Cartão CNPJ MEI: o que é e como gerar o seu?

por | fev 17, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Quando abrimos um MEI, pode ser um pouco confuso ficar por dentro de todos os documentos que comprovem e permitam a atuação de sua empresa. E um deles é o cartão CNPJ MEI. Neste post, vamos explicar o máximo possível de suas dúvidas em relação a esse tipo de negócio. Além de falarmos sobre o cartão CNPJ MEI, também vamos explicar a diferença para o Certificado MEI e o que é essa opção simplificada do Simples Nacional. 

Não é de se estranhar quando os clientes pedem o cartão CNPJ MEI ou o Certificado MEI para poder dar entrada em algum recurso para o seu negócio ou apenas atender algum pedido. Por isso, saber exatamente o que são esses documentos e como ter acesso a eles acaba sendo essencial como profissional.

Saiba Mais: Manutenção de computadores: como fazer na sua empresa?

O que é o cartão CNPJ MEI?

cartão cnpj mei

Primeiro, vamos começar explicando o que é o cartão CNPJ MEI, que nada mais é do que o documento que conterá todas as informações cadastrais referentes a sua empresa. Se as pessoas físicas possuem o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, a sua empresa MEI terá o cartão CNPJ MEI.

Assim, todos os dados sobre a situação da sua empresa estarão nesse cartão, a regularidade na Receita Federal e a existência da sua empresa serão comprovadas com o cartão CNPJ MEI. Para conseguir o seu cartão, o processo será feito totalmente online e de forma gratuita.


As informações presentes no documento do cartão CNPJ MEI de uma empresa são:

  • Número do CNPJ MEI;
  • Data de abertura;
  • Razão social – Nome da empresa;
  • Nome Fantasia;
  • Código e a descrição da natureza jurídica, em que o MEI se encontra cadastrado;
  • Endereço, e-mail e telefone comercial;
  • Situação cadastral.

O cartão CNPJ MEI pode ser necessário, especialmente, nas situações que envolvem instituições financeiras. Exemplos do uso do cartão são:

  • Solicitação de empréstimo para a empresa e a abertura de conta corrente da sua pessoa jurídica;
  • Participação em licitações públicas;
  • Cadastro em órgãos públicos;
  • Pagamentos parcelados;
  • Cadastro em fornecedores.

Saiba Mais: Como criar um slogan para sua empresa?

Como você pode visualizar o cartão CNPJ MEI?

cartão cnpj mei

Para conseguir o seu cartão CNPJ MEI, você precisa saber utilizar o aplicativo MEI Fácil, que até o momento de publicação deste texto está disponível apenas para aparelhos com sistema Android na Play Store, porém, logo a versão para iOS estará disponível. Após baixar o app no seu dispositivo móvel, basta seguir o passo a passo descrito a seguir:

Passo 1. Assim que entrar no aplicativo, você verá que a tela inicial terá duas opções, sendo: Tenho MEI e Abrir MEI. Caso queira somente emitir o seu cartão CNPJ MEI, então clique na primeira opção;


Passo 2. Para dar continuidade, você precisa informar o seu CPF. Dessa forma, o aplicativo conseguirá informações sobre o DAS, que são os dados dos boletos de cobranças mensais e também dará acesso ao cartão.

Passo 3. Após isso, você já terá acesso liberado ao app do MEI Fácil e poderá controlar o seu DAS, tendo acesso às informações das cobranças mensais. Agora, para ter acesso ao seu cartão CNPJ MEI, você precisa abrir a tela do DAS, e ao lado você verá a opção “CNPJ”, clique sobre ela.

Passo 4. Você vai visualizar o cartão CNPJ MEI com todas as informações cadastrais da empresa. 

Uma outra forma de gerar o seu cartão CNPJ MEI é através do site da Receita Federal. Esse processo pode ser feito no seu computador, não precisando de um aplicativo no smartphone.

Saiba Mais: Como saber se um nome de empresa já existe?


O que é o CCMEI (Certificado MEI)?

cartão cnpj mei

Imagem: Jornal Contabil

Ao contrário do que muitos podem pensar, o cartão CNPJ MEI e o Certificado MEI, também conhecido como Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), não são a mesma coisa, embora possam ser bem semelhantes. No certificado, as informações pessoais do titular da empresa estão presentes, como:

  • Nome completo;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número de identidade.

Mas não é só isso. Esse documento de certificado também possui outras informações sobre a empresa, como o valor investido para sua empresa e dados complementares, entre eles:

  • Razão social;
  • Endereço comercial;
  • Número do CNPJ;
  • Registro da empresa na junta comercial (Nire);
  • CNAE da atividade;
  • Situação cadastral (se a empresa está ativa ou baixada).

O Certificado MEI também possui o alvará provisório de sua empresa, que é importante ressaltar, tem 180 dias de prazo de validade. Porém, caso a prefeitura aceite, o alvará da empresa poderá se tornar permanente. Esse alvará não estará disponível no Cartão CNPJ MEI, e embora sejam muito parecidos, é preciso saber que um documento não substitui o outro, e você deverá apresentar os dois documentos quando for realizar alguma operação para a sua empresa.

Saiba Mais: Dinâmica de grupo: 6 exemplos práticos para a sua empresa


O Certificado MEI é diferente do Certificado Digital MEI?

Se o cartão CNPJ MEI funciona como o CPF da sua empresa, então o Certificado Digital MEI será como a carteira de identidade virtual da sua empresa.

De forma bem resumida, você pode usar em operações e cadastros online como se estivesse usando o CPF ou a carteira de identidade. Esse também será o documento que você usará para ter maior segurança na hora de emitir as notas fiscais, além de outras operações e funcionalidades. 

Saiba Mais: ISO 9000: saiba o que é a gestão de qualidade empresarial

Como ter o seu Certificado MEI?

Para emitir o Certificado MEI, será mais simples do que emitir o cartão CNPJ MEI. Pelo aplicativo MEI Fácil, recrie os mesmos passos que descrevemos acima sobre como acessar o seu cartão CNPJ MEI.

Após chegar na página de exibição do seu cartão, role a tela até o final, você verá a opção de “Ver Certificado MEI”. Ao clicar nele, o seu certificado será aberto e você poderá compartilhar nas redes sociais ou email. Além disso, poderá enviar para impressão se for necessário.


Uma outra forma de ter acesso ao Certificado MEI é através do computador, mais especificamente no site do Governo Federal. O processo é bem simples e não será necessário instalar um aplicativo ou programa como acontece no smartphone.

Saiba Mais: As 5 forças de Porter: a sua empresa é competitiva?


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.