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Métricas: 10 formas de avaliar as suas estratégias digitais

por | nov 27, 2020 | Marketing de Conteúdo | 0 Comentários

A democratização da internet e das redes sociais abriu as portas para que muita gente começasse a trabalhar com marketing digital ou desenvolver uma estratégia de marketing para seu próprio negócio. Mas, para se ter sucesso com ações online, é preciso ficar de olho nas métricas.

Se você já está envolvido no mundo do marketing digital, certamente já deve ter ouvido esse termo. Se está começando, é ótimo que já esteja aprendendo sobre métricas.

Elas são as grandes aliadas de quem desenvolve estratégias de marketing. Mas é preciso usá-las com sabedoria para que tragam o resultado esperado.

Por isso, vamos te ensinar nesse post o que são e quais as métricas mais usadas que você precisa conhecer no seu negócio.

O que são métricas

As métricas são medidas usadas para quantificar os resultados de determinada ação ou estratégia.

Tratam-se de dados e números que nos permitem analizar o que deu certo, o que está funcionando e também o que não está.

As métricas podem avaliar o desempenho de uma campanha. Saber se um anúncio está indo bem ou se houve um retorno positivo nas vendas, por exemplo.

O ponto principal é que existem diversas métricas passíveis de serem analisadas e é aí que muitas pessoas acabam errando.

Cada ação demanda a análise de métricas específicas, que variam de acordo com cada objetivo. Por isso, ao traçar sua estratégia é preciso estar 100% certo de quais resultados você pode obter.

Por exemplo, se você faz um vídeo convidando as pessoas a irem para o seu site e coloca um link na descrição dele, sua principal métrica deve ser cliques no link e não visualizações do vídeo.

Para te ajudar a entender melhor quais métricas usar, listamos aqui as principais que você deve conhecer.

Saiba Mais: Métricas de Marketing: O Guia Definitivo de Avaliação do Desempenho do Marketing

Métricas que você precisa conhecer

Como já dissemos, existe uma grande variedade de métricas e cada uma é usada para mensurar ações específicas. Mas existem algumas com as quais você terá mais contato no dia a dia e que é imprescindível conhecer.

Começaremos pelas que você encontrará em suas redes sociais:

Alcance: é o número estimado de contas alcançadas e únicas que visualizaram determinado conteúdo. Ou seja, o alcance mostra quantas pessoas receberam sua publicação.

Impressões: é o número total de vezes que determinado conteúdo foi visto por alguma pessoa. Ou seja, se uma pessoa receber seu conteúdo mais de 1 vez, também será contabilizado.

Interações: diz respeito ao número de vezes que alguém realizou alguma ação em suas redes, como curtidas, comentários, cliques no link, compartilhamentos, etc.

Engajamento: aqui temos uma taxa que leva em consideração todas as ações que os usuários fizeram em sua rede social, como curtidas, comentários e compartilhamentos, em relação ao seu número de seguidores.

É um conta que soma as interações e as divide pelo número de pessoas que te seguem, gerando assim um número chamado de taxa de engajamento.

Descoberta: é o conjunto das informações sobre quantas pessoas viram o conteúdo, onde elas o encontraram e quais ações tomaram.

Essas são as principais métricas que você encontra nas suas redes. Elas tendem a considerar valores diferentes, uma vez que cada rede tem características específicas.

A maioria das redes apresenta ferramentas para que você possa ter acesso a esses dados. É o caso do Instagram Insights, sobre o qual já falamos aqui no blog.

Agora, quando falamos em ações e campanhas de marketing, o universo das métricas se estende e muito.

Vamos listar aqui 5 das mais importantes para que você comece a prestar atenção em quais são relevantes para você.

Visitas

Geralmente é uma métrica ligada ao seu site. Ela mostra o número de vezes que ele foi visitado e pode ser consultada no Google Analytics.

Aqui, pode ser que uma mesma pessoa tenha acessado mais de uma vez. Caso você queira saber o número de pessoas que acessaram a sua página, existe outra métrica, chamada visitantes únicos.

Essa é uma métrica importante para quem costuma ter anúncios do Google Ads em um blog, por exemplo. Quanto mais visitas recebidas, mais chances de aumento na receita gerada pelo conteúdo.

Taxa de conversão

Essa é uma das métricas que pode variar com base no seu objetivo. Ela diz respeito a quantas conversões foram realizadas em relação ao número de acessos recebidos.

Por exemplo, digamos que você criou uma campanha para captação de leads e direcionou as pessoas para uma página de captura.

Ao todo, 100 pessoas visitaram a página, mas apenas 35 pessoas fizeram o cadastro e se tornaram seus leads. Com isso, a taxa de conversão da sua campanha é de 35%.

O mesmo pode ser aplicado a outros conversões ao invés de leads, se você estivesse considerando vendas ou downloads, por exemplo. Tudo depende de qual é o seu objetivo.

Custo por lead ou CPL

É a métrica que mostra quanto, em média, custa cada lead seu. É um número importante, pois mostra se os seus investimentos em captação tem valido a pena.

A conta é: valor investido/número de leads capturados. Dessa forma, se você investiu R$1.000 e capturou 200 leads, significa que cada um dos seus leads custou R$5.

ROI  ou retorno sobre investimento

Essa métrica mostra quanto de receita foi gerado em relação ao valor investido. Para calcular o ROI, é preciso subtrair da receita total todos os custos do produto ou serviço e dividir o resultado pelos custos. Assim se obterá a taxa de ROI.

Ou seja, se você tem um produto com custos totais de R$10 e vende ele por R$100, a conta é: 100 – 10/10. O resultado é 9, o que significa que você obteve um retorno de 9 vezes o valor investido.

Algo muito importante aqui é considerar todos os custos do seu processo. Se você compra uma produto por R$10 e vende por R$20, certamente você não está lucrando 100%.

Isso acontece porque é preciso considerar gastos com transporte, métodos de pagamento, embalagem, luz, água, telefone, internet, aluguel, funcionários, etc.

Saiba Mais: Inbound marketing: o que é e 4 ferramentas de conteúdo

Ticket médio

O ticket médio é a métrica que mostra quanto em média as pessoas estão gastando ao comprar de você. O cálculo é simples: valor total em vendas/número de vendas.

Ou seja, se você faz 150 vendas que totalizaram R$3 mil, seu ticket médio é de R$20.

Esse número mostra se as pessoas tendem a gastar muito ou pouco comprando de você. Também aponta se você está conseguindo fechar vendas mais lucrativas.

Agora, sabia que dá pra relacionar todas essas métricas?

E fazer isso é muito importante para ter uma visão geral sobre seus resultados e se suas campanhas estão dando certo.

Veja um exemplo prático! Considerando aqui que o objetivo é vendas e que foi usada uma campanha de captação de leads.

Relacionando o seu CPL e sua taxa de conversão, é possível saber quanto você está gastando com anúncios em cada venda.

Seguindo o exemplo de um CPL de R$5. Se você tem leads a R$5 e uma taxa de conversão de 20%, significa que a cada 5 pessoas que entram na sua lista, 1 se torna seu cliente. Dessa forma, você precisa de R$25 para gerar uma venda, o que chamamos de CPV.

Conhecer esse número é importante para saber se o seu investimento vale a pena. Pois, se você está investindo R$25 para fazer uma venda, mas seu ticket médio é de R$20, significa que você está perdendo dinheiro.

E mesmo se o seu ticket fosse de, por exemplo, R$200 ainda seria preciso acrescentar o CPV aos seus custos e calcular o seu ROI para saber quanto de retorno você está tendo.

Parece complexo, não é mesmo? Mas, é muito importante, pois só estando atento a essas métricas você e sua empresa podem trabalhar com muito mais segurança e assertividade e ter certeza de que suas estratégias estão funcionando.

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