Como ter uma alimentação saudável? 25 fontes de inspiração

por | nov 25, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Você já deve ter se perguntado: como ter uma alimentação saudável nos dias de hoje? Essa é uma das grandes dúvidas das pessoas que levar uma vida em forma, priorizando a sua saúde.

Sem dúvidas, é preciso abrir mão de alguns alimentos, ter disciplina para manter o planejamento traçado e disposição ao realizar as atividades físicas. Todo o processo pode ser um caminho menos árduo se feito da maneira correta.

Nesse post, você vai conferir os melhores aplicativos que vão te ajudar a ter uma alimentação melhor. Além disso, vamos listar alguns perfis de redes sociais para você acompanhar nessa jornada para uma vida mais saudável.

Como ter uma alimentação saudável?

É importante deixar claro logo no inicio desse conteúdo que os apps listados são apenas alternativas que vão te auxiliar na sua dieta e/ou incentivar nos primeiros passos para uma alimentação mais saudável. É preciso consultar profissionais da área para ter um tratamento completo.

E lembrando que alimentação saudável não é sinônimo em perder peso. Todo o processo precisa ser feito baseado em boas condutas para que o nosso corpo se adapte as novas mudanças.

Saiba Mais: Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Melhores Apps para saber como ter uma alimentação saudável

Sendo assim, vale dizer que a nossa lista não se trata de um ranking, pois os aplicativos estão organizados de forma aleatória.

Dito isso, confira, a seguir, os melhores apps que vão te ajudar a ter uma alimentação mais saudável.

1. MyFitnessPal

Abrimos a lista com um dos aplicativos mais populares do ramo em auxílio de boa alimentação.

O MyFitnessPal conta com um catálogo de milhares alimentos registrados na plataforma, o que contribui no registro diário e monitoramento da sua dieta. Esse app estabelece um parâmetro de calorias apropriadas para ingerir no dia.

Só fique atento que essa métrica também precisa ser aprovada por uma nutricionista.

Também vale destacar a aba “Progresso”, onde é possível ver a evolução da sua dieta. Além disso, ainda existe o Diário, na qual é possível colocar o que você comeu no café da manhã, almoço, jantar e lanches.

Para uma melhor experiência, ao final de cada dia, você precisa ativar a opção “Terminei Meus Registros de Hoje”. Assim, o aplicativo vai gerar alguns relatórios que podem contribuir com sua evolução.

Você pode usar O MyFitnessPal na versão web, baixar o aplicativo para aparelhos com o sistema Android ou iOS.

2. FatSecret

O FatSecret pode ajudar as pessoas que querem permanecer no peso atual ou emagrecer. O app usa como base quantos quilos você está pesando e quanto quer chegar, como uma projeção de calorias que precisa consumir por dia.

Além disso, o aplicativo ainda possui diversos restaurantes e alimentos registrados em sua base de dados.

Outro recurso bacana é a possibilidade de utilizar um leitor de código de barras para registrar um novo produto.

O app está disponível na versão web, para celulares Android e iOS.

3. Dieta e Saúde

Esse aplicativo trabalha com a tradicional fórmula dos pontos, e também possui vários alimentos registrados na sua base de dados. Além disso, ele envia mensagens com sugestões de alimentos saudáveis para suas refeições.

Sobre os recursos, o app conta com a aba de Evolução, um diário para registrar os alimentos consumidos e as atividades físicas realizadas. Também vale destacar que a plataforma possui a versão premium que adiciona vários recursos, inclusive com análise nutricional.

Dessa maneira, você pode acessar o Dieta e Saúde na web ou baixar o aplicativo para Android ou iOS.

4. Tecnonutri

O Tecnonutri possui um visual simples, o que é muito bom para as pessoas que gostam de objetividade, sem ficar procurando abas.

Apesar de ser simples, o aplicativo é bem eficiente. Inclusive, é possível ter acesso a uma espécie de simulação de conversa com uma nutricionista virtual.

Ao informar o seu peso, altura e idade, você será questionado qual é o seu objetivo ao usar a plataforma, que pode ser emagrecer ou manter uma boa medida de peso.

É importante dizer que vários recursos só estão disponíveis com um plano premium. Ainda assim, é possível ter acesso a algumas funcionalidades, como o registro de alimentos ingeridos e a calculadora de calorias.

Você pode usar o Tecnonutri na versão web ou baixar o app na Google Play Store e na Apple Store.

5. Vitamenu

O Vitamenu segue com funcionalidades semelhantes de outros aplicativos da mesma categoria.

Na plataforma, é permitido estabelecer o objetivo de peso que deseja alcançar e cadastrar a evolução da dieta, acompanhada da calculadora de calorias.

Ainda é possível colocar as refeições que comeu no café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, entre outros.

Um dos destaques fica com a aba para registrar os alimentos que comeu, mas que deveria ter evitado. A plataforma ainda conta com o espaço para colocar as atividades físicas que realizou durante o dia. Assim, o aplicativo vai fazer a conta aproximada de quantas calorias perdeu.

A ferramenta está disponível na web, no aplicativo para aparelhos móveis com o sistema Android e iOS.

6. Lifesum

O Lifesum foi criado justamente para auxiliar a sua dieta, já que a plataforma oferece recursos de monitoramento de calorias consumidas e queimadas pelo seu organismo.

Além disso, é possível verificar a quantidade de calorias em vários produtos usando o leitor de código de barras que também mostra a quantidade de nutrientes dos alimentos e quais são.

E um dos pontos altos do app é poder conferir várias receitas para comidas saudáveis sem precisar sair de uma dieta. A plataforma ainda possui recursos para monitorar o peso e dicas para diversos tipos de regime.

Dessa maneira, você pode baixar o aplicativo na Google Play Store ou na Apple Store.

7. Strava

O Strava tem uma proposta um pouco diferente dos outros apps da lista já mencionados.

Essa plataforma pode ser considerada uma rede social para atletas. Nela, existe a possibilidade de fazer parte de grupos para marcar pedaladas ou aquela corrida bacana em algumas regiões. Também é possível seguir amigos e os atletas que você mais gosta.

O app tem a meta de acompanhar os exercícios físicos aeróbicos dos usuários para oferecer uma vida com mais saúde. Vale dizer que a plataforma tem funções para monitorar atividades de bicicleta, patins, escalada, crossfit e natação.

Saiba Mais: Yoga Online: 16 canais para praticar onde quiser

É importante deixar claro que o Strava tem a versão grátis que já disponibiliza várias funcionalidades boas, mas também é possível assinar o pacote premium para liberar mais recursos, como análises de rotinas com mais detalhes.

Sendo assim, caso queira baixar o aplicativo, ele está disponível para smartphones com sistema Android e iOS.

8. Lembrete de Água

Essa lista não poderia ficar sem um app específico para te lembrar a tomar água.

Mais do que isso, o aplicativo traz recursos que vão te ajudar a consumir água de uma melhor maneira. Com certa periodicidade, a ferramenta envia mensagens com o intuito de informar os melhores horários para tomar água.

O Lembrete de Água ainda faz uma análise de acordo com o sexo e o peso do usuário cadastrado para calcular a quantia de água correta ao longo do dia. Também é possível checar o seu histórico de consumo. Isso faz com que você tenha um parâmetro da sua evolução e estabeleça metas.

O aplicativo pode ser baixado para celulares móveis com o sistema Android ou iOS.

9. Dieta e Emagrecer Rápido

Além da alimentação, o Dieta e Emagrecer Rápido ajuda a acompanhar a qualidade do sono, a quantidade de água consumida e os exercícios físicos realizados.

Você pode cadastrar as refeições que fez no dia, a quantidade de água que tomou e monitorar o seu peso. Ainda tem a aba de desafios para ver sugestões de atividades físicas.

Também é possível escolher entre duas modalidades de dietas: por calorias ou por pontos. Independente de qual você escolha, é possível verificar a sua progressão de regime, com análises e gráficos.

E um ponto bem bacana é a possibilidade de achar nutricionistas próximos de onde você mora.

Assim como outras plataformas, aqui também tem o plano gratuito e o premium.

Caso queira usar o aplicativo é preciso baixar ele na Google Play Store ou na Apple Store.

10. Receitas Light

O App Receitas Light reúne um grande e variado catálogo de receitas só com pratos saudáveis, com temas como refeições indicadas para o inverno, verão, primavera, ceia light e comidas que são bem simples de se preparar e baratos.

Também vale dizer que algumas receitas são do famoso chef e apresentador de programas de televisão Edu Guedes. Outro ponto importante é que todas as refeições do catálogo mostram as informações de quantas calorias têm, o detalhamento dos ingredientes e um passo a passo em detalhes do modo de preparo.

Você pode fazer o download do app para celular com o sistema Android ou iOS.

11. Seven

O Seven é ideal para as pessoas que querem começar a se exercitar, mas cria um bloqueio mental por considerar as atividades chatas.

Então, a plataforma oferece exercícios bem simples e legais, o que incentiva os usuários a ter uma boa progressão nos resultados.

É permitido customizar os pacotes de treinos na modalidade que sejam feitas em qualquer momento e lugar, sem precisar ter equipamentos. E para melhorar ainda mais, existem atividades para fazer junto com outras pessoas.

O app está disponível para aparelhos móveis com o sistema Android e iOS.

12. Diário de Peso

Com o nome autoexplicativo, esse app tem como objetivo principal o acompanhamento em detalhes do seu peso.

Com um layout fácil de entender por ser bem intuitivo, a plataforma contribui na tarefa de marcar o seu índice de massa corporal.

Vale apontar que o app é muito leve, possui mais de 100 mil downloads na Google Play Store e uma nota de 4,7 na loja, o que é muito alto.

Caso deseje testar o aplicativo, ele pode ser baixado para dispositivos móveis com o sistema Android ou iOS.

13. Alimente-se: Dieta e Nutrição

O app Alimente-se: Dieta e Nutrição tem como uma de suas propostas resgatar a autoestima de seus usuários através de indicações de alimentos saudáveis sem que a pessoa passe por regimes mirabolantes.

Para isso, o foco das dietas são as seguintes: emagrecimento, alimentação saudável, ganho de massa e reeducação alimentar.

E para conseguir alcançar esses objetivos, a plataforma conta com os recursos de:

  • Jejum intermitente;
  • Contador de calorias e de macros;
  • Gráficos com estatísticas do progresso do seu peso;
  • Calculadora de IMC;
  • Lembretes para beber água e outros líquidos;
  • Diário alimentar.

Saiba Mais: IMC calculadora: as 14 melhores para usar sempre 

Com mais de 1 milhão de downloads na Google Play Store, e uma nota de 4,8 em mais de 57 mil avaliações, o Alimente-se é um dos melhores apps do ramo de alimentação saudável.

O aplicativo é exclusivo para aparelhos com o sistema Android.

14. Dietbox

O Dietbox oferece serviços profissionais, ou seja, aproxima os usuários de nutricionistas reais para iniciar um tratamento de saúde.

Com isso, você vai conversar com o especialista e o app vai servir como um suporte de todo o processo.

Após a consulta, o profissional traça um perfil e assim vai poder indicar um cardápio customizado. Vale destacar que ao app manda mensagens para que não deixe de seguir as recomendações da nutricionista para manter todo o planejamento estabelecido.

Se você quiser usar a plataforma, ela está disponível na versão web, e em aplicativo para Android e iOS.

15. Dieta Cetogênica

Cada aplicativo indica modalidades de dietas. Mas neste caso, o foco é a dieta cetogênica, também conhecida pelo nome Keto.

De qualquer forma, esse modelo usa como base a perda de peso usando o baixo consumo de carboidratos.

O app é recomendado principalmente para as pessoas que estão começando a usar esse modelo de dieta. Isso porque ele possui menus semanais customizáveis dentro de um período de quatro semanas.

A plataforma ainda possui recursos para incentivar seus usuários a buscar as metas. E entre as funcionalidades encontra-se a alternativa de fazer lista de compras, notificações sobre a hora de se alimentar, realizar o registro do peso e preencher os desafios e aprendizagens pessoais.

Esse é mais um app que está disponível apenas para celulares com o sistema Android.

16. Fabulous

O Fabulous é um dos apps da categoria de saúde mais bem sucedidos dentro das lojas de aplicativos.

Para se ter ideia, ele já foi baixado mais de 10 milhões de vezes na Google Play Store, e conta com a altíssima nota de 4,8, com incríveis 436 mil avaliações.

A ferramenta tem a proposta de ajudar os usuários a transformar de fato a vida, através de atividades diárias com alimentação saudável e exercícios físicos.

Então, a plataforma coloca metas para as pessoas cumprir no decorrer do dia. Tudo isso baseado em pesquisas cientificas, inclusive, com atividades voltadas para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

O aplicativo possui funcionalidades gratuitas e recursos adicionais através de um plano pago.

Ele está disponível na versão web e para aparelhos móveis com o sistema Android e iOS.

17. FoodPrint

O FoodPrint não está disponível em português. Mas se você dominar a língua inglesa vai ter acesso a uma enorme enciclopédia de bons hábitos alimentares.

Além disso, a plataforma contribui para estabelecer suas preferências alimentares saudáveis, até mesmo separar comidas que te causam alergia.

Por conta da sua grande base de dados, o app recomenda receitas através de notificações de acordo com seus interesses. Isso abre a possibilidade de estabelecer um cronograma alimentar mais prazeroso.

E ao adicionar alguns dados pessoais, como peso, altura, tamanho da cintura, quantidade de massa muscular e gordura, o aplicativo vai monitorar todo o processo da sua evolução, checando constantemente as atualizações dos seus dados.

O aplicativo pode ser baixado na Google Play Store e na Apple Store.

18. Movesum

O Movesum foi desenvolvido pelo mesmo grupo que o Lifesum. Isso quer dizer que ambos os apps podem ser usados como complementos um do outro. O Movesum é um app que tem a função principal de contagem de passos.

Com isso, a plataforma oferece uma forma fácil e eficiente de estabelecer objetivos de movimento, além de incentivar o compromisso com as atividades determinadas com boas práticas alimentares.

Os usuários também podem verificar se algum alimento consumido vai afetar no rendimento dos treinamentos. Também vale destacar que o Movesum usa o Google Fit para ler as informações de movimento das pessoas que usam a plataforma.

Caso deseje baixar o aplicativo, ele está disponível para aparelhos móveis com o sistema Android e iOS.

19. Diário Dieta: Perder Peso

E para encerrar a lista, o último app indicado é o Diário Dieta: Perder Peso.

A ideia dessa plataforma é trabalhar como um diário e rastreador de macro. Ele permite dividir por categorias tudo que você come ao longo do dia, em refeição e macronutrientes.

Dessa forma, os usuários podem fazer planejamentos diários e semanais com o objetivo de planejar com antecedência o que vai comer. Ainda é possível receber mensagens com indicações de consumo de calorias na medida certa e acompanhar todo o progresso.

Também vale dizer que a plataforma tem em sua base a dieta cetogênica e mais algumas outras, o que amplia as possibilidades de aderir a um modelo de jejum.

O app é exclusivo para o iPhone e iPad.

Como ter uma alimentação saudável: Especialistas para acompanhar nas redes sociais

Além dos apps para te ajudar a ter uma boa alimentação, você também pode acompanhar perfis de especialistas nas redes sociais.

Assim, é possível ter uma boa referência e ainda ganhar dicas gratuitas de alimentos que fazem bem à saúde.

Pensando nisso, separamos alguns perfis do Instagram e canais no YouTube para te inspirar e até mesmo ajudar nessa jornada em busca de mais saúde:

20. Fernanda Scheer

Fernanda Scheer é nutricionista funcional que faz postagens em seu Instagram com dicas de saúde e maneiras de substituir um alimento tradicional que não é saudável por um item que vai fazer bem a saúde.

Além disso, são publicados posts explicando como escolher os alimentos na hora que for comprar, indicações de receitas e excelentes produtos naturais.

21. Aline Quissak

Com o lema de unir ciência, saúde e sabor, a nutricionista funcional Aline Quissak tem especialidade em Oncologia, Síndrome Metabólica e em Psicologia da Nutrição.

Com todo esse conhecimento, ela faz pesquisas com o objetivo de criar refeições terapêuticas para se comer bem.

Então, a especialista mostra em seu perfil do Instagram algumas indicações de alimentos que auxiliam a aliviar o estresse e ansiedade, além de passar dicas de bem-estar.

22. Alessandra Luglio

A nutricionista Alessandra Luglio tem mais de 20 anos de experiência em sua área de atuação.

Todo o seu reconhecimento profissional fez com que ela se dedique a atender famosos do Brasil.

De toda forma, a especialista mostra em seu perfil nas redes sociais a sua rotina de atividades físicas e ainda ensina algumas receitas bem saudáveis.

23. Tua Saúde

O primeiro canal do Youtube a ser indicado é o Tua Saúde, que está da plataforma desde 2013 e já conta com mais de 2,6 milhões de inscritos e posta vídeos regularmente.

O canal conta com especialistas da área da saúde, como nutricionistas e médico clínico-geral que indicam de maneira fácil e uma linguagem acessível o que as pessoas podem fazer para melhorar a alimentação e ter boa saúde e bem-estar.

Além disso, eles também explicam os problemas de algumas doenças e passam dicas de como ajudar. Não poderia faltar as boas receitas para contribuir nos hábitos alimentares saudáveis.

Ainda existem vídeos com sugestões para emagrecer, diminuir o seu colesterol e combinações de refeições e atividades físicas.

Sendo assim, é um ótimo canal para acompanhar.

24. Pensando ao Contrário

O canal Pensando ao Contrário é comandado pela bióloga Camila Victorino e o projeto é perfeito para os veganos e pessoas que querem aderir a essa prática.

E muito além disso, Camila foca em dicas que ultrapassam receitas de alimentos veganos e integrais, mas também alerta no impacto positivo que estas refeições fazem para o meio ambiente e na vida dos animais.

A bióloga passa dicas de como reaproveitar sobras, cascas e sementes, a reconhecer plantas que podem ser usadas como alimentos, mas não são tão convencionais, a cozinhar com itens naturais e a mudar ingredientes refinados por ingredientes integrais, e derivados de animais por itens vegetais.

25. Minha Vida

Com vídeos curtos e lives, o canal Minha Vida incentiva as pessoas e todos os familiares a ter uma vida mais saudável.

O canal conta com dicas de alimentação, receitas fáceis de serem feitas, atividades para fazer em casa, entre outras recomendações.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Aplicativo para criar logo: conheça nossos 8 favoritos

Aplicativo para criar logo: conheça nossos 8 favoritos

A melhor forma de conseguir logos de qualidade para a sua empresa, site, redes sociais, negócio ou outra utilidade, é contratar profissionais de design que possam fazer essa criação. Mas um bom quebra galho pode ser um aplicativo para criar logo. Muitas pessoas,...

Códigos secretos Android: Os 71 principais que você precisa conhecer

Códigos secretos Android: Os 71 principais que você precisa conhecer

O sistema padrão do Android já disponibiliza diversos dados, estatísticas e funções para os seus usuários, o que facilita bastante a acessibilidade e configurações. Mas você sabia que é possível acessar ainda mais recursos? Com os códigos secretos Android é possível...

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

Está sem ideias para ceia de Natal? Não precisa se preocupar. Existem centenas de pratos que podem compor sua mesa, dos mais simples até os sofisticados. Mas todos têm um detalhe especial em comum, cada refeição listada neste conteúdo é deliciosa. Além disso, tem...

Códigos GTA 5: Como fazer para PC, PlayStation e Xbox?

Códigos GTA 5: Como fazer para PC, PlayStation e Xbox?

Para quem acompanha um pouco das notícias do mundo gamer sabe muito bem o sucesso estrondoso que o GTA 5 faz. Mesmo que sua primeira versão tenha saído em 2013, ele ainda continua sendo um dos games mais vendidos mês a mês nas lojas de jogos. Esse fenômeno é por conta...

Férias 2022: os 10 melhores destinos para viajar este ano

Férias 2022: os 10 melhores destinos para viajar este ano

O ano de 2022 vai ser o período perfeito para os amantes de viagem que querem ter uma boa viagem de férias 2022. Em boa parte de 2019 e em praticamente todo o ano de 2020, as viagens ainda não se restabeleceram devido a pandemia. Para as férias 2022, o cenário poderá...

HBO Max o que tem? Vale a pena assinar?

HBO Max o que tem? Vale a pena assinar?

Quer conhecer a HBO Max o que tem nela e os principais pontos a respeito? Neste texto, separamos tudo que você precisa saber a respeito para saber se vale a pena assinar a plataforma. A HBO Max é um dos principais streamings disponíveis no Brasil, concorrendo com...

Qual é o aplicativo que faz foto cantar? Saiba tudo aqui

Qual é o aplicativo que faz foto cantar? Saiba tudo aqui

O aplicativo que faz foto cantar é um dos mais engraçados e procurados para se divertir com os seus amigos de uma forma personalizada. Se você é o tipo de pessoa que adora assistir vídeos engraçados e buscar memes na internet, você precisa conhecer o Wombo. O melhor...

Filme de Natal Netflix: os 21 mais recomendados

Filme de Natal Netflix: os 21 mais recomendados

O período de final de ano coloca praticamente todos em um clima natalino. E para alegrar ainda mais seu público, assistir um filme de Natal Netflix é um excelente programa, já que a plataforma de streaming disponibiliza cada vez mais produções temáticas em seu...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app