Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

por | abr 27, 2021 | Facebook | 0 Comentários


Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse.

As novas funcionalidades serão disponibilizadas para os usuários de forma gradativa ao longo dos próximos meses, tanto para o aplicativo do Facebook quanto para o aplicativo Messenger.

O próprio Mark Zuckerberg fez o anúncio das novas funcionalidades durante uma entrevista e, logo depois, Fidji Simo, responsável pelo App do Facebook disse:

O áudio adaptou-se perfeitamente às nossas vidas ocupadas, criando a possibilidade de nos inspirarmos com novas ideias e falarmos com outras pessoas sem nos sentirmos pressionados.”

A ideia é que as mensagens de áudio sejam fáceis de gravar e também possam ser divertidas, já que o Facebook entende que é possível contar histórias capazes de conectar pessoas através de mensagens de áudio, sejam elas sérias ou divertidas como contar piadas.

Veja a seguir algumas das funcionalidades de áudio que estarão disponíveis em atualizações futuras do Facebook.


Facebook - Salas de Áudio

Prints das salas de áudio (Imagem: Facebook)

Facebook Soundbites: Salas de áudio

As salas de áudio chegarão primeiro aos grupos do Facebook, e segundo a empresa, estarão disponíveis em um primeiro momento apenas para especialistas e personalidades, e até o fim do ano (2021) para todos os usuários da rede social, tanto no Facebook quanto no Messenger.

Saiba mais: Como entrar no Clubhouse e usar a nova rede social?

Nos próximos meses a funcionalidade será liberada para um pequeno grupo de criadores de conteúdo para que seja testada, antes de ser liberada para o público em geral.

Facebook Soundbites

Prints do Facebook Soundbites (Imagem: Facebook)


Facebook Soundbites: uma nova forma de criar áudios sociais

O Facebook Soundbites surge como um Reels, só que usando apenas áudios curtos, onde os usuários poderão navegar por um feed repleto de clipes de áudio criados pelos outros usuários da rede social.

Mas o Facebook Soundbites vai além de clipes curtos de áudio. A ideia é que seja possível aplicar efeitos sonoros, transcrições e outros recursos que ainda não foram divulgados.

Podcasts

De acordo com Mark Zuckerberg, uma página de podcasts existente no Facebook possui mais de 170 milhões de usuários, e como atualmente não há uma maneira de ouvir os podcasts de dentro da rede sociais, está sendo projetada a funcionalidade com a intenção de permitir aos usuários ouvirem os episódios dos podcasts enquanto visualizam outros conteúdos dentro do Facebook.

Saiba mais: O que é podcast: 3 dicas para produzir os seus e vender mais

Usando inteligência artificial, o Facebook também vai proporcionar aos usuários uma forma mais efetiva de descobrir podcasts com base em seus interesses pessoais. Em todas essas experiências de áudio que estão prestes a fazer parte do Facebook, uma coisa não será deixada de lado: a acessibilidade.


Todas as experiências de áudio contarão com legendas para que usuários com problemas de audição possam aproveitar as funcionalidades de alguma forma.

Monetização do Facebook Soundbites

A monetização através de conteúdos de áudio não poderia ser deixada de fora, e para isso o Facebook está trabalhando em algumas funcionalidades e estratégias para isso.

Nas salas de áudio, por exemplo, os participantes poderão apoiar os criadores de conteúdo dando-lhes recompensas, definidas até o momento como “Stars”.  Os participantes também poderão realizar doações para causas sociais de dentro das salas de áudio.

Também há a intenção de criar salas de áudio por assinatura ou com pagamento único para participar de uma conversa específica, gerando uma monetização direta para os criadores de conteúdo.

Parceria do Facebook com o Spotify

A parceria entre as duas empresas tem como objetivo proporcionar mais recursos de áudio para os usuários. “Projeto Boombox” é como estão chamando internamente os trabalhos no desenvolvimento desses recursos.


Com a parceria os usuários poderão compartilhar músicas, playlists e podcasts diretamente em seu feed. Além disso, pode ser que um pequeno player de áudio seja inserido no app do Facebook para permitir a execução desses conteúdos em segundo plano, sem afetar a navegação do usuário.

No comunicado oficial, foi dito:

“Ao trazer a magia para novos formatos de áudio, estamos oferecendo às pessoas uma nova maneira de dizer mais do que sempre quiseram dizer(…)”

Agora basta aguardar até que essas novas ferramentas estejam disponíveis para ver se realmente podemos chamar o Facebook Soundbites de um clone do Clubhouse, ou se ele conseguirá se destacar mais do a rede social concorrente.

O que você achou do recurso? Conta para a gente nos comentários


Entidades: Facebook | Spotify

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.