Espaço Invisível no Instagram: como pular linha usando essas dicas

por | Última Atualização Sep 13, 2023 | Instagram, Redes Sociais | 0 Comentários

Aprenda como funciona o recurso do Espaço invisível e como formatar seus textos de legendas e bio no Instagram


Você já ouvir falar de uma técnica chamada espaço invisível no Instagram? Trata-se de um recurso que pode ajudá-lo a ter mais legibilidade em suas publicações, evitando que o desalinhamento de informações confunda os usuários.

Para muitos, essa dica pode até parecer um preciosismo exagerado, mas para os profissionais de marketing e gestores de redes sociais, faz muita diferença. Ao adotar essa técnica, você coloca fim de uma vez por todas a um problema do algoritmo que limita a quebra de linha.

Felizmente, estamos aqui para ajudá-lo não só a resolver esse problema, como também para dar dicas para que você possa obtenha resultados melhores nas suas postagens.

O que é o espaço invisível no Instagram?

O espaço Invisível no Instagram nada mais é do que um espaço falso que você inclui em seus textos, adicionando um caractere invisível na formatação. Dizemos que ele é “invisível” porque ele não fica aparente para os leitores, mas ele está lá como um símbolo no código do que você publicou.

Essa técnica precisa ser utilizada para “enganar” o algoritmo do Instagram. Quando pressionamos espaço no teclado, mesmo que façamos isso várias vezes, o Instagram contabiliza apenas um desses toques. O resultado é que a formatação do texto não fica como o esperado, já que o que foi digitado não é o que o código entendeu.

A solução é colocar um espaço falso, atribuído por meio de um código que a rede social entenda. O espaço invisível, portanto, é a solução para editar seus textos na bio e nas legendas das fotos e vídeos. Deu para entender a lógica? É simples.

Como usar o espaço invisível no Instagram?

Agora que você entendeu as razões pelas quais usar o espaço invisível no Instagram, é hora de aprender como fazer o truque funcionar. É mais simples do que você imagina e depois que você confere o resultado, fica ainda mais fácil de entender a importância de adotar essa técnica.

Criando o Espaço Invisível

Você pode criar esse Espaço Invisível de duas formas: utilizando um aplicativo qualquer que permita a inserção de texto ou recorrendo a apps específicos para essa finalidade. Vamos mostrar o passo a passo de cada uma das possibilidades.

Passo 1. No seu celular, abra um aplicativo que permita a inserção de textos. Como sugestão, você pode abrir o WhatsApp ou o Bloco de Notas;

Passo 2. Em seguida, digite aspas, dê um espaço, e feche aspas. O resultado pode parecer estranho, mas é isso mesmo. Fica assim: “  “;

Passo 3. Agora, selecione apenas o espaço em branco entre as aspas e toque na opção “Copiar”;

Passo 4. Abra o Instagram e clique em “Editar perfil”, se quiser incluir o Espaço Invisível na Bio, ou tente adicionar um conteúdo no feed e vá até a edição de legenda;

Passo 5. Cole o espaço entre o conteúdo que você deseja separar;

Passo 6. Clique em “Salvar” ou avance para a publicação, no caso das legendas.

Usando aplicativos específicos

Em vez de recorrer ao WhatsApp ou a Bloco de Notas, é possível também criar o Espaço Invisível usando aplicativos de terceiros que foram criados para isso. É o caso do InstaSpace, disponível para iPhone, e do Spaces, disponível para Android.

Espaço Invisível

A ideia deles é muito simples: digite o seu texto por lá e, ao final, toque em “Copiar”. O diferencial dos apps é a possibilidade de transferir o texto já com uma formatação que o Instagram entende, respeitando as quebras de linhas e parágrafos. Como ponto negativo, os apps estão cheios de anúncios.

Legendas para posts nas redes sociais fazem a diferença

Uma legenda forte, bem escrita e diagramada da melhor maneira possível tende a impulsionar os leitores a interagirem com seus posts. Afinal, não basta apenas escolher uma boa foto ou um vídeo caprichado, é preciso pensar no pacote completo para obter os melhores resultados.

Nós já abordamos em um post anterior as 154 melhores legendas para fotos para você incluir em seus posts. Escolha uma delas para turbinar suas postagens e receber mais curtidas. Além disso, fique de olho nessas quatro dicas rápidas.

1. Evite escrever direto no Instagram

Na hora de escrever as legendas, crie o hábito de digitá-las antes em um aplicativo específico para a escrita, como o Bloco de Notas ou os apps que sugerimos acima. Essa é a primeira garantia de que a legenda que vê pensou sairá como o esperado e já com o Espaço Invisível.

2. Tenha um objetivo claro

Qual é o objetivo do seu post? Você prefere receber curtidas e gerar engajamento ou prefere que os leitores compartilhem o conteúdo? O seu objetivo deve ser claro e, somente com ele definido, é que você deve partir para a escrita da legenda. Adapte a mensagem para ter melhores resultados.

3. Cause impacto

Independentemente do tamanho da sua legenda, é fundamental que a primeira frase seja a de maior impacto. É ela que fará com que as pessoas se sintam estimuladas a ler o conteúdo até o final.

4. Tenha um CTA

E depois de lerem o conteúdo, o que as pessoas farão? Incluir um CTA, como um link clicável no perfil, é a estratégia para que seus leitores possam obter mais informações ou comprar seus produtos e serviços. Pedir o compartilhamento ou a curtida também funciona.

E aí, você gostou das dicas que separamos aqui? Já conhecia o Espaço Invisível? Compartilhe com a gente outros truques que você utiliza para deixar seus posts no Instagram com o visual perfeito.

MAIS LIDOS

Entidades: Instagram | WhatsApp

Ceia de Natal perfeita: 17 dicas comprovadas Melhores Filmes Netflix para maratonar O que olhar no carro antes de viajar? Receitas de drinks fáceis para fazer 19/11: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino Filmes de natal: 09 lançamentos para assistir em família Ovos Perfeitos: Dicas de Especialista para a Escolha Certa no Supermercado Como o Follow Up vai te ajudar a vender mais?