Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet?

Aprenda como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet pelo computador ou pelo celular.
Sumário

Foi mandando embora da empresa que trabalhava com carteira assinada e ainda sem justificativa? Saiba que você tem direito a solicitar um benefício do governo que pode te ajudar nos próximos meses. Aprenda como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet.

Isso mesmo! Você não precisa mais sair de casa e se dirigir até uma unidade do SINE. Hoje é possível agendar seguro-desemprego online. Para isso, nesse artigo vamos te explicar quem tem direito ao benefício, quais documentos são necessários e todo o passo a passo de como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet. Tanto pelo celular, quanto pelo computador.

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet: O que é e pra que serve?

O seguro-desemprego é um benefício para trabalhadores dispensados sem justa causa e que se enquadram em alguns requisitos, que abordaremos no próximo tópico. Ele é um direito do trabalhador, previsto na Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990.

Além de trabalhadores formais, empregados domésticos registrados, pessoas resgatadas do trabalho forçado, pescadores artesanais e afastados para qualificação, também tem direito ao seguro-desemprego.

Ele serve para dar ao trabalhador dispensado involuntariamente uma assistência financeira temporária, auxiliá-lo na manutenção e na busca de emprego.

Saiba mais: Como se cadastrar no SINE e conseguir um emprego

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet: quem tem direito?

Infelizmente não é qualquer trabalhador demitido que pode dar entrada no seguro desemprego online. Segundo o site empregabrasil.mte.gov.br, alguns requisitos são exigidos. Conheça-os logo abaixo:

  • Trabalhador formal ou doméstico que foi dispensado sem justa causa;
  • Estar desempregado, quando for requerer seguro desemprego;
  • Não ter renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e da família;
  • Não estar recebendo benefício de prestação continuada da previdência social, com exceção de pensão por morte ou auxílio-acidente;
  • Se for a sua primeira solicitação de seguro-desemprego, é preciso ter recebido salário de pessoa jurídica ou de pessoa física equiparada à pessoa jurídica por pelo menos 12 meses durante os 18 meses imediatamente anteriores à data da demissão;
  • Se for a segunda vez que você solicita o seguro-desemprego, ter recebido salário de pessoa jurídica ou de pessoa física equiparada à pessoa jurídica por pelo menos 9 meses durante os 12 meses imediatamente anteriores à data da demissão;
  • À partir da terceira solicitação de seguro-desemprego: ter recebido salário de pessoa jurídica ou de pessoa física equiparada à pessoa jurídica nos 6 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

Seguro Desemprego pela internet: documentos necessários

Para agendar seguro-desemprego online você precisa ter em mãos alguns documentos fornecidos pelo empregador na assinatura da demissão. À princípio não será necessário enviar nenhuma cópia impressa ou digital. Você precisará apenas das informações contidas neles.

  • Número do CPF;
  • Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego. Ele deve ser fornecido pelo empregador no momento em que é assinada a dispensa sem justa causa.

E quando dar entrada no seguro desemprego? Lembre-se que para fazer o requerimento seguro desemprego é só a partir do 7º dia, à contar da data da sua demissão. E o prazo final é dentro de até 120 dias.

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet

Conferiu se você preenche os requisitos necessários para fazer a solicitação? Está com os documentos em mãos? Então acompanhe os tutoriais abaixo de como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet. Você tem duas opções: pelo PC ou por aplicativo no celular.

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet pelo PC:

Se você tiver um computador, poderá dar entrada no seguro-desemprego online pelo navegador. Para isso, siga esses passos:

Passo 1. Acesse o site do Trabalho e Emprego do Governo Federal clicando aqui;

Passo 2. No menu Seguro-Desemprego, clique em Solicitar;

Passo 3. Clique no botão Iniciar, no lado esquerdo da tela;

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet 1

Passo 4. Se ainda não tiver o cadastro no acesso.gov.br, clique em Quero me cadastrar e siga as instruções da página. Se você já tiver, escolha a opção Já tenho cadastro;

Passo 5. Na tela que abrir, digite o número do CPF e clique em Avançar;

Passo 6. Informe sua senha e toque em Entrar;

Passo 7. No menu da tela escolha a opção Seguro-Desemprego. Em seguida clique em Solicitar Seguro-Desemprego;

Passo 8. Informe o número do Requerimento do Seguro-Desemprego. Ele está disponível no canto direito superior do documento impresso entregue pelo empregador. Clique em Localizar;

Passo 9. Verifique se todos os dados do requerimento que constam no site estão corretos;

Passo 10. Se estiver tudo certo, leia as regras e condições para realizar a solicitação do benefício, depois marque que você concorda com elas. Para dar entrada seguro desemprego online, clique em Confirmar.

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet pelo celular:

Para dar entrada no seguro-desemprego pelo celular, você precisará instalar o aplicativo chamado Carteira de Trabalho Digital. Ele está disponível tanto para celulares Android, quanto iOS.

Saiba mais: Carteira Digital de Trabalho: o que é e 2 formas de acessar

Assim que fizer o download do app, veja o passo-a-passo abaixo:

Passo 1. Toque no botão Entrar;

Passo 2. Em Acesse sua conta com, digite o número do CPF e toque em Avançar;

Passo 3. Informe sua senha e toque em Entrar;

Passo 4. Caso seja sua primeira vez no aplicativo, será necessário autorizar o uso de dados pessoais. Para isso, clique em Autorizar;

Passo 5. O aplicativo tem mais 4 ícones na barra inferior: Contratos, Enviar, Benefícios e Mais. Escolha a opção Benefícios;

Passo 6. No menu Seguro-Desemprego, clique em Solicitar;

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet 2

Passo 7. Toque na modalidade de seguro-desemprego e, em seguida, informe o número do Requerimento do Seguro-Desemprego. Ele está disponível no canto direito superior do documento impresso entregue pelo empregador. Depois clique em Próximo no canto inferior da tela;

Passo 8. Confira todas as informações relativas ao contrato de trabalho que foi encerrado e clique em Avançar no final da tela;

Passo 9. Se estiver tudo certo, concorde com as informações e então toque em Confirmar.

Tanto o site quanto o aplicativo fazem o processamento e a conferência das informações do benefício automaticamente e na hora. Se estiver tudo certo com elas, sua solicitação será liberada. Assim, você verá a quantidade de parcelas à receber e as datas de pagamento previstas.

A liberação da parcela do seguro-desemprego ocorrerá 30 dias após a requisição ou saque da parcela anterior. Existem 3 formas de receber o seu benefício:

  • Por depósito em conta simplificada ou conta poupança na Caixa;
  • Nas agências físicas da Caixa, mediante apresentação do documento de identificação, carteira de trabalho e requerimento de seguro-desemprego;
  • Nos terminais de autoatendimento, lotéricas e casas de conveniência com o Cartão Cidadão.

Se você quiser consultar alguma informação sobre o benefício, basta seguir os passos dos tutoriais acima e, ao invés de Solicitar, clicar no botão Consultar. Lá encontrará todos os dados.

Saiba mais: O que é NIS: 6 portais para consultar o seu cadastro

Como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet: tive problemas, o que faço?

Ao dar entrada no seguro-desemprego online, o site ou aplicativo já mostram se ele foi aprovado ou não, e qual o motivo. O sistema tem a opção de você solicitar a revisão do seu pedido por meio de um recurso. Para isso, será necessário escrever uma justificativa do seu pedido de revisão e anexar alguns documentos.

Se houver alguma divergência de dados no requerimento do Seguro-Desemprego, você precisará comparecer em um posto de atendimento do SINE ou nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho. Clique aqui para consultar os endereços de acordo com o seu estado de residência.

Se precisar tirar alguma dúvida sobre como dar entrada no Seguro Desemprego pela internet ou fazer alguma solicitação, clique aqui para acessar os canais de atendimento da Secretaria do Trabalho.

Continue no Blog

Stories
Você também pode gostar ...
ideias de Logotipo (1)
Empreendedorismo
As 10 Melhores Ideias de Logotipo para Elevar Sua Marca
Para desenvolver o seu próprio logotipo, é preciso muita inspiração, criatividade, ideias e o acompanhamento de um profissional da área....
Confira ideias de presentes e formas de gerar renda extra no dia das maes
Renda Extra
7 Ideias Criativas para Gerar Renda Extra no Dia das Mães
O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para explorar diversas ideias criativas e gerar uma renda extra. Com a...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família