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Gestão de redes sociais: 5 dicas para alavancar suas mídias

por | abr 24, 2020 | Redes Sociais | 1 Comentário

Ter uma empresa quase sempre é sinônimo de ter a vida corrida e estar sempre em busca de formas de otimizar o tempo. Para aqueles que são donos de pequenas ou médias empresas, essa pode ser uma tarefa ainda mais árdua. Por isso, separamos 5 dicas de gestão de redes sociais que vão te ajudar a economizar tempo.

Entre comprar, vender, buscar novos produtos e pensar em soluções para o negócio, destaca-se ainda a tarefa de manter a presença digital ativa. Em meio a tudo isso, criar conteúdos para as redes sociais pode parecer algo difícil e que toma muito tempo. 

Por isso, se você sente que o relógio caminha contra você quando assunto são as redes sociais, queremos te ajudar. Separamos aqui 5 dicas práticas para te ajudar com isso.

São dicas simples que podem começar a ser aplicadas hoje mesmo e que vão tornar o processo de gestão das suas mídias sociais mais rápido e otimizado. 

5 dicas práticas de gestão de redes sociais para ganhar tempo

1. Aposte em designs prontos

Na gestão de redes sociais, um dos processos da criação de conteúdo que mais toma tempo costuma ser o de criação de imagens e vídeos para as publicações.

Para empresários que não tem como contratar um profissional para realizar essa atividade e também não tem muito intimidade com softwares robustos de edição, como o Photoshop, essa pode ser um tarefa ainda mais árdua. 

Contudo, há como simplificar esse processo. Apostar em ferramentas que oferecem templates prontos para os posts pode ser uma saída extremamente funcional e eficaz para essa questão. 

Ferramentas como o Canva e o Crello, por exemplo, oferecem opções quase prontas para você incluir as informações que precisa e ter sua imagem pronta em poucos cliques. E o melhor: elas já vem pré-configuradas com os tamanhos corretos para as redes sociais mais usadas. Isso certamente vai facilitar a sua gestão de redes sociais. 

2. Tenha uma agenda

Essa é uma dica de extrema importância para quem precisa otimizar o tempo na gestão de redes sociais. Ter uma agenda com publicações que você pretende postar te ajuda a ter uma visão geral dos conteúdos que você precisa criar. Além disso, evita que você precise pensar em novos posts todos os dias, o que acaba se tornando muito desgastante.

Defina um momento para cuidar da sua programação. Use esse tempo para pesquisar e definir quais conteúdos você vai precisar criar ao longo da semana. Lembre-se de criar sua agenda de acordo com o seu público e com base em quais redes sociais te trazem os melhores resultados.

O bacana é conseguir fazer isso com antecedência e assim ter, pelo menos, 1 semana da sua gestão de mídias sociais já definida. Dessa forma, você pode trabalhar com muito mais calma.

E caso surja algum imprevisto, você terá uma folga na programação para administrar esse tempo e não correr o risco de ficar sem conteúdos. 

 Você pode manter sua agenda de forma física em um caderno ou digital, em uma planilha no computador ou celular. Se precisar compartilhar com alguém do seu time, o Google Docs e o Google Agenda são opções interessantes e gratuitas para usar. 

3. Programe suas publicações 

Uma maneira de otimizar ainda mais o seu tempo é programando suas postagens com antecedência. Ou seja, além de já ter a sua agenda pronta, a dica é você também já deixar tudo programado para ir ao ar nas redes sociais.

Descubra quais são os melhores horários para postar em sua página do Facebook e em seu perfil do Instagram e programe cada uma das suas postagens com o Estúdio de Criação. Por aqui, temos um post completo te ensinando como fazer isso: Como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente

Nesse caso, uma boa dica é ter, pelo menos, uma semana de conteúdos nas mídias sociais já programada para evitar imprevistos. Assim, você garante que seus posts irão ao ar sempre nos melhores horários e que sua agenda estará em dia, mesmo em momentos em que você esteja mais ocupado.

4. Use mensagens automáticas 

Outros processos que tomam muito tempo na gestão das redes sociais são os que envolvem o atendimento ao público. Muitas vezes, passamos horas e horas respondendo as mesmas dúvidas de clientes que chegam inbox.

O ponto é que as redes sociais podem se tornar um grande problema se você não der o devido cuidado as mensagem que recebe. Por isso, para ganhar tempo, a dica é automatizar parte dessa tarefa. 

Programe mensagens automáticas para serem enviadas aos clientes que entram em contato com o seu negócio. Isso te ajuda a não precisar ficar 100% do tempo de olho nas mensagens que chegam à sua caixa de entrada. 

O Facebook Messenger permite que você faça isso nativamente, sem precisar de ferramentas de terceiros. Aqui no blog nós já te ensinamos como programar mensagens de boas-vindas, ausência e respostas para as perguntas frequentes para trabalhar em uma estratégia de automatização da sua rede social: Mensagens automáticas no Messenger: como agilizar o seu atendimento

Também é possível programar mensagens automáticas no WhatsApp Business

5. Fixe publicações importantes 

Por falar em perguntas frequentes, nossa última dica é justamente tentar diminuir o número de mensagens que chegam ao seu inbox com dúvidas que são recorrentes entre os seus clientes. É claro que é muito importante quando o cliente entra em contato com você, mas muitas vezes passa-se muito tempo respondendo os curiosos. 

Então, nossa dica de gestão de redes sociais é usar a opção de fixar um post da página. A ideia aqui é manter no topo da sua fanpage uma publicação com as informações mais importantes da sua empresa, como, por exemplo: 

  • Como funciona o delivery;
  • Horário de funcionamento;
  • Cardápio;
  • Valores de produtos ou serviços;
  • Telefones para contato da sua marca, etc. 

É claro, cada negócio tem as suas especificidades no gerenciamento. Por aqui, por exemplo, mantemos fixada uma publicação sobre o treinamento Social Sell. Então, você vai precisar encontrar qual é publicação que mais faz sentido para o seu cliente. 

No caso de um restaurante que mantém o cardápio fixo, isso ajuda a fazer com que os clientes só entrem em contato quando já tiverem escolhido o que desejam pedir ou se tiverem alguma outra dúvida importante. Com isso, você ganha tempo para sua gestão de redes sociais e diminui o fluxo de mensagens de curiosos em seu inbox.

Essas 5 dicas são extremamente fáceis de serem colocadas em prática na sua gestão de redes sociais. Apesar de simples, elas fazem muita diferença nos resultados do seu marketing digital.

Cada minuto que você ganha é precioso para que você possa focar os seus esforços em outras questões do seu negócio. 

Tem outra dica para otimizar a gestão de redes sociais? Conta aqui nos comentários. 

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1 Comentário

  1. Belchior Filho

    Gostei muito da dicas. É muito importante colocar em prática essas dicas para não cair no maior erro que muitas pessoas cometem. O erro de só estudar e não colocar em prática.

    Responder

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