Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pata de elefante: 8 dicas de como cuidar e manter

Você sabe como cuidar da sua pata de elefante? Confira algumas dicas nesse post para manter a sua planta saudável.
Sumário

Você já deve ter ouvido falar ou conhece a planta pata de elefante, também conhecida como Beaucarnea recurvata. Ela é mais conhecida devido ao seu caule com a base inchada, o chamado caudex. Esse é um recurso usado pela pata de elefante para armazenar água e assim conseguir sobreviver a longos períodos de estiagem no habitat em que vive.

Outro nome que essa planta também possui é Nolina, bastante usada no paisagismo. Ela é nativa de regiões semi-desérticas do México. Embora seja bastante rústica, ela também é uma das plantas mais fáceis de se cultivar em casa e não exige muito mesmo com seu lento crescimento e ocupando muito espaço no seu jardim.

A parte que conseguimos ver do caudex possui um formato esférico, lembrando o de uma batata. Mas à medida que cresce, ele começa a se afinar, assim formando o tronco da planta, sustentando as folhas verdes, estreitas, compridas e com curvatura para baixo.

Essas características são as responsáveis pelo nome científico (recurvata) e também pelo nome popular, já que o formato e a textura da planta lembra bastante uma pata de elefante. Embora o formato e as características do tronco alto e sem ramos faça muitos pensar que essa planta é uma palmeira, na realidade a pata de elefante faz parte da família Asparagaceae, sendo um arbusto.

Essa planta possui um crescimento bastante lento, essa planta pode alcançar até 8 metros de altura quando mais velhas, ela pode ser criada em vaso por muitos anos e só depois se plantada diretamente no solo. 

Saiba Mais: Como cuidar de samambaia? 11 dicas simples para seguir

Dicas para cuidar da pata de elefante

Caso você tenha uma pata de elefante em casa ou tenha interesse em ter uma, nós trouxemos algumas dicas de como cuidar da sua planta.

1. Qual a melhor luz para a pata de elefante?

pata de elefante
Imagem: Tua Casa

Como dito antes, a pata de elefante é uma das plantas mais fáceis para cultivar em casa, mas isso não significa que você não tenha que tomar alguns cuidados. Uma coisa que você precisa ficar atento é para a iluminação que a planta recebe. 

Deixe a sua planta posicionada em um local em que receba uma luz natural intensa, ficando exposta ao sol durante algumas horas do dia. É muito provável que a planta não se desenvolva bem se ficar dentro de casa, crescendo de uma forma desorganizada e não produzindo folhas novas.

Além disso, as folhas podem ficar enroladas e pálidas, também sendo mais propensas a doenças e pragas, assim sugerimos deixar a planta do lado exterior.

2. Como regar a pata de elefante?

Como detalhamos acima, a pata de elefante possui uma estrutura de armazenamento de água. Assim, ela pode sobreviver por longos períodos sem receber água. Devido a essas características, a planta é considerada uma suculenta, precisando ser regada apenas quando estiver completamente seca.

Para saber quando deve regar, você pode usar um medidor de umidade ou o próprio dedo. Para saber a quantidade de água que você deve regar, observe os furos do vaso, quando começar a escorrer água, quer dizer que você pode parar de regar. 

Evite colocar muita água além do necessário, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes. Além disso, a pata de elefante precisa estar em um local onde a circulação de ar seja boa. Dessa forma, o substrato não ficará úmido por muito tempo.

Saiba Mais: Suculenta: 5 dicas de como cuidar, escolher e muito mais

3. A poda da pata de elefante

Não estranhe se com o passar do tempo as folhas mais baixas da pata de elefante ficarem marrons, como palha seca. Isso significa que são folhas mortas e que favorecem o surgimento de cochonilhas. Para remover, tudo o que você precisa fazer é puxar para baixo que ela se solta sozinha. 

Isso também pode acontecer caso a planta fique muito seca ou seja criada próximo de correntes de ar quente, como ar condicionado, por exemplo. Para evitar isso, tenha cuidado para não deixar a sua pata de elefante seca, aumentando a umidade ao redor da planta ou pulverizando água nas folhas durante as épocas mais quentes do ano.

4. Doenças e pragas da pata de elefante

Outro problema e o maior ao se criar uma pata de elefante são os apodrecimentos das raízes. Isso pode acontecer com o excesso de água, falta de iluminação e temperaturas muito baixas. Devido a base mais alargada da planta, é normal só percebemos esse problema quando for tarde demais.

Como também é normal em plantas criadas em casa, a sua pata de elefante pode acabar sendo atacada por cochonilhas. Assim, procure sempre observar e ficar atento ao caula da sua planta. Olhe embaixo de cada folha em busca de concentrações que parecem algodões brancos, até mesmo na parte traseira das folhas.

Caso tenha cochonilhas, você pode pulverizar óleo de neem ou calda de detergente na sua planta, para remover. Para ser ainda mais eficiente, você pode aplicar os dois produtos de forma alternada. Arrancando as folhas secas você também evita que isso aconteça futuramente. 

Saiba Mais: Tipos de cactos: 15 arranjos e ideias para decorar o ambiente

Dicas para plantar a pata de elefante

A seguir, também trouxemos algumas dicas de como você pode fazer a plantação da sua pata de elefante em casos.

1. O substrato

Para plantar a sua pata de elefante, a primeira coisa que você precisa estar atento não é o vaso, mas sim o substrato. Você precisa escolher o substrato ideal para esse plantio, levando em conta o fato dessa planta ser uma suculenta. Assim, o substrato precisa ser uma mistura de com boa drenagem e ainda arenosa. Assim, mesmo que você regue a planta demais, o substrato protege as raízes se livrando do excesso de água.

Para a pata de elefante, alguns substratos excelentes são os para rosas do deserto e cactos, porém nada impede de você fazer a sua própria mistura, que poderia ser: uma parte de composto orgânico (esterco de gado curtido ou húmus de minhoca), uma parte de areia grossa de construção e duas partes de terra vegetal. Caso a água esteja demorando demais para escoar com essa mistura, você pode colocar um pouco mais de areia grossa.

2. O vaso

pata de elefante
Imagem: Vida Decora

Você também precisa escolher o vaso certo para plantar a sua pata de elefante, uma ótima opção acaba sendo as bacias. O fato de serem rasas acaba sendo uma ótima vantagem para favorecer a exposição do caudex da planta, especialmente pois essa é uma espécie que não possui raízes muito profundas.

Assim, você também precisa preparar a camada de drenagem no seu vaso para em seguida colocar uma fina camada de substrato, depois acomodando a sua planta. Lembre que a parte arredondada do tronco precisa estar acima do nível da terra do vaso. Depois, você só precisa usar a mistura do plantio para preencher os espaços ao redor do vaso.

Para finalizar, é só colocar uma fina camada de casca de pedrisco ou pinus, garantindo que o caudex fique bastante visível e previna o aparecimento de fungos. Essa também é uma questão estética para deixar a sua planta mais bonita. 

Saiba Mais: Cacto Amendoim: 4 dicas de como cuidar

3. O adubo

Outro ponto importante de qualquer plantio de qualquer planta é o adubo, porém a pata de elefante não necessita de muita adubação, o que já é uma grande vantagem.

Porém, usar um adubo equilibrado como o NPK 10-10-10 ou um composto orgânico de esterco curtido ou húmus de minhoca cerca de duas vezes ao ano torna a sua planta mais resistente a doenças e pragas. 

4. A multiplicação da pata de elefante

A pata de elefante se reproduz através de sementes, já que ela é uma espécie dióica, onde a planta macho e a planta fêmea são necessárias para a polinização e assim ter o surgimento de frutinhos vermelhos. Isso acaba sendo um ponto negativo para quem planta em casa e em vasos, já que é bem difícil de acontecer. 

Em alguns casos, também pode acontecer de mudinhas surgirem próximo a base da planta, que você pode remover e replantar em outro local para ela crescer separado. Porém, você precisa esperar até ela estar em um tamanho seguro para a remoção, próximo a 4 ou 5 cm, quando ele já terá desenvolvido raízes.

Você precisa cavar a terra junto a base da planta. Dessa forma, o acesso será facilitado. Você pode usar uma faca esterilizada com álcool 70, garantindo a segurança na remoção. Porém, se a muda estiver no próprio caudex, aconselhamos que não faça a remoção, já que isso deixará uma marca na planta.

Outra opção é remover a muda em fase inicial, para que a pata de elefante tenha uma cicatrização menos visível. Para ajudar na cicatrização, você pode colocar gotas de própolis ou canela em pó, que também ajuda contra o surgimento de doenças.

As plantas que crescem a partir de sementes possuem a base redonda mais uniforme, mas por ser uma planta de crescimento lento, pode ser mais vantajoso que você compre mudas já formadas, ao invés de esperar o crescimento por semente.

Nesse tipo de planta, o tamanho é o que define o preço, então você poderá escolher a mais adequada para você e seu bolso, e ela vai afinando e crescendo com tempo.

Saiba Mais: Como cuidar de Girassol? 9 dicas comprovadas

A pata de elefante dá flor?

pata de elefante
Imagem: Plantas em casa

Sim, a pata de elefante pode dar flores, mas não é tão fácil quanto parece, pois isso acontece uns 10 anos após ser plantada, mais especificamente na estação do verão.

Elas desenvolvem inflorescências no formato de espigas e com pequenas flores brancas, mas que não possuem valor ornamental. Porém, se a sua planta está sendo cultivada dentro de casa, dificilmente você verá isso acontecer. 

A pata de elefante é venenosa?

Você também pode ficar completamente tranquilo em relação a isso, pois a pata de elefante não é uma planta venenosa. Assim, ela não será tóxica para você, seu cão, gato ou outro animal de estimação.

Mas as folhas dessa planta possuem pequenas serrilhas em suas laterais, o que pode machucar, especialmente crianças que queiram brincar. 

Saiba Mais: Buquê de flores: 15 arranjos e inspirações para presentear

Stories
Você também pode gostar ...
Uma imagem de várias mulheres empreendendo em suas funções
Empreendedorismo
As 30 Melhores Frases de Empreendedorismo Feminino para Mulheres Líderes
O empreendedorismo feminino tem ganhado destaque nos últimos anos, impulsionado por mulheres que quebram barreiras e alcançam o sucesso em...
gerador de qr code
Tecnologia
Gerador de QR Code: os 20 melhores e mais fáceis de usar
Você conhece quais são as melhores opções de gerador de QR Code? O QR Code está cada vez mais integrado...
MEIs e inteligencia artificial nos negocios (1)
Inteligência Artificial
MEIs e inteligência artificial: Soluções Práticas para Seu Negócio Decolar
Não é nenhuma novidade que a Inteligência artificial pode ajudar muitos negócios. Agora, a dobradinha MEIs e inteligência artificial tem...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Frases de Empreendedorismo Feminino Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família