Como se inscrever no Enem pelo celular?

por | out 6, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Tire suas dúvidas sobre como se inscrever no Enem pelo celular agora mesmo com o passo a passo detalhado que fizemos para você. Acompanhe as imagens do tutorial e leia atentamente todas as etapas.

Nesse texto você também entende como funciona o exame mais esperado do ano para os vestibulandos. Não fique de fora dessa oportunidade de se matricular na universidade dos seus sonhos.

Inep Enem 2021

Os candidatos inscritos vão fazer o exame nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 e no próximo ano a aplicação do Enem 2022 acontece nos dias 9 e 16 de janeiro.

O Enem é um exame bem extenso e é realizado em dois domingos consecutivos para que os estudantes possam se preparar de forma mais tranquila e espaçada. A prova é aplicada de modo presencial e existe a opção de escolher entre realizar a versão impressa ou a versão digital.

No primeiro dia os candidatos precisam finalizar o exame até no máximo 5 horas e 30 minutos. Dentre os assuntos abordados nas provas estão as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e escrever a redação.

No segundo domingo a prova não é tão demorada, pois não contém a redação. A duração total é de 5 horas e os temas abordados são ligados a temáticas diferentes, são eles: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Em relação às duas provas do Enem você terá que ver assuntos como: espanhol, filosofia, física, inglês, literatura, matemática, química, redação e sociologia. Obter uma nota de peso no Enem é o desejo dos candidatos. Isso porque o resultado do exame pode ser utilizado em outros programas que são portas de entrada para inúmeras universidades renomadas.

Dentre os programas relacionados ao Enem estão: o Sistema de Seleção Unificada (SiSu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Saiba mais: Como acompanhar minha inscrição no Enem?

Dados: Inscrições Enem

Por conta da pandemia, a edição do Enem 2020 bateu o recorde de abstenção desde 2009, com 70% no exame digital e 50% no impresso. Esses dados revelam que muitos dos candidatos não compareceram ao exame pelo risco de desenvolver a covid-19.

Outra porcentagem que chamou a atenção foi a diminuição de 53% em inscrições de negros, de 54% em relação aos indígenas e de 35,7% dos brancos. O número referente a candidatura de brancos em 2021 é o maior dos últimos dez anos.

Estas informações foram observadas a partir de uma pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp).

Saiba mais: Teste vocacional online: Onde fazer de graça?

Como funciona o processo de isenção do Enem?

Existem 4 casos possíveis de não precisar pagar o boleto:

Isenção automática

Acontece quando o aluno de escola pública se encontra no último ano do Ensino Médio e vai prestar a prova do Enem. Esse é um direito concedido a estudantes que estão nessa situação específica.

Isenção por lei

Quando o estudante passa por todo o Ensino Médio cursando escola pública ou privada com bolsa integral e, além disso, ele pertence a uma família com rede mensal menor que 1 salário mínimo.

Isenção por decreto

De acordo com o Decreto n° 6.135/2007, a isenção torna-se obrigatória para estudantes com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que também sejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), programa social do governo federal.

É necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Isenção Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma iniciativa do governo federal para oferecer uma oportunidade a alunos que não completaram o Ensino Superior. No caso do aluno ser aprovado nesse exame ele pode realizar a prova do Enem sem pagar a taxa de inscrição.

Saiba mais: Teste vocacional: 13 sites para descobrir a sua vocação

Aplicativo do Enem

Desde 2017 o aplicativo de Enem foi criado com o propósito de manter os candidatos informados a respeito das datas de divulgação da prova, entre outras etapas importantes do exame.

  • Além do cronograma, o estudante pode:
  • Acompanhar a inscrição e o pedido de isenção de taxa de inscrição;
  • Verificar dados da inscrição, local da prova e cartão de confirmação;
  • Tirar dúvidas e ler sobre as perguntas frequentes;
  • Conhecer bastidores do Enem e fazer simulados para treinar;
  • Conferir gabaritos correção Enem e o resultado final.

O aplicativo Enem conta com versões para celulares Android e iOS, disponíveis nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Saiba mais: Qual melhor curso Stoodi ou Descomplica?

Como se inscrever no Enem pelo celular?

Para realizar a inscrição do Enem é necessário ter consigo o documento de identidade, CPF, endereço completo, e-mail, celular e telefone fixo.

Passo 1.

Acessar o site do Governo Federal para criar o seu cadastro. Se você já realizou esse passo em alguma edição anterior do Enem, não precisa repetir esse procedimento. Clicar em “entrar” e depois inserir o seu CPF para criar o seu login e senha.

Passo 2.

Depois que o cadastro for finalizado, acessar a página do participante Enem 2021, que é o site de inscrição do Enem e clicar em “inscrição”. Selecionar a figura solicitada para mostrar que você não é um robô e depois digitar o seu CPF e data de nascimento. Após preencher esses dados vai aparecer a opção “iniciar a inscrição”, então basta clicar nela.

Passo 3.

Você será direcionado para a página de dados pessoais do Enem. Informe o nome completo dos seus responsáveis e selecione a tecla “próximo” para continuar.

Passo 4.

Depois disso outros dados sobre você vão ser solicitados, como: seu sexo, etnia, estado civil, nacionalidade. Preencha as lacunas com essas informações e prossiga a inscrição selecionando o “próximo”.

Como se inscrever no Enem pelo celular?

Passo 5.

Informar em qual Estado e cidade você nasceu e seguir com a tecla “próximo”.

Passo 6.

Preencher os dados referentes ao seu endereço, como o CEP do local onde você mora e confirmar em “próximo”.

Passo 7.

Informar o número da casa ou apartamento e o complemento. Essas informações são importantes para que o sistema do Enem possa analisar qual dos locais disponíveis para realizar a prova fica mais próximo de onde você mora. Depois de preencher esses dados e ver se estão corretos clicar em “próximo”.

Passo 8.

Informar se você precisa de algum atendimento especializado referente ao recurso de acessibilidade para a realização da prova. Basta selecionar a opção “preciso” ou “não preciso” e clicar em “próximo”.
Caso você precise de atendimento marque a opção que se se enquadra na sua situação e lembre-se de que é importante ter o laudo médico em mãos para comprovar no dia da prova.

Em seguida clicar em “próximo”.

Como se inscrever no Enem pelo celular?

Passo 9.

Nessa etapa é preciso escolher qual é o idioma de sua preferência para realizar a prova do Enem no primeiro dia. Temos como opções “inglês” e “espanhol”, selecione um deles e siga clicando em “próximo”.
Muita atenção para não errar, pois depois não pode voltar e mudar de escolha.

Passo 10.

Selecionar qual é a sua situação atual referente ao ensino médio, se você já concluiu, se está cursando ou se está na última série/ano. Clicar em “próximo” quando terminar.

Passo 11.

Ainda na parte de ensino médio, o passo seguinte é selecionar qual tipo de escola você frequentou. Se foi sempre escola pública, privada ou ambas e se tinha bolsa de estudos integral. Depois clicar em “próximo”.

Passo 12.

Selecionar se você obteve o seu diploma do Ensino Médio por meio do Encceja ou não. Basta marcar a opção “sim” ou “não” e clicar em “próximo”. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um plano do Governo Federal que oferece aos estudantes que não completaram o Ensino Superior a alternativa de obter a certificação em 2021.

Como se inscrever no Enem pelo celular?

Passo 13.

Você deve informar qual é o seu tipo de ensino e o ano de conclusão. Quando terminar selecionar “próximo”.

Passo 14.

Nessa etapa são solicitadas informações referentes a dados socioeconômicos, são 25 perguntas no total. O questionário socioeconômico foi realizado com o intuito de criar novas políticas educacionais a partir dos resultados gerados.

Passo 15.

Na primeira pergunta, por exemplo, você deve selecionar qual é o nível de escolaridade do seu pai, se nunca estudou ou até qual etapa de estudos finalizou. Também é perguntado se você têm acesso à internet. Depois de responder todas as 25 perguntas, clique em “próximo”.

Passo 16.

Você será direcionado para preencher os dados de contato como: telefone fixo, celular, e-mail e confirmação do e-mail. Clicar em “próximo”.

Como se inscrever no Enem pelo celular?

Passo 17.

Na próxima fase você escolhe se quer fazer o Enem Impresso ou Digital. Em 2021 dois vão acontecer nos mesmos dias: 21 e 28 de novembro. A prova digital não é válida para quem não tiver concluído o Ensino Médio.

Depois de selecionar a opção “impresso” ou “digital”, clicar em “próximo”. É importante lembrar que o Enem Digital não será realizado em alguma escola ou instituição designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Passo 18.

Depois você deve escolher em qual Estado e município gostaria de fazer a prova e clicar em “próximo”.

Passo 19.

Antes de finalizar o preenchimento dos seus dados, você tem a opção de escolher uma foto sua para anexar. Ela precisa obedecer aos seguintes parâmetros:

  • Imagem nítida, focada e com fundo branco;
  • Enquadramento da cabeça aos ombros;
  • Foto de rosto inteiro e colorida;
  • Tamanho máximo de 2MB;
  • Formato JPEG, JPG ou PNG.

Após conferir se todos os seus dados foram preenchidos de forma correta, selecione o item “confirmo a opção de língua estrangeira, modalidade e município de prova para realização do exame. Se estiver tudo de acordo, clicar em “enviar inscrição”.

Passo 20.

Nessa etapa a inscrição foi recebida, mas para que a sua candidatura seja finalizada é necessário o pagamento de uma taxa. Depois de algumas horas, o boleto no valor de R$ 85,00 vai estar disponível para a impressão e o pagamento na “página do participante”.

Se você tiver isenção no Enem, ignorar essa parte.

Como se inscrever no Enem pelo celular?

Passo 21.

Para entrar na página do governo basta clicar em “página do participante – entrar com gov.br”.

Passo 22.

No site do governo você coloca o seu CPF, clica em “avançar”, depois insere a senha e selecione “entrar”.

Passo 23.

Clicar em “pagamentos /isenção” para poder pagar o seu boleto e finalizar a sua inscrição.

Passo 24.

Selecionar a opção “baixe seu boleto” e depois disso o documento é gerado automaticamente para você poder imprimir e pagar.

Como se inscrever no Enem pelo celular?

Desejamos boa sorte a todos os candidatos que vão prestar o Enem esse ano. Dedique esse tempo para revisar o conteúdo que considerar mais importante e não perca o foco durante a preparação para o exame. Lembre-se também de dedicar mais tempo na redação, pois ela tem bastante peso na pontuação final.

Continua depois da publicidade

Entidades: Android | Apple | Enem

Novembro Azul frases: as 141 mais legais para compartilhar

Novembro Azul frases: as 141 mais legais para compartilhar

Você sabe quais são as melhores Novembro Azul frases? Neste post, vamos listar algumas frases para você usar neste importante mês do ano. Mas antes, é preciso entender mais sobre o que é o Novembro Azul e qual o seu objetivo. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul...

As 24 melhores dicas para economizar água

As 24 melhores dicas para economizar água

A água não é recurso natural infinito como algumas pessoas podem a vir a achar. Muito pelo contrário, é preciso preservá-la para que não aconteça problemas no futuro ainda mais sérios do que ocorre hoje. Para contribuir de forma benéfica na preservação da água, tornar...

Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Upcycling: O que é e como usar para ser mais sustentável

Certamente, você já deve ter ouvido falar de sustentabilidade. Mas você sabe o que significa? Até mais do que isso, você prática alguma atividade sustentável? O planeta precisa de ajuda e uma das formas de contribuir é justamente reaproveitando matérias que seriam...

O que é lixo eletrônico e como descartar corretamente?

O que é lixo eletrônico e como descartar corretamente?

Você já ouviu falar e sabe o que é lixo eletrônico e os principais pontos a respeito? Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a definição, o que se encaixa nisso e como descartar o seu lixo eletrônico de forma correta. Caso o descarte não seja feito de forma correta,...

Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar

Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar

Você gosta ou já teve vontade de acampar? Caso você seja um dos amantes do camping ou até mesmo se você nunca achou que isso seria a sua praia, que tal tentar o Glamping, um acampamento em locais mais sofisticados? Com essa opção, você pode ter a experiência de ficar...

Animes de romance: os 11 melhores para assistir a dois

Animes de romance: os 11 melhores para assistir a dois

Tem certos momentos que só queremos sentar e assistir algum entretenimento leve para esquecer da rotina, certo? Então, pensando nisso, uma boa alternativa é assistir aquele anime bacana, que envolve comédia romântica e cenas fofas. Neste post, você vai poder conhecer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest