Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

por | jun 1, 2021 | Facebook | 0 Comentários

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay.

Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais como a Nubank e Banco Inter, as transferências via TED e DOC passaram a ser utilizadas por boa parte dos usuários.

Um outro fenômeno impossível de ignorar é o surgimento e crescente uso das redes sociais. Seja para trabalho ou até mesmo pela facilidade de interação com amigos e familiares, essas ferramentas vêm se tornando cada vez mais presentes em nossas vidas.

De acordo com pesquisa realizada em 2019 pela empresa GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país que mais utiliza redes sociais com média de 225 minutos por dia, ficando atrás apenas das Filipinas com 241 minutos. Um aumento em média de 60% nos últimos sete anos.

Mas você já imaginou poder realizar pagamentos por meio de redes sociais? Bem, saiba que agora poderá fazer isso de forma rápida e segura. Observando todos esses fatores, é possível perceber um ambiente propício para surgimento de uma nova tecnologia que pudesse atender a essa demanda que sutilmente vem se criando.

De olho nisso, o Facebook lançou seu próprio sistema de pagamentos: o Facebook Pay. A ferramenta traz toda a praticidade apresentada na rede social como um método de pagamento, tornando as redes sociais ainda mais úteis.

Facebook Pay: O que é?

O Facebook Pay é um sistema que permite fazer pagamentos e receber dinheiro pelo aplicativo. A função chegou ao Brasil de forma básica para compras de ingressos em jogos e eventos pagos no aplicativo. Além disso, pode ser usado para algumas compras no Marketplace da própria rede social, nas páginas que tiverem a opção ativa ‘’ Pagar com Facebook ’’.

Além disso, o usuário poderá agendar pagamentos, fazer doações, comprar diretamente das marcas em perfis do Instagram (quando estiver disponível no Brasil).

Conforme as últimas notícias, a partir de 30 de Março de 2021, o Banco Central autorizou o uso do Facebook Pay através do WhatsApp para transferências e depósitos domésticos entre seus usuários. Porém os ‘’pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao programa Facebook Pay seguem em análise’’, de acordo com o próprio site da instituição.

Aqui no Brasil o serviço ainda não está disponível no Instagram e segue sem previsão.

O usuário pode cadastrar seu cartão de crédito e débito ou usar uma conta no PayPal. No Brasil, o Facebook Pay aceita cartões das bandeiras Visa e Mastercard emitido pelas instituições bancárias: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Enquanto que nos Estados Unidos são aceitos os cartões de crédito American Express, Discover e JCB.

É importante lembrar que o Facebook Pay não cobra taxa de envio de dinheiro entre usuários comuns. Porém, caso você seja comerciante de produtos e serviços, uma taxa poderá ser cobrada.

Saiba Mais: O que é Facebook Watch?

Facebook Pay: Como adicionar?

O Facebook Pay não é um aplicativo próprio. Você vai precisar ativar a função. Para isso é muito fácil. Confira o passo a passo:

  • Basta abrir o aplicativo do Facebook, acessar o menu sanduíche e até a opção ”Configuração e Privacidade”;
  • Em Configurações, toque em ”Facebook Pay” e adicione a forma de pagamento, seja por cartão de crédito ou débito, ou conta do PayPal;
  • Também é possível usar o Facebook Pay mesmo sem conta na rede social. Porém, você poderá apenas inserir seus dados pessoais e de pagamento, e em seguida criar um PIN de 6 dígitos que será utilizado em todas as transações.

Por se tratar de uma tecnologia recente, é comum a preocupação com a segurança e privacidade das informações. Porém o Facebook garante alguns recursos de segurança e que trazem mais tranquilidade para os usuários.

Para ativar essa proteção de segurança extra é muito simples:

  • Basta acessar o Facebook, e ir em ’’Configurações’’(no iOS) ou em ’’Segurança’’ (no Android);
  • Ative a chave ao lado de ’’Sempre solicitar PIN para confirmar pagamentos’’;
  • Os usuário também podem escolher utilizar a biometria do smartphone em vez do PIN.

Facebook Pay no WhatsApp: O WhatsApp Pay

Desde o principio a Facebook Pagamentos do Brasil Ltda já tinha a intenção de expandir a iniciativa para as demais redes sociais do grupo, e agora já é possível realizar pagamentos pelo WhatsApp. No Brasil, a transferência entre contas é habilitada pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos, que são as entidades autorizadas pelo Banco Central.

O pagamento é processado pela Cielo, uma vez que a Visa e Mastercard ainda não foram habilitadas, como dito anteriormente.

É muito fácil enviar dinheiro e receber pelo WhatsApp. Para isso, basta adicionar um cartão de débito, um cartão múltiplo com função de débito ou até mesmo pré-pago. Ao iniciar uma conversa, toque no ícone ’’Anexar Dinheiro’’ semelhante a como se fosse anexar uma foto ou vídeo.

Da mesma forma que o Facebook, o Facebook Pay no WhatsApp também não cobra nenhuma taxa e o envio do pagamento é imediato da mesma forma como é com o PIX.

Você pode (e deve) também adicionar um PIN ou biometria do celular (Impressão Digital) para se proteger de atividades financeiras não autorizadas.

As informações do cartão são criptografadas conforme requisito do PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), o padrão internacional de segurança de dados voltado para a indústria de cartões.

Saiba Mais: Whatsapp Pay: como enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Você ainda pode visualizar o status de sua transferência diretamente da conversa e também gerenciar sua conta para verificar seu histórico de transações que consiste na lista completa de pagamentos realizados dentro do aplicativo. As informações ficam todas salvas para que o usuário tenha total controle de seus pagamentos. O usuário poderá ativar o Facebook Pay no WhatsApp e Facebook ao mesmo tempo.

Ficou interessado? Pretende usar o Facebook Pay? Independente de optar por usar ou não o Facebook Pay, é sempre positivo o surgimento de métodos alternativos de pagamento. Além do conforto e comodidade, podem se mostrar bastante úteis em momentos de emergência.

Porém, é sempre importante tomar cuidado e buscar se informar sobre a procedência dessas ferramentas e escolher aquela que melhor supre as suas necessidades com segurança.

 

 

Continua depois da publicidade

Tags:

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger,...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados.  Quem atua no mercado...

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Pretende começar a vender produtos na internet? Caso sua resposta seja sim, criar catálogo de produtos no Facebook pode ser uma ótima alternativa para sua loja virtual. Com as redes sociais, você pode anunciar os itens que pretende comercializar e adicionar...

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse. As novas...

Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

Não é de hoje que somos alvo de fake news. Uma que está rodando por aí é sobre a Atividade Fora do Facebook. A partir do momento em que repassamos uma informação sem realizar a checagem do conteúdo somos responsáveis pela propagação da notícia. Foi justamente isso que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest