Desmembrando o EdgeRank. Saiba como ele influencia no conteúdo que você consome no Facebook

por | set 12, 2012 | Facebook | 4 Comentários

Um dos grandes diferenciais do Facebook em relação às demais redes sociais é, sem dúvida, o EdgeRank. Com ele, a rede social busca sempre nos exibir conteúdo relevante a partir do nosso comportamento. Desta forma, o Facebook tenta nos tornar mais ativos e presentes dentro da rede, pois – teoricamente – sempre veremos informações interessantes no feed de notícias.

O que é Edgerank

Apesar de não se algo novo, grande parte dos usuários do Facebook desconhecem a existência desse algoritmo. Para quem nunca ouviu falar em EdgeRank e não sabe como ele interfere nas informações que consumimos ou não no Facebook, é importante saber que o EdgeRank existe e ele impacta no desempenho das suas postagens, tanto em perfis, quanto em páginas.

O EdgeRank é uma fórmula utilizada pelo Facebook para determinar o que é relevante ou não para nós a partir das nossas interações com o conteúdo postado na rede social. Esse algoritmo é representado pela seguinte fórmula: 

facebook edgerank formula

Sendo assim, o EdgeRank é a soma da afinidade entre o criador e o consumidor de conteúdo + peso da interação + tempo da publicação. A partir desta soma, seu conteúdo pode ou não ser exibido no feed de notícias dos seus amigos ou fãs.

Edge e Rank

Para facilitar o entendimento, vamos desmembrar o termo.

O que o Edge faz?

Para o Facebook, Edge são todas as ações que acontecem dentro da rede social envolvendo perfis e perfis ou perfis e fan pages. Cada ação, como curtir, comentar, marcar, compartilhar, cliques, enfim, todas as ações entram na área do Edge.

O que o Rank faz?

O Rank, como o próprio nome sugere, ranqueia todas essas ações que acontecem no Edge e, quanto maior for o Rank do produtor do conteúdo e você, maiores são as chances desse conteúdo aparecer em seu feed de notícias. Falaremos mais detalhadamente sobre a seguir. O algoritmo então observa os edges que estão conectados com um usuário e monta um ranking baseado na importância desse conteúdo para o mesmo.

U – Afinidade

Na fórmula do EdgeRank, o U significa afinidade. A afinidade retrata a aproximação/relacionamento, entre uma marca e um fã. A afinidade é construída por repetidas interações com os edges da marca (comentar, curtir, compartilhar, clicar e até mensagens). Sendo assim, quanto mais seus fãs ou amigos se engajarem com seu conteúdo, maiores são as chances do que você postar ser visualizado por eles.

W – Peso

O peso na fórmula do Edgerank diz respeito ao tipo de interação que a pessoa tomou frente ao seu conteúdo. Desta forma, cada ação possui um peso diferente para a fórmula, com isso, por exemplo, um curtir teria menos peso do que um comentário em uma postagem. Isso acontece porque para o Facebook, há mais engajamento do usuário ao comentar, que demora mais, do que simplesmente clicar em curtir.

Além dos pesos das interações, o formato de conteúdo que as pessoas interagem também influencia na soma do EdgeRank. Interagir com um link postado vale menos do que interagir com uma foto, por exemplo.

D – Tempo

Fechando a fórmula, temos o Tempo da publicação. Sendo assim, quanto mais tempo de publicação o conteúdo possui, menor é o valor dados ao engajamento com ele. Isso acontece porque o Facebook quer que o seu feed de notícias se mantenha sempre “fresco” e com conteúdo novo.

O que tudo isso diz respeito a você?

Você pode olhar essa fórmula e pensar: “o que isso tem a ver comigo?”. Na verdade, tem tudo a ver, especialmente se você administra uma fan page. Isso porque, se sua página possui baixo nível de engajamento com seus fãs, seu conteúdo tende a ser excluído do feed de noticias deles, dando espaço para informações mais relevantes.

Sendo assim, é muito importante que você se preocupe muito mais com o engajamento da sua página do o número de fãs. Isso porque, se seu conteúdo tiver baixo engajamento, a probabilidade de o seu conteúdo ser exibido para menos de 1% dos seus fãs, é extremamente alta.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o EdgeRank, saiba como transformar seus fãs em clientes:

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Entidades: Facebook

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4 Comentários

  1. Diego Oliveira Dos Santos

    Muito bom o post… Mas vale lembrar o quesito tempo é menos relevante que o quesito peso. Já vi postagens de Domingo, voltarem a bombar na terça, por exemplo  =D

    Responder
    • Camila Porto de Camargo

      Oi Diego. Isso pode acontecer porque o Feed de Notícias é dividido em duas partes: Os posts mais recentes e as top histories. Sendo assim, dependendo de qual feed você vê as atualizações, você pode ver conteúdo mais velho, no caso do Top Histories. 

      Responder
  2. Diego Oliveira Dos Santos

    Muito bom o post… Mas vale lembrar o quesito tempo é menos relevante que o quesito peso. Já vi postagens de Domingo, voltarem a bombar na terça, por exemplo  =D

    Responder
    • Camila Porto de Camargo

      Oi Diego. Isso pode acontecer porque o Feed de Notícias é dividido em duas partes: Os posts mais recentes e as top histories. Sendo assim, dependendo de qual feed você vê as atualizações, você pode ver conteúdo mais velho, no caso do Top Histories. 

      Responder

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