Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Teste de Gravidez: como funciona e como fazer?

Sumário

É comum se fazer um teste de gravidez quando há alguma suspeita a partir da menstruação atrasada da mulher ou por algum outro sintoma que indique a possibilidade do início de uma gestação. Atualmente existem 2 métodos de verificar se a mulher está em um período gestacional, que é o exame BHCG e o teste de farmácia.

O BHCG consiste em um exame de sangue que poderá detectar a presença do hormônio presente na gravidez e o teste de farmácia consiste em processo mais simples e pode ser realizado em qualquer lugar e sem ajuda médica, através da urina da mulher.

Existem outros métodos caseiros, não comprovados cientificamente, muito populares e que prometem dar a confirmação ou negação de a mulher possa estar grávida, mas que apesar de não terem comprovação, podem ajudar com a ansiedade da espera ou da dúvida.

Esses métodos de teste de gravidez serão mais detalhados abaixo:

Como funciona um teste de gravidez de farmácia?

O teste de gravidez tem a finalidade de identificar se a mulher está iniciando ou não uma vida gestacional. Isso acontece com a presença do hormônio HCG. Uma vez que é esse hormônio é liberado, isso indica que a mulher está grávida após 5 a 7 dias depois do óvulo ser fecundado, detectado por meio de exame de urina com o teste de gravidez ou de sangue feito por meio de um laboratório.

Existem vários tipos de testes no mercado. Os mais comuns usam um tipo de bastão ou palheta que deverão ser colocados em contato com urina. No momento de mostrar o resultado de cada teste, geralmente os mais populares são os de listras, sugerindo duas listras para o resultado positivo e uma listra para um resultado negativo.

Existem também alguns testes que já apresentam o nome positivo e negativo com o sinal de + ou -, e ainda alguns com emitem sinal de alerta. Alguns testes detectam a gravidez quando o HCG ainda está em pouca quantidade no organismo feminino.

teste de gravidez
Fonte: Pinterest

Como saber se o teste de farmácia está funcionando?

Quando o teste de farmácia está funcionando, surgirá uma listra em até 10 minutos depois que você iniciar o teste. Essa listra irá aparecer numa janela de controle, onde estará identificada com a letra “C”. Se o teste de farmácia for realizado corretamente, o resultado pode chegar 99% de exatidão. Essa porcentagem é ótima, principalmente quando se trata do valor do custo do produto e a sua simplificação em executá-lo.

Pode ocorrer do teste dar resultado falso negativo. Isso se deve ao teste que é feito antes do período indicado, não existindo quantidade suficiente do beta HCG na urina. Isso geralmente se deve a quando o teste é feito antes do atraso menstrual.

Já no caso do teste falso positivo, acontece quando a mulher faz o teste e o resultado falso positivo, mas quando se repete o teste o resultado apresentado é negativo. Isso pode acontecer devido a um aborto espontâneo nas primeiras semanas de gestação.

teste de gravidez
Fonte: Pinterest

O que acontece quando você faz o teste no dia errado?

Todo teste de gravidez desse ser feito quando a mulher perceber que a sua menstruação está atrasada, pois os hormônios de HCG só são liberados quando houver fecundação do espermatozoide para o óvulo. Geralmente, isso ocorre depois de 5 dias quando o óvulo for fecundado.

Se caso a menstruação não vier e mesmo assim o resultado for negativo, é importante que após 3 ou 5 dias você refaça o exame para que não seja surpreendida com uma possível gravidez. A dica para o melhor momento para se fazer teste, é utilizar o primeiro xixi do dia, logo quando acordar, pois o HCG está no estado mais concentrado ajudando na identificação do teste mais preciso.

Atualmente existem alguns testes que são chamados de “antecipados” e que podem detectar se a mulher está grávida com 6 dias antes do atraso da menstruação. Porém se o teste for negativo, a mulher deverá repetir o teste com os dias de atraso indicados.

O que fazer quando se tem um período irregular?

As mulheres que tem o ciclo irregular não conseguem ter precisão do dia em que a menstruação vai ocorrer e não podem saber qual o seu período de ovulação. Neste caso, fazendo o teste no dia errado o resultado pode dar equivocado.

Ter um ciclo regular indica que você tem uma quantidade de dias entre uma menstruação e outra. Um exemplo disso é o ciclo regular de 28 dias, onde a mulher ovula na metade do ciclo e pode realizar o teste depois de alguns dias desse período, pois o hormônio HCG é liberado após o óvulo ser fecundado, quando enfim o embrião já fez instalação na parede do útero.

A dica é: se você tem um ciclo irregular, é importante esperar uns dias após da ovulação para fazer a realização do teste de gravidez. Após suspeitas, não descarte o exame de sangue para que a suspeita seja confirmada.

Como executar o teste corretamente?

O teste de gravidez pode ser feito utilizando a primeira urina da manhã. Caso não consiga, também é confiável realizar em qualquer horário do dia, desde que esteja há 4 horas sem fazer xixi. O uso do teste de gravidez é bem simples. Siga as instruções do uso na embalagem obedecendo ao tempo da palheta em contato da urina.

Confira um passo a passo:

  • Faça a urina em um recipiente limpo;
  • Tire a tampa e coloque a ponta do teste na urina;
  • Espere 5 segundos (ou o tempo recomendado na embalagem);
  • Retire e coloque o teste em uma superfície plana;

Deve-se aguardar o tempo informado de 1 a 5 minutos e confira o resultado. Como nem todos os testes são iguais, observe as recomendações que vem indicando na embalagem.

Dicas do que observar no teste de gravidez de farmácia

Fique atento no momento em que for usar um teste de gravidez para que você obtenha um resultado mais eficaz:

  • Veja se tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • Confira a situação da embalagem (não pode estar violada);
  • Observe a data de validade do teste;
  • O resultado deve aparecer positivo ou negativo. Caso contrário, o produto pode estar com defeito.

O teste de gravidez de farmácia pode substituir o exame de sangue laboratorial?

Mesmo o teste de farmácia sendo eficaz, ele não pode ser o único método para ser utilizado ao fazer o teste de gravidez, pois o teste pode falhar por algumas questões. O exame de sangue é essencial para a confirmação ou não de uma gravidez e é mais eficiente em detectar o hormônio HCG.

Com essa característica, o exame de sangue pode ser feito mesmo antes de a menstruação atrasar.

Se a mulher manteve relação sexual em seu período fértil sem proteção, ela pode está grávida e o resultado mais seguro nesse momento é a realização do exame de sangue, pois o resultado pode ser imediato e preciso.

Saiba Mais: Calculadora gestacional: as 21 melhores para baixar

O que é o exame Beta HCG?

Para esse exame é feito uma coleta de sangue para indicar se a mulher está ou não grávida. O teste de farmácia podem até ser feito, mas é o exame de sangue que dará o resultado confiável final do exame.

Esse exame qualifica o hormônio HCG no sangue, mostrando se há alguma possibilidade de uma gravidez e qual o período de gestação é esperado. A quantidade desse hormônio tende a se elevar a cada período de gestação sendo bastante utilizado no período gestacional.

Como é feito a coleta do Beta HCG?

Esse exame é feito por meio de uma coleta de sangue, que funciona assim:

  • Coloca-se uma torniquete acima da veia da mulher, facilitando a localização de onde irá ser perfurado;
  • Em seguida, é introduzida uma agulha para que os tubos sejam enchidos;
  • Logo após o sangue é coletado e levado a um laboratório para ser analisado;

Esse teste é indicado para mulheres que esperam ter um resultado mais preciso e confiável.

O exame BHCG é seguro e capaz de identificar até uma pequena quantidade de HCG no sangue da paciente. Se a mulher tem mais de 35 anos de idade é indicado que o exame NIPT, seja realizado para que não haja riscos de doenças cromossômicas.

Algumas dúvidas comuns sobre o exame BHCG

Existe o risco do exame beta dar falso positivo?

O risco desse exame dar resultado FALSO POSITIVO é muito raro. Mas pode ocorrer quando há morte fetal do feto ou pode ser que aconteça em mulheres que estão fazendo tratamento com utilização do hormônio HCG.

Em outros casos, como pacientes que sofrem com doenças ou tumores, a dosagem do HCG podem se elevar tanto em homens quanto em mulheres, neste caso o especialista deve ser consultado.

Seria possível identificar gêmeos em um exame BHCG?

No caso de gêmeos, a quantidade de hormônio deverá estar elevado em uma semana normal de gestação. Neste caso, é indicado que se faça uma ultrassonografia na 6ª semana de gestação para ter a confirmação de uma possível gestação de gêmeos.

Com quantos dias devo fazer o exame BHCG para detectar gravidez?

A recomendação é que se espere 10 dias depois do atraso menstrual para evitar que o resultado possa ser negativo. O BHCG é considerado positivo quando essa dosagem está acima de 25 mLU/ml e indica uma forte suspeita de gravidez. A quantidade do hormônio HCG começa a aumentar no 6º dia de fecundação.

Além de ser mais completo e confiável, o exame HCG indica a quantidade correta do hormônio no sangue e determina com quanto tempo de gravidez a mulher está.

Para realizar esse exame, não é necessário está em jejum.

Possíveis resultados do Beta HCG

O resultado do BHCG abaixo de 5mIU/ml é negativo ou pode dar indetectável, ou seja, não há indicio de gravidez. O resultado do BHCG entre 5 e 25mIU/ml dará um resultado indefinido, onde a recomendação é que o exame seja repetido.

Já o resultado do BHCG acima de 25mIU/ml dará positivo, indicando uma gravidez.

Testes caseiros de gravidez (métodos não comprovados cientificamente)

No ano de 1985, foi feito o primeiro teste de gravidez do mundo. De uma forma simples e rápida, o teste de gravidez caseiro foi o primeiro a ser utilizado em contato com a urina. Usando 3 passos. o resultado era preciso com o tempo de 30 minutos.

Ao longo dos anos, muitos métodos foram utilizados para que as mulheres tivessem a confirmação ou não da gravidez. Na maioria das vezes tornou-se comum a prática do uso da urina, para obter a resposta certa que mudaria a vida da mulher.

Os testes de gravidez caseiros não têm nenhuma comprovação cientifica, porém é fácil de encontrar na internet várias receitas que prometem confirmar a gravidez ou não.

Segue alguns modelos de teste de gravidez caseiros

1. Teste da agulha

Para realizar esse teste, é necessário que você faça xixi em um recipiente limpo, preferencialmente descartável, logo após você coloca uma agulha dentro do recipiente, tampa e aguarda por 8 horas. Se você for uma pessoa ansiosa, a indicação é que faça esse teste durante a noite antes de dormir e só olhar o resultado no dia seguinte.

Após o período de espera, é chegado o momento de olhar. Se a agulha que você colocou no recipiente mudar de cor, isso indica que você está grávida.

2. Teste da fervura da urina

Em um recipiente de alumínio e limpo, a mulher deve pegar a urina e colocar para cozinhar. Se a urina ferver e tiver o aspecto de cozinhado como o leite, que ferve com uma nata, o resultado provavelmente é positivo.

Se a fervura que você colocou, ficou como água, somente borbulhando, o teste deu negativo, ou seja, provavelmente você não está grávida.

3. Teste com cloro

Coloque a urina no recipiente, preferencialmente descartável, e acrescente um pouco de cloro. Se o conteúdo ficar escuro, o resultado possivelmente é positivo. Se a mistura que você fez continuar da mesma cor, acredita-se que o resultado é negativo.

4. Teste com água sanitária

Para esse teste, a mulher deve urinar em um recipiente limpo e preferencialmente descartável e adicionar um pouco de água sanitária. Se o xixi mudar a cor ou ficar de modo efervescente, o resultado pode ser positivo. Caso o xixi continue da mesma cor, o resultado provavelmente é negativo.

5. Teste usando creme dental

Em um copo descartável, coloque o creme dental branco e acrescente algumas gotas da urina. Se o creme dental mudar de cor ou fizer uma espuma, o resultado é positivo, mas se a mistura continuar da mesma cor, o resultado é negativo.

6. Teste realizado com sal

Nesse teste, a mulher deve colocar a urina em um recipiente limpo, preferencialmente descartável, acrescentando algumas pitadas de sal, misturando até dissolver. Feito isso, observe se fez algum tipo de nata no recipiente. Se acaso fizer, o resultado provavelmente é positivo. Se não fizer, essa nata o resultado pode ser negativo.

7. Teste usando o cotonete

Nesse teste é sugerido que a mulher insira um cotonete no canal vaginal para observar se tem a presença de sangue no local. Se tiver algum sinal de sangue, indica que o resultado é negativo, pois a menstruação já está chegando.

Se o cotonete saiu limpo, isso indica que o resultado provavelmente é positivo. Esse teste não é recomendado, pois o cotonete pode causar algumas lesões na parede do canal podendo influenciar no resultado do teste.

8. Teste de gravidez usando vinagre

Em um recipiente limpo, preferencialmente descartável, a mulher deve colocar um pouco da urina juntamente com o vinagre. Se o liquido espumar ou mudar de cor, provavelmente o resultado seja positivo, caso contrario o resultado é negativo.

9. Teste de gravidez feito com sabonete

O teste usando o sabonete é bem simples. Nesse teste, a mulher deve pegar um sabonete, colocar um pouco de urina em cima dele e observar o que vai acontecer.

Se a superfície do sabonete apresentar umas bolhas, o resultado pode ser positivo, caso contrário, o resultado é negativo.

Cuidados que se deve tomar com a gravidez

Ao descobrir uma gravidez, você deve manter algumas medidas importantes, como dar uma atenção a sua alimentação, investir em uma dieta equilibrada e saudável, fazendo pequenas refeições em curtos intervalos de tempo e ingerindo bastante água.

Mantenha alguns cuidados com a pele, buscando passar hidratante, que ajuda na elasticidade da pele e do protetor solar que ajuda na prevenção de manchas da pele.

Faça o uso regular do repelente evitando doenças transmitidas por mosquitos, como Dengue e Zika Vírus, provocador da doença de má formação em bebês.

Durante a gestação, a mulher tende a ter algum acréscimo calórico, embora isso não queira dizer que durante toda a gravidez, você terá que evitar cometer exageros, como evitar o excesso de farinha branca, gordura e açúcar. É importante lembrar que de nenhuma maneira deve-se utilizar bebidas alcoólicas, drogas e cigarros.

Evite tomar medicamentos sem orientação médica, mesmo sendo medicamentos que aparentemente sejam inofensivos. Procure um obstetra e mantenha a sua saúde e a saúde do seu bebê tendo uma gestação saudável.

Conteúdo em vídeo

Nesse vídeo do YouTube do Canal Ciências Médicas Hoje, traz algumas dicas de como você pode estar utilizando o teste de gravidez em casa e qual o tempo correto de realizar o teste.

 

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família