Anúncios políticos: como ocultar no Instagram e Facebook

por | jul 14, 2020 | Facebook | 0 Comentários

O Facebook lançou uma opção que permite que os usuários do Instagram e Facebook possam ocultar anúncios políticos das suas redes. Essa novidade foi anunciada pelo Diretor de Gerenciamento de Produtos da plataforma, Rob Leathern, em sua conta do Twitter.

Embora o motivo oficial não tenha sido revelado, esse lançamento pode ser uma resposta às diversas polêmicas que a empresa se envolveu, principalmente de anúncios relacionados a propaganda eleitoral.

Inclusive no escândalo das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016, foi apontado que dados de mais de 50 milhões de usuários que foram vazados ilegalmente para a empresa Cambridge Analytica.

Nos últimos meses, a marca se pronunciou e afirmou que não iria interferir mais nos discursos de políticos, sejam eles em posts ou em propaganda política no Facebook ou Instagram.

Segundo a empresa, todos têm direito de saber como estão se comportando os políticos e o que estão falando. Para eles, o foco principal está em combater notícias falsas, as famosas “fake news” na rede social.

Polêmica recente 

A polêmica mais recente envolvendo o Facebook ocorreu no início de julho deste ano. Quando mais de 500 empresas se uniram e criaram a campanha Stop Hate For Profit (Pare o Ódio Pelo Lucro, em tradução livre).

Dentre as empresas participantes, estão grandes nomes como Coca-cola, Adidas, Unilever, Ford e Microsoft.

O movimento busca boicotar o pagamento de publicidade via Facebook. O objetivo é fazer com que a empresa tome medidas mais efetivas para combater os discursos de ódio e a disseminação de notícias falsas em suas redes sociais.

Cada vez mais, grandes companhias estão aderindo ao movimento e deixando de veicular anúncios na plataforma.

Apesar de o Facebook ter anunciado diversas medidas contra esses problemas, as empresas alegam que pouco mudou e que a plataforma continua lucrando com isso.

Inclusive, aqui mesmo no Brasil, o Facebook chegou a derrubar páginas e contas. De acordo com a empresa, a medida foi necessária pois essas contas empregavam ações vetadas pela plataforma.

Eleições ou política nas outras redes

Enquanto isso, nas redes sociais vizinhas, a atitude foi outra. O Twitter, em 2019, proibiu a veiculação dos anúncios de políticos já eleitos, candidatos ou organizações envolvidas nas eleições.

Já o Google decidiu restringir a forma como esses anúncios políticos são personalizados na plataforma. Isso com base nas preferências políticas dos usuários que utilizam o sistema para fazer buscas relacionadas aos temas.

Porém, você sabia que é possível ocultar anúncios políticos do Facebook e Instagram? Sim, esse recurso está sendo testado por essas redes sociais.

Leia Mais: Aviso legal! Facebook começa a pedir permissão para uso de dados dos usuários.

Anúncios políticos Facebook: Como ocultar

Em um primeiro momento, a opção de ocultar anúncios políticos está liberada apenas para os usuários dos Estados Unidos. Contudo, deve ser ampliada para os demais países em breve.

As opções de preferência de publicidade já estão pré-configuradas em uma página no Facebook, com base nos hábitos do usuário em suas redes sociais.

Caso você queira ocultar algum tipo de publicidade específica, é necessário fazer isso manualmente.

Para isso, existem duas maneiras:

– Você pode ocultar diretamente no anúncio que aparecer no seu feed, clicando nos “…” do canto direito do anúncio e selecionando a opção de “ocultar”;

– Ou ainda, clicando nas configurações do seu perfil do Facebook e depois em “Anúncios”. Nela, você poderá editar suas preferências e ainda ocultar anúncios por tópico.

A possibilidade de ocultar anúncios está disponível para que usuários possam se livrar de quaisquer anúncios que apareçam em seu feed. Isso não é apenas para cargo público de políticos.

Porém, com a proximidade das eleições municipais no Brasil, esse tema se torna ainda muito mais evidente.

Para as empresas que usam as redes do grupo Facebook para divulgar seus produtos e serviços, fica o alerta: é preciso saber como anunciar.

Tanto para não infringir as regras da plataforma, como para não ser alvo de ocultações por meio dos usuários. Afinal, essa prática tende a se tornar mais frequente.

Ainda não sabemos como o Facebook vai se comportar em relação as corridas eleitorais. Porém, podemos perceber que as mudanças vêm para o conforto dos usuários.

Por esse motivo, quem anuncia na rede, precisa da mesma forma, pensar na experiência dos clientes.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google | Instagram

Tags:

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger,...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados.  Quem atua no mercado...

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Pretende começar a vender produtos na internet? Caso sua resposta seja sim, criar catálogo de produtos no Facebook pode ser uma ótima alternativa para sua loja virtual. Com as redes sociais, você pode anunciar os itens que pretende comercializar e adicionar...

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse. As novas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest