O que é NIS: 6 portais para consultar o seu cadastro

por | dez 18, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Se você já trabalhou com registro na CLT ou já recebeu algum benefício social, certamente você possui um número NIS. Mas o que é NIS e para que ele serve? Vamos falar sobre isso nesse post.

A sigla NIS significa Número de Identificação Social. Ele é um registro único, ou seja, cada pessoa tem o seu. É como se fosse o CPF do cadastro social dos cidadãos brasileiros.

Esse número de identificação possui 11 dígitos e será necessário informá-lo em todas as operações sociais realizadas em seu nome. Exemplos: benefícios como o Programa Bolsa Família, seguro desemprego, FGTS, licença maternidade, aposentadoria e outros.

Agora que você sabe o que é NIS, veja por que esse cadastro é importante.

O QUE É NIS: IMPORTÂNCIA DO CADASTRO

Para todos os naturalizados brasileiros, é muito importante ter o cadastro e saber o que é NIS. Ele é quem garante o acesso aos direitos trabalhistas e de previdência social em nosso país.

O registro é organizado pela Caixa Econômica Federal e controla a distribuição da renda pública entre os cidadãos. O cadastro serve para evitar fraudes e o uso indevido da verba pública.

Nesse sentido, é impossível receber algum benefício do Governo Federal sem ter o seu cadastro no NIS.

O QUE É NIS: DIFERENÇA ENTRE NIS, PIS, PASEP E NIT

Como falamos anteriormente, o cadastro NIS é o seu número de identificação social. A sigla NIT refere-se a mesma coisa, ou seja, NIT e NIS são os mesmos números e significa Número de Identificação do Trabalhador.

A diferença é que NIS é o cadastro de trabalhadores formais e NIT é o cadastro de trabalhadores informais como: profissionais liberais, empregadas domésticas, autônomos e outros.

Já o PIS é o Programa de Integração Social, quando uma pessoa efetiva o seu primeiro registro de trabalho com carteira assinada. Ou seja, o NIS é o número de identificação da pessoa dentro do programa PIS.

E por fim, PASEP é um antigo programa idealizado pelo Governo Federal que significa: Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Seria como o PIS, porém, focado apenas para servidores públicos federais, estaduais e municipais e demais empregos públicos.

Para finalizar, uma dica: se você ainda não possui um registro em carteira de trabalho, é interessante consultar seus dados e descobrir seu NIS. Assim, você poderá informar ao seu futuro contratante e evitar que o número NIS seja gerado em duplicidade.

O QUE É NIS: ONDE E COMO CONSULTAR

Se você deseja saber se já possui uma inscrição NIS, você pode realizar uma consulta em diversos canais.

1. CadÚnico

Nós já falamos aqui sobre o Cadastro Único, também conhecido como Portal Consulta Cidadão. Para consultar sua inscrição NIS, basta baixar o app e realizar o login utilizando seu CPF e outros dados pessoais.

Se você for o representante familiar, poderá consultar o cadastro NIS de todos os participantes do seu grupo familiar. Vale lembrar que essa opção só é válida para quem já é beneficiário dos programas sociais do Governo Federal.

2. Cartão Cidadão

Se você possui o seu cartão cidadão, note que o seu número NIS está disponível logo na parte frontal do cartão. Lembrando que apenas os 11 primeiros dígitos são a inscrição NIS. Os 2 dígitos mais afastados não pertencem ao seu cadastro.

3. Carteira de Trabalho – CTPS

Na Carteira de Trabalho, seu número NIS está na primeira página, junto com a sua foto. Nesse documento, ele aparecerá com a nomenclatura PIS.

4. Meu INSS

Tanto pelo aplicativo como no site do Meu INSS, é possível consultar seu NIS. Para o primeiro acesso, será necessário realizar um cadastro e criar login e senha.

5. Extrato do FGTS

Você pode acessar o seu extrato pela internet no site da Caixa e nele será possível descobrir seu número NIS. Para o primeiro acesso, assim como o site do meu INSS, será preciso realizar um cadastro e criar login e senha.

6. Cartão Bolsa Família

Assim como no Cartão Cidadão, para quem recebe o bolsa família, o NIS poderá ser encontrado na parte frontal do cartão do benefício social.

Logo abaixo do nome do beneficiário e titular do cartão, encontram-se os 11 dígitos do cadastro NIS.

Saiba Mais: Como preencher um recibo e 4 dicas para evitar dor de cabeça

O QUE É NIS: CONCLUSÃO

Todas as políticas públicas de benefícios sociais do Governo Federal só serão destinadas a um cidadão após esse ter o seu cadastro NIS realizado.

Normalmente, esse cadastro já é realizado pelos órgãos governamentais assim que um beneficiário é registrado em algum programa social.

Por isso, a maioria das pessoas já possuem o seu número NIS, porém o desconhecem.

Ter o número NIS disponível facilita o acesso a consulta sobre direito, recebimento, saque, duração e cancelamento de inscrição em programas sociais.

Continua depois da publicidade

Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil

Pin It on Pinterest

Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr