Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

por | mar 23, 2021 | Vídeos | 0 Comentários

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo? Com o aumento do número de redes sociais, estar em vários lugares é fundamental.

Fazer lives é uma forma muito prática e eficiente de aumentar o engajamento do seu público. Ela permite a interação direta e pessoal fazendo com que o público se sinta cada vez mais próximo de você. 

E por que não aproveitar esses benefícios e alcançar mais pessoas fazendo lives em mais de uma rede social ao mesmo tempo? Isso é possível!

Saiba mais: Como fazer lives no Tik Tok: 2 formas fáceis e rápidas

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Quer saber como fazer uma live no YouTube, Instagram e Facebook ao mesmo tempo e sem pagar por isso? Conheça algumas ferramentas que vão te ajudar. Algumas são pagas, outras gratuitas. Aí, depende do que você precisa para começar a transmitir ao vivo.

Continua depois da publicidade

OBS Studio

O OBS Studio é um software de captura gratuito que permite fazer a gravação e transmissão de vídeo em tempo real. Ele é compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Além disso, o programa suporta uma variedade de plugins que podem ser instalados para ampliar suas funcionalidades, como o que usaremos neste guia.

Para fazer uma transmissão, em várias redes sociais ao mesmo, tempo usando o OBS Studio é necessário instalar um plugin chamado OBS Multistream. Esse plugin pode ser encontrado na página oficial do site do OBS Studio ou diretamente na página de download do desenvolvedor clicando aqui.

Além disso, para poder fazer lives no Instagram com o OBS é necessário instalar o Yellow Duck. Trata-se de um software totalmente gratuito, que permite que você faça lives no Instagram pelo computador. Este programa é totalmente seguro, pois não armazena as suas informações de login.

Para fazer lives no Youtube, Instagram e Facebook simultaneamente é necessário instalar e configurar essas ferramentas no seu computador. Lembrando que este método também pode ser usado para transmitir para outras plataformas além das citadas anteriormente.

A seguir vamos ensinar como você pode fazer isso com um passo a passo bem detalhado.

Streamlabs OBS

O Streamlabs Obs possui um recurso onde não é necessário o uso de plugin ou fazer configurações manualmente. Basta você conectar sua conta do Youtube ou Facebook dentro do programa que ele configura tudo para você automaticamente.

Saiba mais: Como usar lives para vender mais: 6 ideias simples

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo com o OBS Studio

Antes de tudo, é necessário fazer o download das ferramentas citadas acima. Siga os passos abaixo para baixar as ferramentas direto do site oficial:

PASSO 1: Faça o download dos programas utilizando os links abaixo:

Acesse o site e clique no botão referente ao sistema operacional instalado no seu computador.

PASSO 2: Faça o download do plugin para o OBS Studio diretamente na página de download do desenvolvedor clicando aqui. Escolha a opção obs-multi-rtmp.zip conforme a imagem abaixo:

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo - OBS Studio

Essa opção irá baixar um arquivo compactado (.zip) que deverá ser extraído em alguma pasta do seu computador. Você pode utilizar o programa de descompactar arquivos que preferir. Neste guia nós vamos utilizar o Winrar.

Instalando o plugin no OBS Studio

Após fazer o download e instalação dos programas, é necessário adicionar o plugin ao OBS Studio. Sem ele não é possível fazer live em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Antes de instalar o plugin, recomendamos que você abra o OBS Studio pelo menos uma vez para verificar se ele foi instalado corretamente.

Continua depois da publicidade

Para instalar o plugin siga os passos abaixo:

PASSO 1: navegue até a pasta de Downloads do seu computador onde o arquivo foi baixado e descompacte o arquivo. Você pode fazer isso clicando com o botão direito no arquivo baixado e clique em Extrair aqui.

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo com o OBS

Este processo vai gerar um arquivo com o nome obs-multi-rtmp-setup.exe na mesma pasta. Este arquivo é o instalador do plugin para o OBS. 

PASSO 2: Execute o arquivo extraído na pasta, clique no botão install e depois clique em close

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Após a instalação execute o OBS Studio. Vai aparecer uma sessão à esquerda chamada Multi RTMP Stream, é nessa sessão que vamos fazer as configurações de transmissão de cada uma das redes sociais.

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo? 

Obs.: Caso essa sessão não apareça clique em Mostrar > Ancorar > Multi RTMP Stream.

Transmitindo no Youtube Instagram e Facebook ao mesmo tempo

Antes de tudo, precisamos encontrar a URL do servidor e a chave de transmissão da sua conta para cada uma das plataformas. Essas informações serão inseridas ao programa para que ele possa fazer a transmissão.

Veja o passo a passo de como e onde encontrar essas informações e salvá-las no OBS:

Youtube

PASSO 1: Acesse o Youtube, faça o seu login e clique em “criar” (botão que se parece uma câmera com um sinal de “+”), depois clique em “Transmitir ao vivo”.

PASSO 2: Navegue até a seção “CONFIGURAÇÕES DA TRANSMISSÃO” onde a URL do servidor e a sua chave de transmissão são disponibilizadas.

Continua depois da publicidade

PASSO 3: Vá até o OBS Studio e clique em “Adicionar novo destino”, irá aparecer uma janela com o título “Configuração de Streaming”.

PASSO 4: Copie a URL do servidor e a chave do stream disponibilizadas pelo Youtube e cole na janela de configuração do OBS Studio:

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

PASSO 5: Clique em OK.

Facebook

PASSO 1: Acesse o Facebook, faça o seu login e clique no botão Vídeo ao vivo.

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

PASSO 2: Escolha a opção Usar a chave de stream.

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

PASSO 3: Vá até o OBS Studio novamente e clique em Adicionar novo destino, agora é a vez do Facebook.

PASSO 4: Copie a URL do servidor e a chave do stream disponibilizadas e cole na janela de configuração do OBS Studio.

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

PASSO 5: Clique em OK.

Instagram

Para poder configurar o OBS Studio para fazer live no Instagram pelo computador, é necessário fazer o login no Yellow Duck com a sua conta. 

PASSO 1: Abra o Yellow Duck após instalá-lo e faça o login com a sua conta do Instagram. Você verá uma janela parecida com esta:

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Perceba que a URL do servidor e a chave de transmissão já estão disponíveis para você configurar o OBS.

PASSO 2: Copie a URL do servidor e a chave do stream disponibilizadas pelo programa como RTMP URL e Stream Key respectivamente. Cole na janela de configuração do OBS. 

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

PASSO 3: Clique em OK.

Se você seguiu todos os passos descritos, o seu OBS Studio estará quase pronto para fazer transmissões ao vivo nas plataformas configuradas.

Antes de iniciar a transmissão, você precisa configurar os recursos que o programa deverá transmitir. Esses recursos incluem desde os equipamentos que você possui como câmera e microfone até captura de tela, janela, imagens e animações.

Como fazer live no Youtube, Instagram e Facebook ao mesmo tempo?

PASSO 1: Clique no botão iniciar de baixo de cada destino configurado no obs. 

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

PASSO 2: Volte ao Yellow Duck e clique no botão Start broadcast, isso vai fazer com que sua live seja iniciada no Instagram. Enquanto você não clicar no botão, a live não irá aparecer para ninguém.

PASSO 3: Agora, vá até o Facebook na mesma página onde você copiou suas informações de transmissão, para colar no OBS Studio.

PASSO 4: No canto inferior esquerdo, defina um título e uma descrição para compartilhar sua live e torná-la visível para as outras pessoas. Depois clique no botão Transmitir ao vivo para compartilhar e sua live será exibida na sua página ou perfil pessoal.

PASSO 5: Finalmente, para começar a live no Youtube vá até a página onde você copiou suas informações de transmissão para colar no OBS Studio.

PASSO 6: Clique em “TRANSMITIR AO VIVO” no canto superior direito do site ao lado da sua foto e sua live aparecerá no seu canal para os seus seguidores.

Como fazer lives em vários canais ao mesmo tempo?

As alternativas que você viu até são gratuitas e funcionam muito bem. Porém, se você quiser algo mais prático, uma forma é usar algumas ferramentas pagas que ajudam na tarefa. Conheça algumas opções.

Ciclano.io

A Ciclano.io é uma plataforma de multistream que permite fazer, em seu plano pago mais completo, a transmissão em até 12 canais ao mesmo tempo. As mais populares são Facebook, Instagram, YouTube e Twitch.

Restream

A Restream tem um plano gratuito que permite transmitir em até 30 canais. Desde seu perfil no Facebook até no Linkedin. No entanto, na versão gratuita você não consegue transmitir em sua página do Facebook ou conta do Instagram, por exemplo.

Conclusão: Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Você conheceu uma das formas mais tradicionais de fazer lives em vários canais ao mesmo tempo, usando o bom e gratuito OBS Studio. Ele é um pouco chato de configurar, mas depois que você pega o jeito, ele é um excelente complemento para suas lives.

Agora, se você quiser pegar um atalho e usar ferramentas pagas, vale a pena a pena conhecer algumas alternativas. Em alguns casos, há como usar esses recursos sem pagar nada.

Claro que os canais mais populares como Facebook, Instagram e YouTube, certamente serão limitados aos planos pagos, mas vale a pena conferir se o canal que você deseja fazer o seu stream, não está na faixa.

Continue no blog

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Conteúdo Relacionado

Como usar o Omegle e conversar com estranhos?

Como usar o Omegle e conversar com estranhos?

Se você quer matar a saudade de uma conversa aleatória, saber como usar o Omegle vai te ajudar a matar a solidão. Em tempos de distanciamento social, conversar com estranhos se tornou um luxo da vida moderna. Isso porque, sair de casa e bater papo por aí não são...

Como baixar vídeos do YouTube no celular?

Como baixar vídeos do YouTube no celular?

Com a mobilidade crescendo e nossos celulares cada vez mais potentes, eles viraram nossa maior companhia ao longo do dia. Saiba como baixar vídeos do YouTube no celular e tenha sempre um bom conteúdo para passar o tempo em qualquer lugar, mesmo sem internet.  Aqui no...

Como baixar vídeos do YouTube?

Como baixar vídeos do YouTube?

Hoje você vai descobrir como baixar vídeos do YouTube e criar suas playlists. Apesar do crescimento das plataformas de streaming, nem todo mundo tem internet à vontade para ouvir suas músicas ou assistir seus vídeos favoritos quando quiser.  Antes de listar as opções...

Deep fake: saiba o que é e se você está sendo enganado

Deep fake: saiba o que é e se você está sendo enganado

O deep fake é um recurso oriundo da inteligência artificial que permite a criação de vídeos falsos. Diferentemente do que você está pensando, esses vídeos parecem ser muito realistas, levando algumas pessoas a realmente acreditarem em seus conteúdos. Ou seja, o deep...

Como medir o sucesso de um vídeo nas redes sociais?

Como medir o sucesso de um vídeo nas redes sociais?

Como o sucesso de um vídeo é mensurado? Será pelo número de visualizações ou pelo número de comentários? Existem diferentes métricas usadas na hora de avaliar o desempenho de um vídeo nas redes sociais. Tudo vai depender do objetivo do seu negócio e do propósito que o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest