Planos de saúde para MEI: quais as melhores opções?

por | fev 17, 2022 | Empreendedorismo | 0 Comentários


Os planos de saúde para MEI são um dos vários motivos que podem incentivar um pequeno empreendedor a abrir um MEI. Entre os diversos benefícios, além dos planos de saúde para MEI, podemos destacar a emissão de nota fiscal, formalização do negócio, encargos tributários, benefícios do INSS e vários outros. 

Porém, muitos podem não entender como os planos de saúde para MEI funcionam, já que isso pode ser um pouco complicado. Por isso, a seguir explicamos como o plano de saúde para Microempreendedor individual funciona e as melhores opções de planos de saúde para MEI no mercado. 

Saiba mais: Como entrar no email Outlook? Conheça todas as opções

Planos de saúde para MEI: quais são as regras?

planos de saúde para mei

Quem trabalha como MEI, ou de outras maneiras autônomas, pode ter acesso a planos de saúde empresariais desde 2018, quando Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) determinou esse direito. Ao possuir um dos planos de saúde para MEI, o acesso a rede de saúde privada e seus serviços se tornam mais acessíveis, ainda contendo a mesma qualidade de um plano individual. 

Além disso, vale ressaltar que o plano de saúde para MEI possui um valor 35% mais barato, e pode cobrir alguns exames específicos que não são cobertos pelos planos individuais. Contudo, para o microempreendedor conseguir contratar o seu plano de saúde, é preciso seguir algumas regras. 


Será preciso ter um CNPJ MEI, além da empresa estar ativa por, no mínimo, seis meses. Para ter os benefícios, o profissional MEI precisa ter também um dependente, seja um familiar ou um funcionário. O profissional MEI também precisa estar no plano, ele não pode colocar apenas familiares e dependentes sem estar participando. Caso você queira conferir tudo mais detalhadamente, uma cartilha publicada pela ANS informa sobre as regras dos planos de saúde para MEI, e você pode conferir clicando aqui.

Saiba mais: Calculadora de ROI online: confira as melhores opções

O que você precisa saber sobre os planos de saúde para MEI?

O profissional MEI só consegue registrar um de seus funcionários na hora de contratar um dos planos de saúde para MEI, o que ainda deixa esse tipo de plano para MEI um pouco carente. Mas existem outras vantagens, já que é possível estender os benefícios para os familiares do microempreendedor. 

Não podemos dizer exatamente quais são as regras para a adesão de dependentes, sejam familiares ou funcionários, pois isso pode variar de plano para plano. Assim, caso você queira se informar mais a respeito, a nossa sugestão é consultar diretamente nas operadoras ou com corretores.

Alguns procedimentos e suas coberturas podem ter uma carência de acordo com cada plano contratado, dependendo bastante da data de ingresso do microempreendedor no determinado serviço de saúde. Levando em conta alguns casos de saúde, como doenças pré-existentes, por exemplo, a cobertura de procedimentos de alta complexidade podem acabar sendo suspensas por parte do plano.


As regras específicas irão variar de acordo com cada um dos planos de saúde para MEI. Assim, antes de fechar um contrato, aconselhamos a se informar detalhadamente sobre cada um dos serviços oferecidos por cada operadora e conversar com as agências sobre o seu CNPJ, dessa forma encontrando o plano de saúde mais indicado para você e suas necessidades. 

Saiba mais: Como pedir um cartão de credito da Caixa? Confira todas as opções

Quais documentos necessários para ter um dos planos de saúde para MEI?

Para conseguir contratar um dos planos de saúde para MEI, também é preciso comprovar a atividade empresarial. Ao fazer isso, você precisará de alguns documentos, como: Inscrição no Órgão Competente, na Junta Comercial, conhecido como o antigo Número de Identificação do Registro de Empresas – NIRE; Registro Ativo na Receita Federal e, provavelmente, outros documentos exigidos pela legislação aplicável; e algum documento que comprove o tempo de atividade da empresa, como o Certificado MEI.

Esses documentos são necessários na contratação do plano de saúde para evitar problemas de fraude. Assim, tenha certeza de ter todos esses documentos, pois se a operadora encontrar algum erro ou a falta de um desses documentos ou informações, o seu contrato poderá ser rescindido. Mas, segundo a lei, ela deverá informar a rescisão de contrato com 60 dias de antecedência. 

Saiba mais: Aplicativo para limpar o celular: as 9 melhores opções


As condições para os planos de saúde para MEI

As particularidades de cada um dos planos de saúde para MEI serão definidos pelas próprias operadoras. A maioria das características podem ser semelhantes, já que a ANS visa oferecer as melhores condições possíveis para o MEI. 

A nossa dica é prestar mais atenção nas regras de uso e nas questões financeiras, mais especificamente sobre as readequação de valores. Caso o seu contrato tenha até 30 vidas, por exemplo, os reajustes acontecem em um valor único para todos os beneficiados pelo plano. A faixa etária é mais um dos pontos que podem causar um reajuste no valor.

O seu contrato com as empresas de planos de saúde para MEI podem ser rescindidos caso não siga os seguintes critérios: 

  1. Não comprove, de forma regular, suas atividades empresariais na Receita Federal;
  2. Não pague a mensalidade do plano corretamente, porém, nesse caso, cabe a operadora comunicar a falta de pagamento com antecedência e a data exata em que o contrato será rescindido.

Saiba mais: Programa para nota fiscal eletrônica: as 9 melhores opções

Ao que ficar atento antes de obter um dos planos de saúde para MEI?

O preço não é o único ponto que você deve ficar atento na hora de escolher as melhores opções de planos de saúde para MEI, e separamos algumas dessas questões para conferir antes de contratar o seu.


Rede Credenciada

Confira com antecedência onde os laboratórios, clínicas e hospitais que aceitam o plano estão localizados, além de checar se seus dependentes e você terão um fácil acesso a eles. Esse é um ponto importante pois, muitas vezes, o baixo preço nos planos de saúde acontecem devido a rede credenciada escassa.

Cobertura do Plano

Saiba também se o seu convênio realizará cobertura para outros estados além do seu, pois caso você seja alguém que viaje muito, essa pode ser uma cobertura essencial. Normalmente, esse tipo de serviço nos planos de saúde custam um valor a mais. 

Coparticipação

Caso você não saiba o que é, essa é a parte do valor do exame ou da consulta que será cobrado pelo plano do contratante. Assim, cheque o valor com antecedência para evitar surpresas negativas no futuro.

Saiba mais: Hospedagem de site: 17 opções pagas e gratuitas

Quais são os melhores planos de saúde para MEI?

Agora que você conhece mais a respeito, separamos os melhores planos de saúde para MEI que vale a pena conferir e considerar contratar para a sua empresa.


Plano de saúde MEI Notredame Intermédica 

Um dos principais planos de saúde para MEI é o Notredame Intermédica, que mesmo no plano mais básico oferece opções atrativas para seus clientes. Essa alternativa possui um ótimo custo-benefício, e mesmo sem oferecer a opção de reembolso, o plano cobre procedimentos e várias terapias, como nutrição, psicologia, psicoterapia e fonoaudiologia, tudo no plano Smart. Já o plano Advanced, oferece todos os pontos acima, além de opções de reembolso, assistência de viagem e mais por ótimos a partir de ótimos preços. 

Plano de saúde MEI Amil

A Amil se destaca pela sua ótima reputação, e entre os diversos planos empresariais, o que mais se destaca é a modalidade Amil Fácil, onde você pode escolher uma cobertura multirregional em 5 estados e mais de 91 cidades, ou a cobertura regional para SP, PR e RJ. Você ainda terá disponível diversos descontos em farmácia e assistência nas viagens.  

Plano de saúde MEI SulAmérica 

Entre os planos de saúde para MEI, o SulAmérica é mais um que se destaca por seu custo-benefício. Nos planos, você poderá contar com uma rede de hospitais, laboratórios e ambulatórios de forma acessível. Ainda, em todos os planos empresariais para MEI, haverá a possibilidade de redução de carência e outras condições. 

Plano de saúde MEI Unimed

Já o plano da Unimed permite ao contratante escolher alguns diferenciais para contratar. Entre as várias vantagens que você tem com esse plano, podemos destacar: ótimo custo-benefício, atendimento em território nacional, várias opções de laboratórios e clínicas em diversas regiões e procedimentos técnicos e protocolos que funcionam com base em sistemas desenvolvidos pela própria Unimed. 

Plano de saúde MEI Bradesco

Por último, mas não menos importante quando falamos de planos de saúde para MEI, temos o Bradesco Saúde. Essa alternativa é voltada para aqueles que possuem MEI ou CNPJ. Ele pode ser contratado por funcionários, familiares ou pelo próprio dono da empresa. Além do ótimo sistema de atendimento e uma grande diversidade de produtos e opcionais, ele abrange o território nacional. 


Saiba mais: Como converter vídeo em MP3? Confira as 11 melhores opções


Entidades: Bradesco

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.