Monitoramento é uma das áreas que as empresas mais precisam se preocupar nas redes sociais. Saber quando e como sua marca é citada é fundamental para encontrar possíveis falhas, ideias e demandas do consumidor. Existem infinitas opções de ferramentas de monitoramento no mercado, uma para cada necessidade ou bolso. Já falei sobre várias ferramentas de monitoramento aqui no blog, mas como monitorar nunca é demais, hoje apresento mais uma.
Na última semana, estive em Recife no II Encontro de Profissionais de Marketing Digital. Na ocasião tive a oportunidade de conhecer a Fátima, da e.life. Nesse encontro conheci a ferramenta ElifeMonitor, que funciona no iPad e iPhone. Resolvi testar a ferramenta e hoje compartilho como vocês minhas impressões.
Como dito acima, a ferramenta é a ElifeMonitor, desenvolvida para rodar com desenvoltura no iPad e iPhone. De fato, isso acontece, pois além de muito bonita, é funcional e simples de usar. No quesito visual, a ElifeMonitor, é nota 10.
Por ser uma ferramenta grátis, não podemos exigir muito, não é? Por isso, como a maioria das ferramentas desse formato, a ElifeMonitor não cumpre bem seu papel de busca de menções. Nos testes, pegou apenas dois RTs com o termo .com/teúdo ou pontocomteudo, o que a própria busca do Twitter nos revela mais comentários.
No entanto, o ponto forte da ferramenta são seus relatórios. Caso sua marca seja mais fácil de citar (o que não é o caso da .com/teúdo), os relatórios das menções contemplam as citações no Facebook e Twitter. Além disso, é possível conhecer seus seguidores mais engajados, perfil demográfico das pessoas que citam sua marca, os termos relacionados ao seu negócio que são mais citados em Tweets ou no Facebook e sua evolução diária de menções nos dois canais.
Sendo assim, o ElifeMonitor se apresenta como mais uma ferramenta free de monitoramento que tem seus pontos fortes e fracos, como todas. Porém, os relatórios apresentados e a facilidade de manuseio, dão bons pontos positivos. Sem dúvida, vale a pena conhecer.
Vale muito a pena conhecer também as pesquisas e estudos produzidos pela e.life. No site da empresa há a área “Estudos e Papers”, onde você encontra pesquisas dos mais variados temas.
Apesar de ser uma ferramenta simples, jamais se esqueça de que a principal peça em toda uma estratégia de monitoramento não é a ferramenta. O profissional que irá analisar os dados coletados, seja pelo ElifeMonitor ou uma ferramenta mais completa, é o que fará toda a diferença.