Você sabe o que é a métrica “impressões” no Instagram? Ela mostra quantas vezes suas publicações foram vistas na rede social. Vale ressaltar que as impressões mostram a quantidade de visualizações contando com usuários repetidos. Então, caso uma pessoa tenha visto o determinado post duas vezes, as duas visualizações serão computadas. É claro, não é possível saber qual foi o perfil que visualizou.
Entretanto, existe uma outra métrica no Instagram, que apesar de possuir funções semelhantes, também tem suas diferenças em relação a “impressões”. A métrica a qual estou me referindo é o “alcance”.
Como funciona o alcance do Instagram?
Diferente da citada anteriormente, essa computa apenas a quantidade de vezes em que uma determinada publicação foi vista, sem a repetição de usuário. Isso significa que, caso algum post tenha um alcance de dois e uma impressão de três, então ele foi visto mais de uma vez pelo mesmo perfil no aplicativo.
Saiba mais: Métricas: 10 formas de avaliar as suas estratégias digitais
Ambas as métricas valem para todos os tipos de posts na rede social. Seja com imagens, stories ou vídeos publicados no IGTV, por exemplo. Contudo, somente os perfis comerciais, que possuem acesso ao Instagram Insights, podem acessar essas informações.
Para os que não conhecem, o Instagram Insights é uma ferramenta para contas empresariais. Através dela, é possível ter acesso a todas as interações e dados do Instagram. Ela também permite que os usuários acompanhem o desempenho de seus posts. Dessa forma, eles podem entender o que mais agrada seus seguidores e o que atrai mais.
Veja a seguir as diferentes formas de como ver as impressões no Instagram em cada tipo de postagem:
Impressões gerais da conta: alcance e impressões Instagram
Através dessa ferramenta, você poderá ter acesso a todas as impressões no Instagram referentes a sua conta e não somente a determinados posts. Aqui haverá uma soma, levando em conta as impressões no Instagram em publicações, stories, IGTV e outros. Vale ressaltar também que aqui você poderá conferir a quantidade de contas que foram alcançadas pelo seu perfil durante a semana.
Para poder acessar essa parte da rede social, caso você tenha um perfil comercial, siga os seguintes passos:
Passo 1. Acesse seu perfil no Instagram e vá até a opção “Insights”
Passo 2. Todas as métricas referentes ao seu perfil, inclusive as de impressão no Instagram, estarão disponíveis lá. Selecione a métrica de “impressões”. Pronto, lá estarão todas as informações que você procura.
Passo 3. Caso você queira saber sobre a métrica “alcance”, basta repetir todo o processo, mas ao invés de clicar em “impressões” na reta final, você selecionará o “alcance”.
Saiba mais: Como baixar Reels do Instagram?
Impressões dos stories
Para acessar as impressões dos stories, você precisará seguir o seguinte caminho:
Passo 1. Abre seus perfil no Instagram.
Passo 2. Clique em Insigths
Passo 3. Role a tela e vá até a sessão “Stories”
Passo 4. Aqui, você pode filtrar seus dados por dias e pela métrica que deseja.
Nos stories, você também poderá conferir as interações de seus seguidores e as visualizações que você teve no determinado stories publicado. Como os stories ficam disponíveis por apenas 24h em seu perfil, pelo Instagram Insights você pode conferir as métricas deles por até 30 dias depois que foram publicados.
Saiba mais: Como copiar o link do Instagram para colocar no WhatsApp?
Como ver informações da publicação do Instagram?
Para encontrar as impressões no Instagram de algum post, o caminho não será muito diferente do que você utilizou anteriormente. Acompanhe os seguintes passos:
Passo 1. Abra o post que você deseja acessar as informações.
Passo 2. Logo abaixo do post, toque em “Ver informações” e deslize a tela para cima.
Passo 3. A opção de impressões no Instagram estará localizada no final, basta clicar em cima.
Passo 4. Caso queira saber informações sobre a métrica de “alcance”, basta refazer todo o caminho descrito acima, a opção estará localizada logo acima de “impressões”.
Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Instagram?
Impressões dos vídeos no IGTV
No IGTV, a métrica é um pouco diferente das de impressões no Instagram e de alcance. Aqui, você terá acesso aos números de visualizações de seus vídeos na aba. Além disso, também poderá ver o número de curtidas e comentários que seu vídeo recebeu. Para saber sobre as sua visualizações, você precisará seguir o caminho abaixo:
Passo 1. Abra o seu vídeo no IGTV.
Passo 2. Na barra inferior, clique na opção dos três pontinhos.
Passo 3. Um menu será aberto, assim você tem que selecionar a opção “visualizar informações”.
Passo 4. O número de visualizações será o primeiro que aparecerá, seguidos pelo número de curtidas e depois de comentários.
Vale ressaltar que, para os vídeos no IGTV o Instagram contabiliza como visualização quando alguma conta assiste seu vídeo por mais de 3 segundos. Contudo, para os stories, a contagem de visualização não possui essa regra. Mesmo se alguém passar 1 segundo em seu stories, essa visualização será contabilizada na métrica.
Saiba mais: Como baixar vídeos e fotos privados do Instagram?
O que é envolvimento no Instagram?
O envolvimento, ou engajamento – dependendo da forma que você chama, no Instagram é a forma que seus seguidores e público interagem com suas publicações. Através dele, você poderá medir se sua marca está ou não bem conectada com seu público, isso é feito através de um cálculo da taxa de engajamento.
Devido às mudanças constantes que a rede social passa, o seu perfil também poderá sofrer algumas alterações nestes números. A sua taxa de engajamento e contato com seus seguidores poderão não se manter constantes por causa dessas mudanças constantes citadas acima sobre o Instagram.
Contudo, devemos destacar que você não deverá se basear apenas no número de curtidas ou comentários que você recebe em uma publicação para avaliar o engajamento de seu perfil. Para ter uma base mais real, você poderá fazer o acompanhamento do seu engajamento através das métricas comentadas acima, de impressões no Instagram, alcance e visualização.