O que é portfólio e 10 ferramentas para divulgar o seu

por | nov 23, 2020 | Marketing de Conteúdo | 0 Comentários

O texto de hoje visa esclarecer o que é portfólio e como ele deve ser preparado para ajudar na divulgação dos trabalhos de um profissional.

Muitas organizações mantém um portfólio atualizado para divulgar seus produtos e serviços. Certamente, ter um portfólio rico, vai aumentar as suas chances de converter uma proposta de venda.

O QUE É PORTFÓLIO: CONCEITO

No dicionário, a palavra é definida como: conjunto de trabalhos de um artista, ou de fotos de ator ou modelo, ou de anúncios de uma agência usado para divulgação; buque.

Porém, o portfólio saiu do mundo da moda e hoje é usado por todo tipo de empresa. Portfólio é um documento com a junção de amostras de trabalhos realizados por um determinado profissional ou negócio.

Podemos dar como exemplo uma empresa que fabrica produtos para brindes. Em seu portfólio, ela poderá colocar uma amostra de todas as opções que estão disponíveis para compra.

Já um profissional de edição de imagens, pode formar um portfólio com os trabalhos já realizados. Assim, em uma negociação seu cliente poderá avaliar a qualidade do seu trabalho, o nível de criatividade, etc.

PORTFÓLIO X CURRÍCULO

Devemos salientar aqui que portfólio não é a mesma coisa que currículo. O currículo é a junção de experiências vivenciadas pelo seu criador. Já o portfólio são exemplos práticos de trabalho.

Outra diferença entre portfólio e currículo, é que o currículo é um documento utilizado por quem está buscando uma colocação no mercado de trabalho. Já o portfólio é como uma vitrine de produtos ou serviços. É a amostra prática das experiências descritas no currículo.

Assim, o portfólio pode ser utilizado não apenas por pessoas físicas. Mas também por qualquer organização que queira apresentar seu trabalho.

Esclarecido o que é portfólio, vamos mostrar os exemplos de portfólio.

EXEMPLOS DE PORTFÓLIO

PORTFÓLIO IMPRESSO

Os primeiros exemplares de portfólio foram os impressos. Muitos fotógrafos e modelos de fotográficos ainda usam esse modelo de portfólio.

Em alguns casos, apesar de ser completamente possível apresentar esses trabalhos em um meio eletrônico, quando impressos eles tendem a demostrar melhor a qualidade e impactar mais seu potencial cliente.

Uma maneira de valorizar seu portfólio impresso é investir bem na qualidade da impressão. Não dá para querer economizar com papel e tinta nessas horas.

PORTFÓLIO ONLINE

Também conhecido como portfólio digital. Ele poderá ser montado em PDF, para compartilhar por e-mail, nuvem ou com o auxílio de alguma plataforma.

Se o seu trabalho permite ou é favorável ao portfólio online, saiba que ele tem inúmeras vantagens. São mais econômicos, afinal você não precisa pagar para imprimir. Além disso, são mais fáceis de manter atualizados, já que não será necessária uma reimpressão a cada atualização.

Outra vantagem dos portfólios digitais é que eles facilitam muito o seu compartilhamento. Assim, você pode enviar seu portfólio para clientes até mesmo em outra localização geográfica.

10 PLATAFORMAS ONLINE PARA HOSPEDAR PORTFÓLIOS

Behance

Essa é uma plataforma do time Adobe. Os portfólios nela hospedados são separados por categorias como: fotografia, designer gráfico, arquitetura, moda, artesanato e etc.

Cargo

É uma ferramenta bem simples e fácil para montar o seu portfólio. Não tem um design tão colorido e alegre como o Behance, mas atende com satisfação a demanda.

Kawek

Essa opção te dá a capacidade de cadastrar até 30 álbuns em seu portfólio. Além disso, cada álbum suporta 20 imagens ou vídeos. O site é em português, o que facilita seu entendimento.

Wix

O Wix conta com um editor grátis na própria ferramenta, que facilitará a criação do seu portfólio. Nessa opção, é possível utilizar páginas já iniciadas e você também pode adicionar quantas páginas quiser.

Carbonmade

O site é bem conhecido no ramo. Possui quase 500 mil portfólios registrados. Permite que você personalize a URL que irá usar para compartilhar O seu portfólio, o que dá um tom a mais de profissionalismo. A versão gratuita suporta 35 imagens, porém está disponível apenas em inglês.

Dribble

Nessa indicação, os trabalhos são apresentados a partir de screenshots. É uma plataforma bem dinâmica, onde os visitantes podem curtir e comentar os seus trabalhos. É possível também, compartilhar as produções pelo Twitter.

DeviantArt

É uma hospedagem perfeita para quem combina criatividade e imagem. Essa plataforma é muito utilizada por designers e arquitetos. Isso explica porque possui mais de 20 milhões de pessoas registradas.

Krop

O Krop oferece modelos pré-definidos de portfolio para você montar o seu. O mais interessante dessa indicação é que ela funciona como uma ponte entre profissionais e empresas. Isso mesmo! Muitas empresas acessam o Krop para procurar profissionais e seus trabalhos.

Flickr

Ele é um site para publicação de fotos, porém pode ser utilizado para divulgar trabalhos que envolvam imagens. Por ser um site com grande volume de acesso, é possível que você tenha mais facilidade para divulgar os seus projetos.

Redes Sociais

Páginas como o Instagram ou o Facebook podem ser uma boa opção para divulgar seu portfólio, principalmente se você vende produtos ou serviços. Para isso, você precisa separar postagens pessoais das profissionais. Nesse caso, é recomendado a criação de um perfil para sua empresa.

Mas lembre-se, não adianta aprender o que é portfólio, alimentar uma única vez a sua página e deixá-la condenada a própria sorte. É preciso ter consistência nas postagens e alinhamento com os seus objetivos.

Saiba Mais: 5 dicas básicas de como fazer a introdução de um trabalho

COMO FAZER UM PORTFÓLIO

Agora que você já sabe o que é portfólio e onde você pode criar e hospedar o seu, vamos falar de itens básicos que todo bom portfólio deve conter.

Uma forma comum quando alguém vai montar seu portfólio é observar os modelos disponíveis na internet e sair copiando. Pode ser mais fácil, porém pode não surtir um efeito positivo.

Veja os passos para garantir que seu portfólio seja um bom parceiro para os seus negócios.

1. Defina objetivos

Seu portfólio deve estar alinhado com o seu objetivo profissional, caso você queira vender seu trabalho como profissional liberal ou conseguir um emprego em uma organização, por exemplo.

São dois casos diferentes que, na apresentação dos seus trabalhos, devem ter abordagem e linguagem diferentes ao público.

São exemplos de objetivos para um portfólio: divulgar produtos, divulgar trabalhos como fotógrafo, trabalhar em uma redação, etc.

O objetivo definido guiará os demais passos na criação do seu portfólio.

2. Faça uma seleção dos trabalhos

O portfólio precisa ter um filtro apenas com os seus melhores trabalhos. Por isso, recomendamos que você faça uma coleção de obras que você tenha orgulho em ter executado.

Se você está começando e não tem muitas opções, tudo bem. Mas com o passar do tempo é importante colocar trabalhos em contextos diferentes e demostrar a sua capacidade de realização.

3. Capriche na apresentação profissional

Muitas vezes as pessoas dão tanto foco na apresentação do portfólio que esquecem que elas devem ser devidamente apresentadas. Faça uma introdução sobre você, sua carreira e experiências.

4. Seja prático

Tenha uma visão de usuário, navegue em seu portfólio como um possível cliente fará. Verifique se a navegação e a leitura estão fáceis e fazem sentido. Com essa revisão, você vai prevenir de perder alguns negócios.

Se tiver vasta experiência e muito conteúdo interessante para apresentar, que tal separar em categorias?

DICA BÔNUS: O QUE É UM PORTFÓLIO ACADÊMICO?

O portfólio acadêmico é um portfólio que não reúne trabalhos remunerados, mas sim os realizados em âmbito de aprendizagem. Mas por que estamos falando disso aqui?

Um portfólio acadêmico pode ser a solução para você que tem pouca experiência ou até mesmo nunca tenha atuado na área.

Se esse for o seu caso, não deixe de criar seu portfólio para buscar seu lugar no mercado. Reúna os trabalhos mais elogiados por seus professores, ou projetos que tenha feito de cunho pessoal e que te dá orgulho. Conforme fechar negócios, poderá alimentar o seu portfólio.

COMO DIVULGAR SEU PORTFÓLIO

Não espere ser solicitado para enviar seu portfólio. Você poderá criar uma conta no LinkedIn e compartilhar conteúdos, criar autoridade em sua área e divulgar seu portfólio.

Nas redes sociais, como já falamos anteriormente, também é um ótimo lugar para divulgação. Uma dica bacana é procurar grupos (no Facebook) com interesses relacionados ao seu trabalho.

Arquitetos podem compartilhar seu portfólio em grupos sobre decoração e construção, por exemplo.

Você também pode criar um blog e seguir a mesma lógica do LinkedIn. Criar conteúdo de interesse para a sua persona (público) e lá divulgar seu portfólio. Assim, ao fazer uma busca no Google, as pessoas terão mais facilidade em acessar seu portfólio.

Outro meio comum que as pessoas divulgam seus portfólios é via e-mail. Para isso, você vai precisar de uma lista de contatos atualizada. Comece a fazer um cadastro de seus clientes, armazenando essas informações de contato. Sempre é possível fechar negócio mais de uma vez com a mesma pessoa, ainda mais se for por recomendação.

Essas foram as nossas dicas para você aprender o que é portfólio.

Agora se você já passou dessa fase de aprender o que é portfólio e tem o seu contato disponível no mercado, divulgue ele aqui nos comentários para a gente conhecer.

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