Instagram Kids: Instagram trabalha em uma versão para menores de 13 anos

por | mar 19, 2021 | Instagram | 0 Comentários


O Facebook está trabalhando em uma versão do Instagram para menores de 13 anos, o Instagram Kids. Segundo os termos de uso da plataforma, menores de 13 anos não podem se cadastrar no aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos. Porém, não é bem isso o que vemos por aí. 

Segundo a Bloomberg, a intenção é tornar o aplicativo do Instagram popular entre a nova geração de usuários. Para isso, o Facebook pensa em começar a captar usuários o mais cedo possível. 

Instagram Kids será lançado?

O novo aplicativo foi anunciado internamente pela empresa no dia 16 de março, mas ainda não foi lançado. Vale lembrar que para usar o Instagram, é preciso ter mais de 13 anos. O aplicativo deverá se chamar Instagram Kids, segundo uma matéria publicada pelo BuzzFeed

O lançamento de uma versão Kids do Instagram faz sentido, tendo em vista que apps como TikTok e Snapchat vem roubando a cena dos menores. 

“Cada vez mais as crianças estão perguntando a seus pais se podem aderir a aplicativos que os ajudem a manter o contato com seus amigos”, disse Joe Osborne, porta-voz do Facebook, em um comunicado.


“No momento não há muitas opções para os pais, então estamos trabalhando na construção de produtos adicionais – como fizemos com o Messenger Kids – que sejam adequados para crianças, gerenciados pelos pais. Estamos explorando trazer uma experiência controlada pelos pais para o Instagram para ajudar as crianças a acompanhar seus amigos, descobrir novos hobbies e interesses e muito mais. ”

Saiba mais: Quanto ganha um Youtuber?

O Messenger Kids é uma versão do Facebook Messenger também focado no público infantil. Ele conta com uma série de controles parentais, assim, as crianças podem conversar apenas com contatos aprovados pelos pais. 

Apesar disso, há um grande debate contra esta iniciativa do Facebook. Especialistas dizem que não é possível manter total controle sobre o uso feito pelas crianças do app.

Vale lembrar que outra empresa, o YouTube, tem uma versão Kids do seu aplicativo. O YouTube Kids é uma versão extremamente popular do aplicativo de vídeos e uma forma “mais segura” dos pequenos se divertirem online.


Instagram Kids vem aí?

Em entrevista para o BuzzFeed, Priya Kumar, candidata ao doutorado na Universidade de Maryland que pesquisa como a mídia social afeta as famílias, afirma:

“Muitas crianças, por escolha ou por acidente, migram para a plataforma mais ampla do YouTube”, disse ela. “Só porque você tem uma plataforma para crianças, não significa que elas vão ficar lá.”

Por que o Instagram Kids será lançado?

Se você leu os termos de uso do Instagram ao criar sua conta, deve ter lido que usuários precisam ter mais de 13 anos para criar uma conta. Aqui tem um trecho dos Termos de Uso do Instagram: “Você deve ter pelo menos 13 anos ou a idade mínima legal em seu país para usar o Instagram.”

Sabemos que isso nem sempre acontece e, há alguns meses, o Facebook anunciou a remoção de contas feitas por menores de 13 anos na plataforma. Inclusive, se você quiser saber mais sobre esta limitação ou até denunciar uma conta de um menor de 13 anos, pode conferir aqui como fazer isso.

O lançamento do Instagram Kids parece ser bem-vindo, em especial para os pais, que nem sempre conseguem manter os filhos longe da curiosidade do Instagram. Por ser um canal aberto, sabemos que todo tipo de pessoa frequenta o aplicativo.


Saiba mais: Como ganhar dinheiro no TikTok?

Sem contar que, em muitos casos, o conteúdo que crianças podem ter acesso ao navegar pelo aplicativo, nem sempre sejam apropriados. Mesmo com os pais cuidando, sabemos que não há controle absoluto sobre o que os pequenos podem consumir.

Ainda não detalhes sobre como será o Instagram Kids, mas quem ganha mais nesta iniciativa, sem dúvida, é o Facebook e seus produtos. Afinal, ao manter os pequenos longe do Instagram, perde-se uma oportunidade de “fidelizar” uma nova geração de consumidores.


Entidades: Facebook | Instagram | Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas