Continua depois da publicidade

Como fazer a declaração anual MEI passo a passo?

por | abr 16, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Se você tem um negócio e está cadastrado como MEI – Micro Empreendedor Individual, precisa anualmente fazer a sua declaração de faturamento. O processo para envio é fácil e não tem custo para os empreendedores. Veja como fazer a declaração anual MEI

A DASN-Simei é o nome dado ao documento que deve ser entregue até o dia 31 de maio de cada ano. Essa declaração anual do simples nacional, tem por objetivo apresentar a renda bruta que sua empresa obteve no ano anterior. 

Saiba mais: Como abrir um MEI: 5 passos para ser um microempreendedor

Basicamente ela funciona como o nosso imposto de renda, a diferença é que está voltada para a pessoa jurídica e não física. Fique atento para não perder o prazo. 

Como fazer a declaração anual MEI: passo a passo 

Passo 1. Acesse a página inicial do site do portal do empreendedor clicando aqui

Passo 2. Na aba superior, no canto esquerdo, clique em declaração anual;  

Passo 3. Digite o CNPJ do seu negócio e os caracteres especiais para confirmação de segurança e clique em continuar para entrar com os seus dados e iniciar sua declaração;

Passo 4. Escolha o ano que deseja declarar. Será sempre o anterior. Por exemplo, se estiver fazendo sua declaração em 2021, o ano a ser declarado será do ano-base 2020; 

Como fazer a declaração anual MEI

Passo 5. No campo de cada atividade, informe o valor da receita bruta total arrecadada no ano anterior. Isso tanto para comércio, indústria, ou serviços de qualquer natureza;

Como fazer a declaração anual MEI

Passo 6. Depois de preencher as informações solicitadas, clique em fazer declaração para enviar seus dados.  Prontinho, agora você receberá, por e-mail, o recibo de envio do seu documento. 

Se você é microempreendedor individual e não teve faturamento anual no ano anterior, ainda assim, será preciso entregar sua declaração. Neste caso, você pode preencher com zero os campos destinados aos valores referente ao faturamento.

Dica!

O faturamento limite para se enquadrar como MEI foi de 81 mil reais para o ano de 2020. Porém, esse valor deverá ser dividido proporcionalmente aos meses em que sua empresa esteve operante. 

Por exemplo, para as empresas abertas em maio de 2020 o limite total da receita do ano não poderá exceder R$ 54 mil reais. Ou seja, proporcionalmente aos 8 meses de operação. 

Como fazer a declaração anual MEI em atraso?

Se por algum motivo você deixou de entregar a sua declaração, saiba que precisa regularizar essa situação. Neste caso você irá transmitir uma declaração em atraso. 

O processo de envio não muda, você deverá seguir o passo a passo apresentado anteriormente. A única diferença é que terá uma multa a ser paga após o envio da sua declaração. 

Essa multa tem o valor mínimo de R$ 50,00 reais. Assim que transmitir sua declaração, será possível baixar a DARF para o pagamento da pendência junto à Receita Federal. Essa guia deverá ser paga em um banco credenciado pela Receita Federal. 

É importante destacar aqui, que se a multa for paga em até 30 dias após o envio da declaração, os pequenos negócios ganham um desconto de  50% em seu valor. Ou seja, vale a pena aproveitar e quitar nesse prazo para garantir o desconto. 

Como fazer a declaração anual MEI: Informei o valor errado e agora?

Logo após o envio da declaração, o portal do empreendedor libera aos microempreendedores individuais a opção de retificar as informações declaradas. Porém isso só pode ser feito, se a sua declaração estiver em dia, ou seja, seja a do ano-base que está no prazo de envio e que seja feita antes desse prazo expirar. 

Já se você deseja corrigir as informações de uma declaração transmitida em anos anteriores, neste caso será necessário enviar uma nova declaração. O que muda aqui para o processo ensinado no passo a passo anterior, é que sua declaração será retificadora e não original. 

Como fazer a declaração anual MEI: Cálculo do faturamento bruto

Como falamos anteriormente, o valor a ser informado em sua declaração é o da receita bruta. Isso quer dizer que você deverá somar o valor bruto recebido durante o ano, sem considerar as despesas. 

Para levantar esse valor, uma boa forma é somar o valor de cada nota fiscal emitida no ano anterior. Além disso, poderá obter o valor somando os recebimentos dos clientes em sua movimentação bancária, ou somando os valores dos recibos emitidos aos clientes. 

Por isso, é muito importante que ao longo do ano de atividade de sua empresa, você faça um controle dos valores de suas vendas. 

Como fazer a declaração anual MEI: 4 Dicas importantes

1) Alguns órgãos solicitam a declaração MEI para emitir licenças. Órgãos como: vigilância sanitária, prefeituras, corpo de bombeiros, SEFAZ.

2) Para os microempreendedores que desejam abrir uma conta bancária para seus CNPJs, a declaração MEI serve como comprovante de renda na documentação necessária para o cadastro junto ao banco. 

3) Você não pode confundir valores referente a sua pessoa física (CPF) e sua pessoa jurídica (CNPJ). A receita bruta (faturamento) da atividade do MEI é exclusiva do CNPJ.

4) Os valores retirados da empresa para remunerar o dono (lucro),  constituem renda de Pessoa Física e são rendimentos isentos e não tributáveis até o limite de 16% (serviços) ou 8% (para comércio e indústria)  da receita bruta. 

Se esse texto ajudou a tirar suas dúvidas, marque alguém aqui nos comentários, que assim como você, é um MEI e precisa dessas dicas para não esquecer de enviar a declaração anual MEI. 

Para outras informações leia mais em nosso blog, acesse os links: 

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

O que é POP e como aplicar no seu negócio

O que é POP e como aplicar no seu negócio

Você sabe o que é POP e para o que ele serve? Se não souber, vamos te explicar nesse post. Esse é um documento que possui suas particularidades e funciona para estabelecer uma espécie de roteiro das diversas tarefas que são feitas em uma empresa/organização, uma forma...

ActiveCampaign: O que é e como funciona

ActiveCampaign: O que é e como funciona

A ActiveCampaign é uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management) criada para auxiliar na interação de pequenas e médias empresas com os seus clientes. Fundada em 2003 em Chicago, Illinois, a empresa começou fazendo consultoria...

Klickpages: o que é e como funciona

Klickpages: o que é e como funciona

A criação de landing pages que convertem é um dos maiores desafios dos profissionais de marketing e de empreendedores que trabalham com essa estratégia, seja em seu negócio ou em uma fórmula de lançamento. Se você já teve uma baixa conversão nas páginas e não atingiu...

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Parceiro Magalu: como se cadastrar e vender online

Responda rápido: você já pensou em ter uma renda extra sem sair de casa? Já pensou em montar uma loja virtual sem ter um estoque em sua residência? Já pensou em vender os produtos da sua loja física de forma online em uma rede de varejo com mais de milhões de clientes...

O que é follow up e como fazer?

O que é follow up e como fazer?

Todo mundo já passou por um processo de follow up. Imagine que você está querendo contratar um serviço de internet para a sua casa. Você entra em contato com uma empresa. Durante a conversa, ouve atentamente os planos disponíveis, mas ainda não sabe quando tomará a...

Como formalizar um pequeno negócio?

Como formalizar um pequeno negócio?

Você sabe como formalizar um pequeno negócio? Nos últimos anos, o número de pessoas que buscam empreender e atingir a tão sonhada independência financeira vêm aumentando expressivamente. E apesar das dificuldades, o Brasil possui certa de 17 milhões de negócios...

O que vender na internet? 45 ideias para começar

O que vender na internet? 45 ideias para começar

Se você chegou até aqui, está procurando dicas sobre o que vender na internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Selecionamos diversas opções para iniciar um negócio de um jeito simples e sem grandes investimentos. Neste artigo, você verá 45 ideias...

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Os 3 melhores memes de Marketing Digital

Se você chegou até este artigo, está procurando quais são os melhores memes de Marketing Digital, não é mesmo? Selecionamos 3 ótimas opções da internet para que você tenha um momento de diversão em sua rotina.  Você verá frases engraçadas que podem ser compartilhadas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest