Teste vocacional: 13 sites para descobrir a sua vocação

por | jul 14, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários


Você conhece ou já fez algum teste vocacional? Para os que não estão familiarizados, este é um teste que serve para mostrar qual trabalho ou carreira seria o mais adequado para você. Ele leva em conta aspectos como suas aptidões e vocação, como esperado.

Os seus interesses públicos e pessoais também são levados em consideração na hora do resultado. O teste vocacional pode ajudar você a se conhecer melhor e deixar os seus pontos fortes e fracos evidentes, além de analisar as suas habilidades e conhecimentos. 

Na hora do teste, seja ele presencial ou online, você precisa responder várias perguntas sobre quais são as suas habilidades e seus desejos. Com isso, as respostas são comparadas com todas as profissões até que uma combinação seja encontrada.

Assim, separamos algumas opções de teste vocacional que você pode fazer para ter uma ideia de onde, como e com que você pode trabalhar.

Saiba Mais: Carteira Digital de Trabalho: o que é e 2 formas de acessar

Teste vocacional: Melhores ferramentas

1. Guia de Carreira

teste vocacional

O Guia de Carreira é um site focado em educação, profissões e carreiras. Eles costumam disponibilizar bases salariais, simulados, cursos e especializações para os usuários. O portal possui um menu somente de Teste Vocacional, criado por Thais Helena Lima, orientadora profissional que usou a Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008) como base para o teste. 

Você pode fazer o Teste Vocacional Geral, ou os específicos, para saber se você é apto para algumas profissões, como Direito, Engenharia, Artes Plásticas, Psicologia, Arquitetura e muitos outros.

O portal oferece vários testes vocacionais diferentes para cada profissão. 

Saiba Mais: Como fazer uma introdução de um trabalho: 5 dicas básicas

2. Teste vocacional G1

O portal de notícias G1, que pertence ao Grupo Globo, também disponibiliza um teste vocacional para os seus usuários.


Levando em conta o autoconhecimento, a situação do mercado de trabalho e a pesquisa sobre os cursos escolhidos, este teste pode ser mais indicado para os alunos que ainda não sabem “o que querem fazer na vida”.

Para fazer o teste, é preciso fazer login com uma conta Globo, mas você pode fazer isso através do Facebook ou do Gmail, integrando a sua conta de forma gratuita. 

3. Teste vocacional online

Como o próprio nome sugere, o portal Teste Vocacional Online é focado justamente em te ajudar a descobrir a sua vocação.

Além do teste, o usuário também tem acesso a dicas de vestibulares e calendários das principais universidades para se programar.

O teste possui 105 questões. Ao finalizar o formulário, você terá acesso aos 15 grupos de profissões mais indicados a você. Basta comparar a sua pontuação com as respostas e a pontuação de cada grupo indicado. O que tiver mais afinidade será o mais apropriado para você.

4. WiDoctor

Se você possui interesse em trabalhar na área de Medicina mas não tem certeza, então você pode usar o teste vocacional do WiDoctor para tirar essa dúvida.

O formulário foi montado levando em conta a opinião de médicos especialistas que avaliaram as principais características que alguém deve ter para trabalhar na Medicina e suas especialidades. 

O teste também leva em conta a importância que você dá para aspectos financeiros, tempo livre, status, ganhos e outros. O resultado do teste é a comparação das suas respostas com a opinião médica.

5. A Real Me

O site A Real Me oferece diversos tipos de testes de personalidade. Contudo, você também encontra um bom teste vocacional grátis para ajudar a descobrir o que você quer fazer da vida.

O formulário irá oferecer questões já respondidas e você deverá escolher a resposta que mais combina com você e com seu perfil. Lembre-se: não há resposta errada. Então não se preocupe em ser completamente sincero.


Ao final, o portal indicará o seu perfil profissional e a profissão que mais combina com você.

6. Portal Neora

teste vocacional

Bolsas de estudos, orientação de carreira e teste vocacional, esses são os serviços oferecidos pelo Portal Neora. Na primeira fase do seu teste vocacional, você vai selecionar as características que mais te definem entre as opções. Por exemplo: se você é tímido, preocupado, esforçado, seguro, competitivo e vários outros.

Não há um limite de quantas opções você pode escolher.

Na segunda etapa, você vai falar mais sobre você e responder perguntas simples como seu nome, idade, escolaridade, cidade onde mora e algumas outras. Na terceira e última fase você terá o resultado do teste com a profissão mais indicada.

Saiba Mais: Trabalho home office: Ideias para montar um escritório com R$500

7. Quero Bolsa

Voltado especialmente para estudantes, o Quero Bolsa utiliza a Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner para criar o teste vocacional grátis.

Ele se destaca por ser bastante simples e intuitivo. Contudo, o formulário precisa ser respondido com atenção. Ao final, o usuário recebe uma lista com as seis profissões que mais combinam com ele, ordenadas da que mais combina para a que menos combina.

No começo, é preciso informar o e-mail e o nome para liberar o formulário.

8. Guia do Estudante

O teste vocacional do Guia do Estudante também é conhecido como Máquina de Profissões. Para começar a fazer, basta colocar seu nome e e-mail e responder o questionário com sinceridade.

Ao final, você receberá uma lista e a descrição com as profissões que mais tem a ver com você. São disponibilizadas 60 perguntas objetivas.


9. Teste vocacional Carlos Martins

Inspirado na descoberta do psicólogo americano John Holland que leva em conta a personalidade de cada um, o teste vocacional Carlos Martins é um dos mais confiáveis da internet e já foi utilizado em diversos países.

Antes de começar o teste, você é encaminhado para uma janela onde você responde as perguntas avaliando de 0 a 10 se você concorda (ou não) com o que está escrito.

Ao final, você recebe a profissão que mais combina com você, segundo sua opinião sobre as questões.

10. Teste vocacional QI

O site Teste de QI é perfeito para você obter conhecer mais sobre si mesmo. Com ele, é possível fazer um teste vocacional para saber em quais áreas você mais se encaixa com base no seu comportamento. Além do teste vocacional, o site disponibiliza outros testes voltados para a mente humana.

Ele é focado para ir fundo na sua personalidade. Então a sugestão de profissão para a sua carreira será a que mais combina com a sua personalidade. Você pode marcar entre 15 e 20 opções disponibilizadas no questionário sobre o que você mais gosta.

11. Mundo Vestibular

teste vocacional

O Mundo Vestibular oferece cursos, preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular, materiais de estudo, informações sobre Fies, ProUni, EAD e até simulados para você se preparar.

Além disso, um teste vocacional gratuito também foi disponibilizado pela plataforma e ele pode ser feito de forma bem simples.

Tudo que você precisa fazer é responder às 17 perguntas do teste com base nas alternativas que eles dão. Assim você vai marcar a resposta que mais combina com você e o resultado indicará a profissão que mais combina com você.

Saiba Mais: Ergonomia Home Office: 12 dicas para adequar o trabalho

12. Portal Orientu

Outra opção de teste vocacional gratuito e rápido é o do portal Orientu.


O site apresenta um post completo sobre o que é teste vocacional, qual sua importância, como funciona, principal objetivo, vantagens de fazer e várias outras informações. Ao final da explicação, você também pode fazer o seu próprio teste.

Após responder todas as questões, uma lista com as profissões e cursos que mais combinam com você será relevada. 

13. Teste vocacional BuzzFeed

teste vocacional

O portal BuzzFeed se destaca por oferecer vários conteúdos, entre os principais estão quizzes e testes, incluindo um teste vocacional.

Após responder as perguntas com o seu nível de interesse sobre os assuntos listados, você recebe a descrição da profissão que mais tem a ver com você ao final do questionário.

Saiba Mais: Trabalho em casa: 5 dicas para não trabalhar mais do que deveria


Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil
Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr