Portal do Empreendedor: conheça as novidades e como usar

por | abr 6, 2022 | Empreendedorismo | 0 Comentários


Nesses últimos anos, o Portal do Empreendedor passou por algumas alterações, como a troca de layout e URL. Mas você pode ficar tranquilo porque todas as informações a respeito estão descritas logo abaixo. Confira agora quais são as novidades do portal e como usar o site para buscar as informações de seu interesse.

O Portal do Empreendedor foi criado para facilitar o acesso dos empreendedores aos serviços digitais. Essa plataforma foi integrada ao projeto gov.br, que tem como objetivo unificar todos os canais digitais do governo federal.

Por isso, o Portal do Empreendedor agora mudou de URL para gov.br/mei. Apesar dessa mudança, os usuários vão continuar a ter acesso a mesma conta, sem alteração cadastral e com os mesmos serviços do portal antigo.

Para se tornar MEI, segundo a legislação, você precisa abrir um CNPJ para deixar de ser pessoa física e ficar registrado como pessoa jurídica, de modo a representar uma empresa. Essas e outra questões dos serviços estão esclarecidas no portal oficial do governo federal. Confira o tour deste site a seguir para entender onde encontrar cada informação.

Saiba Mais: Cartão CNPJ MEI: o que é e como gerar o seu?


Portal do Empreendedor Sebrae: conheça o site

Ao acessar o novo site, as primeiras opções que você encontra são ícones para tirar suas dúvidas sobre assuntos específicos, de acordo com a sua situação como microempreendedor individual.

Por exemplo: se você deseja ser empreendedor MEI e busca saber informações sobre como se tornar um deve selecionar essa primeira opção. Mas, se você já é MEI, mas não sabe quais são os seus benefícios e obrigações, escolha a segunda.

Caso você seja mulher pode se interessar pelo ícone ao lado, que diz respeito ao Projeto Brasil pra Elas, feito para incentivar o empreendedorismo feminino. O programa leva crédito mais barato, oferece cursos técnicos e informação sobre finanças para garantir a independência das mulheres.

E, por último, temos o projeto Jornada Empreendedora, que visa fornecer aos microempreendedores individuais capacitação e aprendizagem sobre finanças e negócios. Cada caso é analisado individualmente para detectar quais são os pontos que ainda precisam ser desenvolvidos e melhorados em cada empreendedor.

Veja como é interessante esse atendimento personalizado oferecido de forma gratuita para transformar a vida de inúmeros brasileiros, ainda mais se levarmos em conta a situação econômica atual.


Portal do empreendedor: conheça as novidades e como usar

Saiba Mais: Como fazer a declaração anual MEI passo a passo?

Nos destaques, encontramos um botão que convida o usuário a acessar quais são as perguntas feitas frequentemente por empreendedores. Esse recurso é bastante útil para oferecer as respostas direcionadas às principais perguntas, que também podem ser as suas.

Abaixo existem outros conteúdos para esclarecer outras questões como:

  • As ocupações permitidas;
  • Realizar o acesso digital a produtos e serviços financeiros;
  • O passo a passo para o Cadastro de Atividade Turística (Cadastur);
  • Orientações antes de abrir o seu MEI;
  • Conhecer os seus direitos e obrigações;
  • Como começar bem o seu negócio.

Depois podemos encontrar 3 botões: o primeiro mostra todas as leis e decretos importantes sobre as micro e pequenas empresas. No segundo, vemos quais são as instituições parceiras e, por último, são apresentados os relatórios estatísticos de todos os microempreendedores individuais formalizados no portal ou que optaram pelo SIMEI.

De acordo com o site oficial da receita da fazenda, o SIMEI é o sistema de recolhimento de um valor mínimo por mês dos tributos que o microempreendedor individual paga como forma de contribuição.


Portal do empreendedor: conheça as novidades e como usar

Seguindo a barra de rolagem, observamos uma animação com as últimas notícias sobre empresas e negócios. Embaixo, você encontra mais informações sobre realizar o pagamento de contribuição mensal e parcelamentos; fazer a declaração anual de faturamento e acessar os serviços para consultar débitos inscritos em dívida ativa da União.

Portal do empreendedor: conheça as novidades e como usar

No Portal do Empreendedor, o Sebrae oferece diversos cursos gratuitos para você se capacitar. Além disso, existem programas especiais aos microempreendedores, como os anúncios abaixo. O Programa CRED+ é um exemplo de iniciativa com o objetivo de auxiliar a micro e pequena empresa para usufruir de soluções financeiras.

Portal do empreendedor: conheça as novidades e como usar

Saiba Mais: Planos de saúde para MEI: quais as melhores opções?

Você que é dono de micro/pequena empresa ou deseja se tornar um, não deixe de acessar agora mesmo o Portal do Empreendedor. Lá estão todas as informações necessárias para dar início ao seu negócio e aprender cada vez mais sobre como alavancar as finanças.


Entidades: Sebrae

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.