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Como definir o público alvo? 4 dicas para começar

Você sabe como definir o público alvo de sua empresa, negócio ou produto? Neste post vamos mostrar como fazer isso.
Sumário

Para que você tenha uma loja de sucesso, não basta apenas investir em bons funcionários, uma boa localidade, equipamento ou divulgação, você também deve saber como definir o público alvo, afinal, são eles que farão o seu negócio funcionar. Para definir a estratégia de qualquer negócio, o passo primordial será este, de como definir o público alvo. 

Quando você segue essa linha de raciocínio e aprende quais são os consumidores de maior potencial para o seu negócio, você poderá direcionar todas as ações da empresa de forma mais assertiva para obter mais lucros com este público. A missão de acertar o seu público alvo vai contribuir diretamente para aumentar as suas vendas, sejam elas online ou em lojas físicas.

Neste post, vamos mostrar como definir o público alvo e tudo que você precisa saber a respeito.

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O que é o público alvo?

Se você não sabe o que é o público alvo, não precisa se preocupar, pois antes de mostrarmos como definir o público alvo, vamos explicar o que ele é. Ele é, nada mais e nada menos, que o grupo de consumidores com comportamentos, interesses em comum e perfis mais indicados e que seu negócio busca alcançar.

Ou seja, podemos dizer que o público alvo é o seu segmento de mercado que terá todas as pessoas com maior potencial de se tornarem clientes. Entre as principais informações que você deve usar para saber como definir o público alvo entre os consumidores, podemos destacar:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Classe social;
  • Região;
  • Interesses;
  • Comportamentos;
  • Estilo de vida;
  • Valores e etc.

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Público-alvo e persona, qual é a diferença?

Não é de se estranhar ao ver alguém confundindo os conceitos de persona e público alvo, já que ambos são formas utilizados para definir quem será alcançado pelo seu negócio e produto. Embora os dois recursos possam ser aplicados de forma complementar em suas estratégias, existem algumas diferenças pontuais entre os dois.

A persona é um personagem que representa o cliente perfeito para a sua empresa, um perfil semi ficcional através de uma descrição específica e detalhada de seus hábitos, necessidades e características. Já o público alvo é uma descrição mais abrangente e generalizada, ou seja, é o perfil de consumidores que possuem uma maior chance de serem atraídos para a sua marca.

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Qual é a importância do público alvo?

como definir o público alvo

Se você ainda possui dúvidas sobre a importância do público alvo, vamos falar um pouco mais a respeito. Ao saber como definir o público alvo, você pode criar as melhores estratégias direcionadas para o segmento que você busca atingir dentro do mercado. 

Levando isso em conta, será possível realizar as seguintes ações: as suas ações de marketing serão otimizadas, o posicionamento da sua marca será mais direcionado, os canais e conteúdos serão definidos de forma mais eficientes, a comunicação com sua audiência irá gerar um maior engajamento e as diferentes áreas de operação poderão ser adaptadas com as preferências do público, como logística e atendimento.

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Como definir o público alvo para sua empresa?

Agora que você já sabe mais a respeito, vamos mostrar como definir o público alvo, já que algumas ferramentas e estratégias podem ajudar nesse passo. 

1. Analise o nicho do mercado

Para começar, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar o nicho do mercado de atuação de forma profunda. Estude as maiores particularidades que envolvem o seu nicho e os dados do cenário mais recente deste setor. Uma forma de fazer isso é utilizando pesquisas e relatórios divulgados por institutos de pesquisas.

Existem algumas ferramentas que também podem auxiliar nesse momento, como o Google Trends, que ajuda a identificar as maiores tendências do mercado e os perfis relacionados. Mas você não deve se preocupar apenas com seu público. Também é necessário ficar de olho nos seus principais concorrentes e analisar as suas estratégias de marketing. Dessa forma, você consegue os neutralizar e ainda aprimorar as suas estratégias.

A comunicação da própria empresa com os clientes, como posicionamento com a audiência, produtos oferecidos, canais de campanhas e outros podem ser ótimas fontes de informações sobre o público alvo. 

2. Entenda a sua proposta de valor

O próximo passo de como definir o público alvo será entender a sua proposta de valor, ou seja, depois de entender a parte exterior do negócio, você voltará a olhar para o interior da sua empresa. Analise e estude as principais características do seu produto e seu negócio, além da proposta de valor oferecida e os diferenciais que levarão o público a escolher a sua loja e produto e não a concorrência. 

Com isso, você irá identificar os maiores problemas da sua empresa e os corrigir, além de também conhecer mais detalhadamente as possibilidades de uso para o seu produto e quem irá se interessar por eles e por sua empresa.

Nessa parte, você também vai levar em conta o custo benefício e os preços dos produtos, encontrando o público com o poder aquisitivo ideal para comprar o produto. 

3. Faça pesquisas com o cliente

Um dos principais passos quando falamos de como definir o público alvo, é realizar pesquisa com os próprios clientes, utilizando assim informações reais para concluir qual é o seu público. Procure realizar pesquisas ou conversar com quem já realizou compras em sua loja e utilizou seus produtos.

Uma forma muito prática de fazer isso é online, enviando formulários de pesquisa por email ou até disponibilizando no próprio site uma aba ou um passo após a compra destinado para isso. Entre as principais informações que você deve obter, podemos destacar o perfil demográfico, gastos e preferências, principais necessidades e o que os levou a se interessarem pela sua marca.

É importante que você mantenha uma comunicação mesmo após as compras e respostas obtidas com a pesquisa. 

4. Busque segmentar o seu público alvo

Por último, mas não menos importante, chegou a hora de segmentar o seu público e chegar ao final de como definir o público alvo através dos dados e informações coletadas nos passos acima e saber qual é e como definir seu cliente ideal.

Porém, não pense que seu trabalho acabou com isso, caso seu produto possa ser direcionado para diferentes públicos, procure segmentar ainda o público alvo, resultando assim em cada vez melhores resultados de vendas em grupos mais específicos. As principais formas de segmentação que você pode usar são:

  • Região;
  • Gênero;
  • Faixa etária e etc.

Tenha em mente que um único produto pode ser um objeto de interesse para pessoas com características e motivações diferentes. Além disso, lembre-se a todo momento que o mercado está em constante mudança, então acompanhe detalhadamente o cenário do seu nicho e se for preciso, realize as mudanças necessárias em suas estratégias e público-alvo.

Isso será feito com as pesquisas com os seus clientes e a manutenção do contato com eles.

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