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Meta Business Suite: 5 dicas para maximizar seus resultados

Você sabe como usar o Meta Business Suite? Confira as melhores dicas para usar a ferramenta da Meta.
Sumário

Sendo dona de algumas das principais redes sociais do mundo, a Meta possui a sua própria ferramenta de gestão de conta do Facebook e Instagram, o Meta Business Suite. Através desta plataforma, você poderá ter o total controle das suas redes sociais, como acompanhamento de desempenho, agendamento de postagem e possibilidade de criar anúncios.

Sabemos que pode ser um grande desafio fazer a gestão de tantos canais separadamente, é por isso que a Meta Business Suite pode ser a solução. Pensando nisso, neste post vamos te explicar o que é essa plataforma e deixar algumas dicas para você maximizar os seus resultados através dos serviços e funcionalidades disponibilizados. 

O que é o Meta Business Suite?

Antes de tudo, você precisa saber o que é o Meta Business Suite, somente após isso você poderá usar a plataforma ao máximo. Como dito antes, essa é a ferramenta de gestão de contas da Meta, tendo a grande vantagem de ser totalmente gratuita. 

Você pode usar o Business Suite em dispositivos móveis e no desktop. A ferramenta é ideal para servir de suporte a produtores de conteúdos, pequenas empresas e para fazer o gerenciamento da sua presença online, especialmente no Facebook e no Instagram.

A plataforma está no ar desde 2020, entre as várias funcionalidades, você terá como verificar notificações, responder mensagens recebidas, programar postagens no Feed e nos Stories e criar anúncios com os mais variados objetivos e segmentações.

O ponto alto é a simplicidade de uso, possibilitando que qualquer um utilize, mesmo sem ter grandes conhecimentos digitais. Além disso, você também recebe relatórios e insights para aprimorar suas estratégias nas redes sociais.

Saiba mais: Selo verificado do Instagram: como comprar e quanto custa?

Quais as funcionalidades?

meta business suite
Imagem: Pontodesign

Você já deve ter percebido que o Meta Business Suite, também conhecido como Facebook Business Suite, também é um grande aliado para quem busca otimizar ainda mais o seu tempo. Dessa forma, você faz o gerenciamento das suas contas, interações com o público e automatização de suas postagens. Assim, abaixo trouxemos algumas das principais funcionalidades que você terá ao utilizar o Business Suite. 

1- Visão geral

Para começar, vamos falar da página inicial que você verá ao acessar a plataforma com uma conta, tendo acesso a todas as atividades da sua conta. Logo de cara, você poderá conferir todas as notificações que seus perfis conectados ao Meta Business Suite receberam. Além disso, com apenas poucos cliques, você também consegue ter acesso a todas as mensagens recebidas, calendário de postagens, publicações recentes e anúncios feitos.

2- Agendamento de postagem

Outra funcionalidade é talvez uma das mais úteis, através do Meta Business Suite você pode fazer o agendamento de suas postagens com antecedência, não precisando fazer todo o processo manualmente e no horário escolhido. 

A publicação pode ser agendada para o Feed do Instagram e do Facebook ao mesmo tempo, além de também ser possível agendar stories na rede social. O grau de confiança dessa ferramenta é excelente, sendo uma forma de não ficar refém das redes sociais.

3- Acompanhamento e análise de dados

Assim que entrar na ferramenta, você verá a opção de “Insights”, que disponibiliza uma visão geral a respeito de seus perfis do Facebook e do Instagram e do desempenho de cada uma delas. Você poderá conferir informações sobre taxa de engajamento, alcance das publicações, performance de cliques e entre várias outras.

Você ainda poderá conferir os dados demográficos do seu público, como faixa etária, localização, idioma e mais. Apesar dessas informações serem bastante úteis, vale ressaltar a importância de ainda criar a sua persona e não deixá-la de lado só porque você tem essas informações. 

4- Acesso rápido a outras ferramentas Meta

Caso você faça uso de outras ferramentas da Meta, elas podem ser ainda mais otimizadas através do Meta Business Suite. Através desta plataforma, você pode ter acesso rápido a outras grandes variedades de serviços, alguns exemplos de ferramentas são: Biblioteca de Mídia, Gerenciador de Anúncios e as Configurações Gerais do Negócio. 

5- Criação de anúncios

A última funcionalidade que é bastante interessante e que vale muito a pena citar, é a possibilidade de criar anúncios, talvez uma das mais relevantes. De forma bastante simples e direta, a plataforma permite que você crie anúncios para o Facebook e Instagram nos mais variados formatos através do menu.

Além disso, outra funcionalidade bastante útil é o impulsionamento de conteúdos que já foram publicados. Dessa forma, as suas postagens e a sua empresa podem alcançar cada vez mais pessoas e assim atrair mais movimentos. Além de atingir públicos já conhecidos, você pode focar em atingir novos usuários, aumentando as vendas, gerando mais tráfego e até lançando novos produtos.

Saiba mais: Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Vantagens do Meta Business Suite

Agora que você já sabe mais sobre a plataforma, separamos as principais vantagens que você terá ao utilizar o Meta Business Suite / Business Manager em sua página e negócios.

1- Aumentar sua presença online

Talvez a principal vantagem é que você pode aumentar a sua presença online, sendo esse um dos principais objetivos de quem trabalha com vendas online. A presença online, especialmente nas redes sociais, é uma das principais formas de fortalecer a sua imagem e mostrar sua marca e produtos para mais pessoas.

Com a plataforma da Meta, você poderá criar anúncios personalizados e direcionados especificamente para o público que possa ter interesse no que você está oferecendo. Isso aumenta as chances de sucesso e a efetividade de seus anúncios. 

Saiba mais: Instagram Business: 10 vantagens de usar e como configurar sua conta

2- Aproxima a empresa do cliente

Outra vantagem, que muitos acabam não dando o devido valor, é permitir ao empreendedor aproximar ainda mais a sua empresa do seu cliente. Essa é uma forma de fortalecer a sua imagem com o público que já conhece e ainda alcançar novos usuários. 

Com isso, você adquire novos clientes e ainda possui mais chances de fidelizar aqueles que já compram de você. O Meta Business Suite possui diversas ferramentas que permitem a você fazer o atendimento ao cliente, fortalecendo assim o seu atendimento no pós-venda e no pré-venda.  

3- Atrair tráfego

Por fim, relacionado a todas as vantagens que citamos até agora, temos uma das mais relevantes: a atração de tráfego para outras páginas, como sites. Embora as redes sociais sejam uma grande ferramenta, você pode utilizá-la em conjunto com outros canais, servindo como uma porta de entrada para o seu site e ao público que deseja acessar.

Para isso, ressaltamos a importância de utilizar CTA’s que sejam criativos e efetivos, servindo como um atrativo para o público clicar. Assim, é importante usar gatilhos mentais para alcançar seus objetivos.

Saiba mais: 10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Dicas para usar o Meta Business Suite

Por fim, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar na hora de utilizar o Meta Business Suite:

1- Lista de tarefas

Ao trabalhar com redes sociais, a organização é sempre importante para não esquecer de nenhuma etapa relevante. Localizada na Home da plataforma, você verá uma ferramenta de “To Do List”, permitindo que você crie tarefas e organize da forma que achar melhor, como por relevância, por exemplo. 

A medida que você for realizando as tarefas, pode marcar como concluído para que não faça novamente no futuro. Você ainda pode configurar a plataforma para que essas tarefas sejam adicionadas à lista de forma dinâmica. 

2- Notificações de alta prioridade

Ao trabalhar com redes sociais, consequentemente você precisa lidar com várias notificações chegando em seus perfis, seja no Facebook ou Instagram. É essencial que você separe as notificações relevantes das irrelevantes.

Saiba mais: Tiktok Ads: como anunciar no TikTok e 3 exemplos de campanhas

Você pode programar a ferramenta para mostrar as notificações mais relevantes, como mensagens recebidas e comentários. A própria plataforma faz essa notificação prioritária automaticamente.

3- Menções e tags

Também na guia de notificações, você também pode encontrar marcações e menções relevantes para a sua marca. Porém, você também possui uma seção própria para conferir as marcações e tags que foram feitas. Você pode não só encontrar, mas também compartilhar conteúdos que são gerados pelos usuários.

Nessa mesma seção, você terá como conferir todas as postagens feitas no Instagram e no Facebook que citaram ou que são relacionadas a sua marca. Contudo, as postagens não são exibidas em nenhuma ordem efetiva, o que pode dificultar ainda mais o seu trabalho, então encontrar os conteúdos mais relevantes pode ser um problema. 

4- Automação da caixa de entrada

Em uma única caixa de entrada, você terá como conferir todos os comentários e mensagens que foram feitas, facilitando o gerenciamento das mesmas e conferir o engajamento com eficiência. O gerenciamento das mensagens e a visualização dos engajamentos podem ser feitas de uma única vez. 

Existe ainda a automação do Meta Business Suite que permite a otimização do processo de gerenciamento. Você terá funções como: Respostas Instantâneas, Mensagens, Perguntas Frequentes e Comentários nas mensagens. 

5- Tempos ideias de publicação

Por fim, uma outra dica bastante importante vai te ajudar a maximizar o seu engajamento e alcance ao postar conteúdos no Instagram e no Facebook na hora correta para os melhores resultados.

Contudo, a única maneira realmente eficiente que você terá para conferir o melhor horário de publicação será acompanhar os insights que são disponibilizados nos relatórios das redes sociais, sabendo assim em qual horário o seu público mais está online.

O Meta Business Suite possui uma função de recomendação automatizada com os melhores horários indicados para você postar. Para conferir os horários, basta ir em “Optimal Times” e selecionar os horários que são recomendados pela plataforma.

Saiba mais: Qual o melhor horário para postar Reels no Instagram?

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