Como pagar o IPVA pela internet?

por | jun 9, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Se você chegou até este artigo, está procurando como pagar o IPVA pela internet, não é mesmo? A boa notícia é que está no lugar certo. Aqui, vamos desenvolver um passo a passo para que você aprenda de um jeito simples e sem aquelas orientações complicadas que deixam qualquer motorista com dor de cabeça. 

Para desenvolver um guia completo, vamos explicar não só como pagar o IPVA pela internet, mas também o que é IPVA, o que influencia no valor do imposto, como calcular o valor do IPVA, entre outras questões. Acompanhe!

Saiba mais em: Boleto MEI: Como emitir e pagar (mesmo vencido)

Afinal, o que é IPVA? 

Trata-se de uma sigla que representa o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O pagamento do imposto é feito anualmente pelo proprietário do automóvel. Cada estado tem como responsabilidade definir as alíquotas, descontos, forma de pagamento e datas de quitação. Por isso, os valores no Rio de Janeiro são diferentes de Minas Gerais, São Paulo e outros estados.  

O imposto que é pago pelo motorista é direcionado para a manutenção e melhorias nas rodovias e estradas estaduais. Diante desse contexto, é feito a pavimentação, sinalização, engenharia de tráfego e outras mudanças.

Quando o motorista transita sem o pagamento do automóvel quitado, ele pode ser autuado pelas autoridades. Para evitar futuros problemas, recomendamos incluir o lembrete em seu aparelho móvel ou em uma agenda para fazer a quitação na data correta. 

O que influencia no valor do IPVA? 

Já destacamos neste artigo que o IPVA é imposto de ordem estadual. Devido a esse fator, o local de registro do automóvel é um dos fatores que impactam no valor final do imposto. Outras características também influenciam na taxa, como o ano de fabricação e o modelo do veículo. Geralmente, os motoristas que têm carros mais novos precisam pagar uma taxa maior.  

Existem estados que estabelecem regras para isenção do pagamento do imposto. Na maioria dos casos, automóveis com mais de 20 anos de fabricação estão dispensados do IPVA. 

Motoristas com câncer e que comprovem a doença estão isentos do pagamento do imposto em 11 estados e no Distrito Federal. A regra vale para os seguintes estados. 

  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Minas Gerai;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Norte;
  • São Paulo e Rio Grande do Sul. 

Uma dica interessante é consultar a Secretaria da Fazenda do seu estado para descobrir quais são as regras de isenção. 

Como é calculado o valor do IPVA? 

Uma das dúvidas mais comuns entre os motoristas é em relação ao cálculo do valor do IPVA. Para fazer esse processo corretamente, você precisa descobrir qual é a alíquota cobrada em cada etapa. Quer um exemplo? 

Imagine que João Pedro é proprietário de um veículo no estado de São Paulo. Nessa região, a alíquota é de 4%. Então, o motorista deve levar em consideração os seguintes itens. 

Valor de venda do veículo (conforme a tabela FIPE) x Alíquota

Se o automóvel tem um valor venal de R$ 20.050, multiplicando esse valor pela alíquota (0,04), a quantia cobrada será de R$ 802. Nunca é demais lembrar que os valores mudam de estado para estado, mas também são modificados conforme o tipo de automóvel. Em São Paulo, cidade natal de João, as alíquotas são classificadas da seguinte forma. 

  • Veículos movidos a gasolina – 4%;
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás – 3%;
  • Picapes de cabine dupla – 4%;
  • Utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares – 2%;
  • Caminhões – 1,5%.

Como pagar o IPVA pela internet? 

O lado positivo é que, antes de concluir o pagamento do imposto, o motorista pode efetuar a consulta do IPVA pela internet. Esse processo é mais simples do que parece. Não é necessário ser um especialista em recursos virtuais para acessar os valores. 

Para isso, você deve entrar na página do Detran do seu estado. Em seguida, digite o número do Renavam, que está localizado no documento de cada automóvel. Em seguida, adicione o ano de exercício. Depois, verifique as seguranças e clique em continuar. Agora, você será encaminhado para uma tela para consultar o valor do imposto e para imprimir o boleto bancário. 

Se você não sabe qual é o site do Detran do seu estado, não se preocupe. Abaixo, colocamos os links de cada página de acordo com a região. Confira!

Páginas do Detran por estado:

Como acessar a Tabela do IPVA 2020?

Na página do Dentran, o motorista tem acesso a tabela do IPVA 2020. As normas e as datas de pagamento são diferentes de estado para estado. É possível fazer o pagamento de duas formas.

  • Parcela única, com vencimento em janeiro;
  • Três parcelas, com vencimentos para janeiro, fevereiro e março.

A maioria dos estados oferece descontos para o motorista que faz o pagamento à vista, mas o valor também é alterado de estado para estado. Para se ter uma ideia, em algumas regiões do país, ele pode atingir 10%, enquanto em outros lados não chega a 3%. 

Existem estados que também estipulam datas de pagamento diferentes conforme o número final da placa. O mais indicado é acessar a página do Detran do seu estado e procurar pela tabela IPVA 2020 para descobrir todas as informações sobre o pagamento. 

Como o motorista pode pagar o IPVA 2020?

Muita gente não sabe como pagar o IPVA pela internet. A vantagem é que não há burocracias para fazer esse processo. Você pode quitar a dívida em uma agência de um dos bancos autorizados ou pela internet. As casas lotéricas também são uma opção interessante para os motoristas. Em alguns lugares, ainda é possível fazer o pagamento com cartão de crédito. Veja abaixo a lista de instituições financeiras que estão autorizadas para quitar a dívida. 

  • Banco Bradesco;
  • Banco Itaú;
  • Banco Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal. 

Veja abaixo algumas orientações para fazer o pagamento do IPVA no Bradesco, Itaú e Santander.

Como pagar o IPVA pela internet Bradesco?

como pagar o IPVA pela internet

Se o automóvel for da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná ou de São Paulo, o proprietário do veículo pode utilizar o código do Renavam para fazer o pagamento. Já automóveis do Rio de Janeiro precisam gerar o boleto para pagar o imposto.

Como pagar o IPVA pela internet Itaú?

como pagar o IPVA pela internet

Se o automóvel for do estado de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul ou Paraná, o proprietário do veículo pode efetuar o pagamento por meio da internet ou do celular.

Pela internet, você deve acessar a sua conta, informando agência, conta corrente e senha eletrônica. Depois, digite na busca “Detran”. Em seguida, clique em “Pagamentos ao Detran” e selecione a opção “Continuar”. Agora, escolha o estado do automóvel e clique em “IPVA”. Siga as orientações e conclua o pagamento.

Já o pagamento pelo celular está autorizado somente para automóveis de São Paulo. Aqui, você deve acessar o aplicativo Itaú. Depois, informe a sua agência, conta corrente e senha eletrônica. Em seguida, selecione a aba “transações”. Agora, clique em “dentran.sp”. Faça o cadastro do seu automóvel ou efetue o pagamento de um carro que já está cadastro no sistema.

Como pagar o IPVA pela internet Santander?

como pagar o IPVA pela internet

Se você é correntista em São Paulo (SP), a instituição financeira permite o pagamento de impostos por meio do aplicativo Santander. Para isso, o proprietário do automóvel deve informar o número do Renavam. Primeiro, abra o aplicativo Santander e digite o seu login. Depois, clique em “Transações”. Agora, selecione a opção “Veículos”. Os próximos passos são: tocar em “novo veículo”, clicar no estado de registro do automóvel, digitar o Renavam e clicar em cadastrar. Toque no imposto que você deseja pagar. Pronto. O pagamento foi concluído com sucesso.

Os correntistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná podem fazer a emissão e o pagamento dos impostos direto no Internet Banking. Inicialmente, entre no Internet Banking do Santander. Você deve adicionar o login e clicar em “Pagamentos e Recargas”. Agora, escolha a opção “Multas, IPVA e outros – Detran”. Toque no estado de registro do seu automóvel. Depois, toque no imposto que deseja pagar e digite o número do Renavam. Pronto, o pagamento foi concluído com sucesso.

Se você é correntista em outros estados, deve fazer a emissão do boleto por meio do site do Dentran, copiar o código de barras e fazer o pagamento pelo aplicativo ou Internet Banking.

Saiba mais em: Imposto de renda 2021: como declarar pela primeira vez

Agora que você já sabe como pagar o IPVA pela internet, entre no aplicativo do seu banco e quite o pagamento imposto. Assim, evitará multas e outros tipos de problemas.

Não consegui pagar o IPVA 2020. O que fazer? 

Nem sempre conseguimos fazer o pagamento do IPVA dentro do prazo estabelecido pelo Detran, No entanto, o proprietário do automóvel pode regular a situação com o órgão. É fundamental deixar claro que você terá que pagar uma multa de 20% sobre a quantia total acrescida de mais 1% em cada mês de atraso. É um custo alto, por isso, lembre-se de não atrasar o pagamento do imposto. 

Para quitar o IPVA 2020 em atraso, siga as orientações de emissão do boleto para pagamento em dia. Você deve acessar a página do Detran do seu estado, emitir o boleto bancário e pagá-lo nos bancos que estão autorizados pelo órgão de trânsito. 

Como pagar o IPVA pela internet sem afetar o planejamento financeiro? 

Após descobrir como pagar o IPVA pela internet, vamos oferecer diversas dicas para que você aprenda como se programar para fazer o pagamento desse imposto sem afetar o planejamento financeiro. 

1- Economize a partir de agora 

O primeiro passo para aprender como pagar o IPVA pela internet sem sustos é economizar imediatamente. Quando cortamos alguns gastos diários conseguimos arrecadar um valor interessante para cobrir o pagamento do imposto. 

Por exemplo: você utiliza todos os serviços de streaming que foram assinados em sua casa recentemente? Se os moradores da sua residência não assistem a uma série há mais de 30 dias, vale a pena repensar nesse tipo de investimento. 

Imagine que o João paga 22,90/mês em um serviço de streaming. No final do ano, ele terá gastado R$ 274,80. Se João está assistindo a diversas séries, não tem problema manter a assinatura. Mas se essa não é a situação, cancele o serviço e transfira o dinheiro para uma poupança que terá como objetivo pagar o IPVA. 

Você também pode definir estratégias para diminuir o consumo de certos itens durante a rotina, como: energia, água, conta de telefone, gás, entre outros. 

2- Use o 13º salário ao seu favor 

Um dos erros mais comuns dos brasileiros é utilizar o 13º salário somente para as festas de fim de ano. Se você não conseguiu economizar durante o ano, use esse pagamento para quitar as taxas do automóvel, como o IPVA. É uma boa estratégia para não ter problemas com o planejamento financeiro. 

3- Economize nos materiais escolares 

Você pode aplicar outras estratégias para conseguir pagar o IPVA com mais segurança. Muitos pais economizam nos materiais escolares do filho ou aproveitam os itens que foram utilizados no ano anterior. Isso é muito importante não só para reduzir os gastos, mas para ensinar a criança o valor dos seus bens. Quanto mais cedo ela aprende, mais rápido ela entende a importância do dinheiro. 

Saiba mais em: Planejamento financeiro pessoal: Os 5 melhores aplicativos

Percebeu que descobrir como pagar o IPVA pela internet é mais simples do que parece? Então, reserve um horário em sua agenda para quitar essa dívida hoje mesmo. Dessa forma, estará mais seguro com o seu planejamento financeiro. 

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

A XP Investimentos é confiável? Saiba tudo aqui

A XP Investimentos é confiável? Saiba tudo aqui

A XP Investimentos é uma das melhores assessorias de investimento do mercado. A empresa tem como objetivo ajudar os consumidores na tomada de decisões em relação aos seus investimentos, sempre mostrando a melhor alternativa conforme as suas necessidades e perfil de...

Staage Experience: o que é e como funciona

Staage Experience: o que é e como funciona

A Staage é uma plataforma de educação que tem como objetivo descomplicar o aprendizado de marketing. Para isso, ela conta com conteúdos exclusivos e que são compartilhados pelos maiores especialistas do mundo. O material é bastante acessível e o aluno pode estudar a...

A corretora Vitreo é confiável? Saiba tudo aqui

A corretora Vitreo é confiável? Saiba tudo aqui

A pergunta: a corretora Vitreo é confiável é uma das mais frequentes quando o assunto são corretoras de investimento. Neste artigo, vamos responder esse questionamento e ainda mostrar como a plataforma funciona, quais são os produtos oferecidos para os clientes, como...

Seguro para celular: qual a melhor opção para você?

Seguro para celular: qual a melhor opção para você?

Ultimamente, ter um seguro para celular é completamente necessário na sua vida. Não é estranho perder o celular devido algum furto ou roubo, já que os aparelhos de telefone são alguns dos alvos mais visados por bandidos. Também pode acontecer de você sofrer um...

O que é e como funciona a Finclass educação financeira?

O que é e como funciona a Finclass educação financeira?

A Finclass é uma plataforma de educação que promete simplificar o aprendizado em relação ao mundo das finanças e dos negócios. Para ter acesso aos materiais, basta ter um smartphone ou um computador pessoal. E o melhor: é possível baixar as aulas para assisti-las a...

Youse Seguros é confiável? Saiba tudo aqui

Youse Seguros é confiável? Saiba tudo aqui

Você sabe se a Youse Seguros é confiável? Para os que não conhecem, essa é uma plataforma online de venda de seguros. Por se diferenciar bastante das outras seguradoras e por ser relativamente nova no mercado, muitas pessoas possuem dúvidas sobre se a Youse Seguros é...

O que é open finance e como funciona?

O que é open finance e como funciona?

Você sabe o que é open finance e como ele funciona? Essa é uma das grandes novidades de 2021 autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Com ele, o mundo das finanças passará a ser mais digitalizado, com maior transparência e dinâmica, não só para as empresas e...

Como fazer um currículo Lattes?

Como fazer um currículo Lattes?

Em algum momento da sua vida escolar ou acadêmica, você deve ter se deparado com a Plataforma Lattes. Mas sabe dizer para que ela serve? Esse site possui diversos recursos úteis para quem costuma fazer trabalhos da faculdade, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Neste...

12 aplicativos para assistir aulas online

12 aplicativos para assistir aulas online

A possibilidade de assistir aulas online nunca foi algo muito estranho para uma parte dos estudantes. Diversos cursos de especialização e graduação, especialmente em faculdades particulares, cursinhos de vestibular, cursos de línguas, além de diversos outros, oferecem...

Teste vocacional: 13 sites para descobrir a sua vocação

Teste vocacional: 13 sites para descobrir a sua vocação

Você conhece ou já fez algum teste vocacional? Para os que não estão familiarizados, este é um teste que serve para mostrar qual trabalho ou carreira seria o mais adequado para você. Ele leva em conta aspectos como suas aptidões e vocação, como esperado. Os seus...

11 melhores sites para criar vídeos animados online grátis

11 melhores sites para criar vídeos animados online grátis

Você sabe como criar vídeos animados online grátis? Os vídeos animados podem ser bastante úteis dependendo da sua área de atuação. Você pode usá-los em estratégias de marketing digital, publicidade, propaganda ou em explicações sobre como algo funciona e coisas do...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest