Planejamento financeiro pessoal: Os 5 melhores aplicativos

por | abr 29, 2021 | Compras | 0 Comentários

Desde a pandemia do COVID, o brasileiro aprendeu a importância do planejamento financeiro pessoal e de como ele é fundamental para os tempos de crise. Contudo, ainda assim, existem muitas dúvidas sobre como cuidar do seu orçamento.

O motivo para isso é que organizar as contas, economizar e até mesmo investir, pode parecer algo muito difícil. Em muitos casos, a simples ideia de ter um bom planejamento financeiro é impossível.

No entanto, apesar das dúvidas que possam surgir no meio do caminho, qualquer pessoa pode ter educação financeira. E ainda melhor, é possível você se planejar e conseguir realizar os seus objetivos mesmo ganhando pouco.

Planejamento financeiro pessoal: o que é?

Antes de saber como fazer o seu planejamento financeiro pessoal, você precisa entender o que significa isso. Em linhas simples, planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta ou guia para você organizar e ter controle sobre o seu orçamento.

Saiba mais: Como declarar ações no Imposto de Renda 2021? 5 aplicativos que ajudam na tarefa

Nesse sentido, o planejamento é basicamente um registro contábil da sua vida financeira. É com essa organização, que você irá saber quais são os seus gastos, o que você pode ou não fazer com seu dinheiro e até refletir sobre seus objetivos financeiros.

No entanto, para conseguir ter uma boa organização das suas finanças é preciso que você siga alguns passos. E é nesse contexto que abaixo você verá 5 aplicativos para te ajudar com o seu controle financeiro.

Os 5 melhores aplicativos de planejamento financeiro pessoal

No dia-a-dia das suas finanças pessoais, é fundamental que você busque organização. Isso porque, a primeira parte para um bom planejamento é que você anote no papel ou em uma planilha do Excel o seu salário com todos os seus custos fixos e variáveis.

Dessa forma, você conseguirá entender como está a sua saúde financeira e o que pode ser feito com o seu salário. Nessa etapa é importante que você saiba a diferença de um custo fixo e um custo variável.

Nesse caso, o custo fixo seria tudo aquilo que você precisa gastar todo mês, enquanto os custos variáveis, são todas as despesas extras que podem surgir no mês e que não estarão no mês seguinte. Por exemplo: luz é um custo fixo, ir a um ‘show’ é um custo variável.

Organizze

Um bom aplicativo para te ajudar nessa organização é o Organizze. Nesse app, você consegue gerenciar a sua conta de uma maneira bem simples. É possível separar por categorias de gastos e até fazer um relatório sobre as suas despesas.

Planejamento financeiro pessoal - Organizze

O software tem várias funções gratuitas e até pode emitir alerta para quando a sua conta estiver prestes a vencer. Essa função é bastante importante porque evita a possibilidade de você pagar juros. Além disso, o aplicativo possui uma versão paga que também possibilita com que você crie metas e até mesmo exporte automaticamente os seus dados bancários, facilitando a parte do registro inicial.

Orçamento fácil

Agora se você é uma pessoa mais visual e que precisa customizar mais para conseguir entender o seu planejamento. Você não deve deixar de conferir o Orçamento Fácil. Aqui, você encontrará gráficos que podem te auxiliar na sua organização.

Outra vantagem é que você pode adicionar contas, o que permite com que você saiba como está a movimentação do seu dinheiro. Isso será fundamental para refletir se você não está gastando mais do que deveria.

Esse aplicativo também oferece uma parte exclusiva para cartões de créditos. Nessa seção, você consegue controlar todos os seus cartões. Dessa forma, você entenderá perfeitamente quais são os seus maiores e menores gastos.

Saiba mais: Como ganhar dinheiro com Kwai?

Wallet Gestor de Orçamento

Um dos aplicativos mais baixados da lista, o Wallet Gestor de Orçamento, é ótimo para quem precisa dividir as despesas com outras pessoas. O aplicativo oferece uma opção para compartilhamento de contas e, dessa, forma seus familiares ou cônjuge conseguem saber das suas transações.

O interessante desse aplicativo é os gráficos que permitem com que você entenda as suas finanças de uma forma bem resumida e rápida. Além disso, é possível que você fotografe os seus recibos em caso de eventuais problemas.

Todavia, o destaque principal desse software é as informações de gerenciamento que você receberá enquanto está utilizando o aplicativo. Isso permite com que você não perca muito do seu tempo tentando entender as funcionalidades do Wallet.

Mobills

A principal vantagem que o Mobills vai te oferecer é: praticidade. O aplicativo possui tanto uma versão para smartphone quanto para desktop. Dessa forma, ele permite com que você consiga organizar mais ainda as suas contas.

Planejamento financeiro pessoal - Mobills

Outro ponto importante sobre o aplicativo é que você pode categorizar as suas despesas e, em simultâneo, acessar relatórios com gráficos. Isso permite com que você consiga fazer seu planejamento financeiro facilmente.

O Mobills também se destaca na versão premium, porque você pode gerenciar o seu cartão de crédito e registrar os seus gastos anuais. E além de tudo, o armazenamento é na nuvem e tem fácil navegação.

GuiaBolso

A lista não poderia ficar completa sem o GuiaBolso. O aplicativo tem como principal objetivo fazer você começar o seu planejamento financeiro sem maiores dificuldades. Esse aplicativo está disponível tanto na versão Android quanto no iOS.

Para começar a fazer o seu planejamento financeiro, você deve conectar com a sua conta do banco. Depois disso, o aplicativo organizará tudo de forma automática. Ou seja, você não precisa ficar atualizando manualmente.

Planejamento financeiro pessoal - GuiaBolso

O aplicativo também categoriza as suas despesas de forma automática, então é fácil perceber o quanto você está gastando diariamente. Logo, com esse aplicativo seu planejamento financeiro não será mais complicado.

Contudo, a maior vantagem desse aplicativo é o sistema de segurança, que é semelhante aos dos bancos. Essa qualidade faz com que você se sinta ainda mais confortável para colocar as suas informações no aplicativo.

Planejamento financeiro pessoal: como seguir após a organização?

Depois de escolher um dos aplicativos citados acima ou tenha feito seu planejamento financeiro pessoal online (como no caso do Mobills), é importante que você entenda os seus próximos passos.

Com essa organização nos aplicativos ou até mesmo em uma planilha do Excel, você conseguirá saber perfeitamente quais são seus gastos. E com essa informação, você poderá planejar formas pelas quais você pode diminuir essas despesas.

Uma dica importante nesse ponto é sempre olhar primeiro os custos variáveis. Muita vezes, você conseguirá arrumar o seu orçamento apenas diminuindo os gastos não fixos. O que permitirá com que você já tenha um orçamento no azul.

Agora, se o seu problema são os custos fixos, é importante que você reflita sobre essas despesas e formas como você pode diminuir esses gastos. Usualmente, custos fixos são despesas pelas quais você não pode viver sem: água, luz, telefone, internet e outros.

Logo, se você possuir algumas despesas fixas não essências e que estejam prejudicando a sua renda, é importante encontrar uma forma de remover ou diminuir essas despesas dos seus gastos.

Muitas pessoas acreditam que você precisa retirar o lazer dos seus custos. Porém, lembre-se que o lazer também é importante para o seu bem-estar. O que você pode fazer, portanto, é diminuir o valor dessa despesa. Exemplo: em vez de sair 3 vezes ao mês, sairei apenas 1.

Se você já fez tudo isso e mesmo assim continua com dívidas, você precisará rever o seu padrão de vida atual. Ou até mesmo buscar formas de ganhar renda extra. Na internet você encontra diversas maneiras para ganhar um dinheiro extra.

Saiba mais: Como ganhar dinheiro na internet? 9 ideias para começar

No entanto, caso você já esteja bem organizado com as suas despesas, talvez até fazendo renda extra, é importante que você pense em investimentos. Nesse ponto, é essencial que você busque uma educação financeira.

A verdade é que investir não é difícil. Contudo, se você não tiver educação financeira você pode perder dinheiro. Logo, você precisa ter cuidado com a sua grana e saber quando você não está fazendo um bom negócio.

A dica fundamental é: se você não sabe o que está fazendo com o seu dinheiro, é melhor procurar ajuda profissional.

Não existe uma fórmula infalível para você conseguir sair das dívidas ou ficar rico. No entanto, com o planejamento financeiro pessoal qualquer caminho serve. Isso porque, você já estará sabendo como organizar as suas finanças.

Dessa forma, quanto antes você buscar formas de se organizar e ter um melhor planejamento financeiro, mais rápido você estará perto dos seus objetivos.

Continua depois da publicidade
Qual a melhor cadeira para home office?

Qual a melhor cadeira para home office?

Como escolher a melhor cadeira para home office? Esta é uma escolha que precisa de muita atenção e se você está aqui é bem possível que passe muitas horas sentado e sabe a importância de uma escolha certa, pois trabalhar em casa requer um espaço agradável. E como você...

Alexa Amazon: qual é a melhor para você?

Alexa Amazon: qual é a melhor para você?

A popularidade da Alexa Amazon só aumenta, e pode até não parecer, mas a ferramenta foi lançada em 2014. De acordo com a Amazon, já tinham sido vendidos mais de 100 milhões de unidades em janeiro de 2019. Com o passar do tempo, a Amazon produziu alguns modelos da...

Quais os melhores fones de ouvido gamer?

Quais os melhores fones de ouvido gamer?

Uma das perguntas que os gamers mais fazem durante a busca por uma boa experiência sonora é: Quais os melhores fones de ouvido gamer? Porém, você deve estar atento não só aos preços, mas também ao custo benefício do produto. Sabemos que para quem quer economizar, o...

Cartão de crédito Méliuz: como solicitar?

Cartão de crédito Méliuz: como solicitar?

Estamos na era dos cupons de desconto, milhas, cartões fidelidade, frete grátis e mais todo tipo de promoção que você possa imaginar. Vale quase tudo para ganhar da concorrência. A nova onda das empresas atualmente é o cashback, ou seja, receber um valor em crédito ou...

Disney+ e Globoplay? Qual é o melhor?

Disney+ e Globoplay? Qual é o melhor?

Empresas como Netflix, Amazon Prime, Disney+ e Globoplay são responsáveis por movimentar grande parte do mercado brasileiro. Com a chegada da pandemia e do isolamento social, a relevância dos serviços de streaming só se intensificou. “A relação com o tempo imposta...

Como solicitar o Nubank cartão de crédito

Como solicitar o Nubank cartão de crédito

O Nubank cartão de crédito se tornou um dos mais populares e preferidos dos usuários nos últimos anos para organizar a sua vida financeira. Para começar, este é um cartão sem anuidade e sem taxas, o que já é um diferencial por si só e uma coisa a menos para você...

Como funciona o Nubank Rewards?

Como funciona o Nubank Rewards?

Ganhar descontos e encontrar boas promoções, sempre é uma situação para se comemorar. Dessa forma, os bancos disponibilizam programas que abatem valores na sua fatura do cartão de crédito. O Nubank, por exemplo, oferece o plano de fidelidade Nubank Rewards, que é um...

Cartão de crédito sem anuidade: os melhores do mercado

Cartão de crédito sem anuidade: os melhores do mercado

É inegável que um cartão de crédito facilita bastante a vida no dia-a-dia, não é mesmo? Seja com as compras online ou até mesmo com a praticidade de pagamento quando se compra nas lojas físicas. Além do mais, também temos um certo tempo para nos organizarmos até...

Quais os melhores fones de ouvido sem fio?

Quais os melhores fones de ouvido sem fio?

Atualmente cresce o número de pessoas interessadas em fones de ouvido sem fio. Isso porque, esse estilo de fone é mais prático e confortável para o dia-a-dia. Todavia, com a variedade de fones disponíveis no mercado, existe o questionamento sobre quais são os melhores...

Qual o melhor gerenciador de senha?

Qual o melhor gerenciador de senha?

Enquanto vivemos em uma era quase que totalmente digital, precisamos depender de senhas para praticamente tudo. Seja para entrar em redes sociais, fazer compras em sites específicos ou até mesmo para realizar um login em seus próprios aparelhos tecnológicos, as senhas...

Vero Moda Brasil: onde comprar?

Vero Moda Brasil: onde comprar?

A maior parte das mulheres deseja estar por dentro de todas as novidades do mundo da moda. E para isso, estamos sempre antenadas em todas as novidades que aparecem no mundo fashion. Procuramos pelas marcas mais vendidas e famosas. A marca da vez é a Vero Moda Brasil. ...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest