O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades

O que não comer quando faz tatuagem - foto principal

por Equipe Pink Fire | 01/08/2022 | Notícias | Comentários

O que não comer quando faz tatuagem? Essa é uma das principais dúvidas que surgem antes mesmo de marcar o desenho na pele. Então, se você fez ou pretende fazer uma tattoo, é importante saber alguns cuidados com que precisa ter para evitar problemas.

Após fazer tatuagens, as precauções vão evitar infecções e assegurar uma cicatrização rápida e saudável. Isso ocorre porque a tatuagem é uma lesão intencional e, naturalmente, vai passar por um processo de cicatrização.

Neste período, o corpo reage espontaneamente para tudo voltar ao normal. É justamente por isso que alguns alimentos podem contribuir ou dificultar a recuperação da pele.

O que não comer quando faz tatuagem?

Alimentos ricos em gorduras, óleos, açúcares, sal são conhecidos popularmente como “remosos”. Com isso, é sabido que esses tipos de alimentos ajudam a inflamação da pele e, por isso, não podem ser ingeridos durante o processo de cicatrização, como é o caso da tatuagem.

Além de atrapalhar a cicatrização da ele, esses alimentos podem trazer outros problemas de saúde, como colesterol alto, dores de cabeça, diabetes, entre outros.

Saiba Mais: Tatuagem mãe e filha: as 50 ideias mais inspiradoras

A indicação é que essas comidas não participem da sua rotina de alimentação. Sendo assim, confira os alimentos remosos que não podem ser ingeridos após fazer tatuagem:

  • Embutidos: salsicha, salame, mortadela, charque, carne seca e presunto;
  • Alimentos que são ricos em açúcar: refrigerantes, sucos industrializados, chocolate, doces, sorvetes, bolos e biscoitos recheados;
  • Alimentos que são ricos em gordura: bacon, pizza, hambúrguer, frituras e salgadinhos;
  • Cereais refinados: pão branco, farinha branca e macarrão branco;
  • Proteínas com muita gordura: carne de porco, picanha, costelinha e carne de pato;
  • Frutos do mar: camarão e caranguejo;
  • Laticínios gordurosos: leite integral, iogurte integral, manteiga e queijos amarelos;
  • Alimentos industrializados: comidas de fast food, macarrão instantâneo, temperos em cubo, ou sachê, e molhos que são prontos;
  • As bebidas alcoólicas: cerveja, vinho e espumante.

O que acontece se você comer esses alimentos?

Comer alimentos que são inflamatórios de maneira constante ou em grandes quantidades depois de fazer uma tatuagem, incita a inflamação, que pode resultar o surgimento de sinais e sintomas como:

  • Inchaço e vermelhidão onde a tatuagem foi feita;
  • Forte coceira na tatuagem;
  • Dor no local da tatuagem;
  • Febre baixa e aparecimento de pus, o que pode ser indício de infecção;
  • Criação de queloide, que é uma cicatriz com alto relevo.

O que é permitido comer quando se faz uma tatuagem?

Primeiro, tenha em mente para que qualquer ferida cicatrize de maneira adequada, é fundamental que não tenha falta de vitaminas e minerais no organismo e que o consumo de água, proteínas e carboidratos seja bom.

Além disso, se a pessoa que fez a tatuagem tenha algum problema médico, por exemplo, diabetes ou hipertensão, esses têm que estar controlados.

Com uma alimentação equilibrada, não há grandes motivos para ficar receoso com o que comer ou que não pode comer quando fizer uma tatuagem. De toda forma, veja, a seguir, alimentos indicados para ajudar no processo de cicatrização pós-tatuagem:

  • Proteínas magras: ovos, peixes, peito de frango e carne bovina magra, por exemplo, músculo e patinho;
  • Vegetais e frutas frescos: laranja, morango, romã, caju, tangerina, tomate e cenoura;
  • Ervas e especiarias naturais: cúrcuma, pimenta, alecrim, tomilho, hortelã e coentro;
  • Alimentos que são ricos em ômega 3: sementes de linhaça, nozes, azeite e amêndoas;
  • Alimentos que são ricos em zinco: gergelim, sementes de abóbora e gérmen de trigo;
  • Cereais integrais: arroz integral, macarrão integral e pão integral.

Também é essencial ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, já que esse liquido  contribui no transporte de nutrientes e aumenta a elasticidade da pele, proporcionando uma boa cicatrização.

Quais alimentos ajudam acelerar a cicatrização da pele?

Para aumentar o processo de cicatrização da pele depois de fazer uma tatuagem, você pode consumir comidas ricas em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como ômega-3.

Dentre os alimentos mais antioxidantes que você deve comer estão os tomates, frutas vermelhas, cítricas e ervas como o alho. Já os alimentos anti-inflamatórios estão as ricas em gorduras boas, por exemplo, as castanhas abacate, salmão, sardinhas, atum, amendoim, gergelim, chia e linhaça.

Você ainda pode ingerir de uma a duas xícaras de chás anti-inflamatórios, já que isso também pode contribuir na cicatrização. Você pode usar as ervas para o chá, como alecrim, gengibre e camomila.

O que não comer quando faz tatuagem - foto 2Foto: Divulgação/Cottonbro no Pexels

Uma alimentação constante com alto nível nutricional vai ajudar e muito o processo de cicatrização, como:

  • Alimentos ricos em ômega-3;
  • Zinco, ferro e selênio;
  • Vitamina A, C e K;
  • Proteínas.

Vale destacar que esses alimentos são apenas indicações que devem ser colocados em uma alimentação apropriada para cada pessoa.

Saiba Mais: Como ter uma alimentação saudável? 25 fontes de inspiração

Quanto tempo demora para uma tatuagem cicatrizar?

Quando se faz uma tatuagem é indicado evitar, por cerca de duas a quatro semanas, os alimentos já citados anteriormente neste post.

Como cuidar de forma adequada a tatuagem recém feita?

Além de dedicar atenção na comida para assegurar uma boa recuperação da pele com a tatuagem feita, também é essencial e necessário realizar outros tipos de cuidados, como lavar de maneira adequada a região com sabonete ao menos por duas semanas.

Também é recomendado evitar tomar sol e não ir no mar ou piscina ao menos por dois meses. Caso contrário, o local da pele vai poder ficar irritada e aparecer inflamação na região da tatuagem.

Além disso, é mais do que fundamental pesquisar um profissional de alta confiança para fazer sua tatuagem, que o local tenha licença de atuação e no qual o material utilizado no procedimento seja totalmente esterilizado.

Como identificar se a tatuagem está inflamada?

Um dos possíveis problemas mais complicados que podem ocorrer depois de fazer uma tatuagem é a infecção, que acontece quando algum micro-organismo, ou seja, uma bactéria, um fungo ou um vírus, consegue entrar no corpo através das feridas na pele.

Se isso vir a acontecer, além da inflamação no local da tatuagem, pode aparecer outros sintomas, como:

  • Deixar a pele muito dura;
  • Saída de pus no local da tatuagem;
  • Dores muscular de forma generalizada e mal-estar;
  • Ondas de calor e calafrios;
  • Febre baixa e alta.

Com o aparecimento ou não destes sintomas, toda vez que a sua pele ficar inflamada e não melhorar depois de três a quatro dias e sempre que os sintomas ficarem pior com o tempo, é fundamental ir ao hospital ou consultar um médico.

Dessa maneira, você vai ser orientado se será preciso realizar algum tipo de tratamento específico.

Como identificar se a inflamação não é uma alergia?

A alergia pode causar sinais iguais aos da infecção, principalmente no local da pelo onde foi feita a tattoo. Entretanto, é bem menor a regularidade que leve ao aparecimento de febre, calafrios ou mal-estar, sendo mais frequente o surgimento de pele vermelha, inchaço, dores, coceira e até descamação da pele.

Com isso, a melhor maneira de você identificar se o caso realmente se trata de uma alergia é fazer uma consulta com dermatologista. O especialista vai solicitar um exame de esfregaço da pele para checar uma possível infecção, logo depois começar o tratamento da alergia.

Mais dicas e cuidados para ter uma tatuagem saudável

Além de todas as orientações que já foram passadas ao local de todo o texto, confira mais algumas dicas para deixar sua tatuagem perfeita e saudável.

Saiba Mais: Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Respeite as indicações do seu tatuador

Todo profissional de tatuagem tem a responsabilidade de indicar aos seus clientes como eles precisam cuidar da tatuagem. Além disso, os tatuadores podem usar equipamentos e tintas diferentes que requerem cuidados específicos. Então, respeite sempre as indicações do profissional que te tatuar.

Use a proteção adesiva durante o período que o seu tatuador orientar

Geralmente, o indicado é deixar a proteção até você chegar na sua casa para evitar o contato da pele com bactérias ou outros germes do local que podem infectar a pele onde a tatuagem foi feita.

Sempre deixe a pele limpa, seca e hidratada

Depois de higienizar a pele com água e sabão neutro, seque de forma suave o local. Só depois de assegurar que a pele está seca, use a pomada, protetor solar ou o creme indicado pelo profissional.

Não receba à luz solar sem proteção apropriada

Não se esqueça que a sua pele vai estar mais sensível depois de fazer a tatuagem, e se expor à luz sol sem proteção adequada poderá ocasionar queimaduras e fazer a tatuagem ficar desbotada.

Não fique coçando a tatuagem e tenha paciência

É muito normal sentir coceira e irritação na pele que foi recém-tatuada. Porém, é essencial que você não coce o local. Além disso, a pele também vai começar a descamar, mas a indicação é deixar a cicatrização acontecer de forma natural. Sendo assim, não puxe ou force a descamação com a intenção de aumentar a velocidade da cicatrização.

Obedecendo as indicações citadas, deixando a pele higienizada, protegida de forma adequada e seguindo uma alimentação saudável, dificilmente você terá problemas com a sua tatuagem, e a cicatrização vai acontecer de maneira positiva.

PinkFire

Navegue pelo Site

© Pink Fire – Todos os direitos reservados.