Quem trabalha no comércio sabe o potencial que o dia das mães tem de movimentar a economia brasileira. A grande maioria das pessoas gosta de dar um mimo para agradecer quem lhe trouxe ao mundo ou quem lhe cuidou com muito amor. Por isso, hoje vamos dar dicas de como vender mais no dia das mães para melhor aproveitar o potencial dessa data comemorativa em seu negócio.
Se você tem uma loja e vende qualquer produto que possa ser um presente, não tem como não aproveitar esse momento do ano. A comemoração, que acontece no segundo domingo do mês de maio, é a segunda data que registra o maior volume de vendas no Brasil, perdendo apenas para o Natal.
Saiba mais: Datas comemorativas: 17 dias para aumentar as suas vendas
Portanto, é fundamental que você organize um planejamento de vendas para atender esse público. Afinal, os pedidos tendem a aumentar e isso exige um fluxo maior nas suas atividades.
É natural que nesse período você receba novos clientes, que terão o primeiro contato com o seu negócio. Por esse motivo, os cuidados com o atendimento precisam ser redobrados, pois é sua chance de fidelizar novos consumidores.
Além disso, pequenas ações podem contribuir para que você aumente suas vendas de forma satisfatória. O primeiro passo aqui é estipular uma meta de vendas e pensar em ações para que você atinja a sua meta.
Para te ajudar com essa organização toda, hoje vamos falar sobre ações que você pode adotar em seu negócio para vender mais no dia das mães.
8 ideias para vender mais no Dia das Mães
1 – Tenha produtos variados para atender diversos tipos de mães
Não existe uma mãe padrão. Existe uma variedade de perfis de mulheres que são mães. Diversas idades, profissões, gostos, desejos, hobbies, estilos. Quanto mais você conseguir diversificar sua oferta de produtos, uma parcela maior de consumidores conseguirá atender.
2 – Personalize kits para o dia das mães
Ao invés de ofertar um único produto separadamente, por que não organizá-los em kits? Assim, além de aumentar o número de itens por cada venda, você também agiliza o processo de decisão dos clientes que estão dispostos a gastar um pouco mais.
Os kits podem ser montados por grupo de produtos, faixa de preço, estilos de mães, use a criatividade na hora da elaboração. Outra dica bacana aqui, é fazer parceria com outros estabelecimentos para adicionar itens à cesta. Assim você pode ter um ponto de venda fora da sua loja e sua parceria também.
3 – Prepare-se para o grande fluxo de clientes
Tudo está favorável para aumentar suas vendas nesse dia. Portanto, você precisa aproveitar esse momento, afinal, ele acontece só uma vez no ano.
Para isso, combine os prazos de entrega com seus fornecedores, para não ficar sem produtos nos dias que antecedem a data comemorativa. Se você tem um site, verifique se ele suportará o número elevado de acessos. Abasteça seu estabelecimento com embalagens, cartões, papel de presente.
4 – Atenda os indecisos
Tem sempre aquela pessoa que não sabe o que comprar ou que morre de medo de errar no presente não é mesmo?
Para esse público, uma alternativa é criar um vale-presente. Você pode personalizar um card físico ou online. Separe opções de vale-presente por faixa de preço. Para ajudar na sua organização, estipule prazo para eles serem trocados em sua loja.
Saiba mais: Dia das Mães: Onde encontrar as melhores mensagens e frases
5 – Invista nas redes sociais
Se você tem uma loja, física ou e-commerce, é meio impossível pensar que seu negócio não esteja nas redes sociais. Porém, se esse é seu caso, a dica é: crie um perfil nas redes sociais para sua marca.
Para começar, escolha aquela rede social que seu público mais usa ( Facebook, Instagram, Tik Tok e outras). Divulgue fotos dos seus produtos, dê dicas de presentes, anuncie descontos e promoção para o dia das mães.
Para te ajudar ainda mais na gestão das mídias sociais, clique aqui e veja as dicas que separamos para você.
6 – Comunique-se com quem compra
O dia é das mães, mas quem vai comprar esse presente pode ser um marido, um filho, um pai. Por isso, as estratégias adotadas em suas campanhas de promoção devem ter uma linguagem acessível para esse público. Sua equipe de atendimento também precisa ser treinada para isso.
7 – Trabalhe com um horário diferenciado
Se a legislação do seu comércio local permitir, estender o horário no dia que antecede a data pode ser garantia para você vender mais. Sempre tem aqueles que deixam as compras para o último momento. Além disso, você pode pensar em alternativas para entregas e atendimento à domicílio.
8 – Garanta uma ótima experiência de compra
E por fim, essa dica parece até um clichê. Mas não é tão fácil assim pensar em ações que tornem o ato da compra inesquecível para o cliente. Ações que toda vez que ele precisar comprar os mesmos itens do presente da mãe, lembre-se primeiramente de sua loja.
A experiência da compra precisa ser planejada desde o primeiro contato. E isso não quer dizer que é quando o consumidor está na loja ou site realizando a compra, mas desde quando ele começa a pesquisar sobre seus produtos.
Saiba mais: Presente Dia das Mães criativo: ideias diferentes para presentear
O primeiro contato pode ser via site, telefone ou redes sociais, na maioria das vezes ele nem acontece presencialmente. Por isso, é importante manter as informações detalhadas e organizadas nesses locais, fotos profissionais ajudam muito. Além disso, opte por cores agradáveis e navegação rápida com links intuitivos.
Outro ponto crucial é a simpatia, o bom humor e as informações repassadas durante o atendimento humano. Por isso, é muito importante que sua equipe de vendas seja treinada e domine as informações sobre os produtos. Eles são peças chaves para o sucesso de suas vendas.
Vender mais no Dia das Mães: Conclusão
As datas comemorativas são uma excelente vitrine para sua empresa. Isso porque, elas atraem um público maior e, em sua maioria, novo para sua loja. Portanto, todo esforço feito nessa data de grande volume de vendas para o comércio, é válido para seu negócio crescer.
Vale lembrar que nesse momento, muitas pessoas entrarão em contato com o seu negócio, mas não necessariamente irão efetivar uma compra. Se possível, faça um banco de dados com esses atendimento e colha o contato desses clientes em potencial.
Assim, em uma próxima data comemorativa, você pode se antecipar e oferecer uma opção de presente e divulgar promoções. Utilize esse momento não apenas para vender mais por um período, mas para conquistar seu cliente durante todo o ano.
Se você gostou dessas dicas, veja mais aqui no blog: