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WhatsApp Business Web: O Guia Definitivo para sua Empresa

Aprenda como usar o WhatsApp Business Web e saiba o que fazer para otimizar suas estratégias de comunicação [Guia]
Sumário

O WhatsApp Business Web é um aplicativo de mensagem criado para facilitar a comunicação entre consumidores e empresas. Para isso, são disponibilizadas várias funcionalidades, entre elas:

  • Mensagens automáticas;
  • Catálogo profissional;
  • Etiquetas de conversas;
  • Análise de estatísticas. 

Além de conhecer esses recursos, você aprenderá como baixar WhatsApp empresarial e o que fazer para otimizar os resultados do seu negócio. Em um primeiro momento, essa missão parece complicada. Mas, aos poucos, você vai que ela é mais simples do que parece. 

Portanto, continue conosco e descubra tudo sobre o WhatsApp Business Web. 

Saiba Mais: Como criar um número virtual do WhatsApp em 4 passos simples

O que é o WhatsApp Business Web? 

O WhatsApp Business Web basicamente é uma versão do aplicativo de mensagem convencional voltada para as contas comerciais. Ao utilizar essa ferramenta, você transmite mais segurança, credibilidade e agilidade nos processos de comunicação com os clientes.

Afinal, a plataforma oferece recursos diferenciados para as empresas, tais como: criptografia de ponta a ponta e selo de verificação. 

WhatsApp Business WebTela inicial do WhatsApp Business Web

Qual a diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp tradicional?

A principal diferença entre o WhatsApp Business e o tradicional é que a versão jurídica oferece a identificação da conta comercial para o proprietário do negócio. 

Além disso, quando a conta pertence a uma grande empresa, o aplicativo disponibiliza um selo verde de verificação para mostrar aos consumidores que aquela conta é verdadeira. Dessa forma, as pessoas que entram em contato com a sua companhia se sentem mais seguras para iniciar a comunicação. 

Outra diferença do WhatsApp Business é que ele garante recursos exclusivos para os usuários, entre eles, catálogo personalizado e dados estatísticos. 

Por que usar o WhatsApp Business Web?

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business Web é que ele aumenta significativamente a produtividade de uma empresa. Isso ocorre porque todos os recursos de um aparelho celular são transferidas para o computador. 

Assim, o processo de comunicação com os clientes ocorre de uma forma mais rápida e eficaz. Afinal, os funcionários não precisam dividir a atenção entre computador e o smartphone para conversar com os consumidores. 

Além disso, quando a empresa utiliza o  WhatsApp Business Web o tempo de respostas aos clientes diminui, pois digitar no computador é muito mais rápido quando essa função é conduzida pelo celular. 

Cenário do WhatsApp business Web no Brasil 

Os números provam a força do WhatsApp Business Web. Para se ter uma ideia, 80% dos usuários se comunicam com empresas por meio desse aplicativo de mensagem, segundo dados divulgados pela Opinion Box

Adicionalmente, o estudo trouxe outros dados que vale a pena analisar. Veja só:

  • 66% dos clientes já adquiriram algum produto ou contrataram algum serviço pela ferramenta;
  • 78% dos usuários afirmam que tiram dúvidas ou pedem informações para empresas por meio da plataforma;
  • 53% dos entrevistados recebem promoções via aplicativo de mensagem.

Logo, pode-se concluir que o WhatsApp Business Web é uma ferramenta indispensável para empresas de pequeno, médio e grande porte, visto que os clientes estão cada vez mais presentes nessa tecnologia. 

Como usar o WhatsApp Business?

O processo para usar o WhatsApp Business é bem simples, inclusive, para aquelas pessoas que não têm habilidade com a tecnologia. Veja só: 

  1. Baixe o WhatsApp Web gratuitamente na Google Play Store ou na App Store da Apple;
  2. Abra o WhatsApp Business no seu celular;
  3. Leia os Termos de Serviço do WhatsApp Business e, em seguida, toque em “Concordar e Continuar” para aceitá-los;
  4. Confirme seu número. Para isso, selecione seu país e adicione seu número de telefone. Posteriormente, toque em “Avançar” ou “OK” para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação;
  5. Permita que o aplicativo acesse seus contatos e suas fotos;
  6. Crie uma conta. Basta inserir seu nome comercial, selecionar uma categoria para sua empresa e adicionar uma foto de perfil;
  7. Crie seu perfil comercial. Aqui, você deve clicar em “Conhecer > Perfil Comercial”. Neste momento, você pode adicionar informações relevantes sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento entre outros.

A propósito, assista este vídeo e descubra como usar o WhatsApp Business Web

Como usar o WhatsApp Business no computador?

Abrir o WhatsApp Web no computador também é um processo simples. Confira: 

  1. Instale o aplicativo do Whatsapp Web em seu celular com um número de telefone cadastrado;
  2. Abra a página do WhatsApp em seu computador;
  3. Faça o login em seu aplicativo de celular, selecione a opção aparelhos conectados e conecte-se em um novo aparelho;
  4. Aponte o leitor de QR code para o código que aparece na tela do computador;

Pronto! Depois que você conectar o celular via QR Code, o WhatsApp Business Web exibe automaticamente no computador. Ao fazer esse processo, você consegue enviar mensagens de texto, voz, documentos, entre outras mídias, diretamente do seu computador.

E, caso prefira, aprenda no vídeo abaixo como usar o WhatsApp empresarial Web para PC: 

Saiba Mais: WhatsApp clonado: como saber se a sua conta está segura

Quais são as ferramentas do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business disponibiliza diversas ferramentas para os seus usuários. Elas facilitam o gerenciamento da sua empresa, com recursos que aumentam a eficácia e rapidez. 

Para acessar essas funcionalidades, basta clicar em “Conversas > Mais opções no Android”. Os usuários do iPhone, por sua vez, devem tocar em “Ajustes e, em seguida, “Ferramentas Comerciais”.

A seguir, você confere alguns recursos para sua empresa:

Catálogo

Essa ferramenta permite que a empresa exponha seus produtos e serviços de modo direto em sua conta comercial. Mas, você deve estar se perguntando: “como criar catálogo no WhatsApp Business Web?” Assista ao vídeo abaixo e descubra:

Link curto

Outra ferramenta que o WhatsApp Business disponibiliza é o link curto. Com ele, você facilita o contato com novos clientes. Um link curto pode ser gerado automaticamente e compartilhado com novos clientes. Assim, eles podem iniciar uma conversa com sua empresa no WhatsApp Business. 

Ferramentas de mensagem

Com o WhatsApp Business, é possível criar mensagens automáticas para os seus clientes. As mais comuns são: saudações para clientes novos ou mensagem de ausência quando você não está disponível para respondê-los. 

Etiquetas

Na versão Business também é possível organizar as conversas dos clientes em categorias, como “Clientes Novos”, “Clientes VIP” ou “Pagamento Pendente”.

Saiba Mais: Os 20 melhores recursos secretos do WhatsApp que você não conhece

Como otimizar os resultados com WhatsApp Business Web? 

Entre as principais dicas para ter sucesso com o WhatsApp Business Web, destacam-se:

  • Responda as perguntas frequentes com agilidade;
  • Compartilhe o horário de atendimento e delivery;
  • Use a localização em tempo real nas entregas; 
  • Faça um tour virtual pela loja; 
  • Configure respostas automáticas; 
  • Produza conteúdo de qualidade;
  • Ofereça benefícios exclusivos.

A seguir, você confere essas orientações de maneira prática e didática. Vamos a elas! 

Responda as perguntas frequentes com agilidade 

A ferramenta voltada para empresa permite que você adicione o recurso de respostas rápidas. Isto é, o empreendedor pode criar atalhos para os questionamentos mais comuns dos clientes. Também é possível classificar as mensagens em formato de lista, de acordo com as palavras-chave e frequência de uso. 

Compartilhe o horário de atendimento e delivery 

Ao deixar o cliente esperando por uma resposta, você pode prejudicar a reputação da sua empresa. Por isso, informe o horário de atendimento e de funcionamento do delivery.  Em paralelo, acrescente outros dados interessantes para o consumidor, tais como:

  • Endereço físico;
  • E-mail para contato;
  • Site oficial da empresa;
  • Links das páginas em redes sociais. 

Use a localização em tempo real nas entregas 

Quando você usa a funcionalidade de localização em tempo real, os seus consumidores acompanham o percurso da entrega e podem checar quando o pedido será concluído. Sem dúvidas, trata-se de um ótimo diferencial competitivo. 

Faça um tour virtual pela loja 

Nem sempre o cliente pode ir até o seu estabelecimento para conhecer os produtos. Então, uma alternativa é fazer um tour virtual e mostrar os itens online. Assim, o consumidor pode escolher os itens no conforto da sua casa. 

Configure respostas automáticas 

Ao usar o WhatsApp Business web, você pode configurar uma resposta de ausência automática para mostrar que não está disponível para atender o cliente naquele momento. No conteúdo, você pode incluir os horários agendados para receber os pedidos. 

A propósito, confira algumas sugestões de mensagens automáticas para enviar aos seus clientes:

  • ”Olá! Obrigado por entrar em contato. Infelizmente, estou ausente no momento, mas retornarei assim que possível.”
  • ”Desculpe, não pude responder imediatamente. Estou temporariamente indisponível, mas responderei assim que possível.”
  • ”Olá! Obrigado pelo seu contato. Infelizmente, não estou disponível no momento. Assim que voltar, entrarei em contato.”
  • ”Olá! Infelizmente, não estou disponível no momento. Seu contato é importante para mim e responderei assim que possível.”
  • ”Oi! Obrigado por entrar em contato. No momento, estou temporariamente indisponível. Voltarei em breve e responderei sua mensagem.”
  • ”Olá! Estou ausente no momento, mas você pode deixar sua mensagem e retornarei assim que possível.”
  • ”Oi! Estou temporariamente indisponível. Responderei sua mensagem assim que possível. Agradeço sua compreensão.”
  • ”Olá! Infelizmente, estou ausente no momento. Mas não se preocupe, assim que retornar entrarei em contato.”
  • ”Olá! Não estou disponível no momento, mas seu contato é importante para mim. Responderei sua mensagem assim que possível.”
  • ”Oi! Agradeço seu contato, mas estou ausente no momento. Retornarei assim que possível e responderei sua mensagem.”

Produza conteúdo de qualidade

Outra estratégia eficaz para fidelizar o seu consumidor é investir em marketing de conteúdo. Para isso, você pode descrever seu negócio por meio de texto, áudio, fotos e vídeos. Por exemplo, quem trabalha com alimentação pode compartilhar receitas e outros materiais que estejam alinhados com a sua audiência. 

Os profissionais de moda, por sua vez, podem compartilhar dicas de look para o inverno, verão, outono e primavera. Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Assista este vídeo do YouTube:

Ofereça benefícios exclusivos 

Essa é uma das dicas mais importantes quando se fala de WhatsApp Business Web. Por isso, pense em promoções direcionadas para sua audiência, cupons de desconto ou sorteio de brindes. 

Isso ajuda a atrair novos contatos e, concomitantemente, fidelizar quem já está ao seu lado. Quer aprender como criar promoções? Assista este vídeo e entenda. É só dar o play:

Como medir os resultados do WhatsApp Business Web? 

Analisar os dados das suas estratégias é essencial para identificar o que está dando certo e quais são os pontos que precisam ser ajustados. Com isso em mente, confira, a seguir, algumas dicas para entender os números do WhatsApp Business Web e o que fazer para otimizar seus resultados. 

Estatísticas do WhatsApp Business Web

  • Mensagens enviadas: exibe a quantidade de mensagens que saíram da sua conta no aplicativo. Calcula aqueles conteúdos que foram recebidos ou não pelos clientes; 
  • Mensagens entregues: mostra quantas mensagens chegaram para os usuários. Caso a porcentagem esteja baixa, isso significa que a sua lista de contato pode estar desatualizada; 
  • Mensagens lidas: essa métrica informa os destinatários que receberam e abriram seu conteúdo. Ela ajuda a compreender se a sua campanha de WhatsApp Business Web é eficaz; 
  • Mensagens recebidas: aqui você descobre quantas mensagens seu número empresarial recebeu em um determinado período. 

Por falar nisso, confira este vídeo que ensina como acessar as métricas do WhatsApp Business Web: 

Análises dos números do WhatsApp Business Web

Estudar as métricas afundo é vital para compreender com mais clareza os resultados da sua campanha no WhatsApp Business Web. Tendo isso em mente, considere avaliar os indicadores da seguinte forma:

  • Taxa de recebimento: o recomendado é que essa métrica seja de 100%, pois isso revela que sua lista de contatos é real e interessante; 
  • Taxa de resposta: tome cuidado caso ela esteja abaixo de 10%, visto que seus conteúdos podem não ser viáveis para sua audiência. Se essa for a sua realidade, repense em novas estratégias de comunicação; 
  • Taxa de abertura: foque em deixar esse indicador sempre acima de 30%, pois isso revela que os destinatário estão interessados no que o seu negócio tem a oferecer.

Planos de ação 

Uma vez que você tenha coletado e analisado as métricas do WhatsApp empresarial, o próximo passo é criar planos de ação para virar esse jogo, caso os indicadores estejam abaixo do esperado. De maneira geral, estas são as melhores dicas para otimizar os resultados do seu negócio no WhatsApp Business Web:

  • Tenha um canal de suporte ao consumidores, respondendo questionamentos com agilidade;
  • Use mensagens automáticas do aplicativo;
  • Compartilhe novos produtos e serviços com imagens e vídeos;
  • Apresente os bastidores da sua empresa; 
  • Recorra às notificações para construir uma primeira frase atraente; 
  • Prefira mensagens que estimulem o interesse e curiosidade. 

Para isso, considere usar gatilhos mentais para usar em sua estratégia de marketing. As provas sociais também são ótimos recursos para surpreender a sua audiência. 

Já sei como usar o Whatsapp Web PC para empresas, e agora? 

Agora que você já sabe como escanear WhatsApp Web, o próximo passo é com você. Siga nossas dicas, analise os seus resultados, reveja as suas estratégias e nunca pare de se comunicar com a sua audiência. Dessa maneira, você começa a perceber resultados incríveis que esse aplicativo de mensagens pode trazer para o seu negócio. 

Saiba Mais: WhatsApp não baixa vídeos? Saiba como resolver

 

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