Tatuagem de carpa: qual o significado e 40 inspirações

tatuagem de carpa

por Equipe Pink Fire | 04/08/2022 | Casa e Decoração | Comentários

Você gosta de tatuagem e está planejando fazer alguma, como uma tatuagem de carpa? Antes de já ir fazendo, é bom estar informado e preparado, já que será algo que estará para sempre no seu corpo, assim, por que não garantir que você terá algo que não se arrependerá?

Para te ajudar, nesse post nós vamos explicar os significados de uma tatuagem de carpa. Além disso, também trouxemos algumas ótimas ideias para você se inspirar em tatuagens de carpa masculinas e femininas. Dessa forma, você pode copiar as ideias ou usar de inspiração para criar a sua própria arte e ter uma tatuagem completamente original.

Vale ressaltar que uma tatuagem de carpa não possui apenas um significado, uma carpa possui diversos significados, inclusive significados no mundo do crime. Mas não se preocupe, nesse post vamos falar sobre esses significados para você tatuagem sem preocupações.

Saiba mais: Tatuagem mãe e filha: as 50 ideias mais inspiradoras

O que é a carpa?

Antes de falarmos sobre os significados e as ideias das tatuagens de carpa, você precisa entender mais sobre esse peixe. A carpa possui a sua origem na Ásia, África e Europa, estando diretamente ligada à cultura chinesa e japonesa. 

Devido a crença de que carpa atrai alegria e prosperidade, não é estranho encontrarmos carpas sendo criadas em aquários e lagos artificiais, especialmente na Ásia. Esse peixe também é conhecido pelo nome de Karpa Koi e, além de ser criado nesses ambientes citados e em tanques por quase mil anos, também podem ser encontrados em lagos e rios de curso lento. Esse peixe se alimenta de outros pequenos animais que vivem no lodo.

Em relação a tatuagem de carpa, tanto homens quanto mulheres costumam fazer esse tipo de tatuagem. Enquanto as mulheres costumam tatuar em regiões como costelas e costas, os homens optam por tatuar nas costas, peitos, braços e pernas. Devido a sua presença constante em lendas na China e no Japão, a carpa está muito atrelada a imagem de superação de dificuldades, por isso sendo escolhida para ser tatuada.

Saiba mais: Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Curiosidades sobre a carpa

Na cultura japonesa, o Dia das Crianças é comemorado em 5 de maio e, um dos principais símbolos dessa data é justamente a carpa, que também recebe a sua homenagem. Mas vale ressaltar que ela representa somente os meninos, já que está diretamente ligada à perseverança e força. Assim, no Japão, essa ligação acontece também para inspirar os pequenos meninos a crescerem com essas mesmas características.

Uma outra curiosidade bastante interessante sobre esses peixes no Japão é que as Karpas Koi, ou as carpas coloridas, surgiram lá através de uma mutação genética. Mas isso não diminuiu sua importância, muito pelo contrário, sendo um dos animais mais importantes na cultura japonesa.

Saiba mais: Piercing no umbigo: as melhores inspirações das redes sociais

Significados de uma tatuagem de carpa

Agora, vamos finalmente falar sobre o significado da tatuagem de carpa que é bastante feita. Um dos modelos mais tatuados é a carpa dourada, esse animal se destaca devido a sua capacidade de superar a correnteza e nadar contra a mesma, em época de desova, eles até mesmo conseguem saltar cachoeiras. Assim, a carpa dourada possui o significado de alcançar os objetivos, ter valentia, perseverança e valor. 

De forma geral, esse animal também está muito ligado ao significado de conhecimento intelectual e sabedoria. Um outro ponto que vale destacar é que a posição com em que a tatuagem de carpa é feita também vai influenciar em seu significado. 

Caso o peixe esteja apontando para cima, ela então terá um significado de força e vontade necessários para alcançar objetivos e sonhos. Agora, se a mesma estiver apontando para baixo, terá um significado de que a pessoa já alcançou as suas metas de vida.

Em uma das lendas chinesas, a carpa possui uma história linda e de recompensas por alcançar seus objetivos e superar as dificuldades. Depois de atravessar todo o país no rio Huang Ho, superando pedras, corredeiras e cascadas e chegando até a montanha Jishinhan  para pôr seus ovos, a carpa então iria se transformar em um grandioso e belo dragão.

Saiba mais: Sobrancelha Shadow: o que é e como fazer?

Cores para a tatuagem de carpa

Para aprimorar ainda mais os significados das tatuagens de carpa, podemos usar as cores. Na hora de escolher a sua tatuagem, é importante saber o que cada cor significa e como ela contribuirá para passar a mensagem desejada na sua tatuagem de carpa. A seguir, trouxemos as principais cores usadas nesse tipo de tatuagem e as suas simbologias:

  • Significado da cor vermelha na carpa: possui um significado de coragem, amor e energia para superar as adversidades da vida. Uma carpa com essa cor é considerada a mais forte, ideal para quem quer deixar marcado a capacidade de união, vitalidade ou amor.
  • Significado da cor azul na carpa: está diretamente relacionado à reprodução e masculinidade. Se você é uma pessoa que quer ter filhos, atingir um objetivo ou construir uma família, uma carpa dessa cor é a tatuagem ideal.
  • Significado da cor preta na carpa: significado os momentos de glória, triunfo e vitória após passar por uma época de muito esforço, problemas e momentos delicados. Essa tatuagem é muito feita por quem conseguiu superar um momento complicado ou que está passando por algo assim.

Saiba mais: Como saber se você tem estilo Mandrake? Faça o teste

Significado de uma tatuagem de carpa no crime

Antes de fazer a sua tatuagem de carpa, é importante saber que ela também possui o seu significado que não é muito positivo, mais relacionado ao mundo do crime. Estando presente em praticamente todos os estados da federação, o Primeiro Comando Capital (PCC) utiliza muito o símbolo da carpa. Para eles, o animal representa a mensagem de “aquele que nada contra a correnteza”.

Além disso, diversos países não enxergam com bons olhos aqueles que possuem uma tatuagem de carpa. O animal está até mesmo registrado em um banco de dados intitulado “tatuagens do crime”. Nesse caso da simbologia criminal, a carpa está diretamente ligada e serve como uma marcação para mostrar que alguém está crescendo no crime organizado.

Saiba mais: 210 nomes japoneses femininos populares e seus significados

Ideias de tatuagem de carpa femininas

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre o significado da tatuagem de carpa, separamos algumas ótimas ideias de tatuagens de carpa femininas para sua tattoo, então confira a seguir.

Saiba mais: 70 nomes de personagens de animes e seu significado

Ideias de tatuagem de carpa masculinas

Mas não paramos por aí se você quer fazer uma tatuagem de carpa e é homem, também trouxemos algumas ótimas ideias e desenhos de tatuagens de carpa masculinas que você confere nas fotos de tattoos abaixo.

Saiba mais: Mapa astral: os 7 melhores sites para fazer o seu online

PinkFire

Navegue pelo Site

© Pink Fire – Todos os direitos reservados.