Como abrir uma casa lotérica?

por | jul 16, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Se você está em busca de abrir o seu próprio negócio, talvez uma das melhores opções no mercado seja investir em uma casa lotérica. Esse é um negócio que pode ser considerado simples de administrar.

Existem duas formas de você conseguir comandar uma casa lotérica: a primeira é comprando uma, já a segunda é abrindo a sua própria e conseguindo uma licitação pela Caixa Econômica. 

Mas não se preocupe. Vamos falar como você pode fazer das duas formas. Além do mais, separamos alguns motivos para você realmente investir nessa área e listamos alguns cuidados que você precisa tomar e os benefícios de administrar uma casa lotérica. 

Saiba Mais: Como ser um consultor de Marketing Digital?

Como abrir casas lotéricas

Como comprar uma casa lotérica?

Caso você queira evitar uma grande burocracia para conseguir uma licitação, uma forma de ter uma casa lotérica é comprar uma que já esteja em funcionamento. Existem várias imobiliárias que trabalham diretamente com venda de casa lotérica. Assim, você pode recorrer a elas.

Normalmente, essas imobiliárias organizam uma lista de opções com casas lotéricas disponíveis por regiões do Brasil, além de listar a estrutura e o preço de cada. Dessa forma, você pode escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento com uma boa localização e estrutura que atraia clientes.

Procurar uma casa lotérica por meio de uma imobiliária também facilita toda a transferência de nome e outros documentos através da Caixa Econômica, já que elas possuem experiência com o nicho em que trabalham.

Saiba Mais: e-Título online: Como baixar o app de Título de Eleitor?

Obtenha uma licitação de lotérica na Caixa

Casa lotérica

A segunda maneira é realmente abrindo uma casa lotérica. Para isso você precisa conseguir a licitação de loterica diretamente na Caixa. Antes de permitir que uma casa lotérica seja aberta, o banco faz um levantamento das áreas e regiões que mais precisam de unidades lotéricas próximas. Assim, cidades e bairros onde o público possui menos acesso são prioridade.

Levando isso em conta, um estudo também é feito para encontrar o melhor endereço para se abrir uma casa lotérica, garantindo assim um bom movimento de público. E após isso, uma lista com os melhores endereços são oferecidos para aqueles que querem abrir o próprio negócio.

Caso você ainda queira participar da concorrência, você deve escolher um endereço, reunir toda a documentação solicitada e atender todas as exigências, para depois fazer uma oferta pelo local. É importante ressaltar que a documentação é de suma importância. Então se faltar algum documento, você estará desclassificado da concorrência. 

A pessoa que der o maior lance fica com o local, não havendo outras etapas no processo. O lance oferecido não engloba o ponto, imóvel e reformas, e outros equipamentos que não são disponibilizados pela Caixa, como a mobília. Então você terá outros gastos além da oferta junto ao banco.

Com isso, é possível operar o negócio por 20 anos e ainda há a possibilidade deste prazo ser estendido para mais 20 anos. Depois de ganhar a concorrência, você receberá uma resposta e será chamado para a assinatura do contrato e poderá iniciar o processo de abrir uma casa lotérica. Assim, já é um passo a menos.

Essa permissão da Caixa é necessária, pois as loterias federais são um serviço público da União. Por isso, de acordo com o Decreto 759, esses serviços delegados pela Caixa são de responsabilidade do banco. Além do mais, como tudo relacionado a loterias é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, qualquer tipo de negociação, abertura ou transferência precisa passar pelo banco.

Saiba Mais: Como funciona o Melhor Envio dos Correios?

Abrir uma casa lotérica dá lucro?

Casa lotérica

Imagem: Portal RMC

Ter uma casa lotérica diminui bastante o risco de você ser vítima de algum golpe de seus clientes, já que o pagamento é feito sempre à vista. Cheques e pagamento a prazo não são permitidos. O seu faturamento também está relacionado à Caixa, que passa sua comissão pelos serviços que você presta. 

Uma casa lotérica tem um lucro líquido de aproximadamente R$5 a 30 mil por mês. O valor pode variar bastante dependendo da estrutura, localização, serviços oferecidos e número de terminais. 

Além disso, a rotina de trabalho tende a ser bem simples, já que todo o sistema é automatizado. Como o trabalho é feito através dos terminais financeiros, os registros e contabilidade são feitos automaticamente. Ao final do dia, o serviço pode ser finalizado em menos de 15 minutos. O faturamento pode ser conferido com apenas alguns cliques ao final do mês através de relatórios.

Como esse é um negócio bastante visado e o mercado de venda e compra está sempre em movimentação, a liquidez dele acaba sendo bem alta. E se algum dia você precisar se livrar da casa lotérica, poderá encontrar um comprador rapidamente e de forma fácil.

Para abrir uma unidade lotérica, você será o responsável pela reforma e compra do imóvel, enquanto os equipamentos e manutenção dos mesmos e dos sistemas serão fornecidos pela Caixa em regime comodato. Ou seja, o processo pode ser bastante simples e rápido. 

Saiba Mais: Como comprar no AliExpress?

Com o que preciso tomar cuidado antes de abrir a casa lotérica?

Casa lotérica

Imagem: Sebrae

Antes de abrir a sua própria casa lotérica, você precisa tomar alguns cuidados. Caso você vá comprar uma, verifique junto a Caixa se o negócio possui alguma pendência financeira e dívidas com a instituição. Muitas costumam ter débitos relacionados a pendências e empréstimos na conta 043.

Essa é a conta onde toda a movimentação contábil da casa lotérica é feita, e você precisa conhecer esse conceito e a situação financeira da casa antes de investir nela. Além disso, também consulte os devidos órgãos competentes para saber se existe alguma ação trabalhista contra o negócio. Um contador ou advogado pode fazer isso.

Outro ponto que é preciso estar atento é na segurança do local. Verifique se o ambiente possui uma fachada blindada, câmeras de segurança e se o local já sofreu algum roubo ou tentativa. 

Você também pode obter os lucros do local pedindo ao dono os relatórios do SIGEL e do SITAE referentes aos últimos anos. Caso você não saiba o que são, eles são relatórios feitos pela Caixa que mostram os lucros da casa lotérica. 

Um outro documento que você pode pedir ao proprietário é a relação detalhada de gastos mensais. Normalmente, nesses documentos as informações sobre gastos com aluguel, pagamento de funcionários, despesas contábeis, impostos e outros gastos estão presentes.

Mas não é somente isso. Você precisa ficar atento a algumas outras coisas antes de seguir com o processo de montar uma casa lotérica. Separamos em tópicos para você:

Saiba Mais: Como comprar no Shopee pelo site e aplicativo

Pessoal

Todos os funcionários de uma casa lotérica precisam passar por um treinamento, que é exigido contratualmente pela Caixa. Possíveis custos com hospedagem, transporte e alimentação serão de responsabilidade do empresário.

É recomendável que os negócios utilizem uma política de retenção de pessoal para que os níveis de rotatividade sejam diminuídos e um vínculo entre empresa e funcionário seja fortalecido. Isso também diminui os custos com: demissão, recrutamento e seleção, treinamento de novos funcionários. 

O lucro por comissão pode ser feito por percentual de venda. Então é indicado que você estabeleça um percentual de comissionamento para seus vendedores. Dessa forma, o pagamento de comissão é feito de forma clara, justa e periódica. É recomendável que você observe se isso incentiva a produtividade de seus funcionários.

Mercadoria

A principal mercadoria de uma casa lotérica são os jogos impressos nos terminais ou entregues fisicamente na loja através de pedidos. É normal utilizar muitos insumos para atender a demanda dos clientes. Eles geralmente são oferecidos por bancos parceiros. 

Um serviço que deve estar sempre atento é na gestão de estoque, para garantir que sempre tenha material suficiente para atender os clientes. Alguns indicadores de desempenho devem ser utilizados para realizar o controle, são eles: 

  • Giro de estoque: é o número de vezes em que o capital investido nos estoques é recuperado com as vendas feitas. Normalmente, esse número é feito com base anual;
  • Cobertura dos estoques: é o período de tempo em que o estoque possui a capacidade de cobrir as vendas atuais e futuras sem a necessidade de suprimentos;
  • Nível de serviço ao cliente: é o indicador para o ambiente do varejo de pronta entrega e que demonstra a quantidade de negócios que podem ter sido perdidos devido a falta de material.

Assim, é preciso deixar o estoque mínimo para poder gerar a maior alocação de capital de giro. Deve-se levar em conta o número de dias entre o pedido de compra e de entrega para se calcular o estoque mínimo. 

Canais de Distribuição

O objetivo principal dos canais de distribuição é garantir a disponibilidade de produto para os clientes. Existem três grupos relacionados:

  • Canal direto: a empresa é a única responsável pela entrega do produto ao cliente, sem outros intermediários;
  • Canal indireto: a entrega é feita por intermediários, que podem ser varejistas, distribuidores e atacadistas;
  • Canal híbrido: a empresa faz uso de intermediários para efetuar as entregas. Contudo, parte do processo de contato com os clientes é da empresa.

Normalmente, as empresas usam o canal direto, mas caso a Caixa ou outros bancos conveniados permitam, alguns distribuidores podem ser contratados para vender os jogos em outros ambientes além da casa lotérica.

Divulgação

As formas que você terá para a divulgação da sua casa lotérica irão variar bastante, já que pode depender do público-alvo e serviços oferecidos. Inicialmente, uma forma de divulgação indispensável é o contato pessoal e o famoso “boca-a-boca”. 

Com o tempo, é possível investir em outras formas, como: redes sociais do tipo Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn; site empresarial, sendo o espaço individual da empresa para que seu público conheça você e seu negócio; network, oferecendo palestras e encontros profissionais para criar vínculos; e o patrocínio de eventos para comunidade, que podem servir para alcançar novos públicos e melhorar a imagem de seu negócio. 

Saiba Mais: Como bloquear alguém no LinkedIn?

Por que eu devo abrir uma casa lotérica?

Devido a grande busca por parte do cliente, dificilmente você sofrerá com a falta de movimentação em sua casa lotérica. Mas caso você ainda tenha dúvidas, separamos alguns motivos para você investir neste negócio:

Retorno financeiro rápido

O retorno financeiro de uma casa lotérica pode chegar a ser de apenas 12 meses, enquanto outras franquias de outras áreas de negócio começam a ter seu retorno em dinheiro com somente 24 e 36 meses.

Então, dependendo da sua forma de administração e da maneira que você adquiriu ou abriu uma lotérica, o retorno não vai demorar muito.

Sem estoque de produtos

Se preocupar com matéria prima, espaço de armazenamento e alta do dólar não será um incômodo com uma casa lotérica. O negócio irá funcionar com a prestação de serviço, sendo mais prático e simples, além de ser uma vantagem quando comparado ao serviço e produto de outros setores.

É estável e seguro

Devido ao grande envolvimento da Caixa Econômica, as chances de falência são praticamente nulas. Já que isso só irá ocorrer se a própria Caixa falir, o que é um cenário bem difícil de acontecer.

E se em outras áreas e franquias é o empresário que cuida da gestão de todo o negócio, aqui quem será o responsável por isso é o próprio banco estatal.

Grandes contratos

Como foi dito acima, a Caixa oferece contratos de 20 anos que podem ser expandidos para mais 20, mas não é apenas isso. Você não terá que gastar com royalties e taxas adicionais.

Além do mais, caso o proprietário venha a falecer, o contrato pode ser transferido sem complicações para os devidos herdeiros. 

Tempo de mercado

As casas lotéricas existem há mais de 30 anos, ou seja, elas sobreviveram a crises mundiais e planos econômicos, mostrando a grande estabilidade e segurança que esse negócio possui.

Saiba Mais: Como cancelar minha assinatura na Empiricus?

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Ubersuggest: o que é e como usar?

Ubersuggest: o que é e como usar?

O Ubersuggest é uma das melhores ferramentas para os profissionais que desejam colocar os seus conteúdos nas primeiras posições dos maiores buscadores do mundo, como o Google. Isso porque ela apresenta dados que ajudam a entender quais são as melhores estratégias para...

O que é PLR marketing digital?

O que é PLR marketing digital?

Se você está querendo descobrir o que é PLR marketing digital, chegou ao lugar certo. A partir de agora, oferecemos um conteúdo completo com as principais informações sobre o tema, como: conceito, características, vantagens, desvantagens, entre outros. Este artigo é...

Conta Simples PJ: Como abrir uma conta para sua empresa

Conta Simples PJ: Como abrir uma conta para sua empresa

Se você chegou até este post, provavelmente está com dúvidas sobre como abrir uma Conta Simples PJ. Aqui, vamos mostrar um passo a passo para que você aprenda como abrir uma conta. Além disso, você saberá quais são as particularidades dessa conta, se ela é confiável,...

Como ter reputação verde no Mercado Livre

Como ter reputação verde no Mercado Livre

De acordo com a pesquisa feita pela consultoria Economática em abril de 2021, o Grupo Mercado Livre é a segunda maior empresa da América Latina, com valor de US$ 80 bilhões. O e-commerce só perde para a mineradora brasileira Vale, que tem o valor de US$ 103,8 bilhões....

Os 7 melhores marketplaces para vender online

Os 7 melhores marketplaces para vender online

Este artigo não é apenas aquelas famosas listas com os melhores marketplaces no Brasil para vender online. Vamos mostrar quais são as alternativas mais indicadas do mercado, destacando as suas principais características, quais são as vantagens para o empreendedor e...

Como fazer um ebook no Canva Online?

Como fazer um ebook no Canva Online?

A tarefa de criar um ebook pode parecer bem complexa, mas não é. Nós vamos te ajudar com algumas dicas para facilitar o seu trabalho e te ensinar como fazer um ebook no Canva Online. É importante que ele ofereça conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, seja atrativo...

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Como ser um consultor de Marketing Digital?

Com o aumento da necessidade de uma presença mais forte das empresas na internet, o papel do consultor de marketing digital está se tornando cada vez mais relevante. E isso tem gerado uma grande oportunidade de negócio no mercado digital, pois para se tornar um...

Como criar um cartão de visita online?

Como criar um cartão de visita online?

Se você está planejando criar o seu próprio negócio ou empresa, é muito importante ter um cartão de visita online. Com ele, você terá mais uma forma de contato com os seus clientes. O cartão de visita pode parecer algo meio ultrapassado para alguns. Contudo, na forma...

Customer Success: Tudo o que você precisa saber

Customer Success: Tudo o que você precisa saber

Customer Success, ou “Sucesso do Cliente” em português, é uma estratégia que tem como objetivo principal reter mais receitas para as empresas ao manter seus clientes por mais tempo. Segundo algumas informações do Portal Neil Patel, conquistar um novo cliente pode...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest