

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Um dos principais recursos são as páginas, também conhecidas como fanpages. Elas foram desenvolvidas especialmente para servir como canal de divulgação para negócios.

Por isso, vamos te ensinar passo-a-passo como criar uma página no Facebook para o seu negócio.

Além disso, também separamos algumas dicas de marketing digital para te ajudar a dar os primeiros passos na divulgação da sua empresa.

Como criar uma página no Facebook

As páginas do Facebook são canais de divulgação criados especialmente para negócios, sejam eles uma marca, seu site ou blog ou uma figura pública.

O objetivo desse espaço é servir como canal de comunicação e divulgação, a fim de reunir clientes e interessados em uma empresa.

Para isso, as páginas possuem uma série de recursos específicos que auxiliam esse processo de interação com o seu público.

Por que saber como criar uma página no Facebook e não um perfil para sua empresa?

É extremamente comum que algumas pessoas criem um perfil no Facebook para suas empresas, ao invés de criar uma página, simplesmente por não saberem a diferença entre eles. Porém, isso é um grande erro.

Nos já falamos aqui no blog sobre a diferença entre perfil e página. Por isso, reunimos aqui 8 motivos para mostrar como ter uma página é o correto e muito mais vantajoso.

1. Questões legais

Quando criamos uma conta nessa rede social, concordamos com os termos de serviço, que nos informam que cada pessoa pode ter apenas um perfil na plataforma e que perfis são destinados exclusivamente para pessoas.

Ou seja, criar um perfil para uma empresa é proibido pelas regras da plataforma. Se fizer isso, sua conta poderá ser bloqueada a qualquer momento e você perderá todo o trabalho desenvolvido nela.

2. Limite de 5 mil amigos

Perfis podem se conectar com, no máximo, 5 mil amigos. As páginas, por sua vez, não têm nenhum tipo de limitação e podem ser seguidas por quantos usuários quiserem.

3. Marcações e check-ins

Quando se tem um perfil, ele só pode ser marcado por seus amigos. Já uma página pode ser marcada por qualquer pessoa.

Além disso, em um perfil, não há como configurar um endereço para que os clientes façam check-in e divulguem que estiveram no seu negócio. Nas páginas, isso é totalmente possível.

4. Métricas

As páginas reúnem diversas informações e dados sobre seu negócio que você não tem quando cria um perfil.

São métricas como idade, sexo e localização dos fãs. Além dos números sobre alcance das suas publicações, por exemplo. Uma métrica pode ajudar você a tomar decisões estratégicas em sua organização.

5. Facebook Ads

Ao criar página no Facebook, você consegue veicular anúncios. Com eles, você consegue enviar ofertas até mesmo para usuários que ainda nem conhecem o seu negócio.

6. Inbox

Apesar dos perfis também terem conexão com o Messenger, o número de recursos encontrados na caixa de entrada das páginas é infinitamente maior.

Nelas, é possível gerenciar contatos, criar respostas automáticas e até mesmo agendar horários de atendimento. Além de ter integração com os robôs do Messenger.

7. WhatsApp e Instagram

O que possibilita ter uma conta comercial no WhatsApp e no Instagram é ter uma página no Facebook.

Em sua página, você consegue configurar um botão de destaque para divulgar seu WhatsApp, além de responder todas as Direct Messages que receber no Instagram.

8. Equipe para administrar

Para que mais de uma pessoa tenha acesso a um perfil, é necessário compartilhar o login e senha da conta do Facebook, o que não é prático e nem seguro.

Por outro lado, páginas tem um recurso para que você possa adicionar pessoas para gerenciá-las.

Esse recurso ainda permite que você defina qual função essas pessoas terão na página, se administrador ou editor das publicações.

Como criar uma página no Facebook: passo a passo

Agora que você sabe o quanto ter uma página no Facebook pode ser vantajoso, vamos te ensinar passo a passo como criar uma página no Facebook para o seu negócio.

Passo 1. Faça login no Facebook com seu perfil pessoal e clique no ícone sanduíche do canto superior direito da tela;

Passo 2. No menu expansível que irá abrir, selecione a opção Página. Depois clique na opção Criar;

Passo 3. Abrirá um tutorial explicativo, clique no botão azul indicando a opção Começar;

Passo 4. Agora, insira NomeCategoria e Descrição para sua página. Depois clique em Avançar;

Passo 5. Agora, insira o site do seu negócio em sua página. Caso você ainda não tenha um site, sem problemas, é só clicar no quadradinho, no canto inferior da tela, indicando Eu Não Tenho um Site. Então, clique em Avançar;

Passo 6. Feito isso, opções de personalização da sua página irão aparecer. São elas: foto de perfil e foto de capa. Adicione-as para deixar sua página com a cara do seu negócio. Depois, basta clicar em Concluir.

Pronto, seguindo esses passos, sua página já estará criada. Agora é hora de configurá-la.

Como criar uma página no Facebook: configurações básicas

Foto de Perfil e Capa

No processo de criação da sua fanpage, já é solicitado que você adicione uma foto de perfil e uma capa a sua página. Essas imagens servem para personalizá-la e deixá-la com a cara da sua empresa.

No perfil, você pode usar a logo da sua marca, por exemplo. O ideal, nesse caso, é optar por um arquivo PNG que garante a melhor qualidade de resolução.

Atente-se ao fato de que a foto de perfil será exibida em formato redondo.

Já na capa, deve ser usada uma espécie de fachada da sua empresa. Ela será uma das primeiras coisas que os usuários vão ver ao entrar na sua página.

Nesse espaço, também é possível carregar um vídeo ou apresentação multimídia.

Vejas as orientações dadas pelo Facebook sobre o tamanho dessas imagens:

A foto do perfil da sua Página

  • Tem dimensões de 170 x 170 pixels em computadores, 128 x 128 pixels em smartphones e 36 x 36 pixels na maioria dos celulares comuns.

A foto da capa da sua Página

  • Tem dimensões de 820 pixels de largura e 312 pixels de altura em computadores e 640 pixels de largura e 360 pixels de altura em smartphones;
  • Deve ter, no mínimo, 400 pixels de largura e 150 pixels de altura;
  • Carrega mais rapidamente como um arquivo sRGB JPG que tenha 851 pixels de largura e 315 pixels de altura, e menos de 100 KB.

Tanto a imagem do perfil como a capa podem ser trocados a qualquer momento. Basta clicar no ícone de câmera ou no botão editar.

Chamada para Ação

Logo abaixo da capa da sua página, você tem a opção de configurar um botão de chamada para ação. Esse botão já vem com algumas opções pré-programadas. São elas:

  • Comprar vale-presente;
  • Pedir refeição;
  • Reservar agora;
  • Obter cotação;
  • Ligar agora;
  • Fale conosco;
  • Enviar mensagem;
  • Enviar email;
  • Saiba mais;
  • Cadastra-se;
  • Usar aplicativo;
  • Jogar;
  • Assistir vídeo;
  • Comprar agora.

Você pode escolher uma dessas opções  para manter em sua página durante o processo de como criar uma página no Facebook ou trocá-la sempre que preferir.

Para configurar um botão, você deve:

Passo 1. Acessar sua página;
Passo 2. Clicar em + Adicionar um Botão sob a foto da capa da página;
Passo 3. Selecionar uma das opções de chamada para ação e seguir as instruções na tela.
Passo 4. Clicar em Salvar.

Depois de criar o botão, você pode testá-lo. Para isso, clique no seu botão e selecione Botão de Teste.

Informações da Página

No menu Editar Informações da Página, você pode adicionar diversos dados importantes do seu negócio.

Nele, você pode inserir e editar informações como:

  • Nome da página: que você adicionou ao criá-la;
  • Usuário da página: que é o aparece na barra de endereço na navegador “https://facebook.com/usuáriodapágina“;
  • Descrição: um resumo sobre seu negócio com até 255 caracteres;
  • Categoria: podem ser definidas até 3;
  • Contato: telefone, email e site do seu negócio;
  • Localização: endereço da sua empresa;
  • Área de atendimento: por exemplo, se sua empresa envia para todo Brasil ou atende só localmente;
  • Horas: seu horário de atendimento;
  • Política de privacidade.

Divulgar essas informações é extremamente importante para quem quer saber como criar uma página no Facebook, para que os clientes possam localizar sua empresa, fazer uma visita ou entrar em contato para comprar de você.

Menu Configurações

Existe ainda um menu completo com diversas configurações e recursos específicos da sua página.

Ao clicar nessa opção, você será direcionado para uma página onde poderá definir as principais configurações da sua página, como: visibilidade, público preferido, mensagens, funções administrativas e ainda conectar suas contas do Instagram e WhatsApp.

Como começar a publicar na sua página no Facebook

Cumprindo as etapas de como criar uma página no Facebook, você está pronto para começar a publicar conteúdo.

Você pode fazer isso diretamente na sua página, mas recomendamos que faça pelo Estúdio de Criação, pois lá você tem acesso a mais recursos. Apenas pelo Estúdio de Criação, você conseguirá programar publicações, por exemplo.

Se quiser aprender a fazer isso, basta acessar o nosso tutorial sobre como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente.

É isso! Você está pronto para dar os seus primeiros passos na divulgação do seu negócio fazendo o processo de como criar página no Facebook.

Ainda há muito o que aprender, mas o mais importante você já fez, que é começar.

Agora que você já sabe como criar uma página no Facebook, aproveite para navegar por nossos conteúdos aqui no blog e aprender ainda mais sobre como vender usando o Facebook e as redes sociais.

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Entidades: Facebook | Instagram | WhatsApp

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30 Comentários

  1. Rogerio

    Oi Camila, tudo bem… Minha filha tem 10 anos, e esta indo para china a convite da CBTM, para participar de um treinamento na maior potencia do Tenis de Mesa do mundo. Em sua categoria, ela com apenas 2 anos, ninguém no Brasil ganha dela… TAnto que foi convidada a integrar a equipe deDiamantes do Futuro da CBTM (BAse da Seleção Brasileira). Como deve saber para que ela possa realmente superar os desafios, nao somente necessitamos do talento dela, como também da presença diaria dos pais para as rotinas deste esporte. Ela treina hoje 3 horas 3 meia por dia e a noite duas vezes por semana… Para que eu possa acompanhar, tenho realmente de conseguir patrocinios… e é o que estou em busca… Caso veja esta minha mensagem e queira me ajudar, agradeço… Sou o Rogerio Kanashiro, com muitos videos e fotos de minha pequena…. Hugo Hoyama, tecnico da sele~cao brasileira feminina, quer que ela va treinar com ele em sbcampo, porém a base da seleçao é sao caetano, por onde ela acaba de se federar… Obrigado… Sucesso sempre

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Rogério. Tudo bem?

      Muito linda a história, e parabéns pela filha 🙂
      Ficamos muito felizes em receber o seu convite de patrocínio à ela. Porém, o nosso foco é ajudar pessoas através do Facebook Marketing.

      Gostaria de sugerir que você faça uma página no Facebook e busque criar estratégias para conquistar patrocinadores através dela. Acredito que seguindo esse caminho você poderá ter sucesso no seu objetivo.
      Minha dica é que você assista à aula gratuita “Os 3 pilares para o sucesso nas redes sociais” e invista nesse caminho para conquistar os patrocinios que a sua filha precisa 🙂
      Link da aula: http://cursos.pinkfire.com.br/3-pilares-liveclass

      Também temos mais diversos conteúdos gratuitos que podem ajudar você: https://pinkfire.com.br/conteudo-gratuito/

      Outra dica, é que você busque por investidores anjo no mercado 😉

      Grande abraço.

      Responder
  2. Rogerio

    Oi Camila, tudo bem… Minha filha tem 10 anos, e esta indo para china a convite da CBTM, para participar de um treinamento na maior potencia do Tenis de Mesa do mundo. Em sua categoria, ela com apenas 2 anos, ninguém no Brasil ganha dela… TAnto que foi convidada a integrar a equipe deDiamantes do Futuro da CBTM (BAse da Seleção Brasileira). Como deve saber para que ela possa realmente superar os desafios, nao somente necessitamos do talento dela, como também da presença diaria dos pais para as rotinas deste esporte. Ela treina hoje 3 horas 3 meia por dia e a noite duas vezes por semana… Para que eu possa acompanhar, tenho realmente de conseguir patrocinios… e é o que estou em busca… Caso veja esta minha mensagem e queira me ajudar, agradeço… Sou o Rogerio Kanashiro, com muitos videos e fotos de minha pequena…. Hugo Hoyama, tecnico da sele~cao brasileira feminina, quer que ela va treinar com ele em sbcampo, porém a base da seleçao é sao caetano, por onde ela acaba de se federar… Obrigado… Sucesso sempre

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Rogério. Tudo bem?

      Muito linda a história, e parabéns pela filha 🙂
      Ficamos muito felizes em receber o seu convite de patrocínio à ela. Porém, o nosso foco é ajudar pessoas através do Facebook Marketing.

      Gostaria de sugerir que você faça uma página no Facebook e busque criar estratégias para conquistar patrocinadores através dela. Acredito que seguindo esse caminho você poderá ter sucesso no seu objetivo.
      Minha dica é que você assista à aula gratuita “Os 3 pilares para o sucesso nas redes sociais” e invista nesse caminho para conquistar os patrocinios que a sua filha precisa 🙂
      Link da aula: http://cursos.pinkfire.com.br/3-pilares-liveclass

      Também temos mais diversos conteúdos gratuitos que podem ajudar você: https://pinkfire.com.br/conteudo-gratuito/

      Outra dica, é que você busque por investidores anjo no mercado 😉

      Grande abraço.

      Responder
  3. Elvio

    Tem como criar uma pagina de empresa no facebook sem ser associado na minha conta pessoal?
    A minha duvida é se um dia eu nao estarei na empresa como outras pessoas poderiam entra na pagina para fazer atualizações e responder as msg?

    Responder
  4. Elvio

    Tem como criar uma pagina de empresa no facebook sem ser associado na minha conta pessoal?
    A minha duvida é se um dia eu nao estarei na empresa como outras pessoas poderiam entra na pagina para fazer atualizações e responder as msg?

    Responder
  5. Renata Rodrigues

    Camila Porto, seu site sobre marketing digital é incrível! Admirável o modo como você utiliza o seu talento para auxiliar pessoas a melhorarem de vida, ainda mais em tempos como esse que temos vivido em nosso país com tanta dificuldade de crescer e prosperar em todos os aspectos. Muito obrigada pelas dicas. Espero aprender mais sobre Facebook Marketing com vocês. Já comprei o livro! Parece ser muito bom.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Obrigada, Renata!
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  6. Juvenal B. dos Santos

    Oi Camila, eu sou Juvenal, estou próximo dos 68 anos de vida mais ainda tenho sonhos, é como diz o ditado: enquanto vida esperança; na vida profissional já fui , de vende sardinha na rua, a técnico de informática, más agora estou em busca de um nova atividade, fiquei encantado esta noite assistindo seus vídeos de como usar essa poderosa ferramenta do Facebook e já vejo um novo horizonte, quero comprar seu livro e participar desta ajuda que vc vem dispensando com esse amor e dedicação aos que precisa de uma luz no mundo do empreendedorismo, meus parabéns e desejo-lhe de coração, muito sucesso.

    Responder
  7. Luiz

    Para criar uma Fan page de empresa preciso ter uma conta pessoal ?

    Responder
  8. Rafael gomes duarte

    trabalho com limpeza e higienização de sofas, estou gastando muito com anuncios no face imagino que estou agindo de forma errada.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Rafael
      Se esses anúncios não estão te trazendo retorno é sinal de que algo está errado
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  9. barbara baptista

    olá eu preciso de algo tipo fazer uma pagina para imobiliaria e poder trabalhar em cima disso entao peço opinioes e ajuda de pessoas mais intituladas no assunto.

    Responder
  10. Leandro

    preciso criar uma fanpage da minha empresa, para vender um serviço pelo Facebook, seria possível?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Leandro
      Pode criar, sim.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  11. Rafael Silva

    Para criar uma página no Facebook, obrigatoriamente… Eu preciso ter uma conta (perfil) no Facebook?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Rafael
      Sim, é necessário
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  12. Ana Carolina

    Olá pessoal, criei minha página porém as fotos que ficam no “suas fotos” não foram pra minha página. Só foram as fotos que estavam em álbuns. Gostaria de saber se é possível e como transferir essas fotos que não estão em albuns para minha página, já que são minhas melhores fotos. Obrigada! Abraço.

    Responder
  13. Fernando Malta

    Boa noite Camila pra cria uma página no face é obrigatório a pagar diarias pra ficar com a sua página rodando por 7 a mais dias.

    Responder
    • Camila Porto

      Oi, Fernando
      A página é gratuita. Você só paga se quiser criar anúncios
      Um abraço,#EquipeCP

      Responder
  14. marcos freitas

    tenho como separar meu perfil pessoal da fanpage e ter acesso livre a ambos?

    Responder
    • Camila Porto

      Oi, Marcos
      Você precisa de um perfil para ter uma página, mas eles são coisas separadas.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  15. moacir

    Oi, Camila, quero abrir uma casa de recuperação para alcoólatras e drogadictos sem fins lucrativos, posso conseguir uma pagina grátis no Facebook com isso ?

    Responder
    • Equipe Camila Porto

      Oi, Moacir
      Sim, você pode criar uma página no Facebook sem custo. Você só precisará pagar se quiser criar anúncios na rede social.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  16. Danielle

    Boa Noite, o que devo fazer quando nenhuma categoria listada atende ao meu ramo de atividade? Obrigada.

    Responder
  17. Virgínia Zanini

    Seu blog é realmente maravilhoso!
    Muita informação de valor para quem quiser aprender.

    O facebook é realmente uma rede social incrível para negócios, apesar de muita gente pensar que é algo do passado.

    Responder

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