Como tirar print no notebook?

por | jan 12, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários


Saber como tirar print no notebook ou no computador pode ser bastante diferente do que tirar print no smartphone ou em outro dispositivo móvel. Existem diversas formas de fazer isso, então separamos as principais maneiras e explicamos como tirar print no notebook ou no PC, para que você possa escolher a melhor forma possível.

Caso você não saiba o que é print, vamos te explicar a definição antes de mostrarmos como tirar print no notebook. Também conhecido como Print Screen, o nome pode ser traduzido como “Captura de tela”. Assim, podemos dizer que um print é como se fosse uma foto da tela do seu notebook, computador, celular ou outro dispositivo que esteja usando. 

Porém, você não precisa apontar uma câmera para a tela, já que o próprio aparelho permite que você tire a foto diretamente e com uma qualidade melhor. Além disso, você pode realizar algumas edições no print e salvar como achar melhor.

Assim, existem diferentes formas de como tirar o print no notebook e no computador, abaixo ensinamos o passo-a-passo de como realizar o processo das melhores formas. 

Saiba mais: O que é mala direta? Como fazer no Word e muito mais


Como tirar print no notebook

como tirar print no notebook

Imagem: TechTudo

Começando a nossa explicação, vamos primeiro mostrar como tirar print no notebook, para depois passarmos para o PC. Então, com seu notebook aberto na página que você deseja “printar”, realize o passo-a-passo descrito a seguir:

Passo 1. Procure a tecla “Prt Sc” no teclado do seu notebook. Normalmente, ela fica posicionada na parte superior dos teclados, e você precisa usar a tecla para que seja tirada a foto da tela. O processo funciona como uma espécie de “copia e cola”. 

Passo 2. Após localizar o “Prt Sc”, pressione a tecla CTRL ao mesmo tempo da tecla de print. Com isso, metade do trabalho será feito e o computador já registrou a captura de tela desejada. Caso não tenha notado nada de diferente, pode ficar tranquilo, esse processo não acontece nada visivelmente nessa parte.

Passo 3. Ainda no seu notebook, abra o programa Paint que já vem instalado em todos os computadores. Caso não conheça, é um programa que serve para desenho e edições simples. Para abrir o Paint, basta clicar no botão Windows ou clicar no menu inicial, na série de opções disponíveis, desça até a letra “P” ou digite o nome do programa para encontrar.


Passo 4. Para inserir a sua captura de tela no Paint, basta clicar em  “CTRL + V”, assim o print aparecerá na tela já no ponto de ser salvo, caso você não queira realizar nenhuma edição. Caso queira, basta realizar as alterações desejadas e finalizar o processo normalmente da forma descrita a seguir.

Passo 5. Agora, você só precisa salvar a sua captura de tela, e para isso vá até o canto superior esquerdo do Paint e clique na opção “Arquivo”. Após isso, vá em “Salvar como” e escolha o formato desejado para salvar o print.

Passo 6. Por ser uma imagem, o formato mais indicado é o JPEG, e após selecionar essa opção, uma janela onde você irá escolher o local para salvar a imagem será aberta. Defina o nome da imagem e clique em “Salvar”.

Uma outra forma de salvar o print, caso você não queira selecionar a pasta em que ele será salvo ou definir o nome da imagem, é clicar em “Windows + Prt Sc” na janela que deseja salvar. Dessa forma, o print será salvo automaticamente na pasta padrão de “Imagens” que já existe no seu notebook. Com isso, você não precisa de outro programa para realizar o processo, como o Paint.

Saiba mais: Como entrar no email Hotmail? 7 passos simples


Como tirar print no PC

como tirar print no notebook

Imagem: Aplicativo Grátis

Agora que você já sabe como tirar print no notebook, vamos te ensinar a fazer o mesmo no computador de várias maneiras diferentes. Vale destacar que o sistema operacional que estamos usando para essa explicação é o Windows 10 versão 21H1. Para outras versões o processo pode variar um pouco, mas provavelmente a diferença não será tanta.

Tecla Print Screen

A primeira maneira que vamos te ensinar é basicamente a mesma descrita em como tirar print no notebook. Você irá clicar na tecla “Prt Sc” no seu teclado para tirar o print da tela e automaticamente copiar o mesmo, estando armazenado na função “CTRL + V”. Normalmente, essa tecla está posicionada no canto superior direito dos teclados de computador.

Em qualquer programa de edição que você tenha no seu computador, clique em  “CTRL + V” ou vá no botão direito do mouse e clique em “Colar” para mover o print para o programa. Aqui, estamos usando como base o programa paint. Depois, caso você não queira realizar edições, basta salvar a imagem normalmente indo em “Arquivo”, depois em “Salvar Como” e escolher o local onde a imagem será armazenada e o nome do arquivo. Outra opção é usar o atalho “CTRL + S” e abrir a mesma tela descrita acima, do “Salvar Como”.

Teclas Alt + Print Screen

Outro atalho que você pode usar para tirar print no computador é “Alt + Prt Sc”, assim o print será retirado somente da página ativa, ignorando completamente a Barra de Tarefas do Windows que fica posicionada no canto inferior da tela. Você pode realizar o mesmo processo de colar em um programa de edição e depois salvar da forma que preferir, igual descrevemos acima.


Teclas Alt + D

Caso você queira começar uma gravação de tela do windows ou tirar prints com um atraso de 1 a 5 segundos para realizar alguma ação posterior, então a forma perfeita de tirar print é com as teclas “Alt + D”, já que com ela o print não é tirado no mesmo momento.

Teclas CTRL + P

Caso você queira tirar print e depois já imprimir a imagem, então a tecla “CTRL + P” irá realizar esse processo para você. A captura de tela será aberta automaticamente na página do utilitário de impressão, e vale destacar que o formato já estará programado para que, na hora da edição, não haja cortes na imagem. Após isso, basta clicar para imprimir normalmente.

Saiba mais: Como fazer símbolos no teclado do notebook?

Teclas Windows + Print Screen

Ao clicar ao mesmo tempo nas teclas “Windows + Prt Sc”, o print será salvo automaticamente na pasta de imagens do seu computador, dessa forma você não precisa de nenhum programa de edição para salvar a captura de tela. Contudo, vale ressaltar que você não poderá renomear a imagem e nem escolher o local onde ela será salva. Assim que clicar nas teclas, a tela irá piscar rapidamente, indicando que o processo foi concluído com sucesso.

Teclas Windows + Shift + S

Se você quer tirar print apenas de uma parte da tela, então o atalho que você procura é “Windows + Shift + S”. Com isso, você notará que a tela ficará levemente mais escura e na parte superior da tela um pequeno menu de edição será aberto, onde você poderá definir o tipo de print que deseja capturar, podendo recortar onde quiser na imagem. A imagem ficará temporariamente armazenada e aparecerá como uma notificação lateral no sistema operacional Windows 10.


Ferramenta de Captura Windows

A Ferramenta de Captura é um programa nativo Windows que oferece funções de corte livre da tela, possibilidade de tirar print de apenas uma janela aberta e diversas outras funções semelhantes. Para usar a ferramenta, basta ir no menu inicial ou clicar na tecla Windows, procure deslizando o mouse ou busque pelo nome da ferramenta. Após abrir a ferramenta de captura, vá em “Modo” e escolha a região em que deseja que o print seja executado.

As opções de regiões para executar o print são: 

  • Captura de Janela: somente a tela do programa aberta na hora do print será salvo;
  • Captura Retangular: todos os prints tirados terão apenas o formato retangular;
  • Recorte de Formato Livre: Após a captura de tela, o usuário poderá escolher livremente o formato da imagem;
  • Recorte em Tela Cheia: Na hora de tirar o print, toda a tela do computador será salva.

Após definir a opção desejada para o print, uma janela completamente nova será aberta, onde você poderá realizar mais alterações no print, caso assim desejar. Após isso, basta salvar o arquivo normalmente.

Xbox Game Bar

O Xbox Game Bar acabou se tornando uma ferramenta nativa da Microsoft a partir do sistema operacional Windows 10. Para usar, você não precisa ter um computador para jogos ou muito menos um console Xbox. Embora seja muito mais utilizado por usuários que costumam jogar no computador, para gravar suas partidas, por exemplo. Você também pode usar o Xbox Game Bar para saber como tirar print no notebook ou computador. 

A melhor parte é que o sistema permite que o usuário envie a imagem diretamente para o Twitter, área de transferência ou programas de edição, como o Paint. Para usar, basta clicar em “Windows + G”, com isso um pequeno menu será aberto na sua tela, na parte central. Vá até o botão de câmera na parte superior esquerda ou clique diretamente em “Windows + Alt + Prt Sc”, com isso o seu print estará pronto e basta salvar normalmente.


Saiba mais: Símbolo de grau: como colocar no teclado do Windows e Mac?


Entidades: Microsoft

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores