O que é podcast: 3 dicas para produzir os seus e vender mais

por | set 5, 2018 | Marketing de Conteúdo | 6 Comentários

Você costuma ouvir música enquanto dirige, no ônibus ou até mesmo durante o banho? Se você tem esse hábito, já parou para pensar que poderia aproveitar melhor esse tempo? Para isso você precisa saber o que é Podcast.

O que é podcast?

Cada um tem uma história! Podcast são como programas de rádio com notícias. A diferença é que você pode escolher o que, como e onde escutá-los, sem ficar preso aos horários das emissoras. Seria como ouvir um jornal pelo rádio, mas com notícias de um mercado específico.

Eles são um canal de transmissão de informações por meio de áudio. Costumam ser produzidos sob demanda e abrangem os mais diversos temas, como: cinema, literatura, cultura, religião, entre outros.

O mercado de podcasts está em expansão no Brasil. Eles surgiram em 2004 e a expectativa é que esse tipo de conteúdo ganhe cada vez mais espaço.

Para que serve um podcast e por que ouvir?

Um dos principais motivos para ouvir podcasts é que eles te ajudam a otimizar tempo. Com eles, você pode tornar produtivas as horas que passa no trânsito, no banho ou fazendo tarefas domésticas.

Outro motivo para ouví-los é que existem uma infinidade de temas que você pode escolher. Isso faz dele um formato democrático, que não demanda muitos recursos para ser produzido ou veiculado.

Onde encontrar e ouvir podcasts?

A melhor forma de ouvir podcasts é por meio dos agregadores. Aplicativos ou sites que reúnem uma biblioteca de programas para você escutar. Neles, você pode assinar os podcasts que deseja acompanhar e sempre que um novo programa for publicado, você será notificado. Mais ou menos como acontece quando assinamos canais no YouTube.

Serviços de streaming de música, por exemplo, como o Spotify, possuem uma lista interessante de podcasts disponíveis. Outra dica é o Deezer.

Usuários de iPhone encontram um agregador de podcasts nativo em seus aparelhos, o iTunes, e donos de Androids podem facilmente baixar aplicativos com a mesma função na Google Play Store.

A maioria dos aplicativos são gratuitos, mas há também opções pagas. No Spotify, por exemplo, se você tiver o plano pago pode baixar os episódios que desejar para ouvir quando estiver sem internet.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esses conteúdos, separamos aqui alguns dos podcasts que o nosso time costuma ouvir:

Essas são algumas indicações do nosso time. Nessa lista, você vai encontrar opções em português e inglês, com temas bastante variados. Vale a pena conhecer!

Mas, além de usar os podcasts para otimizar o seu tempo, que tal usá-los como um canal para entregar conteúdo aos seus clientes?

Use os podcasts como uma grande oportunidade de marketing digital para vender mais. Se você acompanha o nosso blog, sabe da importância de produzir bons conteúdos para atrair, engajar e converter clientes online.

Se você já produz conteúdos em vídeos, qual tal apostar também nos podcasts?

Como dissemos, eles demandam poucos recursos, você pode começar usando seu próprio celular e computador para gravar. Além disso, é um ótimo formato para quem tem vergonha de aparecer em vídeos e começar a vencer a timidez.

Como fazer um podcast

O primeiro passo para criar seu podcast é definir um tema: você precisa decidir sobre o que irá falar. Nesse momento, é importante que você conheça seu público para escolher assuntos que tenham a ver com a sua audiência.

Após escolher o tema, defina a frequência com que irá publicar a edição dos novos episódios. Assim como os demais conteúdos e canais, é importante manter a consistência. Para isso, inclua o podcast na sua agenda de conteúdo.

Feito isso, decida em quais agregadores irá publicá-lo. O Podbean e o iTunes são alguns exemplos deles. Depois, basta começar a gravar, editar e publicar os seus episódios.

Lembre-se também de divulgar o seu podcast para o seu público, a partir de banners no seu site, página de blog ou capas do Facebook, Instagram ou YouTube.

Além disso, se você decidir realmente produzir podcasts, lembre-se de:

  1. Não ser mais só mais um

Nossa primeira dica é: busque formatos e temas diferenciados. Procure fugir do que seus concorrentes já fazem e busque um formato seu. Isso agregará ainda mais valor ao seu conteúdo.

  1. Ouvir seu público

Fique atento aos feedbacks do seu público sobre o seu conteúdo. Eles serão o termômetro para você saber se está no caminho certo e em quais aspectos precisa melhorar.

  1. Persistir

Essa é talvez a principal dica para quem quer produzir podcasts. Por ser um formato de conteúdo novo, muitas vezes os resultados podem demorar a aparecer. Não deixe isso te desanimar, principalmente porque esse é um mercado em ascensão.

Crie uma meta interna e comece, por exemplo, gravando 1 podcast todo mês. Ao final do ano, por exemplo, você terá 12 programas gravados, de janeiro a dezembro. Se começar a ficar fácil, mude a frequência mensal para uma semanal ou diária, por exemplo.

Os podcasts despontam como uma ótima opção, seja para quem busca alternativas para otimizar o seu tempo ou para quem procura uma nova forma de entregar conteúdo.

Agora você já sabe o que é podcast e como utilizá-lo com sua audiência.

Conhecer seu público é muito importante para quem quer produzir podcasts. Se você deseja investir em conteúdos como esse, precisa fazer um estudo de persona.

Para te ajudar com isso, separamos um texto com tudo que você precisa saber sobre personas, confira:

Persona: descubra quem é o seu cliente e o que ele realmente quer

E então? Você já ouvia algum dos podcasts que indicamos aqui? Quer saber mais sobre esse assunto? Conta pra nós aqui nos comentários quais são as suas dúvidas sobre podcasts.

 

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6 Comentários

  1. Jonas

    ótimo artigo. não sei se funciona para o seguimento de seguros.

    Responder
    • Andressa Elesbão

      Oi, Jonas.
      No seguimento de seguros, você pode criar poscasts tirando dúvidas frequentes de seus clientes, por exemplo. O importante é criar um conteúdo relevante.
      Abraços, #EquipeCP

      Responder
  2. Cristina

    Olá Tudo bem. Antes de mais grata pelo vosso sempre excelente conteúdo. Já sou aluna da Camila. Faço , por vezes podcasts. Mas estão no meu blog. As pessoas subscrevem para baixar.
    Tenho algumas dúvidas e gostaria de pedir a vossa ajuda. Seria melhor criar uma área no meu blog especifica para os podcasts? Porque o meu principal interesse é levar pessoas ao meu blog. Se coloco no Podbean as pessoas ouvem,baixam, o que é bom, mas não vão ao site, ou ganho novos seguidores no blog. Então gostaria de pedir a vossa opinião para estes tópicos. Muito grata

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Cristina
      Acredito que colocando no seu site dificulta paras que as pessoas ouçam, mas é uma opção.
      Nos áudios você pode sempre chamar o público para conhecer seus demais conteúdos em seu blog.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  3. Luiz

    Olá muito interessante.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Que bom que gostou, Luiz
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

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