Para que você tenha uma loja de sucesso, não basta apenas investir em bons funcionários, uma boa localidade, equipamento ou divulgação, você também deve saber como definir o público alvo, afinal, são eles que farão o seu negócio funcionar. Para definir a estratégia de qualquer negócio, o passo primordial será este, de como definir o público alvo.
Quando você segue essa linha de raciocínio e aprende quais são os consumidores de maior potencial para o seu negócio, você poderá direcionar todas as ações da empresa de forma mais assertiva para obter mais lucros com este público. A missão de acertar o seu público alvo vai contribuir diretamente para aumentar as suas vendas, sejam elas online ou em lojas físicas.
Neste post, vamos mostrar como definir o público alvo e tudo que você precisa saber a respeito.
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O que é o público alvo?
Se você não sabe o que é o público alvo, não precisa se preocupar, pois antes de mostrarmos como definir o público alvo, vamos explicar o que ele é. Ele é, nada mais e nada menos, que o grupo de consumidores com comportamentos, interesses em comum e perfis mais indicados e que seu negócio busca alcançar.
Ou seja, podemos dizer que o público alvo é o seu segmento de mercado que terá todas as pessoas com maior potencial de se tornarem clientes. Entre as principais informações que você deve usar para saber como definir o público alvo entre os consumidores, podemos destacar:
- Gênero;
- Faixa etária;
- Classe social;
- Região;
- Interesses;
- Comportamentos;
- Estilo de vida;
- Valores e etc.
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Público-alvo e persona, qual é a diferença?
Não é de se estranhar ao ver alguém confundindo os conceitos de persona e público alvo, já que ambos são formas utilizados para definir quem será alcançado pelo seu negócio e produto. Embora os dois recursos possam ser aplicados de forma complementar em suas estratégias, existem algumas diferenças pontuais entre os dois.
A persona é um personagem que representa o cliente perfeito para a sua empresa, um perfil semi ficcional através de uma descrição específica e detalhada de seus hábitos, necessidades e características. Já o público alvo é uma descrição mais abrangente e generalizada, ou seja, é o perfil de consumidores que possuem uma maior chance de serem atraídos para a sua marca.
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Qual é a importância do público alvo?
Se você ainda possui dúvidas sobre a importância do público alvo, vamos falar um pouco mais a respeito. Ao saber como definir o público alvo, você pode criar as melhores estratégias direcionadas para o segmento que você busca atingir dentro do mercado.
Levando isso em conta, será possível realizar as seguintes ações: as suas ações de marketing serão otimizadas, o posicionamento da sua marca será mais direcionado, os canais e conteúdos serão definidos de forma mais eficientes, a comunicação com sua audiência irá gerar um maior engajamento e as diferentes áreas de operação poderão ser adaptadas com as preferências do público, como logística e atendimento.
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Como definir o público alvo para sua empresa?
Agora que você já sabe mais a respeito, vamos mostrar como definir o público alvo, já que algumas ferramentas e estratégias podem ajudar nesse passo.
1. Analise o nicho do mercado
Para começar, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar o nicho do mercado de atuação de forma profunda. Estude as maiores particularidades que envolvem o seu nicho e os dados do cenário mais recente deste setor. Uma forma de fazer isso é utilizando pesquisas e relatórios divulgados por institutos de pesquisas.
Existem algumas ferramentas que também podem auxiliar nesse momento, como o Google Trends, que ajuda a identificar as maiores tendências do mercado e os perfis relacionados. Mas você não deve se preocupar apenas com seu público. Também é necessário ficar de olho nos seus principais concorrentes e analisar as suas estratégias de marketing. Dessa forma, você consegue os neutralizar e ainda aprimorar as suas estratégias.
A comunicação da própria empresa com os clientes, como posicionamento com a audiência, produtos oferecidos, canais de campanhas e outros podem ser ótimas fontes de informações sobre o público alvo.
2. Entenda a sua proposta de valor
O próximo passo de como definir o público alvo será entender a sua proposta de valor, ou seja, depois de entender a parte exterior do negócio, você voltará a olhar para o interior da sua empresa. Analise e estude as principais características do seu produto e seu negócio, além da proposta de valor oferecida e os diferenciais que levarão o público a escolher a sua loja e produto e não a concorrência.
Com isso, você irá identificar os maiores problemas da sua empresa e os corrigir, além de também conhecer mais detalhadamente as possibilidades de uso para o seu produto e quem irá se interessar por eles e por sua empresa.
Nessa parte, você também vai levar em conta o custo benefício e os preços dos produtos, encontrando o público com o poder aquisitivo ideal para comprar o produto.
3. Faça pesquisas com o cliente
Um dos principais passos quando falamos de como definir o público alvo, é realizar pesquisa com os próprios clientes, utilizando assim informações reais para concluir qual é o seu público. Procure realizar pesquisas ou conversar com quem já realizou compras em sua loja e utilizou seus produtos.
Uma forma muito prática de fazer isso é online, enviando formulários de pesquisa por email ou até disponibilizando no próprio site uma aba ou um passo após a compra destinado para isso. Entre as principais informações que você deve obter, podemos destacar o perfil demográfico, gastos e preferências, principais necessidades e o que os levou a se interessarem pela sua marca.
É importante que você mantenha uma comunicação mesmo após as compras e respostas obtidas com a pesquisa.
4. Busque segmentar o seu público alvo
Por último, mas não menos importante, chegou a hora de segmentar o seu público e chegar ao final de como definir o público alvo através dos dados e informações coletadas nos passos acima e saber qual é e como definir seu cliente ideal.
Porém, não pense que seu trabalho acabou com isso, caso seu produto possa ser direcionado para diferentes públicos, procure segmentar ainda o público alvo, resultando assim em cada vez melhores resultados de vendas em grupos mais específicos. As principais formas de segmentação que você pode usar são:
- Região;
- Gênero;
- Faixa etária e etc.
Tenha em mente que um único produto pode ser um objeto de interesse para pessoas com características e motivações diferentes. Além disso, lembre-se a todo momento que o mercado está em constante mudança, então acompanhe detalhadamente o cenário do seu nicho e se for preciso, realize as mudanças necessárias em suas estratégias e público-alvo.
Isso será feito com as pesquisas com os seus clientes e a manutenção do contato com eles.
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