Vitrine online: Como criar e vender mais online?

por | jan 4, 2022 | Marketing Digital | 0 Comentários


Quando você passeia no shopping e bate o olho em uma loja, o que geralmente chama a sua atenção? Provavelmente a vitrine. Assim como nas lojas físicas, o e-commerce também conta com suas próprias estratégias para cativar os clientes, inclusive, com a vitrine online.

Então, se você está começando a empreender na internet, um dos pontos que mais precisa dedicar atenção logo na sua fase inicial de estratégia é com a questão da sua vitrine online.

O que é uma vitrine online?

A vitrine online ou vitrine virtual, chame como achar melhor, pode ser definida de várias maneiras. Tem explicação que afirma ser a página inicial de uma loja virtual (home), outros falam que é a maneira que é feita a apresentação dos produtos no ambiente virtual, entre outras definições. Lembrando que esses conceitos não estão errados, é só questão de perspectiva.

Sendo assim, vamos para uma terceira via de definição. A vitrine online pode ser entendida como uma página do seu e-commerce que mostra os detalhes dos produtos ou serviços que estão à venda. Da mesma forma que os estabelecimentos físicos, na qual as vitrines são personalizadas conforme a identidade visual da empresa, na vitrine online, este serviço não é diferente.

Saiba mais: O que é Marketplace? 5 motivos para usar e vender online


Entretanto, na loja virtual, os mecanismos para o desenvolvimento de uma vitrine são diferentes. O estabelecimento físico usa artifícios como manequins, letreiros chamativos, além de elementos que tornam a entrada bem bonita, colocando toda a criatividade em prática.

Assim, no ambiente virtual, os e-commerces têm a possibilidade de criar as vitrines online logo na primeira página do site, o que dá grande destaque aos itens vendidos. Além disso, é possível criar vitrines especificas em quantas páginas quiser dentro do seu site.

Por exemplo, se você vende perfume e quer divulgar o lançamento de uma nova linha, é possível fazer uma vitrine virtual só para esses produtos em uma área exclusiva do seu e-commerce.

Características da vitrine online

A vitrine online precisa ser feita de maneira personalizada, conforme com as demandas e aspectos de cada loja online. Se você trabalha com diversas marcas, mas está fazendo promoção de uma determinada linha, pode ser uma boa ideia colocar na página inicial do site uma imagem da campanha, com links discretos e fáceis de acessar para melhorar a navegação do cliente.

Agora, para o dia a dia, você pode criar um banner com os itens que mais são vendidos, para chamar a atenção mesmo, e os botões de acessibilidade pode ficar como elementos secundários. Lembrando, não existe uma regra padrão, algo que vai funcionar para todos. E é justamente por isso que a vitrine online precisa ser feita conforme o seu conhecimento sobre as metas da sua marca.


A importância da vitrine online e os seus benefícios

Fazer uma boa vitrine online é importante porque disponibiliza uma prévia do que o site apresenta para os clientes. Assim, ao bater o olho pela primeira vez na vitrine, os consumidores vão ter uma noção se vale a pena navegar no site.

Dessa maneira, por conta da alta concorrência, é preciso se destacar no meio virtual, e uma forma de fazer isso é exatamente criando uma home bonita, organizada e com boa acessibilidade. Então, ao elaborar isso você pode conseguir ter os seguintes benefícios:

Presença constante dos clientes

Quando a vitrine online é bem feita, o seu e-commerce se torna um ambiente na qual os clientes podem verificar todas as promoções e os novos lançamentos. Ou seja, o consumidor vai criar um hábito de visitar o seu negócio antes de comprar um produto que deseja.

E, por consequência, a sua marca vai ficar mais conhecida, e a pessoa quando gosta do serviço costuma recomendar, assim todo mundo saí ganhando.

Ligação sentimental com o cliente

Pegando o gancho do tópico anterior, uma vantagem que acaba aparecendo através do que foi descrito acima, a ligação do cliente com a sua marca aparece quando ele fica contente e tem um bom atendimento.


Com isso, a boa impressão de compra e o sentimento de credibilidade transmitida no processo de contato do consumidor com a sua loja virtual ajuda aproximar o relacionamento entre as partes e, por esse motivo, a tendência é que cresça o valor emocional com esse consumidor ao longo prazo.

Maior variedade

Conforme o grau de elaboração que você fez na sua vitrine virtual, existem maneiras de deixá-la bem otimizada para ser acessível e exibida da melhor forma ao seu cliente.

Só fica ligado que além de dedicar atenção nas formas como os consumidores podem acessar, ordenar e selecionar os itens da sua vitrine virtual, a questão do design desse recurso também pode ser ajustada para disponibilizar maneiras distintas de mostrar suas promoções.

Customização

Um dos pontos fortes da vitrine virtual ao comparar com à vitrine física, é que a internet  oferece uma forma mais fácil de usar a tecnologia para customizar a sua vitrine conforme o perfil e as demandas de cada tipo de consumidor.

Ao obter informações que deixam identificar qual é o tipo de consumidor que está entrando na sua loja em cada instante, você pode ajustar essa ferramenta para enviar apenas as promoções que mais se encaixam para essa pessoa, o que pode aumentar consideravelmente a possibilidade de concretizar uma venda.


Vitrine online - Foto 1

Ações que você não deve fazer

Você acabou de saber algumas dicas e recomendações que podem fazer a sua vitrine virtual bem atrativa. Por outro lado, para que tudo dê certo também é preciso deixar de lado algumas ações.

Pensando nisso, veja mais algumas recomendações do que não fazer na sua vitrine online, assim evitando possíveis problemas.

  • Logomarca e banners exageradamente grandes ou pequenos.
  • Categorias desnecessárias de produtos
  • Produtos com pouco apreço ou polêmicos
  • Produtos sem estoque
  • Rodapé incompleto ou com informações com mais de um sentido
  • Hiperlink quebrado ou com direcionamento de página errado
  • Não aposte apenas nas suas redes sociais.

Como montar uma vitrine online perfeita?

De forma prática, logo a seguir você vai ver um direcionamento de como montar uma vitrine online ideal para o seu negócio, adaptando de acordo com o seu nicho. Assim, vai ser criado um espaço bacana e vai motivar que os seus clientes continuem na sua loja por um logo período.

Item principal

Se você tem um produto ou serviço principal (estrela), então esse item que, geralmente, tem o melhor custo beneficio do seu e-commerce e de forma geral é o que mais chama a atenção dos consumidores precisa receber um tratamento especial. A partir dele é que se inicia a sua vitrine online. Sendo assim, esse item precisa estar muito bem evidenciado.

Banners

É uma boa e fundamental ideia usar banners, mas tenha cuidado. Por exemplo, se você criou uma arte especificamente para uma data comemorativa, não é recomendado continuar com ela depois que esse momento especial já passou. Ou seja, assim que terminar essa promoção é preciso retirar os banners que foram dedicados a essa promoção.


Também fique atento com as informações que coloca no banner, você precisa ser bem sucinto, colocando apenas os dados mais importantes, como preços, novas linhas de produtos, valor do frete, o custo de mensalidades, entre outras possibilidades,

Itens com desconto

Se a sua loja já está fazendo uma campanha promocional com ofertas, esses produtos necessariamente precisam estar na sua vitrine da home. Tenha em mente que não a necessidade de adicionar todos, mas é recomendado colocar pelo menos um banner que direciona o cliente para a página do produto.

Saiba mais: dez apps para comparar preços online

Uma outra estratégia é fazer um revezamento dos anúncios, de maneira que cada produto fique com um tempo na vitrine online. Também vale dizer que essa ação pode ser usada com itens premium e lançamentos da sua loja.

Deixe o contato da loja com fácil acesso

É muito ruim quando o cliente entra na loja e os contatos ficam em uma área de difícil acesso. Então, uma boa estratégia é colocar os principais contatos na sua vitrine logo de cara, pode ser apenas o e-mail e o telefone do setor de relacionamento com cliente.


Agora, você pode expandir as possibilidades de chats em outros espaços do site, mas sem sair da vitrine. Por exemplo, pode usar a ferramenta de chats para atendimento, usando a configuração de janela sobreposta ou um símbolo para o usuário clicar e começar o atendimento.

Use um design moderno

O seu site precisa ter um bom funcionamento, contar com serviços modernos e que funcione em diferentes dispositivos, assim se adapte a distintos tamanhos de telas. Isso é fundamental para que o consumidor tenha uma excelente experiência em usar o seu e-commerce.

Em situações que o seu anúncio não mostra todas as informações quando é acessado em telas menores ou a imagem fica distorcida em telas maiores, vai atrapalhar a experiência do usuário ao ver sua vitrine online.

Sendo assim, em uma vitrine bem estruturada e programada, as informações adicionadas na página precisam se enquadrar para todos as dimensões de telas, o que certamente vai contribuir para a credibilidade da sua marca.

Use imagens de qualidade

As fotos dos produtos precisam ser impecáveis, tendo uma ótima resolução, e assim deve possibilitar o cliente a ver os detalhes. Ainda é preciso colocar as imagens em diferentes ângulos. Contudo, tenha cuidado com a perspectiva das fotos, não passe a impressão que, por exemplo, um frasco de um produto é pequeno, mas por conta do ângulo ele parece ser grande. Assim, coloque as informações de forma explicita, sem usar palavras com mais de uma interpretação.


Você ainda pode colocar vídeos nos anúncios que mostram a maneira de usar, suas funcionalidades, um comparativo, entre outras ideias. Sendo assim, quanto mais informações precisas e importantes, melhor vai ser, já que conseguirá ganhar mais rápido a confiança do consumidor e evitará possíveis dores de cabeça.

Não encha o site com banners e pop-ups

Você já sabe que os banners são importantes para as suas estratégias de marketing, mas se exagerar com o uso dessa ferramenta pode acabar gerando descontentamento do consumidor. Isso também vale para as janelas pop-ups.

Isso acontece porque se o cliente entrar na sua loja e de cara ver uma página repleta de anúncios que atrapalham a navegação, que causa o desfoque de atenção, a possibilidade de o usuário desistir da compra é altíssima. Dessa maneira, a experiência do potencial cliente acaba sendo desconfortável, o que pode fazê-lo nunca mais voltar.

Produza bons vídeos dos itens vendidos

Já foi mencionado a importância do uso de vídeo, mas neste tópico será melhor aprofundado esse assunto. Então, o vídeo dentro da vitrine online pode ser um recurso essencial para cativar os seus clientes. Isso porque passa a ser possível compreender melhor os detalhes das mercadorias.

E assim como acontece nas fotos, a produção dos vídeos também precisa ter grande qualidade. Portanto, use um local que tenha boa iluminação, faça um pequeno cenário e tente mostrar o produto por diversos ângulos, e tenha cuidado com ruídos dentro do vídeo.


As cores são importantes na vitrine online

As cores utilizadas na vitrine online precisam ser carregadas com a identidade visual da sua marca em conjunto com a valorização do produto comercializado, com o cuidado de não atrapalhar a navegação, a leitura ou desorientar o seu cliente.

Lembrando que as cores bem escuras podem cansar as vistas, complicar a leitura e não destacar as mídias. Contudo, é importante ressaltar que isso vária bastante de acordo com o segmento de atuação, já que um fundo escuro pode ficar ideal em uma vitrine online de roupas para roqueiros, por exemplo.

Otimize o site

Se um site demorar para abrir ou se travar muito, pode ter certeza que o usuário vai acabar desistindo de visitar a sua loja. Então, use ferramentas leves, que não atinja de forma negativa o funcionamento da página.

Você pode procurar especialista que entenda de programação para te auxiliar em todos os aspectos que foram mencionados ao longo do texto, e assim montar a vitrine virtual perfeita para a sua loja.

E lembrando que você pode criar uma vitrine online usando rede social, por exemplo, o Instagram. Faça o seu perfil, trace suas metas e objetivos dos seus produtos comercializados e aumente os clicks na sua loja virtual e assim pode vender mais os seus itens.



Entidades: Facebook | Instagram

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores