Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Casamento ao ar livre: 8 ideias simples para o evento dos sonhos

Sumário

A festa de casamento ao ar livre, normalmente é o casamento dos sonhos de muita gente e vem ganhando uma grande popularidade entre os casais que querem fugir do óbvio ou que desejam colocar um toque extra de personalidade em sua comemoração.

Para o tipo de casamento ao ar livre, é necessário estar atento ao espaço escolhido e como utilizá-lo da melhor forma possível, em que a harmonia do evento seja respeitada, evitando que imprevistos atrapalhem na realização da festa, que para muitos é a realização de um sonho.

O que é preciso saber antes de começar a organizar uma festa de casamento ao ar livre?

Qual o valor para realizar um casamento ao ar livre?

Assim como um casamento em local fechado, o valor de um casamento ao ar livre vai variar muito, dependendo da quantidade de convidados, o buffet escolhido, a estrutura de decoração que será contratada, entre outros fornecedores contratados.

De modo bem generalizado, é possível que você consiga organizar seu casamento ao ar livre a partir de R$10.000 (dez mil reais).

Saiba mais: Calculadora de festas: 5 opções para acertar o orçamento

O que é necessário para realizar um casamento ao ar livre?

Para iniciar um planejamento de um casamento ao ar livre, a melhor opção é contratar uma equipe de assistência para auxiliar no momento dos preparativos. Assim, você não precisará se preocupar em pesquisar e organizar tudo sozinho para este grande dia.

Caso você decida fazer a organização por conta própria, é preciso estar ciente de alguns pontos:

Defina o local do evento

Seja na praia, num sítio, no campo, ou até mesmo em casas de eventos que dispõem de espaços naturais. O importante é pesquisar, preferencialmente com antecedência, para encontrar um local que caiba dentro do seu orçamento.

Faça uma lista de convidados

Tão importante quanto o local do evento, a lista de convidados também deve ter muita atenção. É ela que irá definir boa parte do custo da sua cerimônia e festa de casamento ao ar livre. Quanto mais convidados você tiver, mais custos com comidas, bebidas, cadeiras, garçons, dentre outros.

Pesquise e escolha o serviço de buffet

O serviço de buffet é o responsável pela parte de alimentação e bebidas da festa e isso, obviamente, está ligado a quantidade de participantes. Escolha a prestadora de serviço que mais atenda a sua necessidade além de ter um bom custo benefício.

Escolha o serviço de som e música

Espaços abertos, como cerimônias ao ar livre, costumam necessitar de um equipamento de som que preencha o local, ou seja, que garanta que todos os participantes escutem os votos de matrimônio e também as possíveis músicas tocadas no evento. É importante você informar para os músicos ou a empresa de montagem dos equipamentos, o local do casamento e pedir que eles coloquem o equipamento com potência adequada.

Saiba mais: As 245 mais belas frases para convites de casamento

Escolha a decoração e acessórios

O ideal é que você contrata uma empresa ou prestadora de serviço de decoração, pois normalmente ela têm os acessórios e adereços que irão compor a sua decoração, além de opções para você escolher o que mais lhe agrada. Caso você decida fazer por conta própria, sugiro que pesquise por tipos de decoração ao ar livre para se inspirar.

Pense em possíveis contratempos

Claro que desejamos que nesse dia ocorra tudo de forma perfeita, mas imprevistos acontecem. Levando em consideração que se trata de um casamento ao ar livre, o principal inimigo e muito difícil de ser combatido, é o clima/tempo.

Uma chuva pode atrapalhar muito os seus planos. Por isso, é importante se precaver e pensar em locações de toldos e coberturas para garantir que nem os noivos ou convidados se molhem e atrapalhe esse momento tão especial.

Outro ponto importante, mesmo que seja mais difícil mas não impossível, é a falta de energia. Se couber no seu orçamento, pense em ter um gerador de energia que garanta o funcionamento dos equipamentos necessários.

Registrar todo seu momento especial

Você não vai querer montar um casamento ao ar livre, com tudo muito bem planejado e não querer registrar esse momento, não é? Portanto é importante você escolher um bom fotógrafo para ter muitos clicks desse dia especial.

Se couber em seu orçamento, garanta também registros em vídeos, com takes tanto terrestres quanto aéreos, já que o uso de drones estão sendo amplamente utilizados.

Qual é a melhor época do ano para realizar um casamento ao ar livre?

O ideal é que se fuja das épocas de chuva, dependendo da região que você more e evite planejar um casamento em períodos de inverno. Os meses de outubro ao o mês março são ótimos, pois são estações de primavera e versão, ideal para preparar um casamento ao ar livre, com probabilidade de baixa incidência de chuvas.

Entretanto, é sempre importante que você consulte e acompanhe a previsão do tempo, para minimizar ainda mais o risco de chuvas atrapalharem seu evento.

Qual o melhor horário para realizar um casamento ao ar livre?

Geralmente os noivos preferem fazer esse tipo de evento no finalzinho da tarde ou em meados da manhã. O importante é que não seja em um horário de sol escaldante, o que traria desconforto para os noivos e também para os convidados.

O melhor horário para que se dê início a uma cerimônia desse tipo, no verão são as 9h ou 15h30, se estendendo para 16h no máximo. O importante é garantir o máximo de luz natural possível.

Os casamentos que acontecem no final da tarde contam com uma iluminação natural extraordinária, como uma expressão usada pelos fotógrafos de Golden Hour, que quer dizer “Hora Dourada”, onde o por do sol transforma as luzes em cores douradas, dando um certo destaque as fotos, permitindo que elas fiquem incríveis, como esta mostrada abaixo.

casamento ao ar livre
Fonte: Pinterest

Como realizar um casamento ao ar livre sem gastar muito?

Se a sua intenção é fazer um casamento ao ar livre, o primeiro passo a ser feito é reduzir a lista de convidados, pois quanto mais pessoas, maior será o gasto da cerimônia e da festa. Outra maneira de como você economizar é fazer uma escolha de um espaço que tenha paisagem, pois dessa forma você poderá gastar menos com a decoração.

Se você também optar por colocar a mão na massa e produzir parte do buffet, provavelmente também irá conseguir economizar bastante. Entretanto, essa é uma opção válida caso você tenha uma organização e conte com pessoas com quem possa dividir as tarefas.

Lista de convidados para o casamento ao ar livre

No momento de montar a lista de convidados, fique sabendo que a quantidade de pessoas pode influenciar muito na escolha do local, na escolha da comida e bebidas que vão ser servidas, dentre outros gastos. Por isso, é interessante saber qual será o orçamento e estilo de casamento que você deseja ter.

Um casamento com uma quantidade a mais de convidados pode não custar tão caro se for um casamento simples. Em contrapartida, um casamento com uma lista imensa de convidados mesmo que enxuta, pode ter um valor alto no final.

Saiba mais: Maquiagem para madrinha de casamento: As melhores dicas para este dia especial

Buscar ter uma conversa com o pais da noiva e pais dos noivos, pode trazer um conforto a mais no momento de realizar a lista de convidados, e ao mesmo tempo ter pessoas queridas em um dos momentos mais importantes da vida.

Uma boa sugestão é realizar a lista de convidados de acordo com o orçamento disponível, de modo que, se seu orçamento comporta um evento para 100 convidados, então você irá realizar a sua lista de acordo com a quantidade já descoberta e preestabelecida. Assim fica mais fácil de não elevar os custos.

Faça a escolha da data do casamento ao ar livre

Faça a escolha da data, contando com as condições climáticas do período, qual época do ano e onde será a cerimônia. A escolha do lugar fará toda a diferença, pois além dos noivos se preocuparem com a questão das chuvas, podem também atrapalhar os períodos de muito sol e ventanias. Assim como em várias ocasiões, tudo em excesso faz mal.

Há diversas opções como sugestões para datas de casamento, como:

  • Data de aniversário de namoro;
  • Data de aniversário do noivo;
  • Data de aniversário da  noiva;
  • Data de algum fato ou momento importante do casal;
  • Datas do mês de maio, por ser considerado o mês das noivas;
  • Data de casamento dos pais do noivo ou da noiva, como forma de homenagear.

Uma coisa importante no seu planejamento é que a data do casamento ao ar livre, poderá impactar diretamente na sua lua de mel. Um exemplo disso, é que, durante o período de verão no Brasil, ocorre o inverno europeu (dezembro a março). Dessa forma, se você pensa em lua de mel no hemisfério norte, provavelmente terá uma lua de mel mais fria, e também pode trazer mais um clima romântico, se você gostar.

Caso queira fugir do inverno europeu, deverá programar o seu casamento e lua de mel entre os meses de setembro e outubro, que são de poucas chuvas no brasil e período de outono no velho continente. Se a sua lua de mel for em nosso país, o Brasil, ou na América do Sul, poderá curtir as mesmas temperaturas e assim curtir um clima mais caloroso, ideal para praias e viagens mais ensolaradas.

É importante avaliar em que dia da semana será a melhor opção para que o casamento seja realizado, já que o dia de sábado é bem requisitado e costuma ser bem mais caro, contanto que isso deve estar dentro do orçamento. Lembre-se da distância que os convidados terão que percorrer para chegar ao local do casamento, visto que um feriado poderia ser uma boa opção para que todos possam celebrar essa data.

Saiba mais: Vestido de festa: 11 modelos para todos os gostos

Como fazer a escolha do espaço em um casamento ao ar livre?

A escolha do espaço, primordialmente, desempenha um peso bastante importante em um casamento ao ar livre. Fizemos uma lista de itens que precisam ser avaliados para o momento do planejamento do casamento ao ar livre:

  1. A cozinha se encontra de fácil acesso para os garçons?
  2. A iluminação do ambiente é suficiente?
  3. O local é confortável, seguro e aconchegante para os convidados?
  4. O espaço possui banheiros para a quantidade de pessoas que foram convidadas?

É importante que tudo que for acertado esteja descrito em um contrato para que não surjam surpresas indesejadas. Os casamentos que são realizados na praia ou no campo, já contam com um cenário lindo, portanto, não é preciso investir tanto na decoração. Neste caso é necessário fazer a seguinte pergunta: Qual o deslocamento será necessário fazer para cada opção?

Vale a pena imaginar como seria o casamento dos seus sonhos: Seria um local com muito verde ou seria um momento de colocar os pés na areia tendo o mar como plano de fundo? Por isso, a escolha da época do ano, pode influenciar na escolha entre essas suas opções.

Além desses exemplos acima, saiba que se sua opção for em lugares públicos, será necessário pedir autorização da prefeitura para que a cerimônia seja realizada.

Como fazer a escolha da decoração de casamento ao ar livre?

Geralmente os estilos de decoração para casamento ao ar livre seguem os padrões como: garden, tropical, romântico, vintage e boho chic. Vale a pena pesquisar sobre cada uma delas e ver qual estilo mais lhe agrada.

Geralmente em algumas cerimônias, os noivos apostam em fazer um arco floral ou uma estrutura, como um pergolado decorado com tecido e flores. Muitos casais optam em colocar uma porta de madeira na entrada da noiva, para que o mistério e a surpresa da noiva seja fantástica, mantendo, assim, a tradição.

Se a ideia é fazer um casamento simples e bonito ao ar livre, é importante priorizar a mesa com bolo, doces e os arranjos de mesa. Dessa maneira, as fotos podem ganhar mais vida e um ar tradicional.

Um jogo de luzes, pode dar também um toque especial na decoração de casamento, se você optar por fazer algo no campo.

Como fazer a escolha do vestido de noiva para casamento ao ar livre?

Não há uma regra quanto ao tamanho ou modelo para vestidos de noiva em casamentos ao ar livre. Você pode optar pelo tradicional vestido longo ou um vestido no estilo longuete, que fica na altura dos tornozelos/ perna ou até mesmo um vestido curto – que fica na altura dos joelhos. Procure usar o bom senso e considerar os prós e os contras, como:

Vestido longo traz o ar tradicional, mas em ambientes naturais pode acabar arrastando no chão e terminar todo sujo ao fim da festa. Já o vestido curto tem um ar mais despojado e moderno, mas é preciso ter uma personalidade mais firme para não bater um arrependimento no futuro, quando olhar as fotos ou registros tempos depois.

Nesse artigo do site Enfim Noivei, tem dicas e modelos para você escolher o seu vestido para casamento no campo. Se o seu casamento vai ser na praia, o Enfim Noivei também tem dicas de vestidos de noivas para você.

Saiba Mais: Vestido de noiva: 67 modelos para todas as ocasiões e perfis

Veja algumas ideias de como você pode escolher a decoração para realizar o seu evento

1. Casamento ao ar livre: Decoração simples no campo com lago ao fundo

O local escolhido pode ser sítio, chácara ou fazenda. O lago ao fundo traz um clima de romantismo, mesmo com poucos elementos de decoração. A área do altar, onde a cerimônia é celebrada, tem decoração simples, mas muito bonita.

Essa decoração foi feita utilizando seis suportes com ganchos para vasos suspensos, um tapete bege e uma mesa de metal com uma tampa de madeira. Os arranjos foram feitos com flores em jarros decorados de cordão de sisal e com tiras de pérolas para pendurar. Também foi utilizado um suporte para fazer decoração de flores atrás da mesa do altar. Detalhe para os enfeites próximo do tapete, arranjos com bolas decorativas de grama sintética.

Um belo cenário para realizar um evento como um casamento ao ar livre, aproveitando a luz natural e a paisagem com um lago ao fundo, de forma simples e barata.

Fonte: Canal Video Aulas Decoração

2. Casamento ao ar livre: decoração rústica as margens de um rio

Mais uma decoração simples, onde quem rouba a beleza é o cenário com a belíssima paisagem de um rio ou riacho ao fundo.

Caso você tenha acesso a alguma propriedade que tenha um rio passando por ela ou até mesmo tenha acesso a algum local não privado que permita realizar a sua cerimônia de casamento ao ar livre ao som das águas, aproveite, pois certamente será inesquecível.

Nesta decoração com pegada mais rústica, foram utilizados os seguintes elementos de madeira.

Para acomodar os convidados, foram utilizados cadeiras e bancos. Já a passarela dos noivos, nada de tapete, apenas em madeira mesmo, tendo como decoração, vasos decorativos ao lado. A mesa do altar em modelo provençal, reforça a decoração rústica, assim como o portal, com decoração em flores e véu. Um charme total.

3. Casamento ao ar livre: Com Varal de luzes

Se a sua cerimônia for ao fim da tarde, um efeito de luzes pode cair muito bem, dando um toque a mais no seu evento. Neste exemplo, não estamos focando na cerimônia, mas já na decoração do espaço receptivo, com mesas muito bem equipadas com pratos e talheres, tendo as luminárias como tom charmoso, remetendo a luzes de vela.

Foi colocado luminárias suspensas presas por cabos, criando um belíssimo efeito.

casamento ao ar livre
Fonte: Pinterest

4. Casamento ao ar livre: Caminho de luzes

É admirável o impacto que a iluminação causa na decoração e um casamento. O efeito que as luzes trazem é fundamental para transformar o ambiente em um clima agradável e romântico.

Neste caso, o caminho ou passarela de caminhada foi decorada com pequenas luminárias demarcando o percurso. Novamente, esse tipo de decoração é ideal para cerimônias que ocorram em fim de tarde e adentrem pela noite, pois assim irá realçar as luzes.

Fonte: Canal Salve a Noiva

5. Casamento ao ar livre: Mesa de bolo e doces

Esse é um modelo de mesa rústica e pode ser muito utilizada no campo. E neste exemplo trata-se de uma mesa decorativa para o bolo e os doces da sua recepção.

Observe que não há a qualquer forração sobre as mesas, apenas vários arranjos de flores, inclusive suspensas e o bolo e guloseimas, mas que ainda assim, ficou muito bonito.

casamento ao ar livre
Fonte: Pinterest

6. Casamento ao ar livre: Mirante ao mar

Casar na praia é o sonho de muita gente, mas não precisa ser com os pés diretamente na areia, a não ser que você deseje, é claro.

Nessa ideia abaixo, o casamento remete ao clima tropical, com o azul do mar e os coqueiros ao fundo e celebrado em um mirante, sem muita decoração, apenas cadeiras para os convidados, uma passarela simples, com tapete cor de areia e vasos de flores ao lado.

O altar é feito apenas por um caramanchão, com flores e véus em sua estrutura e uma mesa simples, com um pequeno arranjo de flores, para servir de apoio ao padre, pastor ou qualquer outro celebrante desta data tão especial.

casamento ao ar livre
Fonte: Pinterest

7. Casamento ao ar livre: Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro

Já imaginou se casar aos pés do Cristo Redentor? Pois saiba que é possível de você realizar esse feito, sem ser apenas exclusivo para celebridades, ricos e famosos.

Assim como os demais tipos de casamento ao ar livre, o Cristo Redentor já rouba todo o cenário, chamando a atenção para si. Na imagem abaixo, temos apenas as fileiras de cadeiras para os convidados e um tapete ao centro, levando ao altar em vidro, mostrando mais uma vez que pode ser uma decoração simples, sem muitos elementos.

casamento ao ar livre
Fonte: Pinterest

Uma celebridade que realizou seu casamento ao ar livre com as bênçãos do Cristo Redentor, foi o DJ Alok. E se você pensa que é algo extremamente caro, está completamente equivocado.

casamento ao ar livre
Fonte: Pinterest

Como realizar o seu casamento no Cristo Redentor, ícone do Rio de Janeiro

O valor para realização da cerimônia é em torno de R$3.500 (três mil e quinhentos reais), e pode ser realizado a qualquer dia da semana. Normalmente são realizados em horários em que a atração não está aberta, ou seja, em torno de 07h da manhã ou após as 17h.

Esse valor inclui o acesso a Capela Nossa Senhora Aparecida, que também fica no morro do Corcovado e comporta até 40 pessoas. Mas se preferir, e esse é o charme para o seu casamento ao ar livre, ele pode ser realizado aos pés da estátua.

Você deve realizar o agendamento através do site do Santuário Redentor e preencher o formulário de solicitação e que será avaliado. O santuário exige que os agendamentos sejam realizados com pelo menos 3 meses de antecedência e, no máximo, 18 meses.

Todas as demais informações encontram-se no site do santuário.

8. Casamento ao ar livre: Cerimônia pés na areia

Aos amantes da praia, sua cerimônia de frente ao mar pode ser bem simples de ser realizada. No exemplo abaixo, basta um portal de madeira fincado na areia, sem a necessidade de altar, apenas cadeiras e um tapete para formação da passarela da noiva.

Uma ótima opção!

casamento ao ar livre
Fonte: Pinterest

No vídeo do YouTube do Canal Zankyou Casamentos, traz dicas de como você pode organizar a cerimônia do seu casamento de forma prática, mas pensando sempre um plano B, para o seu evento.

De forma resumida, ao realizar um casamento ao ar livre, siga essas dicas para evitar problemas e aborrecimentos neste dia tão especial. Planejar um casamento ao ar livre pode ser uma experiência maravilhosa e inesquecível. Aqui estão algumas dicas essenciais que você pode incluir em um post de blog sobre o tema:

  1. Considere a previsão do tempo: Uma das coisas mais importantes ao planejar um casamento ao ar livre é estar preparado para o clima. É essencial verificar a previsão do tempo com antecedência e ter um plano B caso haja chuva ou condições adversas.
  2. Escolha o local com cuidado: Escolha um local que atenda às suas necessidades e orçamento, mas também que seja adequado para o tipo de casamento que você deseja. Considere a capacidade do local, a disponibilidade de banheiros, estacionamento e outras comodidades que seus convidados possam precisar.
  3. Pense na decoração: A natureza já oferece uma bela paisagem para o seu casamento ao ar livre, mas adicionar alguns toques de decoração pode fazer toda a diferença. Considere incorporar elementos naturais, como flores silvestres, galhos e folhas, para uma sensação orgânica e harmoniosa com o ambiente.
  4. Planeje a iluminação: À noite, é importante ter uma iluminação adequada para manter a segurança e a visibilidade do espaço. Considere a instalação de luzes em árvores ou postes para criar um ambiente acolhedor e romântico.
  5. Ofereça opções para os convidados: Como o casamento será realizado ao ar livre, pode ser necessário oferecer algumas opções extras para os convidados, como repelentes de insetos, protetor solar e guarda-sóis.
  6. Seja gentil com a natureza: Lembre-se de que você estará compartilhando o espaço com a natureza e com outros animais. É importante deixar o local tão limpo quanto você o encontrou e ser gentil com o meio ambiente durante o seu evento.
  7. Tenha um plano de contingência: Esteja preparado para qualquer eventualidade, como mudanças climáticas, cortes de energia ou outros problemas que possam surgir. Ter um plano de contingência ajudará a garantir que seu casamento ao ar livre seja um sucesso.

Seguindo essas dicas essenciais, seu casamento ao ar livre será um evento mágico e memorável para todos os presentes.

Saiba mais: Convites de casamento: 20 modelos para se inspirar

Stories
Você também pode gostar ...
ideias de Logotipo (1)
Empreendedorismo
As 10 Melhores Ideias de Logotipo para Elevar Sua Marca
Para desenvolver o seu próprio logotipo, é preciso muita inspiração, criatividade, ideias e o acompanhamento de um profissional da área....
Confira ideias de presentes e formas de gerar renda extra no dia das maes
Renda Extra
7 Ideias Criativas para Gerar Renda Extra no Dia das Mães
O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para explorar diversas ideias criativas e gerar uma renda extra. Com a...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família