Facebook começa a pedir permissão para uso de dados dos usuários

por | jul 21, 2020 | Facebook | 0 Comentários

O Facebook anunciou no último dia 20 que solicitará a permissão de seus usuários brasileiros para o uso de alguns dados pessoais. Também serão adicionados novos alertas de privacidade nas políticas de dados do Facebook e do Instagram no Brasil.

Com essas alterações, a empresa busca melhorar suas ferramentas e produtos com o objetivo de atender aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além de informar os usuários sobre a lei e seus direitos sobre os dados.

Não é de hoje que o Facebook vem tomando medidas para estar em conformidade com essa lei. Há outros recursos que o cliente já pode utilizar, como: acessar e fazer o download dos seus próprios dados, a personalização dos tipos de anúncio que deseja ver e o poder de ocultar os conteúdos indesejados. Inclusive, já explicamos como fazer isso quando divulgamos que o Facebook está permitindo ocultar anúncios políticos nos Estados Unidos.

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados?

Resumidamente, a LGPD define um conjunto de regras para a utilização dos dados digitais dos usuários pelas empresas aqui no Brasil. A lei determina como eles devem ser coletados, usados, armazenados e divulgados.

É uma forma de garantir o direito à privacidade e mais proteção aos indivíduos. Da mesma forma, dará limites às instituições na utilização de informações pessoais de pessoas físicas. Isso implica na necessidade das empresas se adequarem ou sofrerão punições.

Se quiser saber mais detalhes, acesse o texto completo da lei.

Quando ela entra em vigor?

A LGPD, aprovada em 2014, está prevista para entrar em vigor no mês que vem, após vários adiamentos. Porém uma medida provisória está tentando adiá-la para 2021, devido à pandemia do coronavirus.

Com isso, as empresas têm o prazo de um ano para se adequarem. Depois desse prazo, as que não se adaptarem à legislação serão punidas.

Haverá mudanças para as empresas que usam o Facebook?

Essa provavelmente é a pergunta que está na sua cabeça agora, e a resposta é não. De acordo com o  comunicado da Head de Políticas Públicas de Privacidade para América Latina do Facebook, Paula Vargas, nenhuma mudança adicional será exigida dos anunciantes. “Não exigiremos nenhuma nova ação das empresas que anunciam conosco quando a LGPD entrar em vigor. Em 1º de julho de 2020, lançamos nossos novos Termos de Processamento de Dados globais para ajudar as empresas ao redor do mundo a gerenciar sua conformidade de processamento de dados ao usar nossas ferramentas de negócios. Também atualizamos nossos Termos das Ferramentas para Empresas e nossos Termos de Públicos Personalizados para facilitar a compreensão de todos”.

Outras medidas

O Facebook informou também que nos próximos meses fará consultas virtuais com especialistas do mundo. O objetivo é descobrir novas ideias e comunicar da melhor maneira a pauta privacidade.

“Acreditamos no oferecimento de uma forte proteção de dados para pessoas no Brasil e no mundo. Continuamos trabalhando para comunicar claramente o papel que os dados desempenham em nossos produtos e serviços e oferecer a todos que usam nossos aplicativos mais controle no gerenciamento das suas informações e experiências”, explica Paula.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Instagram

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger,...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados.  Quem atua no mercado...

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Pretende começar a vender produtos na internet? Caso sua resposta seja sim, criar catálogo de produtos no Facebook pode ser uma ótima alternativa para sua loja virtual. Com as redes sociais, você pode anunciar os itens que pretende comercializar e adicionar...

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse. As novas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest