Como ser corretor de imóveis? Saiba como atuar na área

por | nov 25, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Se você quer saber como ser corretor de imóveis, separamos esse texto especialmente para te ajudar, contando tudo que você precisa saber sobre como atuar nessa área. Um dos muitos atrativos para quem quer saber como ser corretor de imóveis é a rápida formação e o ótimo salário. 

Assim como as mais visadas profissões, como médicos, advogados e engenheiros, o corretor de imóveis tem ganhando cada vez mais destaque, então confira a seguir tudo que você precisa saber sobre como ser corretor de imóveis.

Saiba mais: Como ser perito criminal? O que faz e quanto ganha?

O que um corretor de imóveis faz?

A primeira coisa que você precisa saber sobre como ser corretor de imóveis é o que ele precisa fazer em sua profissão. O corretor trabalha diretamente com a venda, troca e locação de imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais.

A função de orientar o cliente sobre todo o processo de venda e compra. Além de realizar os contratos que servem para inicializar e finalizar os negócios, garantindo assim um bom pagamento em comparação ao valor de mercado. Também analisar o estado de conservação de todos os bens envolvidos será do corretor.

Um corretor de imóveis pode trabalhar em escritórios de advocacia especializados no setor imobiliário, em agências imobiliárias, que são os locais mais comuns, nas indústrias de construção civil ou até mesmo como autônomo. 

Além disso, entre a função do corretor está a de atuar na capacitação de novos negócios e encontrar locais que atendam certas necessidades do cliente interessado. Também pode prestar serviços de avaliação de imóveis, abrir a própria imobiliária e ser o próprio chefe e até atuar como correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal. 

Saiba mais: Como abrir uma franquia Smart Fit?

O que será preciso para se tornar um corretor de imóveis?

Como em praticamente quase todas as profissões, se você quer saber como ser corretor de imóveis, é preciso ter uma graduação na área ou curso técnico. Entre as opções de curso que você pode fazer, podemos citar Gestão Imobiliária, Negócios Imobiliários e/ou Técnico em Transações Imobiliárias, como algumas das principais possibilidades.

A formação de um corretor de imóveis

Para poder tirar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), quem tiver interessado em saber como ser corretor de imóvel precisa ter uma formação na área imobiliária. Já ter um diploma em alguma outra área não adianta. Assim, há três tipos de formação que você pode fazer, confira cada uma com detalhes a seguir:

Curso técnico de um corretor de imóveis

A primeira opção que podemos citar para quem quer saber como ser corretor de imóveis é o Curso Técnico de Transações Imobiliárias, sendo de confiança e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), também integrando a área de Gestão e Negócios no grupo de cursos de nível médio.

Este tipo de curso possui uma duração de, em média, um ano, preparando o profissional para poder atuar com locação, compra e venda de imóveis de todos os tipos. Durante a capacitação, o estudante aprenderá sobre as documentações necessárias no negócio, os tipos de operações e legislação, além dos parâmetros de ocupação e uso de imóveis.

Os interessados podem estudar o Curso Técnico de Transações Imobiliárias no Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Curso tecnológico de um corretor de imóveis

Outros dois cursos que formam tecnólogos e oferecem diplomas de nível superior que também podem servir para quem quer saber como ser corretor de imóveis são Negócios Imobiliários e Gestão Imobiliária. A duração desse tipo de curso é mais curta em comparação a outras graduações, sendo entre 2 e 3 anos.

Durante as aulas, os estudantes não aprenderão apenas sobre a parte legal e prática da profissão, e o currículo se estenderá, indo além da parte técnica. Algumas disciplinas irão preparar os estudantes para conseguirem avaliar o mercado com maior precisão e profundidade. 

Entre as universidades que oferecem esse tipo de grade curricular com reconhecimento do MEC são: Universidade Estácio de Sá (UNESA) e a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais.

Curso de bacharelado para corretor de imóveis

No Brasil, até o momento de escrita deste texto, existe apenas uma opção de curso de bacharel em Ciências Imobiliárias para quem quer saber como ser corretor de imóveis. O curso todo é feito de forma presencial e dura em média quatro anos e meio, com um currículo que se destaca por ser multidisciplinar e completo.

Os alunos matriculados irão estudar, mais especificamente, sobre Gestão. Contudo, disciplinas como Sociologia, História e Psicologia também serão abordadas de forma complementar. Os interessados podem fazer esse curso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), uma instituição pública.

Estágio para um corretor de imóveis

Uma das principais etapas que o aluno que está se preparando para como ser corretor de imóveis é o estágio obrigatório profissional, que não passa um período onde o estudante realizará um período de experiência. 

Esse tempo servirá para o mesmo conhecer mais a respeito da rotina de quem trabalha como corretor de imóveis, saber como a função funciona na prática, além de vivenciar e aprender a lidar com os mais diversos tipos de situações reais e difíceis que podem acontecer com qualquer corretor durante as transações. 

A orientação do aluno durante o período de estágio e de suporte para a qualificação profissional será feita por um corretor de imóveis credenciado pelo CRECI. No entanto, para ter a permissão de realizar o estágio, o aluno deverá entrar em contato com o CRECI e solicitar o registro para estagiário. 

Após ter a autorização, o aluno poderá realizar atividades de como ser corretor de imóveis com corretores autônomos ou imobiliárias, trabalhando com prospecção, negociação, atendimento ao cliente e muito mais.

Depois de terminar a sua formação e o período de estágio, o estudante deverá reunir toda a documentação do estágio e de seu curso para poder solicitar o registro de corretor de imóveis no CRECI. A instituição também será a responsável pela criação do seu e-mail @creci.org.br, garantindo assim uma maior segurança durante o trabalho.

Como obter o registro do CRECI

Um dos principais pontos que você deve saber sobre como ser corretor de imóveis é o registro do CRECI, o órgão regulamentador de profissionais dessa área que está presente em todos os estados do território brasileiro. Após você ter finalizado a sua formação, deve se dirigir ao CRECI para dar início ao processo de emissão do registro profissional, que é chamado de Pedido de Inscrição de Pessoa Física.

O registro do CRECI será avaliado pelo Conselho da órgão e para conseguir o seu após a inscrição, será necessário que a emissão seja aprovada com antecedência. Todo o processo pode demorar entre 30 e 60 dias, até o seu registro ficar pronto. Contudo, para você manter, será preciso pagar uma taxa anual ao CRECI.

A documentação necessária para a emissão do documento pode variar em cada estado, porém, de forma geral, os documentos para a emissão são: CPF; carteira de identidade; comprovante de residência recente, título de eleitor com comprovante da última votação, certificado de reservista caso você seja homem com mais de 45 anos, comprovante de conclusão do ensino médio, diploma do nível superior ou do curso técnico, fotos 3×4 e comprovante de pagamento da anuidade do CRECI, emolumentos e taxa expedida pelo órgão.

Saiba mais: Como abrir uma franquia Madero?

Diferenciais importantes para a profissão

Antes de aprender como ser um corretor de imóveis, você precisa saber que dificilmente um profissional dessa área terá um salário fixo, e nem mesmo os que acabam trabalhando em uma imobiliária possuem um rendimento fixo por mês garantido. O dinheiro ganho como corretor de imóveis depende quase que totalmente de uma comissão recebida nos contratos fechados.

Você também precisa saber que não são todos os profissionais que garantem uma renda mensal alta sempre. O valor irá variar bastante dependendo também de como estão as condições do mercado e dos diferenciais que o profissional agregará à profissão como um diferencial para a concorrência. Abaixo, listamos alguns diferenciais que você pode ter sobre como ser corretor de imóveis:

  • Como corretor é preciso ter ótimas habilidades de negociação;
  • Dominar a legislação e todos os aspectos técnicos exigidos para a área;
  • Ter uma vasta e boa rede de contatos;
  • Ter uma ótima habilidade de comunicação e tentar ao máximo não ser tímido;
  • É importante ser sempre perseverante e paciente para fechar os negócios;
  • Prestar atenção nas necessidades do cliente e tentar sempre supri-las. 

Saiba mais: Como abrir uma franquia do Gula?

O que não te contam sobre a profissão?

Existem três pontos principais que muitas pessoas não te contam sobre como ser corretor de imóveis, abaixo listamos para você. 

Não é fácil ganhar bem

Trabalhar como corretor de imóveis pode ter suas vantagens por ser uma das profissões mais rentáveis do mercado. Porém, isso dependerá do quanto você trabalhará para alcançar o valor alto de dinheiro. Como novato na profissão, você pode se preparar, pois feriados e finais de semana sem trabalho serão bastante raros no seu dia-a-dia. Essa profissão irá exigir dedicação e atenção 24 horas por dia, durante sete dias na semana.

A profissão pode ser resumida da seguinte forma: se você conseguir vender, então você conseguirá ter uma excelente renda. Quanto mais vendas, maior o seu lucro mensal. Caso você tenha um mês ruim, será preciso correr atrás do prejuízo depois, se dedicando cada vez mais.

Antes de aprender como ser corretor de imóveis e decidir realmente ingressar nessa profissão, pesquise e estude com antecedência, converse com outros profissionais e saiba tudo a respeito, evitando assim o choque de realidade.

Não é apenas mostrar imóveis

Como dito acima, a sua renda virá das vendas, então apenas mostrar os imóveis não te garantirá nada, pois qualquer corretor consegue levar o cliente para conferir algum imóvel. Agora, o seu diferencial deverá ser a habilidade de convencer o cliente a ficar com determinado imóvel, despertando o interesse dele.

A melhor forma de fazer isso é se informando, saiba tudo sobre o imóvel, conheça a região e o mercado. Informe para o cliente os benefícios que ele terá ao ficar com o local, sejam escolas boas para os filhos, pontos de ônibus, supermercados e lojas próximas, local quieto e sem barulho, segurança ou o que o imóvel e a região tiver de melhor.

O corretor também precisa passar a credibilidade para o cliente, assim, a melhor coisa é também ter o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). Esse curso permitirá que você tenha uma visão mais ampla do mercado, além de ser uma exigência legal para a profissão. Você pode pedir a indicação dos melhores cursos de TTI no CRECI da sua região.

É preciso gostar de trabalhar com público

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é adquirir a sua casa própria, assim, como corretor de imóveis, essa é uma função que recairá sobre você, e você deverá saber como gerenciar os desejos e expectativas dos clientes de forma correta.

Para saber como ser corretor de imóveis, você também deve saber como levar tranquilidade e segurança para seus clientes. Dê o máximo de informações possíveis para que ele sinta confiança de fechar o negócio e não tenha arrependimentos no futuro. Você precisa estar pronto não só com as informações do mercado, mas também emocionalmente e tecnicamente para lidar com o ser humano.

Saiba mais: Como abrir uma franquia?

Quanto ganha um corretor de imóveis?

como ser corretor de imóveis

Por último, mas não menos importante enquanto tenta aprender como ser corretor de imóveis, é preciso saber quanto ganha um profissional dessa área. Mesmo dizendo que você não terá uma renda fixa nessa profissão, e que dependerá do quanto você trabalhará no mês, podemos traçar uma média, contudo, esse preço pode variar, então tente não se apegar a todos os valores que vamos descrever a seguir.

Salário mínimo de um corretor de imóveis

As empresas que costumam pagar um salário mínimo para seus corretores estão ficando cada vez mais raras, a maioria trabalha com o sistema de comissão em suas vendas e locações de imóveis para os clientes. 

Porém, o projeto de lei PL 6497/13 está arquivado na Câmara dos Deputados, mas pode retornar futuramente. Ele propõe que os corretores de imóveis tenham uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, recebendo de forma fixa R$ 950 mensais.

Média salarial de um corretor de imóveis

Não podemos afirmar com 100% de certeza quanto é a média salarial de um corretor de imóveis, porém, de acordo com informações do portal de empregos Catho sobre o mercado imobiliário, a média salarial nacional por mês pode chegar a R$ 2.470. Já o Site Nacional de Empregos (Sine) também possui um levantamento que diz que o ganho médio por mês pode chegar a R$ 2.500, dependendo do tempo de experiência do corretor na empresa em que trabalha. 

Você também pode conferir no site do CRECI da sua cidade, já que a instituição possui um guia para corretores e contratantes por seus serviços. Em cada estado, eles definem quanto será o honorário das transações imobiliárias e outros serviços prestados pelos corretores.

Saiba mais: Como abrir uma casa lotérica?

Continua depois da publicidade

Entidades: CRECI

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

Está sem ideias para ceia de Natal? Não precisa se preocupar. Existem centenas de pratos que podem compor sua mesa, dos mais simples até os sofisticados. Mas todos têm um detalhe especial em comum, cada refeição listada neste conteúdo é deliciosa. Além disso, tem...

Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

Como ter uma vida saudável? Essas 10 dicas vão te ajudar agora

Como ter uma vida saudável é um questionamento comum para muitas pessoas que desejam dar adeus a velhos comportamentos e pretendem cultivar hábitos que possam melhorar sua qualidade de vida. No entanto, você sabia que, diferente de boa parte senso comum, ter saúde não...

Filme de Natal Netflix: os 21 mais recomendados

Filme de Natal Netflix: os 21 mais recomendados

O período de final de ano coloca praticamente todos em um clima natalino. E para alegrar ainda mais seu público, assistir um filme de Natal Netflix é um excelente programa, já que a plataforma de streaming disponibiliza cada vez mais produções temáticas em seu...

Amigo secreto online: os 10 melhores sites para fazer o seu

Amigo secreto online: os 10 melhores sites para fazer o seu

Realizar o sorteio amigo secreto online pode trazer mais praticidade aos participantes da brincadeira. Pensando nisso, listamos alguns sites e apps que são capazes de simplificar esse processo virtualmente. Tradicionalmente, quando se decidia fazer o amigo secreto (ou...

FlixBus: como funciona e como comprar suas passagens?

FlixBus: como funciona e como comprar suas passagens?

A FlixBus, nova empresa de ônibus de transporte interestadual chega ao Brasil e promete passagens a preços bastante acessíveis e viagens cheias de vantagens. A FlixBus é uma startup que opera rotas rodoviárias, controlada pela empresa FlixMobility de origem alemã. Ela...

Como emagrecer naturalmente? Essas 16 dicas vão te ajudar

Como emagrecer naturalmente? Essas 16 dicas vão te ajudar

O desafio de emagrecer naturalmente pode parecer algo difícil, mas é mais fácil do que muitos imaginam. Este é um processo que vai exigir de você muito foco e disciplina, mudança de hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos. Seja por questões de...

Divihub: como ganhar dinheiro investindo em influenciadores?

Divihub: como ganhar dinheiro investindo em influenciadores?

Sempre é bacana ver um influenciador que você gosta prosperar lançando novos conteúdos e projetos. O mais legal ainda é poder participar como um dos investidores da iniciativa. Pensando nisso, uma startup brasileira lançou a Divihub, uma plataforma que permite que os...

Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

A Hotmart Sparkle pode ser uma excelente ferramenta para quem trabalha no mercado digital. Quem trabalha nesse mercado de atuação precisa estar sempre tentando se aproximar do seu público e ganhar cada vez mais fãs para a marca. E uma das principais formas de fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app