Qual o melhor horário para postar no Instagram?

por | mar 23, 2021 | Instagram | 0 Comentários


Há quem utilize as redes sociais para distração e entretenimento. Já empresas, celebridades e criadores de conteúdo sabem bem da importância de manter um bom engajamento em seus perfis. Nesse sentido, hoje vamos mostrar qual o melhor horário para postar no Instagram e gerar mais envolvimento do seu público. 

O horário em que você realiza uma publicação pode entregar o conteúdo para mais pessoas de forma orgânica. Com isso, aumentam as chances de sua publicação ganhar mais curtidas e compartilhamentos. Com isso, seu conteúdo pode inclusive chegar até quem nem é o seu seguidor.

Levando isso em consideração, deixo aqui dois questionamentos para seguirmos na leitura desse texto. A primeira delas é: você tem uma agenda de conteúdos e planeja suas publicações? Segunda: em qual horário você costuma atualizar seu feed no Instagram?

Vejamos!

Qual o melhor horário para postar no Instagram: dados do aplicativo 

O melhor horário para postar no Instagram é aquele em que o maior número de seguidores da sua página estejam online. Isso irá depender do tipo de conteúdo que você costuma publicar, qual o seu ramo de atuação e quem é sua persona. 


A rede social nunca deu informações sobre quais horários a maioria dos seus usuários estão online. E ainda que tivesse publicado tal informação, como dito no parágrafo anterior, nem sempre esse seria o seu melhor horário. Isso porque seu público pode ter características peculiares, o que é extremamente normal em uma rede social mundialmente conhecida e acessada. 

Se você tem uma conta comercial no Instagram, através do aplicativo, é possível consultar os dados sobre o acesso de seu público ao seu conteúdo. Veja como:

Passo 1. Abra seu perfil e acesse o botão sanduíche;

melhor horário para postar no Instagram

Passo 2. Clique em “Informações”;

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Passo 3. Depois entre na aba “Público”; 


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Passo 4. Por fim, analise o gráfico apresentado por dia da semana e horário de interação de seus seguidores com a sua página.  

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Saiba Mais: Como postar foto no Instagram pelo PC: Top 5 apps

Qual o melhor horário para postar no Instagram: Teste A/B

Você pode ainda confirmar as informações do aplicativo realizando seus próprios testes. O teste A/B consiste em fazer uma ação de duas formas diferentes e então verificar qual formato tem o melhor resultado.

Tente postar nos dias e horários que considera mais promissores. Depois analise quais desses dias o seu conteúdo obteve mais acesso e interações. 

Aqui é importante registrar esse alcance em uma planilha e fazer um histórico. O ideal é que esses testes levem um período de tempo para análise, ou seja, não adianta fazer apenas uma ou duas vezes, mas por semanas ou meses. 

O teste pode tomar um tempo e demandar muita atenção, mas é uma maneira confiável de conferir a disponibilidade da sua audiência. Além disso, ele apresenta outras vantagens como gerar um histórico de crescimento de sua página. 


Uma dica aqui é colocar um campo em sua planilha para anotar informações importantes que podem ter impactado positiva ou negativamente as suas postagens. Por exemplo: foi usado uma linguagem diferente da habitual, uma imagem chamativa, postado em uma data importante ou comemorativa. 

Qual o melhor horário para postar no Instagram: horário comercial 

Para o comércio em geral, o horário comercial representa o horário para o atendimento do seu cliente. Por esse motivo, é muito importante que você dê atenção a sua página no Instagram nesse período. Principalmente no inbox, pois pode ser o período em que seu cliente vai entrar em contato por lá para solicitar orçamento ou tirar dúvidas.

Por outro lado, esse pode não ser o melhor horário para postar no Instagram. Isso porque é comum que nesse horário as pessoas em geral estejam trabalhando ou resolvendo afazeres de rotina. Não sendo assim, um momento para vagar pelos conteúdos publicados nas redes sociais. 

Portanto, é melhor evitar publicar nesses horários, considerando que ninguém acessa uma rede social para comprar alguma coisa e sim para entretenimento. 

Qual o melhor horário para postar no Instagram: dados do mercado 

Já sabemos que cada empresa é única e que existem personas com desejos e necessidades distintas. Portanto, o melhor dia e os melhores horários para se publicar algo são aqueles onde seus seguidores estão online. Fato! 


Mas para dar aquela ajudinha onde você pode iniciar uma linha de teste com a sua página, vamos comentar aqui sobre uma pesquisa de mercado feita pela Tailwind. Em 2020, eles publicaram um relatório apontando o melhor horário para postar no Instagram por segmento. Vejamos:

  • Segmento de Tecnologia: se o objetivo for o engajamento por comentários, a segunda-feira foi apontada como o melhor dia e o melhor horário às 9:00 de Brasília. Já se você deseja uma postagem com muitas curtidas, então é melhor postar do domingo, às 13:00h. 
  • Segmento de Marketing: atenção pessoal do marketing digital: o dia da semana mais promissor para o segmento foi apontado como sendo quarta- feira às 17:00h. 
  • Segmento de Educação: para quem é do ramo da educação, cursos e treinamentos, os melhores dias são sábado e domingo. Já o melhor horário nesses dois dias, é às 19:00h. 
  • Segmento de Entretenimento: o entretenimento é um setor muito badalado na rede social. O curioso é que o melhor dia apontado para esse segmento foi quinta-feira. Já o melhor horário para atrair comentários é às 17:00h e à meia noite para ganhar mais curtidas. 

Para ter acesso ao conteúdo completo deste relatório e consultar os melhores dias e horários em outros segmentos, clique aqui e faça o download do material. 

Qual o melhor horário para postar no Instagram: Conclusão 

Ter sucesso nas mídias sociais requer tempo, planejamento e dedicação. Como gestor de uma página, você deve estudar sua persona e realizar testes para descobrir os melhores horários, o melhor e o pior dia para postar em seu perfil. 

Além disso, documentar os dados levantados com os testes e refazê-lo periodicamente são formas de garantir o sucesso e o crescimento de sua conta. 

Esse tipo de estudo pode fazer com que sua empresa gere economias com as verbas de anúncios no Instagram. Se para você está claro que seu público não está muito ativo na rede social às terças-feiras, por exemplo, você pode direcionar essa verba para dias e horários mais promissores. 


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