Continua depois da publicidade

O que é Clubhouse e como funciona?

por | mar 9, 2021 | Redes Sociais | 0 Comentários

Uma rede social de voz? Esta é a definição básica que você verá sobre o Clubhouse. Com um crescimento rápido em 2021, hoje você vai descobrir o que é Clubhouse e como ele funciona. O assunto vem chamando muita atenção nas redes sociais. 

Além disso, a corrida or convites torna o aplicativo ainda mais desejado. Confira a seguir como entrar e como funciona o Clubhouse, a nova onda do momento.

O que é Clubhouse?

Criado por Paul Davison e Rohan Seth e financiado pelo investidor Andressen Horowitz, o Clubhouse é uma rede social, uma plataforma, onde é possível participar de salas de bate-papo por áudio em tempo real. 

O Clubhouse mistura o conceito de lives, chamadas em grupo com stories. Isso porque, você pode ouvir ou conversar com pessoas famosas, como se fosse uma chamada em grupo, mas depois que estas conversas acabam, elas saem do ar.

Nas últimas semanas, ele vem chamando a atenção de muitos usuários, em especial os early adopters, as pessoas que são as primeiras a adotar novas tecnologias. É difícil ter uma definição clara do Clubhouse, tendo em vista que ele mistura vários conceitos. 

Saba mais: Tendências de marketing digital: 6 apostas rápidas para 2021

Segundo a Forbes, o aplicativo já tem uma avaliação de mercado na casa dos 100 milhões de dólares. No entanto, ao mesmo tempo em que a nova rede social chama a atenção, ela também revela alguns problemas. Um dos principais está na falta de moderação do conteúdo veiculado lá, 

Já há relatos de salas promovendo conteúdos racistas, terrorismo e outros assuntos que Mark Zuckerberg vem sofrendo para reprimir no Facebook e Instagram. 

Outro assunto que despertou interesse recentemente é o bloqueio do Clubhouse na China. Segundo as últimas notícias, parece que os líderes do Partido Comunista não gostaram da ideia de ter pessoas discutindo a política do país.

Clubhouse convite: como entrar na rede social?

O Clubhouse chamou muita atenção nos Estados Unidos e no mundo depois que Elon Musk e outras celebridades aderiram. Dentre os famosos estão, além do empreendedor dono da Tesla, nomes como Oprah, Ashton Kutcher e outros empreendedores e líderes. 

Com tantos nomes famosos, entrar no Clubhouse se tornou uma disputa de convites. Sim, a rede social utiliza a conhecida estratégia de convites, já utilizada pelo Orkut, por exemplo, para se tornar exclusiva. 

Para entrar no Clubhouse você precisa de duas coisas:

  • Convite de algum usuário já cadastrado
  • Ter um iPhone

Sim, o Clubhouse é, até o momento, exclusivo para usuários do iPhone. Isso limita ainda mais seu acesso e exclusividade, já que no Brasil, por exemplo, muitas pessoas usam Android. 

Como conseguir um convite para o Clubhouse?

No Instagram

Fique de olho em postagens com as hashtags do Clubhouse. Há perfis que fazem sorteios ou simplesmente oferecem convites para seus seguidores. 

Saiba mais: Quais as # que dão mais curtidas no Instagram?

No Facebook

Por ter se tornado uma exclusividade, muitas pessoas publicam imagens e prints das salas de bate-papo que participam. Fique atento e, quando ver algum desses posts, peça um convite para o autor da publicação.

Compra de convites

Sim, há pessoas vendendo convites do Clubhouse. Se você está tão desesperado assim para entrar, pode procurar por esses vendedores no Google. Agora, lembre-se de que isso é por sua conta e risco. 

Como entrar no Clubhouse?

O primeiro passo é conseguir algum convite. Depois de conseguir o convite, basta baixar o aplicativo Clubhouse no seu celular. 

Depois, basta criar sua conta e começar a explorar as salas ou criar uma sala com seus contatos. 

Como é o Clubhouse por dentro?

Se você quer saber como é o Clubhouse por dentro, há algum tempo eu fiz um vídeo mostrando como entrar e como funcionam as salas de bate-papo. Como ele está disponível apenas no iPhone, muitas pessoas, pelo menos por enquanto, ficaram de fora. 

Confira o vídeo abaixo sobre como é o Clubhouse por dentro. 

Como funciona o Clubhouse?

O Clubhouse vem chamando a atenção por vários motivos. A exclusividade e o medo de perder algo, também conhecido como FOMO (Fear Of Missing Out) faz com que muitas pessoas passem horas e horas navegando entre as salas. 

Nada fica salvo

O que aumenta esse medo de perder algo é que nada fica salvo no aplicativo. Depois que uma conversa termina, nada fica gravado ou disponível. Ao contrário de outras redes sociais que você pode rolar o feed de notícias e ver tudo o que rolou, no Clubhouse não dá. 

Isso cria um senso de urgência real nos usuários. É como se fosse aquela roda de conversa, aquela festa, aquele evento que, se você não está lá, vai perder alguma coisa. 

Convite para entrar no Clubhouse

Já falei sobre isso, mas o fato do Clubhouse só permitir a entrada com convite, gera uma corrida por popularidade. Não é incomum pessoas relatarem que os egos inflados dentro da rede, acabam ofuscando conversas muito legais e construtivas. 

Apenas usuários do iPhone

Isso também tem gerado várias críticas. A limitação para iPhone evita que muitas pessoas participem da rede social. A sensação de exclusão gerada, pode ser um ponto negativo a se considerar. 

Salas de vários temas

Ao criar sua conta, é possível escolher quais interesses você tem para filtrar as sugestões de salas. Ao fazer sua conta, você pode criar as suas salas de bate-papo e elas podem ser:

  • Abertas: Qualquer pessoa pode entrar e participar
  • Social: Apenas pessoas que te seguem
  • Fechada: apenas pessoas que você convidar

O que é Clubhouse e como funciona - Salas

De forma resumida, você pode navegar por inúmeros assuntos e, se achar algo interessante, pode entrar na sala. Ela vai se parecer uma conversa via Zoom ou Google Meet, onde algumas pessoas falam e você escuta.

Se você quiser contribuir, basta erguer a mão para que o moderador libere sua participação. 

O ponto positivo é que você pode bloquear a tela do app e continuar ouvindo a conversa. É como se fosse um podcast em tempo real. 

O que é Clubhouse e como funciona - Salas Ao Vivo

Além disso, há um calendário com eventos que podem te interessar. Assim, se alguém está organizando um bate-papo com um tema interessante, você pode marcar no seu calendário. 

O que é Clubhouse e como funciona - Calendario

Conclusão: Vale a pena estar no Clubhouse? 

Assim como toda novidade, o Clubhouse é algo novo e cheio de atrativos. Sem dúvidas, os nomes famosos que frequentam a rede chamam muita atenção e exclusividade. 

O formato também ajuda a ficar bastante tempo conectado. Já que basta entrar em uma das salas e ouvir tudo enquanto realiza outras tarefas. 

Agora, dentre as dúvidas que pairam no ar é o surgimento das últimas notícias sobre banimentos, falta de moderação e filtros para os conteúdos que rolam por lá. 

Se por um lado isso é positivo para a liberdade de expressão, pode se tornar um problema pela propagação de conteúdos de ódio. Como o Clubhouse ainda não tem uma moderação, pode rolar de tudo por lá. 

Com certeza, vale a pena conhecer a rede social Clubhouse e navegar pelas salas. Assim como toda novidade, há quem ame e há quem não goste.

Continue no blog

BBB 21: Como assistir ao vivo online?

Como fazer um podcast em 7 passos

Podcast no Telegram: aprenda como ouvir em 11 passos rápidos

Continua depois da publicidade

Tags:

As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

As 18 melhores ideias de vídeo para o Instagram

Uma das principais coisas que você pode fazer no Instagram é postar e produzir vídeos. Para isso existem diversas formas de postar esse tipo de conteúdo na plataforma, como em Stories, IGTV, Feed e Reels. Por isso, separamos 18 ideias de vídeo para o Instagram. Mas...

O que é Close Friends no Instagram?

O que é Close Friends no Instagram?

Você trabalha com redes sociais e quer saber mais formas de alcançar o seu público? Existe uma ferramenta que pode te ajudar na rede social. Você sabe o que é Close Friends no Instagram? Vamos te explicar. Todos possuem um grupinho de amigos mais próximos, certo?...

As 22 melhores ideias de vídeo para o Tik Tok

As 22 melhores ideias de vídeo para o Tik Tok

Você quer ter um grande público nas redes sociais? Veja a seguir algumas ideias de vídeo para o Tik Tok. Essa é uma das principais redes sociais de compartilhamento de vídeos disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. O leque de categorias de conteúdos...

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Quer fazer seus Stories durarem mais de 24 horas no seu perfil? Aprenda como colocar fotos no destaque do Instagram. Deste modo, as pessoas poderão acompanham suas postagens à qualquer hora e momento. Lançado em 2018, os destaques do Instagram foram criados para...

Como fazer filtro no Instagram?

Como fazer filtro no Instagram?

Os filtros são um grande sucesso no Instagram, pois disponibiliza diversas opções para auxiliar os seus usuários na hora de publicar conteúdos, seja fotos, vídeos ou Instagram Stories. Neste post, vamos te ensinar como fazer filtro no Instagram. Antes, essa função só...

Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Se você está com dificuldades em aumentar o faturamento do seu negócio nos últimos meses, conheça a Live Commerce. Esse formato de vendas tem conquistado empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas.  Funciona assim: com uma transmissão ao vivo, você pode...

Como monetizar as publicações nas redes sociais?

Como monetizar as publicações nas redes sociais?

As redes sociais podem ser ótimas aliadas para te ajudar a ganhar dinheiro na internet. Mas para isso, você também precisa saber como monetizar as publicações nas redes sociais. Para começar, vamos te explicar direito o que isso realmente significa. Monetizar pode ser...

Como sacar dinheiro do TikTok?

Como sacar dinheiro do TikTok?

O Tik Tok é uma rede social onde os usuários podem criar, assistir e compartilhar vídeos dentro da plataforma. Contudo, essa ferramenta também oferece algumas formas para os donos dos perfis ganharem dinheiro assistindo vídeos e realizando outras atividades na rede...

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Filtro tatuagem: como usar no Instagram?

Mesmo quem gosta bastante de tatuagem muitas vezes não tem coragem de tatuar o próprio rosto. A novidade é que há um filtro bem realista no Instagram que te ajuda muito a "matar" essa curiosidade. Neste post verá como usar o filtro tatuagem. Se você for uma pessoa que...

Como viralizar no Tik Tok?

Como viralizar no Tik Tok?

Se você tem como objetivo se tornar um criador de conteúdo na internet, então o Tik Tok pode ser uma ótima porta de entrada e uma rede social perfeita para você montar a sua base de seguidores. Nessa plataforma, você consegue fazer vídeos curtos de diferentes estilos,...

O que significa fyp no Tik Tok?

O que significa fyp no Tik Tok?

Você sabe o que significa fyp no Tik Tok? Para os que não conhecem, o Tik Tok é uma rede social que permite que os usuários publiquem vídeos curtos para que outros perfis possam visualizar. Existem diversos tipos de vídeos e diversas hashtags que uma conta pode...

YouTube Clips: O que é e como usar?

YouTube Clips: O que é e como usar?

Você já ouviu falar no YouTube Clips? Desde de sua criação em meados de 2005, o YouTube passou por várias mudanças tanto em seus termos de serviço, como também em suas funcionalidades. Inicialmente a plataforma de vídeos só tinha suporte para conteúdo mais curtos. Já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest