Como criar uma página no Facebook: aprenda agora em 6 passos


O Facebook é a rede social mais popular do mundo. E, com a democratização da internet e das redes sociais, a plataforma segue em crescimento. Por esse motivo, saber como criar uma página no Facebook é fundamental para o marketing do seu negócio.

Fundado com o objetivo de conectar pessoas, o Facebook também é um importante canal de relacionamento entre empresas e consumidores.

De grandes corporações a microempresas, a rede social tem ferramentas que auxiliam na divulgação de qualquer tipo de negócio.

Saiba Mais: Vitrine online: Como criar e vender mais online?

Um dos principais recursos são as páginas, também conhecidas como fanpages. Elas foram desenvolvidas especialmente para servir como canal de divulgação para negócios.

Por isso, vamos te ensinar passo-a-passo como criar uma página no Facebook para o seu negócio.

Além disso, também separamos algumas dicas de marketing digital para te ajudar a dar os primeiros passos na divulgação da sua empresa.

Como criar uma página no Facebook

As páginas do Facebook são canais de divulgação criados especialmente para negócios, sejam eles uma marca, seu site ou blog ou uma figura pública.

O objetivo desse espaço é servir como canal de comunicação e divulgação, a fim de reunir clientes e interessados em uma empresa.

Para isso, as páginas possuem uma série de recursos específicos que auxiliam esse processo de interação com o seu público.

Por que saber como criar uma página no Facebook e não um perfil para sua empresa?

É extremamente comum que algumas pessoas criem um perfil no Facebook para suas empresas, ao invés de criar uma página, simplesmente por não saberem a diferença entre eles. Porém, isso é um grande erro.

Nos já falamos aqui no blog sobre a diferença entre perfil e página. Por isso, reunimos aqui 8 motivos para mostrar como ter uma página é o correto e muito mais vantajoso.

1. Questões legais

Quando criamos uma conta nessa rede social, concordamos com os termos de serviço, que nos informam que cada pessoa pode ter apenas um perfil na plataforma e que perfis são destinados exclusivamente para pessoas.

Ou seja, criar um perfil para uma empresa é proibido pelas regras da plataforma. Se fizer isso, sua conta poderá ser bloqueada a qualquer momento e você perderá todo o trabalho desenvolvido nela.

2. Limite de 5 mil amigos

Perfis podem se conectar com, no máximo, 5 mil amigos. As páginas, por sua vez, não têm nenhum tipo de limitação e podem ser seguidas por quantos usuários quiserem.

3. Marcações e check-ins

Quando se tem um perfil, ele só pode ser marcado por seus amigos. Já uma página pode ser marcada por qualquer pessoa.

Além disso, em um perfil, não há como configurar um endereço para que os clientes façam check-in e divulguem que estiveram no seu negócio. Nas páginas, isso é totalmente possível.

4. Métricas

As páginas reúnem diversas informações e dados sobre seu negócio que você não tem quando cria um perfil.

São métricas como idade, sexo e localização dos fãs. Além dos números sobre alcance das suas publicações, por exemplo. Uma métrica pode ajudar você a tomar decisões estratégicas em sua organização.

5. Facebook Ads

Ao criar página no Facebook, você consegue veicular anúncios. Com eles, você consegue enviar ofertas até mesmo para usuários que ainda nem conhecem o seu negócio.

6. Inbox

Apesar dos perfis também terem conexão com o Messenger, o número de recursos encontrados na caixa de entrada das páginas é infinitamente maior.

Nelas, é possível gerenciar contatos, criar respostas automáticas e até mesmo agendar horários de atendimento. Além de ter integração com os robôs do Messenger.

7. WhatsApp e Instagram

O que possibilita ter uma conta comercial no WhatsApp e no Instagram é ter uma página no Facebook.

Em sua página, você consegue configurar um botão de destaque para divulgar seu WhatsApp, além de responder todas as Direct Messages que receber no Instagram.

8. Equipe para administrar

Para que mais de uma pessoa tenha acesso a um perfil, é necessário compartilhar o login e senha da conta do Facebook, o que não é prático e nem seguro.

Por outro lado, páginas tem um recurso para que você possa adicionar pessoas para gerencia-las.

Esse recurso ainda permite que você defina qual função essas pessoas terão na página, se administrador ou editor das publicações.

Como criar uma página no Facebook: passo a passo

Agora que você sabe o quanto ter uma página no Facebook pode ser vantajoso, vamos te ensinar passo a passo como criar uma página no Facebook para o seu negócio.

Passo 1. Faça login no Facebook com seu perfil pessoal e clique no ícone sanduíche do canto superior direito da tela;

Passo 2. No menu expansível que irá abrir, selecione a opção Página. Depois clique na opção Criar;

Passo 3. Abrirá um tutorial explicativo, clique no botão azul indicando a opção Começar;

Passo 4. Agora, insira NomeCategoria e Descrição para sua página. Depois clique em Avançar;

Passo 5. Agora, insira o site do seu negócio em sua página. Caso você ainda não tenha um site, sem problemas, é só clicar no quadradinho, no canto inferior da tela, indicando Eu Não Tenho um Site. Então, clique em Avançar;

Passo 6. Feito isso, opções de personalização da sua página irão aparecer. São elas: foto de perfil e foto de capa. Adicione-as para deixar sua página com a cara do seu negócio. Depois, basta clicar em Concluir.

Pronto, seguindo esses passos, sua página já estará criada. Agora é hora de configurá-la.

 

Como criar uma página no Facebook

Como criar uma página no Facebook: configurações básicas

Foto de Perfil e Capa

No processo de criação da sua fanpage, já é solicitado que você adicione uma foto de perfil e uma capa a sua página. Essas imagens servem para personalizá-la e deixá-la com a cara da sua empresa.

No perfil, você pode usar a logo da sua marca, por exemplo. O ideal, nesse caso, é optar por um arquivo PNG que garante a melhor qualidade de resolução.

Atente-se ao fato de que a foto de perfil será exibida em formato redondo.

Saiba mais: Capa para Facebook: 5 passos para deixar seu perfil mais atraente

Já na capa, deve ser usada uma espécie de fachada da sua empresa. Ela será uma das primeiras coisas que os usuários vão ver ao entrar na sua página.

Nesse espaço, também é possível carregar um vídeo ou apresentação multimídia.

Vejas as orientações dadas pelo Facebook sobre o tamanho dessas imagens:

A foto do perfil da sua Página

  • Tem dimensões de 170 x 170 pixels em computadores, 128 x 128 pixels em smartphones e 36 x 36 pixels na maioria dos celulares comuns.

A foto da capa da sua Página

  • Tem dimensões de 820 pixels de largura e 312 pixels de altura em computadores e 640 pixels de largura e 360 pixels de altura em smartphones;
  • Deve ter, no mínimo, 400 pixels de largura e 150 pixels de altura;
  • Carrega mais rapidamente como um arquivo sRGB JPG que tenha 851 pixels de largura e 315 pixels de altura, e menos de 100 KB.

Tanto a imagem do perfil como a capa podem ser trocados a qualquer momento. Basta clicar no ícone de câmera ou no botão editar.

Chamada para Ação

Logo abaixo da capa da sua página, você tem a opção de configurar um botão de chamada para ação. Esse botão já vem com algumas opções pré-programadas. São elas:

  • Comprar vale-presente;
  • Pedir refeição;
  • Reservar agora;
  • Obter cotação;
  • Ligar agora;
  • Fale conosco;
  • Enviar mensagem;
  • Enviar email;
  • Saiba mais;
  • Cadastra-se;
  • Usar aplicativo;
  • Jogar;
  • Assistir vídeo;
  • Comprar agora.

Você pode escolher uma dessas opções  para manter em sua página durante o processo de como criar uma página no Facebook ou trocá-la sempre que preferir.

Para configurar um botão, você deve:

Passo 1. Acessar sua página;
Passo 2. Clicar em + Adicionar um Botão sob a foto da capa da página;
Passo 3. Selecionar uma das opções de chamada para ação e seguir as instruções na tela.
Passo 4. Clicar em Salvar.

Depois de criar o botão, você pode testá-lo. Para isso, clique no seu botão e selecione Botão de Teste.

Informações da Página

No menu Editar Informações da Página, você pode adicionar diversos dados importantes do seu negócio.

Nele, você pode inserir e editar informações como:

  • Nome da página: que você adicionou ao criá-la;
  • Usuário da página: que é o aparece na barra de endereço na navegador “https://facebook.com/usuáriodapágina“;
  • Descrição: um resumo sobre seu negócio com até 255 caracteres;
  • Categoria: podem ser definidas até 3;
  • Contato: telefone, email e site do seu negócio;
  • Localização: endereço da sua empresa;
  • Área de atendimento: por exemplo, se sua empresa envia para todo Brasil ou atende só localmente;
  • Horas: seu horário de atendimento;
  • Política de privacidade.

Divulgar essas informações é extremamente importante para quem quer saber como criar uma página no Facebook, para que os clientes possam localizar sua empresa, fazer uma visita ou entrar em contato para comprar de você.

Menu Configurações

Existe ainda um menu completo com diversas configurações e recursos específicos da sua página.

Ao clicar nessa opção, você será direcionado para uma página onde poderá definir as principais configurações da sua página, como: visibilidade, público preferido, mensagens, funções administrativas e ainda conectar suas contas do Instagram e WhatsApp.

Como começar a publicar na sua página no Facebook

Cumprindo as etapas de como criar uma página no Facebook, você está pronto para começar a publicar conteúdo.

Você pode fazer isso diretamente na sua página, mas recomendamos que faça pelo Estúdio de Criação, pois lá você tem acesso a mais recursos. Apenas pelo Estúdio de Criação, você conseguirá programar publicações, por exemplo.

Se quiser aprender a fazer isso, basta acessar o nosso tutorial sobre como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente.

É isso! Você está pronto para dar os seus primeiros passos na divulgação do seu negócio fazendo o processo de como criar página no Facebook.

Ainda há muito o que aprender, mas o mais importante você já fez, que é começar.

Agora que você já sabe como criar uma página no Facebook, aproveite para navegar por nossos conteúdos aqui no blog e aprender ainda mais sobre como vender usando o Facebook e as redes sociais.

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