Como acompanhar minha inscrição no Enem?

por | set 9, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

Caso sua resposta seja “sim”, saiba como acompanhar minha inscrição no Enem para consultar todas as informações da prova.

Seja no site ou no aplicativo, além de poder fazer o cadastro para o exame, é possível verificar as notas que os participantes tiraram em cada uma das áreas de conhecimento, ver o desempenho em provas anteriores, além de várias outros aspectos, como será explicado ao longo deste post.

Sendo assim, recomendamos que as pessoas que vão fazer o Enem pela primeira vez acompanhem a Página do Participante e leiam as orientações do Ministério da Educação (MEC) para não ter nenhum tipo de surpresa negativa.

Para que tudo ocorra bem, neste post você vai saber como entrar na página para acompanhar sua inscrição, seja pelo site ou no aplicativo, e também algumas informações importantes.

Como acompanhar minha inscrição no Enem?

Para você fazer o acompanhamento da sua inscrição no exame pela Página do Participante ou no aplicativo do Enem é preciso ter acesso ao site gov.br.

Esse site também será usado para você conferir os resultados das suas provas.

Confira, a seguir, como acompanhar minha inscrição no Enem:

Passo 1: Acesse o site do Inep;

Passo 2: Na página que se abriu, clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;

como acompanhar minha inscrição no enem - Foto 1

Passo 3: Agora você precisa digitar o seu CPF e a senha da sua conta do site gov.br. Após preencher esses dados siga para a próxima página;

como acompanhar minha inscrição no enem - Foto 2

Passo 4: Você vai voltar para o site do Inep onde poderá ver todas as informações da sua inscrição;

Se você não está conseguindo acessar a Página do Participante por não lembrar a senha, é possível recuperar o seu login.

Para fazer isso, basta acessar o site do Gov.br, colocar o número do seu CPF e clicar em “Avançar”.

Na nova página aberta, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Você terá as seguintes alternativas para receber o código de verificação para recuperar o acesso a sua conta: aplicativo Meu gov.br, bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou SMS.

Depois de escolher a opção de sua preferência, clique em “Avançar”.

Você vai receber o código e deverá colocar os números no espaço indicado no site e, em seguida, clicar em “Avançar”.

Se tudo deu certo, vai aparecer uma página para você colocar sua senha nova e depois vai precisar repetir a senha. Lembrando que a sua senha precisa ter pelo menos oito caracteres, tendo pelo menos um símbolo (por exemplo, arroba, exclamação, interrogação, etc), uma letra maiúscula e uma minúscula, e número.

Após preencher todos os espaços, basta clicar em “Concluir” para que sua senha seja alterada.

Além do site, é possível acompanhar a página do participante pelo aplicativo para dispositivos móveis, como você poderá ver logo abaixo.

Como acompanhar minha inscrição no Enem pelo aplicativo

Outra maneira de você acompanhar as suas informações da Página do Participante Enem é usando o aplicativo do exame.

Ele está disponível para aparelhos com o sistema Android e iOS.

Lembrando que no app também é preciso colocar seu CPF e senha para acessar a sua conta.

Com o aplicativo, é possível verificar o cronograma das provas de forma mais simples e receber notificações quando as datas dos exames se aproximarem.

Além disso, os usuários podem verificar a situação da inscrição e checar os dados cadastrados para ter certeza de que tudo está correto.

O app ainda conta com uma aba com as perguntas mais frequentes, onde os estudantes podem verificar informações sobre os seguintes assuntos:

  • Exame;
  • Inscrições;
  • Atendimentos em caso de dúvidas;
  • Perda de senhas;
  • Aplicação e local da prova;
  • Documentos necessários para levar no dia do exame;
  • Utensílios não permitidos no dia da prova;
  • Gabaritos das provas;
  • Divulgação dos resultados;
  • Maneiras de como utilizar a nota geral da prova e simulado do Enem.

Agora que você sabe como acompanhar a sua inscrição no Enem 2021, confira abaixo algumas informações importantes que você precisa saber, principalmente em relação as medidas de segurança sanitária da pandemia.

Para você ficar atento: medidas de prevenção contra a pandemia

Os participantes que vão fazer o Enem presencialmente precisam seguir alguns protocolos de segurança para combater doenças infectocontagiosas, principalmente a Covid-19.

Dessa forma, a pessoa que contrair doenças infectocontagiosas precisa avisar seu estado de saúde através da Página do Participante, antes da prova.

De acordo com o Inep, essas são as doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus Influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Caso você tenha se infectado com alguma dessas doenças, é preciso inserir um documento legível comprovando a doença para análise com as seguintes informações:

  • Nome completo do participante,
  • O diagnóstico que demonstre a descrição da condição que motivou a pessoa a pedir o adiamento da prova;
  • O código que corresponde à classificação internacional de doença (CID 10);
  • A assinatura e a identificação do profissional responsável pelo atendimento;
  • Registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou do órgão competente do profissional que prestou atendimento;
  • A data do atendimento.

O estudante contaminado deve enviar o documento com formato em PDF, PNG ou JPG, com o máximo de 2 MB na Página do Participante.

Nos casos que a pessoa está infectada e o diagnóstico saia no dia que ocorrerá a prova, o participante também precisa avisar seu estado de saúde através da Página do Participante.

Somente dessa forma, com o laudo sendo aprovado, vai ser garantido a participação na reaplicação da prova, em data ainda ser divulgada pelo Inep em seu site e nas redes sociais.

Vale ressaltar também que a pessoa não vai poder permanecer no local das provas sem estar usando a máscara de proteção.

É importante que você dê uma olhada nas orientações gerais de prevenção a Covid-19 nos locais que as provas serão aplicadas.

Entendido as medidas de segurança sanitária, veja algumas informações gerais sobre o Enem de 2021.

Enem 2021

Para você não ser um atrasado do Enem e fugir do perigo de se tornar meme entre os seus amigos, fique ligado nos dias e horários das provas.

Na edição de 2021, as provas vão ser nos dias 21 e 28 de novembro, sendo que em ambos os dias os portões vão abrir às 12h, e se fecharão às 13h e as provas irão começar às 13h30.

No primeiro dia de prova, o término do exame é 19h e no segundo dia será 18h30.

Lembrando que todos os horários são de acordo com o horário de Brasília.

Dessa forma, no primeiro dia da prova vão ser aplicadas os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

É nesse dia que o estudante vai precisar responder as perguntas de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida durante a inscrição do exame. Neste dia também é o dia da redação.

Já no segundo dia de prova, 28 de novembro, vão ser aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias

Saiba Mais: Teste vocacional: 13 sites para descobrir a sua vocação

Vale lembrar que o Enem é aplicado em todos os estados do Brasil, mais o Distrito Federal.

E assim como no Enem 2020, este ano também vai ser possível fazer a prova digital.

Dessa maneira, você pode verificar o edital das provas presenciais e o edital das provas digitais.

Então, se você é um dos estudantes que vai fazer o Enem 2021, sempre fique de olho na Página do Participante.

Assim você vai poder resolver possíveis problemas com antecedência.

Além disso, não deixe de ver as notícias e orientações contra a Covid-19, caso você faça a prova presencial.

Boa sorte! Que você consiga ingressar nos cursos que desejar.

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

20 filmes de ação na Amazon Prime Video

20 filmes de ação na Amazon Prime Video

Filmes de ação na Amazon Prime Video: vem conferir a lista que fizemos com os melhores filmes do gênero, afinal de contas nada melhor do que relaxar assistindo a um bom filme no conforto de sua casa ou com seus amigos, não é mesmo?  Pensando nisso, separamos alguns...

Filmes recomendados Netflix: os nossos 30 favoritos

Filmes recomendados Netflix: os nossos 30 favoritos

A Netflix é um dos principais, se não o principal serviço de streaming para os amantes de cinema contando com diversos filmes e séries disponíveis em seu catálogo. Contudo, quais são os filmes recomendados Netflix? Aqueles mais assistidos e mais populares da...

Como destrancar o nariz: os 10 melhores métodos

Como destrancar o nariz: os 10 melhores métodos

Você sabe como destrancar o nariz de forma natural? Listamos alguns métodos que podem ajudar a solucionar esse problema, confira nosso post.  A congestão nasal pode virar um incômodo muito grande em nossa vida. Parece simples, mas o nariz entupido à noite, por...

Como abrir uma franquia Madero?

Como abrir uma franquia Madero?

Um dos principais restaurantes no mercado, o Madero se destaca especialmente pelo seu hambúrguer, com o slogan “o melhor hambúrguer do mundo”. Assim, a reputação do negócio só foi subindo cada vez mais e já era de se esperar que mais pessoas iriam querer fazer parte...

Como quitar um financiamento e pagar menos juros?

Como quitar um financiamento e pagar menos juros?

Você sabia que tem como quitar um financiamento mais rápido e pagar menos juros? Sim! é possível e pasmem: a quantidade de juros que você paga em cima da sua dívida é quase 3 vezes maior do que o valor que você deve. Por exemplo, digamos que você tenha feito um...

Como investir na bolsa: as 4 melhores corretoras

Como investir na bolsa: as 4 melhores corretoras

Se você não sabe como investir na bolsa nem a curto prazo e nem a longo prazo, chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos apresentar quais são as melhores alternativas do mercado, destacando os benefícios e as características de cada uma. Além disso, você...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest